Chuvas: Celpe diz que teve aumento nos chamados no Sertão
Por Nill Júnior
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que registra, desde a segunda-feira (02), elevação no volume de chamados no Sertão pernambucano, em decorrência das fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas (raios).
Preventivamente, a empresa redobrou o número de equipes de prontidão e está atuando no restabelecimento da energia com a maior brevidade possível nas áreas afetadas.
Em algumas localidades, inundações e dificuldades de acesso têm comprometido o tempo de atendimentos das ocorrências. A Celpe, no entanto, ressalta que manterá o reforço no contingente até que a situação entre em regime de normalidade.
Em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a empresa deve ser acionada pelo teleatendimento gratuito 116 ou pelo aplicativo para smartphones. A companhia solicita aos clientes que durante a comunicação de interrupções no fornecimento tenham sempre em mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. A Celpe se coloca à disposição.
Na edição deste domingo (15), a Coluna do Domingão, do Blog, trouxe uma análise sobre o processo de definição do novo secretariado do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira. Enquanto algumas peças-chave já estão garantidas para a segunda fase de sua gestão, outras áreas permanecem envoltas em indefinições e disputas internas que complicam o […]
Na edição deste domingo (15), a Coluna do Domingão, do Blog, trouxe uma análise sobre o processo de definição do novo secretariado do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira. Enquanto algumas peças-chave já estão garantidas para a segunda fase de sua gestão, outras áreas permanecem envoltas em indefinições e disputas internas que complicam o cenário.
As certezas e as incertezas
Entre os nomes certos para o secretariado 2.0 de Sandrinho estão Arthur Amorim, que continua na Saúde; Ney Quidute e Augusto Martins, ambos com pastas ainda a serem definidas; Odílio Lopes, confirmado na Infraestrutura; Rodrigo Lima, à frente da Comunicação; e Flaviana Rosa, que segue no comando dos Transportes.
No entanto, o restante da composição enfrenta o que a coluna descreveu como “angu de caroço, tiro, porrada e bomba”. As disputas por cargos de primeiro escalão refletem não apenas tensões políticas internas, mas também uma possível falta de renovação em um momento em que a gestão enfrenta cobranças por mudanças significativas.
A crítica à longevidade dos secretários
Um dos principais alvos de críticas durante a campanha eleitoral deste ano foi a longevidade de alguns secretários no comando de pastas estratégicas. Há quem ocupe cargos de primeiro escalão há mais de 20 anos na administração municipal, uma situação que gera descontentamento em parte da população e também no próprio grupo político do governo.
A falta de renovação no secretariado é percebida como um ponto de desgaste, especialmente em áreas onde há demanda por maior dinamismo e inovação. Durante o período eleitoral, esse tema foi amplamente debatido, com questionamentos sobre a capacidade de nomes tão antigos na gestão de responderem aos desafios atuais da cidade.
O desafio de Sandrinho
Com o início do novo ciclo de sua gestão, Sandrinho Palmeira terá o desafio de equilibrar a continuidade em áreas bem-sucedidas com a renovação exigida por parte da sociedade. A decisão sobre quem integrará o restante de seu time será fundamental para definir o rumo de sua administração e responder às críticas que marcaram o debate eleitoral.
Se o governo insistir em manter figuras de longa data sem promover mudanças efetivas, o desgaste político pode se intensificar, comprometendo a capacidade da gestão de atender às demandas da população de Afogados da Ingazeira. Resta agora acompanhar os desdobramentos e observar como o prefeito lidará com esse “angu de caroço” em busca de equilíbrio e governabilidade.
O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, reafirmou o apoio ao pacote anticrime durante audiência com o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, nesta tarde (10/07/19), em Brasília. “Assumi o compromisso com Sérgio Moro de trabalhar junto ao Democratas, considerando as contribuições e o aprimoramento que o Congresso pode dar ao projeto, para aprovar a […]
O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, reafirmou o apoio ao pacote anticrime durante audiência com o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, nesta tarde (10/07/19), em Brasília.
“Assumi o compromisso com Sérgio Moro de trabalhar junto ao Democratas, considerando as contribuições e o aprimoramento que o Congresso pode dar ao projeto, para aprovar a medida”, afirmou Mendonça, ao sair da audiência.
Segundo Mendonça, o Brasil precisa modernizar a legislação e endurecer as penas para crimes para enfrentar a violência e a criminalidade com mais efetividade das políticas de segurança pública.
Na reunião, Mendonça discutiu com Moro políticas públicas de melhoria na área de segurança como a gestão de presídios e dos órgãos de segurança pública. “Políticas de conformidade com boas práticas de gestão pública garantem ganho efetivo geral para a sociedade”, defende.
Quando foi governador, em 2006, Mendonça investiu no combate à violência e na repressão ao crime com a criação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, a valorização da Polícia Militar e programas como o Ação Integrada pela Segurança. Iniciado como projeto piloto em Santo Amaro, no Recife, o programa envolvia nove secretarias com ações de repressão, políticas públicas para a juventude, ações sociais e de cidadania com bons resultados na redução da violência.
Segundo Mendonça Filho, Moro manifestou seu reconhecimento à importância da reforma do ensino médio, realizada durante sua gestão no Ministério da Educação. E recebeu sua solidariedade diante da campanha realizada pelo site The Intercept, que tem revelado diálogos entre membros da Lava Jato, a partir de dados hackeados dos celulares do juiz e de procuradores da Lava Jato.
“Reafirmei que considero essa campanha contra a Operação Lava Jato um atentado contra as instituições democráticas e tem um único objetivo: transformar bandidos em heróis. A Lava-Jato é a maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção no País e nós não podemos abrir mão dessa conquista”, afirmou Mendonça, destacando que Moro e os procuradores da República prestaram um grande serviço ao Brasil no combate à corrupção e ao crime organizado.
Na noite deste domingo (20), um choque frontal entre duas motos na PE 275, sentido São José do Egito/Riacho do Meio, deixou saldo de dois mortos e um ferido em estado grave. Segundo o blog do Marcello Patriota, as vítimas fatais foram o popular ‘Desmontado’ e Osivan. O blog diz ainda que segundo informações preliminares […]
Na noite deste domingo (20), um choque frontal entre duas motos na PE 275, sentido São José do Egito/Riacho do Meio, deixou saldo de dois mortos e um ferido em estado grave.
Segundo o blog do Marcello Patriota, as vítimas fatais foram o popular ‘Desmontado’ e Osivan.
O blog diz ainda que segundo informações preliminares o acidente ocorreu na curva do aberto e no momento estava chovendo e escuro.
A terceira vítima, ainda não identificada foi transferida em estado grave para o Hospital Mestre Vitalino em Caruaru-PE.
O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, no dia 11 de agosto, a 6ª edição do Fórum Nacional de Controle. Em 2022, o evento será em formato híbrido, on-line e presencial, e tem como tema as Novas Perspectivas da Governança Aplicada ao Controle. O tema decorre da possibilidade de entrada do Brasil na Organização […]
O Tribunal de Contas da União (TCU) promove, no dia 11 de agosto, a 6ª edição do Fórum Nacional de Controle. Em 2022, o evento será em formato híbrido, on-line e presencial, e tem como tema as Novas Perspectivas da Governança Aplicada ao Controle.
O tema decorre da possibilidade de entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da avaliação do Centro de Governo do Brasil pela OCDE e do fato de o TCU assumir a presidência da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), por três anos, a partir de novembro deste ano.
Ainda no centro das perspectivas estão as novidades trazidas ao contexto da governança pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pela inclusão do tema Governança na nova Lei de Licitações.
O ministro do TCU Augusto Nardes, que coordena o encontro desde 2017, destaca que o objetivo do fórum é integrar as instituições de controle, além de órgãos de todas as esferas administrativas e da sociedade civil, na busca de soluções inovadoras e na disseminação de boas práticas para a administração pública. Para Nardes, o evento será mais uma oportunidade de otimizar todas as esferas de governo e de direcionar forças para aperfeiçoar o Estado.
O 6º Fórum Nacional de Controle – Novas Perspectivas da Governança Aplicada ao Controle é um evento gratuito e aberto a todos os interessados e conta com a colaboração de especialistas de órgãos e entidades que atuam na temática do evento. A transmissão será feita pelo canal do TCU no YouTube.
O evento presencial, com vagas limitadas, será realizado no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU em Brasília. O acesso ao auditório somente será possível após confirmada a inscrição. Já para participar via YouTube, as vagas são ilimitadas. O 6º Fórum Nacional de Controle tem a colaboração de especialistas de órgãos e entidades que atuam na temática do evento.
Serviço:
Evento: 6º Fórum Nacional de Controle – Novas Perspectivas da Governança Aplicada ao Controle
Nill Junior, bom dia. Sou Extensionista do IPA de Ingazeira, município ligado a Gerencia Regional de Afogados da Ingazeira. Venho aqui prestar esclarecimentos à respeito de uma nota divulgada sobre a possível nomeação do ex-prefeito Deva Pessoa para a Gerencia Regional de Afogados da Ingazeira. A nota diz que técnicos locais não estão de acordo […]
Sou Extensionista do IPA de Ingazeira, município ligado a Gerencia Regional de Afogados da Ingazeira. Venho aqui prestar esclarecimentos à respeito de uma nota divulgada sobre a possível nomeação do ex-prefeito Deva Pessoa para a Gerencia Regional de Afogados da Ingazeira.
A nota diz que técnicos locais não estão de acordo com a nomeação. Em nome da maioria dos técnicos, os quais entrem em contato, venho aqui afirmar que estamos de acordo e entusiasmados com essa mudança, a qual jugamos necessária e urgente. E que o nosso colega Deva Pessoa, pode desde já contar com nosso apoio nesse desafio.
Você precisa fazer login para comentar.