Notícias

Carnaíba recebe 6º edição da Festa da Palavra

Por André Luis

Por: Sebastião Araújo/Diário de Pernambuco.

Fotos: Marcello Patriota

Uma viagem pelo livro ilustrado, onde palavras e imagens, juntas, contam a história, tendo como colo o objeto livro. Este texto poético está na apresentação da sexta edição da Festa da Palavra, que aconteceu em Carnaíba desde a noite da quarta (23) até este sábado.

A poesia, na verdade, esteve presente em cada cantinho da cidade seguindo o caminho mágico trilhado por escritores, ilustradores, contadores de histórias que estarão envolvidos nos debates, nos lançamentos de livros, nas discussões que o tema proporciona e que farão ecoar Sertão adentro.

O mundo do Era uma vez…, o cheiro do livro, a maciez de suas páginas, o papel com suas letras, imagens e espaços em branco. Momentos para apenas deixar o coração sentir. Ler o livro, ler o mundo, escrever nossa história. Uma história que também será reescrita por todo aquele que mergulhar no universo proposto pela Festa da Palavra.

O evento contou com atividades em vários pontos da cidade, como o Teatro Municipal José Fernandes de Andrade, o Conservatório de Música, Escola Municipal Cônego Luiz, Centro Educação Infantil Marluce Bezerra, Complexo Educacional Governador Miguel Arraes e Escola de Referência Joaquim Mendes.

Entre os convidados especiais a escritora Maria Valéria Rezende – uma santista que reside na Paraíba e conta com mais de 20 livros escritos para crianças, jovens e adultos -, a escritora Marcia Leite – tem cerca de 40 livros publicados, alguns deles premiados -, Susana Ventura – professora de literatura e escritora de livros para crianças e jovens -, Lenice Gomes – especialista em literatura infanto-juvenil – e a historiadora Stela Maris Fazio Battaglia.

Também se fizeram presentes os ilustradores Odilon Moraes, ganhador de vários prêmios Jabuti, e Roberta Asse, autora da Coleção das crianças daqui.

Estiveram envolvidos nessas atividades: professores, estudantes, bibliotecários e público em geral em vários espaços onde aconteceram oficinas, contação de histórias, rodas de conversa, apresentações culturais, lançamento de livros e para o encerramento uma feira de livros.

“Carnaíba tem uma tradição cultural muito forte, com sensibilidade desenvolvida nas áreas da música e da poesia. Na terra de Zé Dantas respira-se arte e cultura e receber um evento desse porte nos dá a certeza que será um grande sucesso”, pontua a secretária de Educação do município, Cecília Patriota.

Outras Notícias

Odebrecht e Andrade Gutierrez: indícios de pagamento ilegal a Aécio

Globo A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal investigam a suspeita de que o senador Aécio Neves, do PSDB, tenha recebido propina para defender os interesses da Odebrecht e da Andrade Gutierrez na construção de uma usina hidrelétrica. Hidrelétrica de Santo Antônio, Rio Madeira, Rondônia…. Essa é a Usina que está gerando o mais […]

Globo

A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal investigam a suspeita de que o senador Aécio Neves, do PSDB, tenha recebido propina para defender os interesses da Odebrecht e da Andrade Gutierrez na construção de uma usina hidrelétrica.

Hidrelétrica de Santo Antônio, Rio Madeira, Rondônia…. Essa é a Usina que está gerando o mais recente capítulo de denúncias contra o senador mineiro, Aécio neves, do PSDB.

A reportagem publicada neste sábado (23) pelo Jornal O Globo revela que a ”Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) encontraram novos indícios que, de acordo com os investigadores, reforçam a suspeita de que o senador Aécio Neves recebeu propina para atuar em nome de empreiteiras na construção da Usina”.

De acordo com a reportagem, a acusação contra o Tucano foi ”relatada por ex-executivos da Odebrecht em acordos de colaboração premiada”.

E teve impacto direto na delação de outra empreiteira, ”a Andrade Gutierrez, que foi obrigada a esclarecer sua participação no episódio”.

De acordo com os executivos da Odebrecht, ”Aécio recebeu R$ 50 milhões”.

Trinta milhões foram repassados pela Odebrecht e R$ 20 milhões pela Andrade Gutierrez.

A matéria de O Globo informa que ”A Odebrecht sustenta a acusação com comprovantes bancários” entregues nos últimos meses, ”Que, segundo a empresa, comprovam depósitos para o senador Tucano, por meio de uma conta de offshore em Cingapura”, que havia sido citada por ”Um de seus ex-executivos, Henrique Valladares”, em depoimento à PGR.

O recibo dos pagamentos está reproduzido na reportagem.

O titular da conta ainda não foi revelado, mas Valadares diz que a conta está vinculada ao empresário ”Alexandre Accioly, padrinho de um dos filhos de Aécio e integrante do grupo mais restrito de amigos do Tucano”.

O Globo destaca que ”em depoimento à PGR, o delator Henrique Valladares disse ter sido orientado por um emissário de Aécio, Dimas Toledo, a depositar parte dos valores em uma conta bancária de Cingapura.

Henrique Valladares: “O Dimas me traz um papelzinho com o nome do Accioly, eu sabia que era amigo do governador, o governador também estava nessa mesa. Ele me trouxe o papel com o nome do Accioly. O que me recordo é que era em Cingapura a conta.”

Interlocutores da Odebrecht informaram a procuradores e integrantes da Polícia Federal que a conta de Cingapura é da offshore Embersy Services Limited, sediada nas Ilhas Marshall, país com pouco mais de 60 mil habitantes, localizado no Oceano Pacífico”.

”Nos registros internos da empreiteira [Odebrecht], a transferência de valores para a Embersy está vinculada ao código “Mineirinho” forma como Aécio era identificado nos sistemas de propina”.

A reportagem do jornal revela que Henrique Valladares relatou que o pagamento a Aécio foi acertado numa reunião com a presença de Marcelo Odebrecht. Esse encontro teria sido no início de 2008, em Belo Horizonte.

A reportagem também afirma que de acordo com o ex-presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, o objetivo dos pagamentos a Aécio era influenciar decisões na Companhia Elétrica de Minas Gerais, estatal de energia mineira, e Furnas, estatal federal, a favor da empreiteira baiana.

Tuparetama: prefeitura reforma UBS de Santa Rita

O governo municipal de Tuparetama informou em nota que, através da Secretaria de Obras e Infraestruturas do Município está realizando melhorias como construção de garagem, muro, fossa e reforma na UBS do Distrito de Santa Rita. Na manhã desta quarta-feira (14), Sebastião Sales, vice-prefeito e Secretário de Obras e Infraestruturas de Tuparetama esteve vistoriando o […]

O governo municipal de Tuparetama informou em nota que, através da Secretaria de Obras e Infraestruturas do Município está realizando melhorias como construção de garagem, muro, fossa e reforma na UBS do Distrito de Santa Rita.

Na manhã desta quarta-feira (14), Sebastião Sales, vice-prefeito e Secretário de Obras e Infraestruturas de Tuparetama esteve vistoriando o andamento da reforma.

A UBS recebeu uma ambulância Fiorino e uma L200 em 6 de outubro de 2018.  “Esta reforma e os veículos foram conseguidos com recurso de emenda parlamenta do Deputado Federal Ricardo Teobaldo (PODE-PE)”, disse o prefeito Sávio Torres.

Segundo Sebastião, na reforma do PSF haverá ainda o reparo e a pintura de todo o prédio que devem ser finalizados nos próximos 30 dias. “Esta reforma vai ser feita nas UBS Sede, do Bairro Bom Jesus, das Zonas Rurais do Cajueiro e do Jardim”, disse Sebastião.

André de Paula deve confirmar embarque no palanque de Marília na próxima segunda, diz colunista

O deputado André de Paula (PSD) planeja para a próxima segunda-feira (16) o anúncio de que será candidato ao Senado no palanque de Marília Arraes (SD). A informação é do jornalista Igor Maciel, da coluna Cena Política do JC Online. Segundo o colunista, detalhes ainda estão sendo ajustados, mas o embarque na campanha da neta […]

O deputado André de Paula (PSD) planeja para a próxima segunda-feira (16) o anúncio de que será candidato ao Senado no palanque de Marília Arraes (SD). A informação é do jornalista Igor Maciel, da coluna Cena Política do JC Online.

Segundo o colunista, detalhes ainda estão sendo ajustados, mas o embarque na campanha da neta de Arraes deve se tornar oficial levando junto o PP de Eduardo da Fonte e o Avante, com Sebastião Oliveira.

A chapa completa deve ser Marília candidata ao governo, Sebastião Oliveira como vice e André de Paula para o Senado.

Na majoritária, o PP pode indicar o suplente de senador, além de ficar com boa parte das votações de André e Sebastião para formar uma bancada forte.

Segundo Igor Maciel, a data foi passada à coluna em reserva, mas é a mais provável, já que o PSB promete anunciar o nome de Teresa Leitão (PT) como companheira de chapa de Danilo Cabral (PSB) ainda esta semana.

“A candidatura de Marília vai se confirmando como algo irreversível e o prejuízo para o PSB vai se configurando cada vez maior”, afirma o colunista.

TCE-PE julga irregular auditoria na Câmara de Serra Talhada 

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, por unanimidade, irregular a auditoria especial de conformidade realizada na Câmara Municipal de Serra Talhada, referente aos exercícios financeiros de 2023 e 2024.  A decisão foi tomada durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25). De acordo com o relatório do conselheiro Carlos […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, por unanimidade, irregular a auditoria especial de conformidade realizada na Câmara Municipal de Serra Talhada, referente aos exercícios financeiros de 2023 e 2024. 

A decisão foi tomada durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25).

De acordo com o relatório do conselheiro Carlos Neves, responsável pelo processo nº 241002011, a auditoria teve como objetivo avaliar o cumprimento dos requisitos de transparência pública por parte da unidade jurisdicionada.

Como resultado, o TCE-PE responsabilizou o presidente da Câmara, Manoel Casciano da Silva, e a controladora interna, Priscila Ellen da Silva Santos, determinando ainda a aplicação de multa, conforme o voto do relator.

Sheila Borges lança “O repórter-amador” em Caruaru

O livro “O repórter-amador” traz um novo paradigma da comunicação, focando nos indivíduos que estão criando espaços próprios nas redes sociais nos quais escrevem notícias, sem se submeter aos critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo e aos filtros de edição das redações, e que, além disso, colaboram com os jornalistas. É sobre esses atores […]

IMG-20151126-WA0002O livro “O repórter-amador” traz um novo paradigma da comunicação, focando nos indivíduos que estão criando espaços próprios nas redes sociais nos quais escrevem notícias, sem se submeter aos critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo e aos filtros de edição das redações, e que, além disso, colaboram com os jornalistas.

É sobre esses atores que a jornalista e professora da UFPE, do curso de Comunicação Social de Caruaru,  Sheila Borges, lança no dia 02 de dezembro, às 17h, “O repórter-amador”, no auditório do prédio Administrativo do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), a unidade da UFPE em Caruaru.

A obra foi lançada de forma independente pela autora em agosto. Em função da repercussão, a Cepe, que havia apoiado aquele projeto, decidiu editar O repórter-amador. O livro é uma adaptação da tese de doutorado da jornalista, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Nele, ela revela quais são as disposições sociais que mais frequentemente motivam o cidadão a querer ser produtor de notícia de forma voluntária, sem compromisso profissional e no tempo livre.

Com a tese, a autora recebeu menção honrosa do prêmio Adelmo Genro Filho em 2014, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).

“Consideramos que esse ator assume a condição de repórter-amador quando consome, colabora e cria um espaço autoral, driblando a mediação da imprensa e se comunicando diretamente com outros atores”, explica a autora.

O livro foi tema de palestras e debates realizados na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), na 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) no Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Pernambuco, nas Faculdades Integradas Barros de Melo (Aeso) e na Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau). Neles, a autora tratou também sobre as redes sociais e o poder do cidadão no ambiente de convergência tecnológica.

Serviço:

Lançamento do Livro “O Repórter-amador”

Dia 02 de dezembro (Quarta-feira) – 17h

Local: Auditório do prédio administrativo do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/Caruaru