Notícias

Carnaíba passa a oferecer o serviço de telemedicina

Por André Luis

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou os atendimentos por meio de teleconsultas.

O serviço permite que a população tenha acesso ampliado a consultas especializadas em alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, hepatologia, nefrologia, neurologia (adulto e infantil), ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, reumatologia e urologia.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, na sala de telemedicina da UBS João Alves dos Reis. 

Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta terça-feira, o prefeito Anchieta Patriota, informou que durante a fase inicial, as especialidades disponíveis incluem gastroenterologia, reumatologia e neurologia.

“É um avanço que traz mais comodidade à nossa população. A pandemia do Coronavírus modificou muita coisa no nosso cotidiano e uma delas foi a necessidade de ampliar serviços a distância, como é o caso da telemedicina. Isso evita que as pessoas tenham que se deslocar para lugares distantes como o Recife para certos atendimentos. Lógico que em alguns casos a telemedicina não será recomendada necessitando do atendimento físico por um médico em nosso hospital”, destacou Anchieta.

Para acessar o serviço, os interessados devem dirigir-se ao setor de regulação, localizado na Secretaria de Saúde, portando um encaminhamento médico fornecido pela Unidade Básica de Saúde na qual estão cadastrados.

Outras Notícias

PF cumpre mandado em escritório de advogado do agressor de Bolsonaro

Objetivo da operação é identificar quem está pagando pela defesa de Adelio Bispo de Oliveira Da Folha de São Paulo A Polícia Federal (PF) de Minas Gerais cumpre na manhã desta sexta (21) mandado de busca e apreensão no escritório de Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos advogados de Adelio Bispo de Oliveira, que […]

Adelio Bispo de Oliveira, ao centro, é transferido pela Polícia Federal para penitenciária federal em Campo Grande (MS) – Ricardo Moraes – 8.set.2018/Reuters

Objetivo da operação é identificar quem está pagando pela defesa de Adelio Bispo de Oliveira

Da Folha de São Paulo

A Polícia Federal (PF) de Minas Gerais cumpre na manhã desta sexta (21) mandado de busca e apreensão no escritório de Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos advogados de Adelio Bispo de Oliveira, que é o autor da facada contra Jair Bolsonaro, no dia 6 de setembro em Juiz de Fora.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Morais Fernandes, o objetivo da operação é apreender e periciar documentos, celulares e computadores para descobrir quem paga a defesa de Adelio. O delegado disse à Folha que a polícia trabalha com a hipótese de que o advogado poderia estar sendo financiado por uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas ou por um grupo político.

A operação faz parte das coletas de prova do inquérito 503, que investiga as circunstâncias em torno do atentado, focando na possibilidade de Adelio ter cometido o crime a mando de terceiros. Outro inquérito já foi concluído; nele, a Polícia Federal afirma que, no dia do crime, Adelio Bispo de Oliveira agiu sozinho.

Em depoimento após a prisão em flagrante, Adelio Bispo de Oliveira disse que atacou Jair Bolsonaro por divergências políticas. Adelio é réu em uma ação pelo crime de “atentado pessoal por inconformismo político”, descrito no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional. Ele está preso preventivamente na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

A Folha tentou entrar em contato com o advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Afogados: Público reclama de calor e acústica durante Baile Municipal

Por Anchieta Santos Boas atrações musicais com Araketu, Patusco e Orquestra Show de Frevo. Grande público, muita animação, mas já que nada é perfeito. O espaço Rosa Barros na Pousada de Brotas, inaugurado na noite do sábado com o Baile Municipal de Afogados da Ingazeira, não passou no primeiro teste. Mesmo grande, amplo e novo, […]

Por Anchieta Santos

Boas atrações musicais com Araketu, Patusco e Orquestra Show de Frevo. Grande público, muita animação, mas já que nada é perfeito.

O espaço Rosa Barros na Pousada de Brotas, inaugurado na noite do sábado com o Baile Municipal de Afogados da Ingazeira, não passou no primeiro teste.

Mesmo grande, amplo e novo, o calor do clube castigou os foliões. A acústica também não é boa. Teve gente que saiu da festa sem entender o que estava sendo cantado.

Em contato com a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Foliões revelaram ter passado mal com a alta temperatura no espaço. Uma pena.

Bolsonaro assina nesta terça decreto sobre posse de armas

G1 A assessoria da Casa Civil da Presidência informou que o decreto que facilita posse de armas será assinado nesta terça-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto. A Casa Civil não divulgou o conteúdo do decreto, que após a assinatura será publicado no “Diário Oficial da União”. Flexibilizar os critérios […]

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

G1

A assessoria da Casa Civil da Presidência informou que o decreto que facilita posse de armas será assinado nesta terça-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto.

A Casa Civil não divulgou o conteúdo do decreto, que após a assinatura será publicado no “Diário Oficial da União”.

Flexibilizar os critérios para manter uma arma em casa é uma das promessas de campanha de Bolsonaro. Quando ainda era candidato, ele afirmou em seu plano de governo que pretendia reformular o Estatuto do Desarmamento.

O direito à posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa. Para andar com a arma na rua, é preciso ter direito ao porte.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em 31 de dezembro, 61% consideram que a posse de armas de fogo deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, chegou a comparar a posse de arma em casa à posse de um carro.

Segundo o futuro ministro, permitir que um cidadão possa dirigir nas ruas do país é comparável, em questão de responsabilidade, a autorizar alguém a manter uma arma em casa, em razão do perigo potencial que um veículo pode representar nas mãos de alguém sem habilitação.

Léo do Ar: “a eleição vai acontecer e vamos vencer”

O presidente da UVP, Léo do Ar,  disse ao blog que reverterá a decisão que cancelou a eleição da entidade, num vai e vem jurídico sem tamanho. Ontem, o candidato de oposição, Zé Raimundo, de Serra Talhada, conseguiu uma nova decisão que mantém a suspensão da escolha do novo presidente. No texto, o desembargador Bartolomeu […]

O presidente da UVP, Léo do Ar,  disse ao blog que reverterá a decisão que cancelou a eleição da entidade, num vai e vem jurídico sem tamanho.

Ontem, o candidato de oposição, Zé Raimundo, de Serra Talhada, conseguiu uma nova decisão que mantém a suspensão da escolha do novo presidente.

No texto, o desembargador Bartolomeu Bruno referendou a motivação reconhecida ainda ontem. A comissão eleitoral da UVP, que publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para as inscrições das chapas concorrentes, mas, alega Zé, sem dar o prazo necessário.

“São muitos boatos, fake news e fofocas. Mas está tudo sendo regularizado. O Congresso está sendo um sucesso e vamos vencer por aclamação”, disse Léo, indicando que recorreu da decisão e aguarda um desdobramento até o pleito.

Até 2030, Centro Acadêmico do Sertão deve alcançar 2.800 universitários, diz Reitor

Ano que vem, CAS já recebe cursos de Medicina e Medicina Veterinária. Obras do Campus definitivo já vão começar,  diz Alfredo Gomes A Universidade Federal de Pernambuco iniciou hoje o semestre 2025.2, dando o passo para o processo de interiorização da educação pública superior, com o início das atividades do Centro. O reitor Alfredo Gomes, […]

Ano que vem, CAS já recebe cursos de Medicina e Medicina Veterinária. Obras do Campus definitivo já vão começar,  diz Alfredo Gomes

A Universidade Federal de Pernambuco iniciou hoje o semestre 2025.2, dando o passo para o processo de interiorização da educação pública superior, com o início das atividades do Centro.

O reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo e a equipe da gestão estiveram em Sertânia, para a abertura das atividades acadêmicas do Centro Acadêmico do Sertão (CAS) com a participação da prefeita do município, Pollyana Abreu, de seu secretariado, e de prefeitos de toda a região.

Inicialmente, o CAS vai funcionar em prédio cedido pela prefeitura municipal.

Neste semestre, têm início os cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Administração Pública e licenciatura em História. A partir de 2026.2, começarão os cursos de Medicina e Medicina Veterinária.

O Reitor Alfredo Gomes conversou conosco sobre esse importante momento para a região.

“É um marco histórico, muito importante para a Universidade Federal de Pernambuco, mas também para a interiorização da educação pública superior de qualidade. Iniciamos as atividades do Centro Acadêmico do Sertão com os quatro cursos, professores contratados, estudantes selecionados para iniciar, e vamos fazer história e impactar no entorno da Universidade,  gerar emprego,  gerar renda,  gerar oportunidade”.

Sobre o novo Campus, destacou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do espaço,  em terreno doado pela Prefeitura de Sertânia. “Vamos também iniciar em 2026 dois novos cursos, de Medicina e Medicina Veterinária, concluindo essa primeira etapa. Em 2030 esperamos ter 2.800 estudantes matriculados na Universidade Federal”. Veja a entrevista completa: