Notícias

Célia Galindo cobra pagamento às merendeiras pelo Estado

Por André Luis

A vereadora Célia Galindo, do PODEMOS de Arcoverde, fez um apelo público ao Governo de Pernambuco e à Secretaria Estadual de Educação cobrando a regularização dos salários das merendeiras que prestam serviços à rede estadual de ensino no município. Segundo a parlamentar, há relatos de profissionais que já acumulam três meses sem receber, apesar de continuarem exercendo normalmente suas funções nas escolas.

De acordo com a vereadora, as merendeiras afetadas são, em sua maioria, mães e donas de casa que dependem exclusivamente da remuneração para garantir o sustento de suas famílias. A situação, segundo ela, tem provocado insegurança financeira e dificuldades básicas para essas trabalhadoras.

No posicionamento, Célia Galindo defende que tanto o Governo do Estado quanto a empresa terceirizada responsável pelo serviço, a Unika Terceirização e Serviços LTDA, assumam suas responsabilidades e apresentem uma solução imediata para o problema. Para a parlamentar, não há mais espaço para transferência de culpas entre os envolvidos.

A vereadora ressaltou ainda que o pagamento em dia dos salários é um direito do trabalhador e uma questão de dignidade, cobrando respeito às profissionais que atuam diariamente nas escolas públicas estaduais de Arcoverde.

Outras Notícias

Em Salgueiro, Fabinho Lisandro será nome da oposição contra Marcones

Esta semana , em entrevista à Rádio Salgueiro FM,  o pré-candidato a prefeito de Salgueiro Fabinho Lisandro (PRD), não apenas abordou os problemas atuais que afligem a comunidade, mas também recebeu, de forma oficial , apoios importantes. Dentre eles, o suplente de deputado federal, Gonzaga Patriota, membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mesmo partido do […]

Esta semana , em entrevista à Rádio Salgueiro FM,  o pré-candidato a prefeito de Salgueiro Fabinho Lisandro (PRD), não apenas abordou os problemas atuais que afligem a comunidade, mas também recebeu, de forma oficial , apoios importantes.

Dentre eles, o suplente de deputado federal, Gonzaga Patriota, membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mesmo partido do atual prefeito,  Marcones Sá.

Além do apoio de Gonzaga Patriota e Paizinha, o vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho, que rompeu com Sá, e do ex-prefeito Clebel Cordeiro, recém filiado ao PSDB, que também declararam seu apoio a Fabinho.

Após a entrevista, Clebel,  que estava longe dos holofotes,  participou de uma conversa com representantes da imprensa. Participaram do encontro os vereadores da bancada da verdade, pré-candidatos , e lideranças políticas e empresariais de Salgueiro.

Floresta: Prefeitura não paga transporte e crianças vão à escola em carroça de burro

O vereador Pedro Henrique Lira, conhecido como PH Lira, do PSD, denunciou que nesta manhã desta segunda-feira (30) recebeu a notícia que os transportes escolares do município de Floresta, responsáveis por levar os alunos da zona rural às escolas estão parados por falta de pagamento da gestão Ricardo Ferraz (PRB). “Ainda mais triste foi ver […]

O vereador Pedro Henrique Lira, conhecido como PH Lira, do PSD, denunciou que nesta manhã desta segunda-feira (30) recebeu a notícia que os transportes escolares do município de Floresta, responsáveis por levar os alunos da zona rural às escolas estão parados por falta de pagamento da gestão Ricardo Ferraz (PRB).

“Ainda mais triste foi ver uma foto de alguns alunos do distrito de Nazaré do Pico, chegando a escola em carroça de burro,  meio de locomoção ainda comum na nossa região, mas totalmente sem segurança. Essa foi a maneira que alguns encontraram para que não perdessem suas aulas, mas a maioria nem dessa forma conseguiu chegar”.

E segue: “Entristece e revolta que nosso município tenha infelizmente chegado a essa situação. Estudantes perdendo aulas, funcionários que trabalham mas não recebem seus salários. A educação de nossas crianças e jovens não deve ser tratada com tanto descaso. Que futuro teremos se nossos jovens não podem chegar às escolas? É prioridade e direto garantido que todos tenham acesso aos serviços públicos”.

Por fim pede que as autoridades, Gestão Municipal e Secretaria de Educação, resolvam em caráter de urgência esse problema vergonhoso.

Arcoverde: Cybele Roa se filia ao Avante e dá passo para disputar prefeitura

Fotos de Júnior Finfa A vereadora de Arcoverde Cybele Roa, assinou hoje  a ficha de filiação ao AVANTE, pelo qual deve disputar as eleições deste ano. Ela esteve ao lado do marido,  o médico Rodrigo Roa e do Deputado Federal Sebastião Oliveira, líderda legenda no estado. O ato foi prestigiado.  Dentre as presenças,  o Presidente […]

Fotos de Júnior Finfa

A vereadora de Arcoverde Cybele Roa, assinou hoje  a ficha de filiação ao AVANTE, pelo qual deve disputar as eleições deste ano. Ela esteve ao lado do marido,  o médico Rodrigo Roa e do Deputado Federal Sebastião Oliveira, líderda legenda no estado.

O ato foi prestigiado.  Dentre as presenças,  o Presidente Municipal do partido, Lucio Elvis, o ex- prefeito de Arcoverde, Julião Guerra e o deputado estadual  Isaltino Nascimento. Também muitos correligionários.

A filiação aconteceu no Hotel Olho D’água dos Bredos. O auditório ficou lotado.

Depois que o nome de Wellington Araújo,  vice de Madalena Britto perdeu capilaridade política,  a vereadora ganhou força e simpatia governista para encabeçar o projeto.

A própria Madalena Britto admitiu em fevereiro a possibilidade. “Conversei com o governador. Tem o nome de Drª Cybele, com a qual poderemos compor.  Aí entra a conversa com o Deputado Federal Sebastião Oliveira. Tem outros nomes que poderão fazer parte da nossa chapa”, disse.

Essa é a melhor possibilidade para Cybele, caso se materialize.

No outro plano está o ex-prefeito e ex-deputado Zeca Cavalcanti, que já lançou seu nome alinhado com o ex-deputado Eduíno Brito e o Delegado Israel Rubis, aquele da polêmica transferência da cidade, que ganhou popularidade e se filiou ao Progressistas e deve disputar a prefeitura.

Ex-vereadores de Mirandiba têm condenação por esquema de ‘loteamento político’ mantida pelo TJPE

A Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve, por unanimidade, a condenação dos ex-vereadores de Mirandiba Maria das Dores Xavier de Sá e Cícero Manoel da Silva por ato de improbidade administrativa. O esquema, que ficou conhecido como um “loteamento político” da Câmara Municipal, ocorreu nos biênios 2005/2006 e […]

A Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve, por unanimidade, a condenação dos ex-vereadores de Mirandiba Maria das Dores Xavier de Sá e Cícero Manoel da Silva por ato de improbidade administrativa. O esquema, que ficou conhecido como um “loteamento político” da Câmara Municipal, ocorreu nos biênios 2005/2006 e 2007/2008 e ganhou repercussão nacional à época, sendo até mesmo tema de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em 2008.

De acordo com os autos do processo, os ex-parlamentares firmaram um “Termo de Compromisso”, registrado em cartório, para garantir a eleição alternada à Presidência da Câmara. Em contrapartida, assumiram o compromisso de dividir a verba de representação do cargo e de distribuir cargos comissionados entre os vereadores signatários.

O relator do caso, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, foi seguido pelos demais membros da Câmara, Antenor Cardoso e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho. Em sua decisão, o relator rejeitou todas as teses da defesa, que alegava prescrição do processo, inexistência de enriquecimento ilícito e falsidade do documento.

O TJPE manteve a suspensão dos direitos políticos por oito anos, devido à gravidade da conduta, mas ajustou o valor da multa civil. A sentença de primeira instância havia fixado o pagamento correspondente a 24 meses da verba de representação. O Tribunal, no entanto, reduziu a penalidade, determinando que seja calculada apenas sobre a fração que cabia a cada condenado – equivalente a um quinto do total.

Carnaíba suspende aulas a partir desta quarta-feira

O Governo Municipal informa que as unidades de ensino municipais irão seguir a orientação da autoridade sanitária estadual. Portanto, as aulas estarão suspensas, a partir da próxima quarta-feira (18). No momento, não há casos confirmados em Carnaíba. Esta decisão será avaliada e atualizada diariamente, conforme determinação dos órgãos estaduais. Nesta segunda-feira (16), o Governo Municipal […]

O Governo Municipal informa que as unidades de ensino municipais irão seguir a orientação da autoridade sanitária estadual. Portanto, as aulas estarão suspensas, a partir da próxima quarta-feira (18). No momento, não há casos confirmados em Carnaíba. Esta decisão será avaliada e atualizada diariamente, conforme determinação dos órgãos estaduais.

Nesta segunda-feira (16), o Governo Municipal reuniu diversos setores da sociedade, e nesta terça-feira (17) será publicado decreto com as medidas necessárias ao enfretamento da pandemia de COVID-19.

A Prefeitura pede aos carnaibanos que fiquem atentos aos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Carnaíba, através das redes sociais (Instagram e Facebook), e sítio eletrônico: www.carnaiba.pe.gov.br , para recepção de informações corretas e atualizadas.

Seguiremos, todos unidos, as orientações dos órgãos de saúde para prevenção e enfrentamento ao COVID-19.