Notícias

Célia Galindo propõe PL que pune agressores de mulheres em Arcoverde

Por André Luis

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Arcoverde, a vereadora Célia Galindo (PODE) apresentou um Projeto de Lei que institui mecanismos de punição administrativa para o combate à violência contra a mulher no município. A proposta prevê multas que variam de R$ 1 mil a R$ 100 mil, além de sanções como a proibição de contratar com o Poder Público.

O projeto foi encaminhado às comissões competentes da Câmara Municipal para análise da constitucionalidade e deve ser votado na próxima sessão ordinária.

Em sua fala, Célia Galindo destacou a urgência da medida. “Somente em 2024, Arcoverde registrou 698 casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Em 2025, já são 180 casos. É preciso uma resposta firme, concreta e imediata do Poder Público. A violência contra a mulher não pode ser tolerada em nenhuma instância. Arcoverde e particularmente essa parlamentar, vem há década travando essa luta em defesa das nossas mulheres”, afirmou a vereadora.

De acordo com o texto do projeto, será considerada “violência contra a mulher” qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial em contextos domésticos, familiares, de trabalho, estudo ou relações íntimas. As informações são do blog do Magno.

Outras Notícias

Pela 1ª vez em 20 meses, mapa das UTIs para Covid fica todo verde

Pela primeira vez desde julho de 2020, taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Brasil está fora da zona de alerta, com taxas inferiores a 60%, informou a Fiocruz nesta sexta-feira (25). O mapa do Brasil aparece totalmente em “verde” (alerta baixo) pela primeira vez desde que a Fundação passou a […]

Pela primeira vez desde julho de 2020, taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Brasil está fora da zona de alerta, com taxas inferiores a 60%, informou a Fiocruz nesta sexta-feira (25).

O mapa do Brasil aparece totalmente em “verde” (alerta baixo) pela primeira vez desde que a Fundação passou a monitorar as taxas de ocupação de leitos de UTI/SRAG e Covid-19 para adultos no sistema público de saúde.

Os dados são referentes às Semanas Epidemiológicas (SE) 10 e 11 de 2022, que abrange o período de 6 a 19 de março.

“É importante destacar que esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de [Síndrome Respiratória Aguda Grave] SRAG e incidência de mortalidade por Covid-19”, disseram os pesquisadores responsáveis pelo boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Segundo os pesquisadores, esse cenário é o resultado do avanço da vacinação no país.

Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa da última quinta-feira (24), 159.634.287 pessoas estão totalmente imunizadas. Este número representa 74,31% da população total do país. A dose de reforço foi aplicada em 74.455.088 pessoas, o que corresponde a 34,66% da população.

Apesar disso, o boletim destaca a necessidade de busca ativa de pessoas que não tomaram a dose adicional da vacina contra a Covid-19 ou até mesmo a 4ª dose (para aqueles elegíveis) tendo em vista os fatores de risco que isso representa para os idosos e para as crianças de 5 a 11 anos, devido a baixa adesão da campanha nesse público.

Tendo em vista esse quadro epidemiológico, a Fiocruz considera que ainda é “prudente” a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações.

Segundo o boletim dessa última semana epidemiológica, perfil demográfico dos pacientes atualmente internados em UTI para tratamento de Covid-19 revela que as situações mais críticas ocorrem principalmente entre homens (51%), pessoas idosas (62%), e pretos e pardos (49%).

Ainda de acordo com a Fiocruz, os índices atuais mostram que há uma distribuição desigual entre as áreas urbana e rural. “A maioria das internações ocorre na zona urbana (77%), o que guarda coerência com a disponibilidade de serviços de alta complexidade ser maior, e quase exclusiva, em áreas urbanas”, assinalam os cientistas.

Victor nega affair político com Márcia Conrado. “História pra boi dormir”

O pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição, Victor Oliveira (PL), negou que esteja buscando uma aproximação política com o prefeito Luciano Duque, de olho em 2020. Em áudio enviado nesta segunda (21) ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, Victor demonstrou preocupação com o viés que tomou um, segundo ele, despretensioso gesto de boa […]

O pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição, Victor Oliveira (PL), negou que esteja buscando uma aproximação política com o prefeito Luciano Duque, de olho em 2020.

Em áudio enviado nesta segunda (21) ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, Victor demonstrou preocupação com o viés que tomou um, segundo ele, despretensioso gesto de boa educação e cortesia aos adversários políticos. Conforme o jovem administrador de empresas, qualquer especulação que o leve a uma possível coalizão com Luciano, devido tais imagens, “é história para boi dormir”.

“Deixa eu dizer uma coisa, esse negócio de dizer que tem conversa minha com a Márcia, com o Luciano, com não sei o quê… Isso é história para boi dormir. Não sei quem é que fica inventando essas coisas, que é só para bagunçar o coreto. Eu estava na festa e passei lá no camarote deles [de Márcia e Duque] assim como passei por todas as áreas da festa, eu vou falando com todo o mundo. Eu andei em todo o canto falando com todo o mundo, desde o pessoal que tinha montado as barracas, o pessoal que estava curtindo a festa, que estava com os isopores lá vendendo”, disse Victor.

“Fui lá no camarote, Luciano e Márcia estavam lá, mandaram tirar fotos com eles, então tirei fotos com eles, não tem problema. Não vou me negar a tirar fotos com ninguém não. Tá certo? Foi um visita de cortesia sem problema. Não precisam ficar preocupados não com essas coisas que estão falando. Mas eu entendo que queiram ficar jogando fatos novos na mídia para bagunçar, gerar manchete, isso é normal e faz parte. Então, eu mando essa mensagem para fazer esse esclarecimento”.

Ouça o que disse Victor a Francys Maya e Giovani Sá:

Ângelo Ferreira rebate prefeita de Sertânia sobre câmeras: ‘Especialista em mentir’

O ex-prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, subiu o tom contra a atual gestora, Pollyanna Abreu, após declarações de que a retirada das câmeras de monitoramento da cidade teria sido motivada por dívidas herdadas. Ferreira apresentou dados do Portal Tome Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), para contestar o que chamou de “falsos artifícios” […]

O ex-prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, subiu o tom contra a atual gestora, Pollyanna Abreu, após declarações de que a retirada das câmeras de monitoramento da cidade teria sido motivada por dívidas herdadas. Ferreira apresentou dados do Portal Tome Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), para contestar o que chamou de “falsos artifícios” da atual administração.

De acordo com a nota divulgada por Ângelo Ferreira, a interrupção do serviço de monitoramento não ocorreu por pendências da gestão anterior, mas por falta de pagamento e anulação de empenhos realizados pela própria prefeita em 2025. O ex-gestor destaca que, em março do ano passado, a prefeitura empenhou R$ 264 mil para a empresa Sinalvida, mas anulou a maior parte do valor em outubro, pagando apenas taxas irrisórias de impostos.

O mesmo padrão teria ocorrido com a empresa Consuma Comercial. Ferreira aponta que, após um ano e dois meses de gestão, a atual prefeita não honrou os compromissos firmados em seu próprio governo.

“Não é verdade que as empresas encerraram o monitoramento devido às dívidas da nossa gestão”, afirma Ferreira na nota.

O ex-prefeito admitiu que deixou um saldo de R$ 34.647,63 em “restos a pagar” para a empresa Sinalvida ao final de 2024, mas ressaltou que o valor refere-se a despesas continuadas dentro da legalidade. Para ele, a tentativa de Pollyanna de transferir a culpa é uma estratégia para esconder falhas administrativas.

Segundo a nota, a prefeita teria passado todo o ano de 2025 e o início de 2026 sem remunerar adequadamente as empresas, resultando na retirada dos equipamentos de segurança. “Pollyanna falta com a verdade e tenta enganar a população, jogando para a gestão anterior os erros de sua administração”, conclui o texto.

Ex-governador Sérgio Cabral é transferido de Bangu para Curitiba pela PF

Da Agência Brasil O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó pouco depois das 10h de hoje (9) para ser transferido pela Polícia Federal, informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Cabral estava preso em Bangu 8, onde cumpre prisão preventiva pedida pelo Ministério Público Federal no âmbito da […]

sergiocabral0Da Agência Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó pouco depois das 10h de hoje (9) para ser transferido pela Polícia Federal, informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Cabral estava preso em Bangu 8, onde cumpre prisão preventiva pedida pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Calicute. A operação investiga um esquema de corrupção que envolvia pagamento de propinas e lavagem de dinheiro e aponta Cabral como chefe da organização.

A transferência foi decidida pela Justiça Federal após um ofício do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontando que Cabral vinha recebendo visitas irregulares em Bangu 8.

O promotor André Guilherme Freitas diz no ofício que o réu teve visitas de amigos e familiares em desconformidade com a Resolução SEAP nº584, de 23 de outubro de 2016. O promotor destaca que apenas uma pessoa amiga poderia ter sido credenciada para visitá-lo, e apenas após a satisfação de formalidades listadas na resolução.

“Por outro lado, caso se tenha como visitação extraordinária a que vem ocorrendo em relação a este réu, cabe esclarecer que esta, quando desempenhada por autoridades públicas, deve estar estritamente relacionada ao exercício da função”, diz o ofício, acrescentando que as visitas foram divulgadas amplamente pela imprensa, reconhecidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e confirmadas em declarações públicas de um dos visitantes.

Em nota, a Seap afirma que todas as visitas de Cabral foram cadastradas dentro das normas da secretaria. “Cabe ressaltar que deputados possuem prerrogativas parlamentares para entrar e, inclusive, fiscalizar unidades prisionais a qualquer momento, sem necessariamente ser o dia de visita”, diz o texto que informa ainda que câmeras da unidade prisional poderão ser solicitadas para a apuração de irregularidades.

Sertão do Pajeú notifica 26 novos casos de Covid em 24h

Carnaíba confirmou um novo óbito pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta terça-feira (01.03), foram notificados 26 novos casos de Covid-19, 47 recuperados e 1 novo óbito na região nas últimas 24h.  O óbito confirmado é de Carnaíba, se […]

Carnaíba confirmou um novo óbito pela doença

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta terça-feira (01.03), foram notificados 26 novos casos de Covid-19, 47 recuperados e 1 novo óbito na região nas últimas 24h. 

O óbito confirmado é de Carnaíba, se trata de paciente de 59 anos, sexo feminino que evoluiu para óbito, após complicações pela doença.

Oito das dezessete cidades do Pajeú confirmaram novos casos. Foram 7 em Afogados da Ingazeira, 2 em Calumbi, 2 em Carnaíba, 2 em Flores, 5 em Iguaracy, 2 em Solidão, 4 em Tabira e 2 em Triunfo. 

Brejinho, Ingazeira e São José do Egito não registraram novos casos da doença. Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada e Tuparetama, não divulgaram boletim epidemiológico.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 50.662 casos confirmados, 49.460 recuperados (97,62%), 705 óbitos e 497 casos ativos da doença.