CECOR inicia mais uma etapa do Pernambuco Mais Produtivo em cinco municípios sertanejos
Por Nill Júnior
Serão construídas 212 cisternas calçadão de 52 mil litros de água em Afogados, Tabira, Solidão, Sertânia e Custódia
Com o objetivo de garantir o acesso à água para produção de alimentos das famílias sertanejas, o Centro de Educação Comunitária Rural – CECOR iniciou a implementação de 212 cisternas calçadão de 52 mil litros nos municípios de Afogados da Ingazeira (52), Solidão (50) e Tabira (50), no Sertão do Pajeú, e Sertânia (30) e Custódia (30), no Sertão do Moxotó, através do Programa Pernambuco Mais Produtivo – PMP.
Desenvolvido por organizações da ASA- Pernambuco, com apoio do governo do estado de Pernambuco e Ministério do Desenvolvimento Social Agrário (MDSA), o programa também conta com processos de formação em Gestão da Água e Sistemas Simplificados de Produção, além da implantação do Caráter Produtivo, o qual disponibiliza um recurso extra onde cada família pode investir em uma atividade produtiva da agricultura familiar, como caprinovinocultura, criação de galinhas e produção de hortas.
De acordo com o coordenador do projeto pelo CECOR, Pedro Barbosa, a previsão de conclusão dessa etapa, é para o mês de fevereiro. “Já iniciamos o trabalho de seleção, cadastramento e capacitação das famílias em todos os municípios, iniciamos também a escavação dos buracos das cisternas em Afogados da Ingazeira e Sertânia, e na sequência vamos para Solidão e Tabira, com a previsão de conclusão em fevereiro do próximo ano”, explicou.
A cisterna de placas é fundamental no Semiárido porque estimula as práticas agroecológicas, a troca de conhecimentos, valoriza o saber e as expressões populares, aumenta a renda das famílias, promove a organização e mobilização da comunidade, garante a soberania e segurança alimentar e valoriza a participação da mulher e do jovem nas ações comunitárias.
Interdição e cadeia para os negacionistas Cientista brasileiro reconhecido internacionalmente, o médico Miguel Nicolelis defendeu a interdição ou a demissão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por ter minimizado o número de mortes de crianças por covid-19 no país. Em suas redes sociais, ele cobrou uma reação de instituições brasileiras ao que classificou como uma das declarações […]
Cientista brasileiro reconhecido internacionalmente, o médico Miguel Nicolelis defendeu a interdição ou a demissão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por ter minimizado o número de mortes de crianças por covid-19 no país.
Em suas redes sociais, ele cobrou uma reação de instituições brasileiras ao que classificou como uma das declarações mais absurdas da história da medicina no Brasil.
“Onde estão as instituições brasileiras? Como é possível que nenhuma se manifeste? Ministro da Saúde tem que ser interditado e demitido depois de uma das declarações mais absurdas na história da medicina brasileira! Mais de 300 crianças mortas! Quantas crianças mais vão ter que morrer?”, questionou, de maneira indignada.
Nicolelis é uma das vozes mais críticas à forma com que o governo Bolsonaro enfrenta a pandemia. Desde o início da crise sanitária no país, a covid-19 matou uma criança de 5 a 11 anos de idade a cada dois dias no Brasil. Foram registrados 6.163 casos da doença e 301 mortes nessa faixa etária, em decorrência do vírus, até o último dia 6.
O ministro da Saúde tem tentado protelar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, conforme autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os óbitos de crianças estão dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais”, disse Queiroga. O ministro também defende que a vacina só seja aplicada mediante apresentação de prescrição médica, outra posição polêmica, pois dificulta o acesso de famílias mais pobres à imunização.
Por sorte, os governadores com suas virtudes e defeitos tem mais juízo que o lambe botas do presidente Bolsonaro e já avisaram não precisar de prescrição médica.
As posições negacionistas de Bolsonaro ajudaram na conta dos mais de 600 mil mortos. A contabilidade das mortes mostra que de cada dez mortes, oito foram de não vacinados, negacionistas que compraram a posição de Jair, Silas Malafaia, Edir Macedo, Ana Paula Henkel, Janaína Pascoal e tantos outros.
Queiroga entrou na lista quando passou a querer fazer o jogo ideológico do presidente para concorrer a um cargo no Rio com seu apoio.
Infelizmente, a postura dificilmente será apurada e responsabilizada agora como quer Nicolelis. Muitos dos que levaram à cova inocentes e ignorantes que acreditaram nesse discurso inclusive já se vacinaram como Edir Macedo. O próprio presidente decretou sigilo de cem anos sobre seu cartão de vacinação. Até o ídolo dele, Trump, tomou a vacina, como revelou recentemente.
Quem ainda se agarra a esse discurso é uma minoria alienada, que por discurso religioso ou político quer achar defeitos na unica tábua de salvação da pandemia. Ainda bem que mais uma vez, essa é uma guerra que a ciência vai vencer. Depois, só vai faltar justiça a quem corroborou com o discurso genocida. Um dia, quem sabe…
Restam quatro
Com a declaração do governador Paulo Câmara de que Geraldo Júlio não quer disputar o governo do Estado, restam Danilo Cabral, Tadeu Alencar, Zé Neto e, com menos força, Fernandha Batista. Quem tem mais garrafas vazias pra vender?
Os preferidos
No Pajeú, Anchieta Patriota e Marconi Santana torcem por Danilo Cabral. Sebastião Oliveira, por Zé Neto. E Evandro Valadares, por Tadeu Alencar. A maioria está no time de que, o nome que vier, grita “é o nosso homem”…
Auxílio não auxilia
No almoço com os jornalistas quarta-feira, o governador Paulo Câmara disse não acreditar que o Auxílio Brasil pese para reverter a rejeição do governo Bolsonaro.
Pelo que é justo
A caminhada de Lucinha Mota até Recife para cobrar mudança de rumo nas investigações da morte da filha Beatriz está mobilizando o estado. Pelo clamor popular por justiça de um caso tão controverso, a pressão pode dar certo.
Destaque nacional
A cacetada do professor aposentado Heitor Scalambrini publicada no blog sob título “A farofa do Senador”, satirizando a derrota acachapante de Fernando Bezerra Coelho pela vaga no TCU, foi parar no Congresso em Foco. Heitor reside em Afogados da Ingazeira.
Don’t have Carnival
A prorrogação em 90 dias do estado de calamidade em Pernambuco por conta da pandemia é mais um sinal para os que apostam que não haverá carnaval de rua em 2022, já que está previsto para fim de fevereiro. Se tiver, vai haver programação indoor, em espaços fechados.
Três mosqueteiros
Nas bolsas de apostas para 2022, a de quem deve conquistar cadeiras na Alepe pelo Pajeú em 2022, entre Luciano Duque, José Patriota e Paulo Jucá. Um deles? Dois? Três? Ou nenhum?
Aos leitores
A Coluna entra de férias com este jornalista em janeiro, por conta das férias. É recarregar as baterias para um ano eleitoral movimentado, com muitas variantes e possibilidades no cenário nacional e em Pernambuco.
Frase da semana:
“A medicina vencerá e vocês estarão protegidos”.
Da bela carta do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, direcionada às crianças e informando a importância da futura imunização contra a Covid-19, tapa na cara da ignorância.
Ninguém lê apenas um blog ou canal no Instagram e Facebook para ter acesso a informações. Por isso há uma leitura de que esse perfil de levantamento deveria aferir pelo menos três nomes de veículos mais acessados. Mas, quando o Múltipla perguntou qual Instagram, blog, site ou Facebook que o afogadense mais acompanha para acessar […]
Ninguém lê apenas um blog ou canal no Instagram e Facebook para ter acesso a informações. Por isso há uma leitura de que esse perfil de levantamento deveria aferir pelo menos três nomes de veículos mais acessados.
Mas, quando o Múltipla perguntou qual Instagram, blog, site ou Facebook que o afogadense mais acompanha para acessar notícias, o blog foi o mais citado, com 38,3% dos entrevistados. Considerando o número de blogs na cidade (aqui tem mais blogueiro do que gente), um número bastante expressivo.
O blog nasceu em 2004, quando sequer havia a terminologia blog, fruto da produção diária de conteúdo na Rádio Pajeú. Hoje é na sua categoria o blog mais acessado na região do Pajeú (Instituto Múltipla) e um dos blogs mais acessados do Estado. É também um dos mais premiados, com reconhecimento da AblogPE, prêmio da Agência MV4 e outros títulos de reconhecimento.
A Prefeitura de Iguaracy informou em nota que foi concluída com sucesso mais uma obra de instalação de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, desta vez na comunidade do Monte Alegre, zona rural de do município. A ação foi fruto de articulação do prefeito Zeinha Torres junto ao Governador Paulo Câmara. O sistema simplificado de […]
A Prefeitura de Iguaracy informou em nota que foi concluída com sucesso mais uma obra de instalação de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, desta vez na comunidade do Monte Alegre, zona rural de do município.
A ação foi fruto de articulação do prefeito Zeinha Torres junto ao Governador Paulo Câmara. O sistema simplificado de abastecimento de água atende aos moradores dos sítios Ponta da Serra e Monte Alegre.
Ao todo, mais de 60 famílias estão sendo beneficiadas com a obra de Infraestrutura hídrica, que agora levará água encanada para as suas residências.
Sertanejo de Petrolina, com história de vida ligada à agricultura familiar, o ex-deputado estadual Odacy Amorim tomou posse, nesta terça-feira (22), como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em prestigiada solenidade no Auditório Ruy Carlos do Rego Barros, na sede do órgão, no Recife, com a presença de vários prefeitos, deputados estaduais e federais, […]
Sertanejo de Petrolina, com história de vida ligada à agricultura familiar, o ex-deputado estadual Odacy Amorim tomou posse, nesta terça-feira (22), como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em prestigiada solenidade no Auditório Ruy Carlos do Rego Barros, na sede do órgão, no Recife, com a presença de vários prefeitos, deputados estaduais e federais, representantes de entidades de classe e sociedade civil, entre outros.
Em discurso para o auditório lotado, Odacy falou de sua história de vida ligada ao campo e ressaltou a importância do IPA para a agricultura pernambucana, com mais de 80 anos de tradição prestando serviços ligados à Extensão Rural, fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar; à Pesquisa, que ao longo dos anos vem apresentando trabalhos e estudos que mudaram a realidade encontrada em campo, com variedades de hortaliças e frutas mais resistentes às pragas, por exemplo; assim como melhoramento genético de animais, sem falar nas ações relativas à infraestrutura hídrica desenvolvida pelo órgão.
“Tô chegando ao IPA para somar, para caminharmos todos juntos, num trabalho conjunto – entre todos os órgãos vinculados – que tragam benefícios às famílias de agricultores, mas também aos profissionais da casa, tão fundamentais para construção dessa história”, disse, completando que, em sua gestão, olhará por todas as regiões do Estado. “Da Zona da Mata, passando pelo Agreste e indo até o Sertão, trabalharemos por todos”, disse. Odacy ainda citou a ideia de criar um grupo de trabalho entre IPA e deputados, por exemplo, para que seja feito o acompanhamento de emendas parlamentares que visem à construção de ações e projetos de benfeitoria para o setor.
Presente ao encontro, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dílson Peixoto, celebrou a chegada de Odacy ao IPA, reforçando o discurso de promover um trabalho integrado entre Secretaria e órgãos vinculados para melhorar a vida no campo, com ações e projetos inovadores focados no pequeno produtor – um desejo pessoal do governador Paulo Câmara. A posse do ex-deputado foi celebrada também pelos deputados Carlos Veras, Tereza Leitão, Gonzaga Patriota, Doriel Barros, que, em seus discursos, ressaltaram o perfil agregador de Odacy, além de sua história de vida ligada à agricultura familiar, discurso compartilhado pela prefeita de Surubim, Ana Célia, que representou todos os chefes de executivo municipal presentes.
Da ex-presidente do IPA, Nedja Moura, que fez discurso emocionado de despedida, Odacy recebeu o desejo de um trabalho exitoso à frente do Instituto. Compareçam ao ato, entre outros, as deputadas estaduais Dulcicleide Amorim, Simone Santana; deputados Francismar, Fabrizio Ferraz, João Paulo; além de prefeitos de vários municípios, secretários municipais, representantes de entidades de classe, como a Fetape, por exemplo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, julgou procedente o pedido do Município de Serra Talhada (PE) para suspender os efeitos de decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) que havia determinado a paralisação imediata de processo seletivo para contratação de profissionais da área de educação. Segundo Toffoli, a deliberação do […]
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, julgou procedente o pedido do Município de Serra Talhada (PE) para suspender os efeitos de decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) que havia determinado a paralisação imediata de processo seletivo para contratação de profissionais da área de educação.
Segundo Toffoli, a deliberação do Tribunal de Justiça, tomada em ação popular, constituiu risco à regular prestação de serviço público essencial à população da localidade. A decisão foi proferida na Suspensão de Liminas (SL) 149.
O ministro explicou que tal medida, já deferida anteriormente (em outubro de 2019), se justifica pela excepcional necessidade de suprimento de vagas abertas em razão de afastamento transitório de servidor efetivo por gozo de benefício legal, como auxílio-doença, licença maternidade e licença-prêmio. Toffoli também destacou que há precedentes do STF no sentido da legitimidade da providência nessas circunstâncias. Com esses fundamentos, deferiu a contracautela até o esgotamento dos recursos nas instâncias ordinárias ou até que o Supremo aprecie a matéria de fundo em ação própria ao debate da constitucionalidade da medida.
Ação popular
Por meio de ação popular, o município foi acusado de preterir candidatos aprovados em concurso público para cadastro de reserva, tendo em vista que a seleção foi aberta quando havia concurso vigente. Porém, a Secretaria Municipal de Educação sustentou que o Edital 001/2019 foi elaborado para atender à necessidade reconhecida na Lei Municipal 1.709/2019.
O presidente do STF enfatizou que o despacho proferido por ele não tem a prerrogativa de decidir sobre a regularidade da lei municipal ou das contratações decorrentes do processo seletivo questionado na Justiça estadual. Também não diz respeito à eventual preterição de direito de candidatos aprovados em certame para provimento de cargos efetivos no âmbito do município.
Você precisa fazer login para comentar.