Notícias

Bloco Leão do Norte deu o pontapé inicial para o Carnaval 2020

Por André Luis

Com direito a bolo e parabéns pra você, o bloco comemorou dez anos do retorno ao carnaval.

Abertura oficial do Carnaval 2020 de Afogados acontece nesta sexta (21).

Por André Luis

O pontapé inicial do carnaval 2020, em Afogados da Ingazeira, foi dado na noite desta quinta-feira (20), pelo tradicional bloco Leão do Norte. A folia começou por volta das 20h, na Rua Henrique Dias, em frente ao Mercado Público Municipal.

A Orquestra Show de Frevo, grande homenageada do carnaval na Tradição dos Tabaqueiros deste ano, deu o tom do que será o carnaval 2020 em Afogados. Muito frevo e gente animada. Nem a fina chuva que caiu na noite desta sexta-feira, desanimou os foliões que foram prestigiar os dez anos do bloco.

O Leão do Norte é o bloco mais antigo da cidade, datando da década de quarenta. Após longa pausa a agremiação voltou e há dez anos no comando do secretário executivo de Cultura e Esportes, César Tenório, vem animando os carnavais de Afogados.

Após as 22h, foi a vez do DJ W. Rocha animar os foliões e fez uma viagem no tempo só com músicas das antigas.

No Ritmo de Pernambuco – Também teve início ontem, a cobertura do Carnaval 2020 da Rádio Pajeú. Por mais um ano, a emissora cobre a folia da região e através de parceiros espalhados no Estado, leva para os ouvintes todos os detalhes durante a festa de momo.

Abertura oficial – A festa tem continuidade nesta sexta-feira com o bloco do Povão, às 14, no Polo do Nascente. Às 16h tem o bloco Cozinhando o Galo, a concentração acontece no Polo dos Tabaqueiros, na Rua Professor Vera Cruz, depois sai em direção a Avenida Rio Branco.

Também às 16h está programada a abertura oficial do carnaval 2020 de Afogados da Ingazeira. A Concentração será frente à coletoria, na Avenida Rio Branco. Descida com o Trio elétrico Naja. Participação de blocos, troças, tabaqueiros e escolas, além das majestades do Carnaval 2020. Animação da Orquestra Show de Frevo.

Às 20h, é a vez do Bloco Bando de Loucos. Concentração no primeiro canteiro da Avenida Rio Branco, com descida no Trio Naja. Atrações: Júnior Barão e DJ W.Rocha.

Outras Notícias

Câmara e Lula se encontram em São Paulo

O governador Paulo Câmara almoçou, nesta quinta-feira (5), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Também participaram da conversa o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Paulo Câmara e Lula conversaram sobre temas nacionais, como as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta […]

Ricardo Stuckert Instituto Lula 3

O governador Paulo Câmara almoçou, nesta quinta-feira (5), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Também participaram da conversa o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Paulo Câmara e Lula conversaram sobre temas nacionais, como as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta este ano. O governador e o ex-presidente também falaram sobre as perspectivas para o Estado.

“Lula perguntou pelos obras em Pernambuco, muitas delas em parceria com o governo dele na Presidência. E quis saber do povo pernambucano, por quem tem muito carinho. Eu disse que nosso povo tem uma gratidão muito especial por ele”, afirmou o governador.

Paulo e Lula haviam se falado na diplomação da presidente Dilma Rousseff, quando os dois combinaram de se encontrar posteriormente. “Todos sabem da amizade que Lula tinha por Eduardo Campos. E da atenção que o ex-presidente tem por Pernambuco”, disse Paulo.

VISITA – Lula não poderá vir para o Carnaval mas afirmou ao governador que quer visitar “em breve” o Estado. A visita deverá ocorrer no primeiro trimestre. A agenda do governador em São Paulo segue com reuniões com lideranças empresariais. Paulo só retorna ao Recife nesta sexta-feira (6).

Mais uma criança é morta em Pernambuco

Depois da pequena Yasmin Pereira, de Carnaíba, mais uma criança é vítima da violência em Pernambuco. Uma criança de 4 anos, identificada como Ester, que estava desaparecida desde a noite da segunda (20), foi encontrada morta nesta terça-feira (21), em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Informações iniciais apontam que o […]

Depois da pequena Yasmin Pereira, de Carnaíba, mais uma criança é vítima da violência em Pernambuco.

Uma criança de 4 anos, identificada como Ester, que estava desaparecida desde a noite da segunda (20), foi encontrada morta nesta terça-feira (21), em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Informações iniciais apontam que o corpo foi localizado em uma cacimba que estaria fechada.

A menina foi vista pela última vez brincando no Campo do Pixete, e a mãe da criança chegou a denunciar um possível sequestro. A garota teria sido levada à força por um homem que não foi identificado.

O momento teria sido visto pelo irmão da criança, de 8 anos, que acompanhava a menina na brincadeira.

Através do 20º BPM, a Polícia Militar informou que foi acionada para averiguar a ocorrência ainda na noite da segunda, após um protesto de moradores da área em local próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da comunidade.

No início da tarde desta terça-feira (21), familiares e vizinhos da criança realizaram um novo protesto na PE-05. Os manifestantes solicitam o auxílio das autoridades para a resolução do caso.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registado nesta terça-feira (21), por meio da Delegacia de Camaragibe, também na RMR. Um inquérito policial foi instaurado depois que a denúncia foi formalizada

Na sombra da Covid-19, sarampo avança e provoca mortes no Brasil por falta de vacinação

Sete pessoas morreram em 2020 de sarampo, das quais seis eram crianças com menos de 18 meses Enquanto há grande expectativa sobre os imunizantes que protegerão contra a Covid-19 — dois deles aprovados pela Anvisa no domingo —, a cobertura vacinal de outras enfermidades não atinge o mínimo necessário.  Seis das sete mortes causadas pelo […]

Sete pessoas morreram em 2020 de sarampo, das quais seis eram crianças com menos de 18 meses

Enquanto há grande expectativa sobre os imunizantes que protegerão contra a Covid-19 — dois deles aprovados pela Anvisa no domingo —, a cobertura vacinal de outras enfermidades não atinge o mínimo necessário. 

Seis das sete mortes causadas pelo sarampo no Brasil em 2020 ocorreram em crianças com menos de 18 meses. A sétima vítima foi um homem de 34 anos. Nenhum deles tinha histórico de vacinação contra a doença.

No ano passado, foram confirmados 8.419 casos de sarampo no país, até o dia 19 de dezembro. E há, ainda, 371 em investigação.

O estado do Pará concentra o maior número de casos confirmados — 5.375 diagnósticos — e cinco mortes (dois residentes no município de Belém, dois em Novo Repartimento e um em Igarapé-Miri). Ele é seguido por Rio de Janeiro, com 1.347 casos e uma morte (um menino residente no município de Nova Iguaçu); São Paulo, com 864 diagnósticos e uma morte (residente na capital); Paraná, com 377 casos; Amapá, 177 pessoas infectadas; e Santa Catarina, com 110 diagnósticos positivos. Outros 15 estados apresentaram menos de 100 casos de infecção pelo vírus do sarampo.

A vacinação é a única forma de proteção contra a doença. No entanto, a cobertura vacinal não tem atingido a porcentagem mínima para garantir que o vírus não circule em território brasileiro. Desde 2017, a primeira e segunda doses da tríplice viral em crianças — que além do sarampo protege também contra caxumba e rubéola — não alcançou os 95% de cobertura, necessários para deixar a população protegida. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, até de 2 de outubro de 2020, a primeira dose tinha sido aplicada em apenas 70,64% do público-alvo (crianças com 12 meses), e a segunda dose — que inclui a proteção contra a varicela — foi inoculada em 55,77% das crianças com 15 meses. Leia a íntegra da reportagem de Evelin Azevedo, no  O Globo.

Serra Talhada sofre com apagão

A Celpe deixa Serra Talhada na mão desde a noite de ontem, por conta das constantes interrupções no fornecimento e instabilidade essa manhã. O fornecimento foi interrompido às 22h40 e só foi retomado precariamente às três da madrugada. Essa manhã, os relatos são de que algumas áreas da cidade tiveram a retomada no abastecimento e […]

A Celpe deixa Serra Talhada na mão desde a noite de ontem, por conta das constantes interrupções no fornecimento e instabilidade essa manhã. O fornecimento foi interrompido às 22h40 e só foi retomado precariamente às três da madrugada.

Essa manhã, os relatos são de que algumas áreas da cidade tiveram a retomada no abastecimento e outras não. Em outras áreas a iluminação pública lembra um pisca-pisca, acendendo e apagando.

Como Serra Talhada é a cidade mais importante economicamente da região e uma das maiores do Estado o episódio gera críticas das áreas do comércio e serviços. A Celpe ainda não se manifestou.

Caderno 1 ganha edição no rádio. Estreia em abril

O Caderno 1 vai levar a experiência da plataforma eletrônica para o rádio. O programa que terá o mesmo nome do portal serra-talhadense estreia dia 1 de abril às 11h na Vilabella FM (94,3). A apresentação será do radialista Maciel Rodrigues, que também escreve para o Portal, com participação de Tarcísio Rodrigues. Já na primeira edição, […]

Apresentação será de Maciel Rodrigues
Apresentação será de Maciel Rodrigues

O Caderno 1 vai levar a experiência da plataforma eletrônica para o rádio. O programa que terá o mesmo nome do portal serra-talhadense estreia dia 1 de abril às 11h na Vilabella FM (94,3). A apresentação será do radialista Maciel Rodrigues, que também escreve para o Portal, com participação de Tarcísio Rodrigues.

Tarcísio: políticos já começaram a
Tarcísio: políticos já começaram a “cercar” a atração, que, garante, será tribuna democrática como o Portal

Já na primeira edição, o programa deve abordar o momento difícil em Serra Talhada após as mortes de  um  vereador e um ex-diretor da Ciretran. Mas não vão faltar informações sobre a corrida sucessória na Capital do Xaxado, bastante agitada, há pouco mais de um ano para o pleito.

Como primeiro convidado, o prefeito Luciano Duque (PT) que vai falar de sua gestão e sobre as perspectivas da sucessão na Capital do Xaxado. Promete ser um debate quente.

Em conversa esta semana com este blogueiro, Tarcísio Rodrigues informou que esses dias estão sendo movimentados, com políticos “cercando” a equipe na antes da atração ir ao ar. Mas, garante, o programa vai primar por imparcialidade e prestação de serviço. Rodrigues recentemente deixou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Serra e agora se dedica ao projeto.   A eles, sucesso!