Notícias

Chuva assusta e causa prejuízos em Tuparetama

Por Nill Júnior
Estrutura de posto veio abaixo em Tuparetama

Posto foi danificado e casas invadidas pela água. Choveu em outras cidades do Alto Pajeú.

Uma chuva de curta duração mas com muitos ventos e até granizo causou prejuízos em cidades do Alto Pajeú.

Em Tuparetama, muitos relatos de água invadindo casas e causando prejuízos. Houve registro de granizo. Um posto de combustíveis conhecido como Posto da Vila Bom Jesus teve o teto totalmente danificado. Ele fica na saída para a PE 275. Por sorte ninguém se feriu.

Choveu também em outros municípios do Alto Pajeú como São José do Egito, Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha.

Em áreas do Médio Pajeú a chuva teve menor intensidade.

Segundo a meteorologista da APAC Vilourdes Fonseca, um sistema chamado Vórtice Ciclônico de Ar Superior, forma nuvens de desenvolvimento vertical, produzindo ventos de velocidade alta e também granizo.

Janeiro e fevereiro são os meses de manifestação do fenômeno. “Além disso esamos no período chuvoso no Sertão onde se formam essas nuvens de formação vertical, acompanhadas de ventos”.

Sobre inverno no Pajeú, disse que na última reunião climática, houve a análise de que fevereiro, março e abril terão chuvas de normais a acima da média. “Há essa possibilidade da chuva ficar acima da média na região, o que aumenta também a possibilidade desse fenômeno aparecer”.

Até agora números indicam 30 milimmilím registrados até agora em São José do Egito e 6 milímetros em Itapetim.

Outras Notícias

Um ano e meio após entrega, faltam itens básicos na Casa de Apoio de Arcoverde

Chega a ser classificada como caótica a situação de falta de abastecimento na Casa de Apoio de Arcoverde na capital pernambucana. O espaço recebe pessoas em situação de vulnerabilidade que realizam tratamento em Recife para doenças diversas como câncer, passam por procedimentos cirúrgicos e, carentes, não tem como se manter em Recife. Relato a que […]

Chega a ser classificada como caótica a situação de falta de abastecimento na Casa de Apoio de Arcoverde na capital pernambucana.

O espaço recebe pessoas em situação de vulnerabilidade que realizam tratamento em Recife para doenças diversas como câncer, passam por procedimentos cirúrgicos e, carentes, não tem como se manter em Recife.

Relato a que o blog teve acesso indica falta de carne, verdura, ovos, água mineral e outros itens básicos.

O tema estaria sendo tratado por colaboradores da Casa de apoio junto à Secretaria de saúde, depois de inúmeras queixas por telefone ou WhattsApp.

A nova Casa de Apoio de Arcoverde foi entregue em abril do ano passado.  Antes localizada na Rua Almirante Noronha de Carvalho, n° 91, no bairro do Rosarinho, mudou de local.

Mais recentemente,  a casa mudou para Rua Carlos de Oliveira Filho, número 54,  no Bairro do Prado.

Pernambuco chega a 171.216 casos e 8.838 mortes por Covid-19

Foram confirmados, nesta segunda-feira (16), 356 novos casos e 11 óbitos de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a contabilizar 171.216 pessoas infectadas e 8.838 mortes de pessoas que estavam com o novo coronavírus. Os números começaram a ser registrados em 12 de março. De acordo com a Secretaria […]

Foram confirmados, nesta segunda-feira (16), 356 novos casos e 11 óbitos de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. Com esse acréscimo, o estado passou a contabilizar 171.216 pessoas infectadas e 8.838 mortes de pessoas que estavam com o novo coronavírus. Os números começaram a ser registrados em 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 22 dos 356 casos confirmados nesta segunda foram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outras 334 pessoas tiveram quadro clínico considerado leve. Com essa divisão, o estado passou a ter 27.557 casos graves e 143.659 leves.

Do total de 11 mortes registradas nesta segunda, três ocorreram em novembro. Outras oito pessoas faleceram entre os dias 28 de julho e 31 de outubro.

Eduíno entrega documento a Paulo Câmara com quadro no Hospital de Arcoverde‏

O Deputado Eduíno Brito (PHS) diz ter saído esperançoso após ser recebido pelo Governador Paulo Câmara. Assim como havia dito, o parlamentar aproveitou o breve momento para encaminhar várias demandas, entre elas, as referentes ao Hospital Regional de Arcoverde (HRA). O encontro aconteceu  no Palácio do Governo. No documento, Eduíno expôs a gravidade da situação […]

O Deputado Eduíno Brito (PHS) diz ter saído esperançoso após ser recebido pelo Governador Paulo Câmara. Assim como havia dito, o parlamentar aproveitoupaulo câmara 2 o breve momento para encaminhar várias demandas, entre elas, as referentes ao Hospital Regional de Arcoverde (HRA). O encontro aconteceu  no Palácio do Governo.

No documento, Eduíno expôs a gravidade da situação e rogou por empenho prioritário para a resolução do problema. Segundo o parlamentar, o Governador se mostrou bastante preocupado com a situação.

“Os que mais sofrem com o atendimento precário do Hospital Regional de Arcoverde são aqueles que mais precisam das ações de governo e sempre foram os alvos principais dos programas da Frente Popular de Pernambuco, criada, propagada e muito defendida pelo imortal Miguel Arraes de Alencar”, concluiu.

Ingazeira realiza 2ª Formação em Rede sobre Educação Integral

Na manhã desta sexta-feira (4), a cidade de Ingazeira sediou a 2ª Formação em Rede: Educação Integral – Construindo Caminhos para o Pleno  Desenvolvimento. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ingazeira e pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos, teve início às 8h30, na Escola Argemiro Veras. A formação contou com a participação do […]

Na manhã desta sexta-feira (4), a cidade de Ingazeira sediou a 2ª Formação em Rede: Educação Integral – Construindo Caminhos para o Pleno  Desenvolvimento. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ingazeira e pela Secretaria Municipal de Educação e Desportos, teve início às 8h30, na Escola Argemiro Veras.

A formação contou com a participação do Dr. Israel Silveira, palestrante responsável por conduzir as discussões sobre a importância da educação integral e os desafios na implementação de um plano de desenvolvimento educacional eficaz para o município.

A secretária municipal de Educação, Elizandra Veras, esteve presente e destacou a relevância da formação para o fortalecimento das práticas educacionais em Ingazeira. Segundo ela: “A educação integral é um pilar fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, e encontros como este representam uma oportunidade de troca de conhecimentos e aprimoramento das estratégias adotadas na rede municipal de ensino”, afirmou.

Também participaram do evento profissionais da educação, o secretário adjunto de Agricultura, Antônio Carlos, e a professora Vitória Raquel, que trouxe uma importante contribuição ao abordar o Projeto Ambiental 2025: Ecologia, Plante uma Árvore e Cultive o Futuro. Em sua fala, ela ressaltou a importância da educação ambiental como parte essencial da formação integral dos estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal do prefeito Luciano Torres (PSB) com a qualificação dos profissionais da educação e a construção de um ensino mais inclusivo, sustentável e de qualidade para os estudantes de Ingazeira.

 

Leitos de UTI criados no Pajeú já tem mais de 50% de ocupação

Hospital do Sertão,  de Serra Talhada,  tem ocupação próxima de 50%. No Hospital Regional Emília Câmara,  todos os dez leitos estão ocupados Os dez leitos de UTI do Hospital Regional Emília Câmara já estão com 100% de ocupação.  A informação foi confirmada pela própria unidade. Isso ocorre porque o Hospital entra no esquema de distribuição […]

Hospital do Sertão,  de Serra Talhada,  tem ocupação próxima de 50%. No Hospital Regional Emília Câmara,  todos os dez leitos estão ocupados

Os dez leitos de UTI do Hospital Regional Emília Câmara já estão com 100% de ocupação.  A informação foi confirmada pela própria unidade.

Isso ocorre porque o Hospital entra no esquema de distribuição da Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado.

Ou seja, os pacientes não são apenas de Afogados da Ingazeira.  São direcionados via senha da regulação.

Já o Hospital Geral do Sertão Eduardo Campos não tenho estava até hoje com ocupação total de 45%.

A unidade tem 20 leitos de UTI com perspectiva de ampliação de mais dez 10, além dos de clínica médica (SRAG / COVID).