Notícias

CCJ rejeita recurso de Chiquinho Brazão contra perda de mandato; caso segue para votação no Plenário

Por André Luis

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta segunda-feira (23), o recurso apresentado pelo deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) contra a recomendação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para a cassação de seu mandato. Por 57 votos a 2, a CCJ decidiu manter a decisão do Conselho. Votaram a favor do recurso apenas os deputados Dani Cunha (União-RJ) e Waldemar Oliveira (Avante-PE).

O caso agora será analisado pelo Plenário da Câmara, onde são necessários pelo menos 257 votos favoráveis para a cassação do mandato de Brazão. A votação será aberta e nominal.

Chiquinho Brazão é acusado de envolvimento na trama que resultou no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Apesar da gravidade da acusação, o deputado nega qualquer participação no crime.

Em seu recurso à CCJ, a defesa de Brazão argumentou que a relatora no Conselho de Ética, deputada Jack Rocha (PT-ES), foi parcial em suas decisões. Segundo a defesa, publicações da relatora em redes sociais demonstravam apoio à cassação de Brazão antes mesmo de sua designação como relatora. Além disso, a defesa alegou que houve violação ao direito ao contraditório e à ampla defesa, já que diversas testemunhas não foram ouvidas, e o fato imputado a Brazão ocorreu antes do início de seu mandato na Câmara.

“Das 14 testemunhas indicadas no plano de trabalho, apenas três foram ouvidas. Isso, na visão da defesa, configura uma clara violação ao exercício do direito à ampla defesa e ao contraditório”, afirmou o advogado Murilo de Oliveira, defensor de Brazão.

No entanto, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), membro do Conselho de Ética, rebateu as acusações de cerceamento de defesa, esclarecendo que sete testemunhas da defesa foram ouvidas, e não apenas três, como alegado.

O relator do caso na CCJ, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), também contestou a argumentação da defesa, ressaltando que Brazão teve amplas oportunidades para se defender ao longo de todas as fases do processo.

“Foram garantidos o direito ao contraditório, à produção de provas e à apresentação de razões, além da formulação de perguntas às testemunhas. Isso reforça a regularidade do processo e afasta qualquer alegação de cerceamento de defesa”, afirmou Ayres durante a leitura de seu parecer.

Ayres também defendeu a relatora do Conselho de Ética, afirmando que as manifestações públicas de Jack Rocha estão protegidas pela liberdade de expressão e imunidade parlamentar, e que essas declarações não comprometeram a imparcialidade do julgamento. Ele concluiu que o processo seguiu os trâmites adequados e que a ausência de algumas testemunhas não configurou violação de direitos, já que o Conselho de Ética não possui poder para obrigar pessoas a depor.

Com a decisão da CCJ, o destino de Chiquinho Brazão está agora nas mãos dos deputados federais, que terão a palavra final sobre a possível cassação do mandato.

Outras Notícias

Tabira amplia vacinação contra a Covid-19 para público acima de 18 anos

A Prefeitura de Tabira abriu a vacinação contra a Covid-19 para mais um grupo. De acordo com a Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina já está disponível para a população com mais de 18 anos.  Os interessados devem procurar a unidade de saúde do bairro munidos de documentos pessoais e o […]

A Prefeitura de Tabira abriu a vacinação contra a Covid-19 para mais um grupo. De acordo com a Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina já está disponível para a população com mais de 18 anos. 

Os interessados devem procurar a unidade de saúde do bairro munidos de documentos pessoais e o cartão do SUS. Além disso, está aberto agendamento para imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. 

Será necessário comparecer à unidade de saúde do bairro acompanhado dos pais ou responsáveis portando documentos pessoais e o cartão do SUS. 

Também é exigida a apresentação de exame ou atestado comprovando a doença. Segundo o PNI Municipal, Tabira aplicou até o momento mais de 25 mil doses do imunizante.

Emoção na despedida a João Paraibano

Foi marcada por muita emoção e homenagens o sepultamento do poeta João Paraibano. Cantadores de todo o Nordeste estiveram acompanhando o cortejo fúnebre além de muitas pessoas que vieram como se em romaria de vários cantos do Sertão e fora dele para o Adeus ao poeta, que faleceu na madrugada de ontem aos 62 anos. […]

cortejo 1
A viola de João sobre o caixão que levou seu corpo, como se estivesse pedindo para que ele a dedilhasse novamente.

Foi marcada por muita emoção e homenagens o sepultamento do poeta João Paraibano. Cantadores de todo o Nordeste estiveram acompanhando o cortejo fúnebre além de muitas pessoas que vieram como se em romaria de vários cantos do Sertão e fora dele para o Adeus ao poeta, que faleceu na madrugada de ontem aos 62 anos.

Emocionado, Sebastião Dias abraça Rubinho, como é carinhosamente chamado o filho de João
Emocionado, Sebastião Dias abraça Rubinho, como é carinhosamente chamado o filho de João

No início do cortejo, cantadores perfilados com violas em punho emocionaram a todos. Em meio a inúmeros repentistas, todos amigos de João Paraibano, nomes como Sebastião Dias e Raimundo Borges que formaram as mais conhecidas duplas com ele, Diomedes Mariano, o mais recente dos parceiros, os irmãos Edezel e Severino Pereira, Heleno da Silveira, Rogério Menezes, Alexandre Moraes, dentre tantos outros repentistas e apologistas dos violeiros.

O filho Rubens Ney emocionado, homenageia o pai
Antes do cortejo, ainda no cinema, o  filho Rubens Ney emocionado, homenageia o pai
filha de joão
A emoção dos filhos, a dor de pessoas que o conheciam nas cantorias, uma emoção sem tamanho
Padre Josenildo participou das homenagens a João Paraibano
Padre Josenildo participou das homenagens a João Paraibano

Mais cedo, no velório, ainda passaram para homenageá-lo nomes como Adelmo Aguiar, Denilson Nunes, Raimundo Borges, João Moraes, Raimundo Nonato, Raimundo Caetano Luciano Leonel, Antonio Lisboa e Pedro de Alcântara.

Eram vistos também os filhos e a viúva Lindaura. Nas homenagens ainda no Cine São José, violeiros de instrumento em punho cantaram para o irmão que partia. Emoção também no cortejo fúnebre, que teve como trilha as sextilhas de João. No trajeto, portas fechadas, aplausos ou silêncio em sinal de luto.

O cortejo fúnebre atraiu uma multidão
O cortejo fúnebre atraiu uma multidão. Muitos cantadores levaram suas violas, símbolos do repente

No cemitério, a emoção tomou a todos quando Sebastião Dias convocou poetas e apologistas, como se em um desafio, para declamar versos de João Paraibano. Foram cerca de quinze minutos com poetas e amantes da poesia se revezando e lembrando as lindas coisas que João cantou. Uma linda homenagem.

cortejo 3

Multidão se despede de João
Multidão se despede de João

cortejo 5

Cobertura especial na despedida ao Mestre João Paraibano: As fotos desta reportagem especial são de Bruna Verlene, especialmente para o blog, a forma que encontramos para homenagear este patrimônio da nossa cultura. Você pode ver mais imagens do emocionante Adeus a João Paraibano, acessado a Fanpage do Blog, clicando aqui.

Arcoverde ganha primeiro semáforo de energia solar do Norte e Nordeste‏

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, inaugura em parceria com a Sinal Vida, nesta quarta-feira (29),  às 16h, o primeiro semáforo de energia solar do Norte e Nordeste. O equipamento será instalado na Avenida José Bonifácio na altura do cruzamento  com a Gumercindo Cavalcanti. O semáforo contará com duas placas de energia de grande capacidade, […]

ImageProxy

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, inaugura em parceria com a Sinal Vida, nesta quarta-feira (29),  às 16h, o primeiro semáforo de energia solar do Norte e Nordeste.

O equipamento será instalado na Avenida José Bonifácio na altura do cruzamento  com a Gumercindo Cavalcanti. O semáforo contará com duas placas de energia de grande capacidade, duas baterias, sistema de filtragem e controle de carga.

O aparelho solar garante o funcionamento do semáforo em situações de interrupção do fornecimento de energia elétrica por, no mínimo, cinco dias sem sol.

O presidente do Detran, Charles Ribeiro, já confirmou a presença na inauguração, como também , no Fórum de Educação de Transito, às 19h, no dia 29, na Aesa, quando serão discutidas estratégias voltadas para um transito mais seguro e humanizado.

Arthur Amorim nega boicote a protesto da enfermagem por piso

Por André Luis O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou em contato com a redação do blog que não houve boicote por parte da Secretaria de Saúde à mobilização realizado nesta terça-feira (8), por profissionais da enfermagem cobrando a aprovação do PL 2564/2020, que pretende instituir o piso salarial nacional do […]

Por André Luis

O Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou em contato com a redação do blog que não houve boicote por parte da Secretaria de Saúde à mobilização realizado nesta terça-feira (8), por profissionais da enfermagem cobrando a aprovação do PL 2564/2020, que pretende instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

“Não procede,  viu. A Paula Fernanda  me ligou no sábado a noite e até me convidou para o ato na segunda pela manhã. Eu concordei. Só que mandaram um cartaz depois dizendo que era dia 08/03 e outro dizendo que era 09/03”.

Segundo Artur, ele disse que os profissionais poderiam ir, mas não poderiam se ausentar o dia todo. “Teríamos atendimentos já agendados  nas unidades de saúde”.

O secretário disse ser a favor das reivindicações,  mas defende que é preciso garantir o financiamento, como foi para os professores, para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

“Ainda completei informando que os profissionais da enfermagem são profissionais essenciais na coordenação dos serviços de saúde e não fosse a gente da enfermagem, os serviços não teriam a resolutividade que tem”, destacou Artur.

Ele completou que alguns profissionais da rede municipal foram ao protesto. “Quem conseguiu se mobilizar e organizar o trabalho, foi”, pontuou Artur.

A resposta de Artur tem relação à parte da matéria divulgada no blog mais cedo, onde dizia que informações deram conta de que a Secretaria não teria liberado os profissionais para participarem do ato de protesto, o que configuraria um boicote.

O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira na Praça Monsenhor de Arruda Câmara em Afogados da Ingazeira e em várias outras cidades do Brasil. A mobilização foi nacional.

Paulo Câmara vai recorrer a empréstimos

do JC Online O governador eleito Paulo Camara (PSB) começa a dar sinais de que uma prática comum na gestão do ex-governador Eduardo Campos também marcará a sua gestão. A realização de empréstimos foi constante na administração estadual nos últimos oito anos e virou alvo da oposição recentemente – o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) […]

88b8bf031a2b9c89946654f45c3b02c5

do JC Online

O governador eleito Paulo Camara (PSB) começa a dar sinais de que uma prática comum na gestão do ex-governador Eduardo Campos também marcará a sua gestão. A realização de empréstimos foi constante na administração estadual nos últimos oito anos e virou alvo da oposição recentemente – o deputado Sílvio Costa Filho (PTB) fez questionamentos sobre o assunto na Assembleia Legislativa.

Em uma semana, o governador eleito já se encontrou com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird) com o intuito de discutir futuras parcerias. A realização de empréstimos fez com o nível de endividamento do Estado aumentasse nos últimos anos. Atualmente, esse nível é de 49% (o limite é de 200%).

Ontem, em Brasília, Paulo Câmara se encontrou com a representante do Bird no Brasil, Deborah Wetzel. O governador eleito falou sobre as suas principais promessas de campanha, como a universalização do ensino integral, a construção de seis grandes hospitais, além de projetos relacionados à área infraestrutura, como obras de abastecimento d’água, saneamento e rodovias.

Com o cenário indicando dificuldades financeiras para 2015, o futuro gestor sinalizou que pretende firmar parcerias com o Bird para viabilizar os seus projetos, assim como fez Eduardo Campos.

“O Banco Mundial sempre foi muito receptivo para com Pernambuco. Principalmente porque o Estado apresenta bons projetos, bem avaliados pela própria instituição”, afirmou o governador eleito, que ainda lembrou que o Estado conseguiu crescer mais que o país nos últimos anos. Atualmente, Pernambuco tem três projetos que são financiados a partir de empréstimo com o Bird. Juntos, eles somam mais de US$ 440 milhões.

Na semana passada, Paulo se encontrou com uma representante do BID e defendeu parcerias nas áreas de Saúde e Educação. Como os empréstimos são a longo prazo, o Estado amplia seu nível de endividamento ao realizar esse tipo de operação. Em quatro anos, Pernambuco teve um acréscimo de 11 pontos percentuais no nível de endividamento.