Carnaíba: Pesquisa interna mostra avaliação preocupante da gestão Zé Mário, diz fonte
Por Nill Júnior
Anchieta Patriota e Zé Mário assim, juntos: imagem cada vez mais rara, dizem próximos de ambos
Anchieta Patriota e Zé Mário assim, juntos: imagem cada vez mais rara, dizem próximos de ambos
Segundo uma fonte ao blog, uma pesquisa interna contratada junto a um Instituto que se notabilizou por cravar resultados no Pajeú está fazendo acender o sinal de alerta de algumas lideranças políticas de Carnaíba. A fonte teve acesso aos dados.
Garante a fonte, que teve acesso aos números e pediu reservas para divulgá-los, a avaliação de momento do governo José Mário Cassiano é a pior desde o primeiro governo Anchieta Patriota, quando os socialistas passaram a gerir o município depois de anos de hegemonia de José Francisco Filho, o Didí.
Zé Mário foi apoiado por Anchieta Patriota em 2012 com uma grande votação. Mas, dizem nomes próximos a um ou a outro, não tem tido o mesmo contato ou afinidade. Eventos recentes de Anchieta patriota no pós campanha não teriam contado com a presença de Zé Mário.
O distanciamento pode indicar duas coisas: o desejo de Zé Mário de tocar a gestão de forma mais autoral, sem interferência de Patriota. Se assim for, os dados indicam que precisa de urgente correção de rumo.
Para outros, já indicaria uma suposta insatisfação de Anchieta com o distanciamento e desejo de apostar em outro nome nas eleições de 2016 para gerir o município. Como não conseguiu um mandato na Alepe, ocupando a partir de janeiro função na gestão Paulo Câmara, teria mais facilidade de ser ele o candidato. A conferir…
Na manhã desta sexta-feira (24.01), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, presidiu a solenidade de entrega dos certificados do Curso de Doces e Salgados aos alunos do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS. O curso, promovido pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do CRAS, foi ministrado pelo chef de cozinha e barman, […]
Na manhã desta sexta-feira (24.01), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, presidiu a solenidade de entrega dos certificados do Curso de Doces e Salgados aos alunos do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS.
O curso, promovido pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do CRAS, foi ministrado pelo chef de cozinha e barman, Douglas Andrade, e contou com a participação de 40 alunos, entre homens e mulheres.
“Muito emocionado fiquei, quando ouvi o depoimento de alunas egressas do curso de cabeleireiro, que já estão trabalhando e gerando renda para suas famílias, através da profissionalização. Autorizei a abertura de novos cursos para outras pessoas que precisam desta capacitação profissional. E assim, continuamos construindo uma sociedade mais igual e justa”, resumiu o prefeito Anchieta Patriota.
Participaram da entrega dos certificados, além do prefeito Anchieta Patriota, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, a secretária de assistência e inclusão social, Kátia Santos, a coordenadora do CRAS, Venúsia Oliveira, além das equipes do CRAS e do CREAS.
*Por André Luis Uma pesquisa realizada pelo comunicador Anchieta Santos, na manhã desta quarta-feira (4), durante o programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, coloca em cheque, o valor da educação no país. O comunicador quis saber o que era mais importante para os ouvintes: se a educação ou o futebol. A maioria esmagadora dos ouvintes […]
Uma pesquisa realizada pelo comunicador Anchieta Santos, na manhã desta quarta-feira (4), durante o programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, coloca em cheque, o valor da educação no país.
O comunicador quis saber o que era mais importante para os ouvintes: se a educação ou o futebol. A maioria esmagadora dos ouvintes que participaram apontaram a educação como sendo mais importante. Até aí tudo bem, maravilha! Mas ao perguntar às mesmas pessoas se sabiam o nome do ministro da Educação, ou do secretário (a) de educação de sua cidade, apenas um ouvinte soube responder.
Em contrapartida, o comunicador resolveu perguntar se os ouvintes sabiam o nome do técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Resultado: todos os participantes souberam responder.
A pesquisa demonstra nitidamente que apesar de considerarem a educação como prioridade, há pouco ou nenhum interesse efetivo das pessoas com o assunto. Isso pode ser facilmente observado durante os mandatos de cargos eletivos pelo país afora. Gestores que prezam pela educação no país, e deixam de lado questões mais tangíveis como obras por exemplo, dificilmente tem boa avaliação pelos eleitores e não conseguem se reeleger.
Lembro-me do caso do agora senador da república, Cristovam Buarque quando governou Brasília de 1995 a 1998, o mesmo pautou sua candidatura na defesa da educação, quando passou a comandar o executivo brasiliense cumpriu com as promessas de campanha priorizando a educação, sendo inclusive o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Resultado: teve o governo mal avaliado e não conseguiu se reeleger.
A verdade é que as pessoas só tratam a educação como prioridade da boca pra fora. Todo gestor, seja de cidades interioranas, como de grandes metrópoles e do país como um todo como é o caso do presidente da república, sabem muito bem que o que se converte em votos e boas avaliações por parte dos eleitores são obras, quanto maiores melhor. Justamente um dos principais artifícios usados por políticos corruptos para desviar dinheiro público.
Uma nação forte, rica e desenvolvida só se consegue através de uma educação de qualidade, da valorização dos professores, seres tão importantes para a formação de outros profissionais, que são constantemente maltratados. Hoje em dia é comum notícias de agressões a estes profissionais.
De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em 21 de dezembro de 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos, o que representa um contingente de 7,2% da população de 15 anos ou mais de idade, a chamada taxa de analfabetismo.
A pesquisa realizada por Anchieta Santos durante o Rádio Vivo nesta manhã, traz à tona uma preocupação que nos leva a uma reflexão: será mesmo a educação considerada como prioridade para a maioria dos brasileiros? Indicadores mostram que não.
*André Luis é jornalista, estudante de marketing, coordena o radiopajeu.com.br e é redator/editor no blog do Nill Júnior.
Eleito Deputado Estadual com 43.583, restando apenas 0,02% das urnas, José Patriota agradeceu à votação que teve no Pajeú, determinante para sua eleição. Ele também conquistou a condição de maior majoritário da história de Afogados, com quase 12 mil votos. “O Pajeú nos deu 30 mil votos. Fomos majoritários em Afogados, Carnaíba, Triunfo, Tabira, Ingazeira […]
Eleito Deputado Estadual com 43.583, restando apenas 0,02% das urnas, José Patriota agradeceu à votação que teve no Pajeú, determinante para sua eleição. Ele também conquistou a condição de maior majoritário da história de Afogados, com quase 12 mil votos.
“O Pajeú nos deu 30 mil votos. Fomos majoritários em Afogados, Carnaíba, Triunfo, Tabira, Ingazeira e Solidão. Agradeço esse respaldo popular que legitima nossa história e caminhada. É uma coroação de toda essa caminhada”.
Patriota lembrou a doença que enfrenta e o acidente que o vitimou essa semana. “Depois de enfrentar um câncer, sair de uma tragédia em um acidente, tenho que agradecer”.
Ele comentou a votação de mais de 2.600 votos em Itapetim, conquistada a poucos dias do pleito e decisiva para sua eleição. “Adelmo Moura faltando três dias conseguiu nos dar essa votação. Fui só duas vezes a Itapetim. Me cabe agradecer muito a toda equipe do Adelmo. Também a Anchieta Patriota, Djalma, Luciano Torres, Sandrinho, Daniel, a Tabira, que nos deu bela demonstração, onde batemos inclusive o candidato apoiado pelo poder local”.
Ele lembrou ainda os mais de 5 mil votos em Recife. Patriota quebra um hiato sem estaduais eleitos no Médio e Alto Pajeú. Tentaram antes nomes como Giza Simões, Totonho Valadares e Anchieta Patriota.
Um áudio que circulou hoje nas redes sociais mostra a indignação de Edilene Oliveira, irmã do vereador Dicinha do Calçamento, símbolo da falta de ética que tomou parte do debate pela Mesa Diretora da Câmara de Tabira. Dicinha apoiava inicialmente a chapa de Nely Sampaio. Teria sido cooptado para votar em Aldo Santana. Não consumou […]
Um áudio que circulou hoje nas redes sociais mostra a indignação de Edilene Oliveira, irmã do vereador Dicinha do Calçamento, símbolo da falta de ética que tomou parte do debate pela Mesa Diretora da Câmara de Tabira.
Dicinha apoiava inicialmente a chapa de Nely Sampaio. Teria sido cooptado para votar em Aldo Santana. Não consumou o voto pela polêmica da sessão encerrada por Nely, antes que fosse derrotada.
A presidente da Câmara disse na Rádio Cidade FM que o valor recebido pela mudança teria passado dos R$ 30 mil e estava com as provas.
Depois Dicinha voltou o apoio para a chapa de Nely e o vereador Aristóteles Monteiro alegou que o valor da “recompra” atingiria R$ 120 mil, desde que ele trouxesse Didi de Heleno de volta, o que acabou acontecendo.
O áudio é de Edilene falando a Dicinha, compartilhado por ela em seguida com outro contato. Nele, ela inicialmente diz que o cargo que ocupa na prefeitura, não seria da “cota” de Dicinha, mas que mesmo assim havia colocado a disposição de Alan Dias, filho do prefeito Sebastião Dias, que estava a frente da articulação pró Aldo Santana.
“Não se preocupe que eu liguei pra Alan me botar pra fora hoje. Se você me dissesse que é por você eu não quero”.
“Quando você for conversar com seus irmãos sobre o circo que você armou com eles diga a eles que não estava por conta de emprego não. Eu me garanto. Quem anda com a palavra e com a verdade não tem medo de enfrentar ninguém não”.
Ela diz em seguida que é mulher honesta e de palavra. “Com que cara eu vou te defender? Eu vou dizer o que agora? Foi sua tacada final. Se você não vai entrar mais na política foi ótimo, parabéns. Apoio seu pra nada você vai conseguir mais”.
E seguiu: “você se perdeu, não tem mais palavra , não tem mais honestidade, você acabou-se. Você traiu sua própria família. Quem vai acreditar num homem que traiu sua própria irmã no momento de sair pra votação? Eu não vou esquecer nunca quando você disse eu vou aí lhe pegar pra gente ir. Porque você não disse a mim saia fora, não vá!? Eu vou votar contra.”
Ela disse que chegou a adoecer mas que para Dicinha isso pouco importava porque agora ele está com dinheiro no bolso. “Espero que esse dinheiro compre alguma coisa para tua vida porque dignidade e vergonha tú não tem. Isso aí vai se acabar”.
“Não vou te largar porque tú votou em Nely não. Vou te largar porque tu não tem vergonha e não tem palavra. Não queria que tú votasse em Aldo, queria que tú limpasse teu nome, de tu ter dignidade. Quando você está com a razão e a dignidade, você consegue reverter”.
Ela ainda perguntou quantas pessoas ele iria comprar com o dinheiro que recebeu. “Se tú chegasse aqui com meio milhão a gente não te apoia”.
Ao final disse se sentir livre do irmão. “E vou lhe dizer e digo ao resto dos meus irmãos. Eu não tava nessa por Aldo não, eu tava por você, querendo lhe limpar, querendo provar pra sociedade que você era um homem. A vergonha que eu tô de sair na rua é grande. Agora quando todo mundo entender que eu sou diferente de você vou conseguir sair de cabeça erguida”.
Ao final avisou: “saia fora de política que se depender de mim eu não dou um passo e nem lhe dou um voto”.
Presidente do PTB de Serra Talhada e Deputado Estadual, Augusto César considerou positiva a passagem do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro por mais de dez municípios do Pajeú no ultimo final de semana. Durante entrevista a Anchieta Santos, Augusto considerou importante a liderança da pesquisa que reflete o momento. “Tem o lado positivo, […]
Presidente do PTB de Serra Talhada e Deputado Estadual, Augusto César considerou positiva a passagem do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro por mais de dez municípios do Pajeú no ultimo final de semana.
Durante entrevista a Anchieta Santos, Augusto considerou importante a liderança da pesquisa que reflete o momento. “Tem o lado positivo, mas não dá a garantia da vitória”, ponderou.
Provocado a responder qual o adversário mais fácil a ser batido, se o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho ou o Secretário Tadeu Alencar, o deputado serra-talhadense disse que a eleição será muito difícil e seria precoce nomear o melhor adversário a ser enfrentado.
Depois de dar sinalização em entrevista concedida em Serra Talhada, ele negou que tenha interesse de ser Secretário do governo de Armando.
Serra Talhada: o Deputado disse que o prefeito Luciano Duque poderia estar melhor, mas a herança recebida do ex-prefeito Carlos Evandro tem prejudicado seu governo.
Augusto disse não acreditar na viabilidade da candidatura de Carlos Evandro pelas pendências que ele tem com a justiça. E completou mostrando que não vê dificuldades em estar no mesmo palanque do prefeito no apoio ao senador Armando Monteiro na busca pelo lugar do governador Eduardo Campos.
Você precisa fazer login para comentar.