Notícias

Caso Juvanete: Ana Arraes redistribui processo no TCU e novo relator é sorteado    

Por André Luis

Blog de Jamildo

O site oficial do Tribunal de Contas da União (TCU) informou a redistribuição do processo que investiga, na Corte, a compra de 500 respiradores pela Prefeitura do Recife, com a microempresa Juvanete Barreto Freire. A compra foi alvo da Operação Apneia, da Polícia Federal, deflagrada em maio.

O andamento processual do TCU informa que a ministra Ana Arraes registrou seu impedimento no processo por um termo em 13 de julho.

A ministra já tinha informado, em nota oficial, que iria redistribuir a relatoria. Mãe do ex-governador Eduardo Campos e avó do deputado federal João Campos (PSB), a ministra disse que sempre se declara impedida de relatar processos de Pernambuco.

A revelação de que Ana Arraes tinha sido sorteada relatora foi do jornalista Igor Maciel, no JC, em 30 de junho.

Em novo sorteio no TCU, foi escolhido o ministro substituto Augusto Sherman para relatar o processo. Ele ingressou no TCU por concurso público, segundo o site oficial do órgão.

Operação Apneia

Na Operação Apneia, foram realizadas buscas na sede da Prefeitura do Recife e na casa do secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. A Polícia Federal apreendeu o celular do secretário.

As investigações começaram em abril, após o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) apresentar uma representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Reportagem do JC revelou que os respiradores tinham sido testados em porcos. Posteriormente, o Ministério Público Federal informou que os respiradores estavam irregulares na Anvisa, autarquia federal de vigilância sanitária. Segundo a Anvisa, os respiradores não poderiam ser comercializados e fabricados, por falta de registro.

A Anvisa também já determinou a apreensão de todos os respiradores fabricados e vendidos pela empresa em todo o país, alegando grave risco de vida para a população.

A Prefeitura do Recife afirmou, em notas oficiais, que os equipamentos não chegaram a ser utilizados nos hospitais de campanha para pacientes com coronavírus.

Outras Notícias

Mãe de Arthur falou pela primeira vez à imprensa no LW Cast

Nesta quinta, 19 horas, o LW Cast recebeu a mãe do pequeno Arthur Ramos do Nascimento, morto violentamente no último dia 16 de fevereiro. Giovanna Ramos, personagem cercada de dúvidas e questionamentos sobre sua relação com o filho e com o casal que ficou com a guarda da criança, falou ao vivo, respondendo perguntas que […]

Nesta quinta, 19 horas, o LW Cast recebeu a mãe do pequeno Arthur Ramos do Nascimento, morto violentamente no último dia 16 de fevereiro.

Giovanna Ramos, personagem cercada de dúvidas e questionamentos sobre sua relação com o filho e com o casal que ficou com a guarda da criança, falou ao vivo, respondendo perguntas que foram da sua história de vida ao desfecho daquele 16 de fevereiro.

Bastante criticada, inclusive com o MP pedindo mais investigações sobre sua condução, ela seguiu jurando inocência e disse que só vai parar quando conseguir prová-la. “Meu erro foi confiar em Giselda”, afirmou.

Reforçou o que dissera em um vídeo recente, afirmou: “eu não ligo de dar depoimento, o que eu quero é resposta”.

Disse que não tem medo de depor, que quer saber do depoimento de Giselda, acusada de assassinar o seu filho, e diz ter provas de contradições no depoimento de Yasmim, também envolvida na investigação. “Vou até o fim”, promete. Antônio Lopes, o Frajola, foi linchado por populares.

O LW Cast foi ao ar na TV LW On Line no YouTube, com retransmissão pela Itapuama FM. Para ver como foi o programa,  assista abaixo:

“Foi um momento impar na minha vida”, relata Igor Alves sobre apresentação em Afogados

Cantor disse ter ficado muito tocado ao ver a Praça Arruda Câmara vazia. Por André Luis Nesta terça-feira (13), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, conversou com o diretor da CDL Afogados, Laydson Santos e com o cantor Igor Alves, que na semana passada  levou esperança e aqueceu os corações dos afogadenses […]

Cantor disse ter ficado muito tocado ao ver a Praça Arruda Câmara vazia.

Por André Luis

Nesta terça-feira (13), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, conversou com o diretor da CDL Afogados, Laydson Santos e com o cantor Igor Alves, que na semana passada  levou esperança e aqueceu os corações dos afogadenses através  de uma aprestação em carro aberto em alguns pontos da cidade, como em frente ao Hospital Regional Emília Câmara, a Avenida Manoel Borba e em frente a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Igor, confessou, que para ele foi um momento de grande importância e emoção. “Porque até para nós artistas é uma forma de levar alegria às pessoas, mas também sentir o seu interior, distrair a mente, sentir mesmo de coração a força do talento, do dom que Deus nos dá para levar mensagem para outras pessoas, então foi um momento impar na minha vida e eu só tenho a agradecer”, relatou.

Ele disse que a ideia de cantar em carro aberto surgiu logo após o início da pandemia, no ano passado. “Quando a pandemia iniciou que foi algo que parou o mundo, lá no ano passado, ainda no início, eu tive essa ideia de levar música ao povo e procurava uma forma de não ter aglomeração, uma forma de não trazer risco”, explicou.

Igor informou que antes de Afogados da Ingazeira, já havia se apresentado com este formato, em carro aberto, nas cidades de Tavares-PB, Princesa Isabel-PB, Juru-PB, Triunfo, Serra Talhada, Flores e Carnaíba.

O cantor triunfense, que é acostumado  a ver a Praça Arruda Câmara totalmente lotada durante as suas apresentações de fim de ano, disse ter ficado muito tocado ao se deparar com ela totalmente vazia. 

“Infelizmente, com uma pandemia dessa que está alastrando tudo você ver aquele vazio… isso me tocou muito, então eu desci e subi as escadas da Catedral, como uma forma de agradecer a Deus a oportunidade, que outros artistas não tiveram”, relatou.

Igor disse ter ficado surpreso com a repercussão do vídeo gravado com a apresentação em Afogados. Segundo ele, nenhuma das outras cidades deram tanta visibilidade como Afogados.

Amigo de Aguinaldo Timóteo, o cantor disse ter sentido muito a sua partida. “Pra mim, foi um abalo total. Aguinaldo Timóteo, além de ser meu amigo, foi meu maior ídolo, em questão de voz e interpretação. Cantamos juntos, ficamos amigos, nos falávamos diariamente. A última vez que conversamos foi três dias antes de seu internamento”, informou Igor que revelou um pedido feito pelo amigo, para que não deixasse os artistas do rádio morrerem. “Eu preciso defender esses artistas”, destacou. 

Laydson informou que a CDL Afogados pretende promover outras ações parecidas e revelou que a entidade é mais que as pessoas pensam. “Muita gente pensa que a CDL trabalha exclusivamente para o lojista, mas, na verdade, ela trabalha para o povo. Não existe comércio sem o povo. Precisamos estar bem em todos os aspectos, uma ação como essa não é só visando a saúde física das pessoas, mas a saúde mental, espiritual e a fé. Luiz Gonzaga dizia muito: a fé é o que move o sertanejo e a fé é o que segura o Sertão, então a gente precisa trabalhar nessas coisas”, afirmou. 

“A gente trouxe Igor pra cá, fazendo um esforço muito grande, de todas as partes. Igor fez um esforço da parte dele, a gente fez da nossa parte, em todas as questões, logística, financeira”, explicou Laydson.

Ele também revelou que a repercussão foi tão grande que a apresentação foi publicada no site da Federação das CDLs de Pernambuco, com visibilidade nacional. “Existe, inclusive, uma intenção de levar ele para grandes metrópoles para fazer um trabalho como esse”, revelou Laydson.

Segundo  Laydson, a próxima ação deve ser realizada com um artista de Afogados. “Vamos aproveitar nossos artistas de Afogados da Ingazeira também. Temos conversado com um rapaz, que é um grande músico aqui da cidade. Não vou falar o nome para não estragar a surpresa. A CDL tem trabalhado muito nisso, em chegar nos corações do povo e trazer uma mensagem de conforto” pontuou.

TCE aprova contas de 2021 da gestão Delson Lustosa

Na manhã desta terça (22), a Primeira Câmara do TCE, julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Santa Teresinha. As contas são relativas ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessados o gestor Adeilson Lustosa da Silva, o Delson Lustosa. A informação é do Afogados On Line. No julgamento, a Primeira […]

Na manhã desta terça (22), a Primeira Câmara do TCE, julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Santa Teresinha.

As contas são relativas ao exercício financeiro de 2021, tendo como interessados o gestor Adeilson Lustosa da Silva, o Delson Lustosa. A informação é do Afogados On Line.

No julgamento, a Primeira Câmara, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Santa Terezinha a aprovação com ressalvas das referidas contas do gestor, relativas ao exercício financeiro de 2021.

Prefeito de Calumbi entrega ampliação da creche Elvira Cordeiro 

O prefeito de Calumbi, Erivaldo José da Silva, conhecido como Joelson, entregou na tarde desta sexta-feira (9) as obras de ampliação da creche Elvira Cordeiro. A unidade recebeu três novas salas de aula, três banheiros, dois pátios para recreação e uma cozinha com maior estrutura, beneficiando diretamente alunos, professores e toda a comunidade escolar. Durante […]

O prefeito de Calumbi, Erivaldo José da Silva, conhecido como Joelson, entregou na tarde desta sexta-feira (9) as obras de ampliação da creche Elvira Cordeiro. A unidade recebeu três novas salas de aula, três banheiros, dois pátios para recreação e uma cozinha com maior estrutura, beneficiando diretamente alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, o prefeito ressaltou os resultados positivos alcançados pela educação municipal, com destaque para o desempenho no Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE), além de melhorias na segurança do transporte escolar.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Educação, Mauro Bezerra; da diretora da creche, Duia Marinho; dos vereadores Robério Vaqueiro, Edinaldo da Saúde e Lorrane Moura; e da secretária de Administração, Aline Cordeiro.

O evento também marcou a comemoração do Dia da Creche, reunindo funcionários, pais e alunos em um momento simbólico para a educação infantil do município.

Dom Limacêdo se reúne com colégio de consultores da Igreja do Sertão do Pajeú

O bispo eleito para a Diocese de Afogados da Ingazeira, dom Limacêdo Antonio da Silva, realizou a primeira reunião com o colégio de consultores da Igreja do Sertão do Pajeú. O encontro realizado nesta quarta-feira (1°), na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife, teve como objetivo discutir os detalhes da cerimônia de posse canônica. […]

O bispo eleito para a Diocese de Afogados da Ingazeira, dom Limacêdo Antonio da Silva, realizou a primeira reunião com o colégio de consultores da Igreja do Sertão do Pajeú.

O encontro realizado nesta quarta-feira (1°), na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife, teve como objetivo discutir os detalhes da cerimônia de posse canônica. Após a reunião, o bispo e os padres almoçaram juntos.

O arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, de quem dom Limacêdo foi auxiliar por cinco anos, também esteve presente no momento fraterno.

Dom Limacêdo assume o governo da Diocese de Afogados da Ingazeira, no dia 2 de dezembro. A programação começa às 16h com a acolhida do pastor na avenida Rio Branco. Em seguida, acontece a solenidade de posse, às 17h, na Catedral Senhor Bom Jesus dos Remédios.