Notícias

Carlos Veras defende “consenso progressivo” na disputa pela presidência do PT PE

Por André Luis

O deputado federal Carlos Veras (PT) reafirmou, em entrevista ao programa Folha Política da Rádio Folha nesta sexta-feira (30), que pretende adotar uma gestão coletiva à frente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, caso seja eleito presidente da sigla.

“Eu assumi essa missão de colocar o nome, é porque eu não vou administrar o PT sozinho. Eu vou administrar o PT com toda a executiva, com todo o diretório, com quem tá me apoiando, com quem não tá me apoiando”, afirmou Veras, destacando que o partido “é dos seus filiados, da sua direção, é dos seus membros”.

Durante a entrevista, o parlamentar enfatizou a importância de uma administração que reúna todas as forças políticas internas da legenda, como já fez em sua trajetória sindical. “As forças políticas que estão hoje no PT são as mesmas que estavam com a gente na Central dos Trabalhadores. Nós administramos a CUT com todas as forças políticas. Não tem um companheiro de uma força política, força da articulação de esquerda, força do trabalho, força da articulação sindical, que tenha uma queixa da nossa atuação como presidente”, disse.

Carlos Veras reiterou seu compromisso com a busca do “consenso progressivo”, expressão que utilizou diversas vezes para caracterizar sua forma de conduzir os processos políticos. “Eu sou defensor do consenso progressivo. Eu exerci o consenso progressivo na Central dos Trabalhadores e vou trabalhar para exercer o consenso progressivo no partido”, declarou.

Por fim, ele reforçou que o debate interno será uma marca da sua gestão, caso eleito. “No PT não faltará debate, discussão, para a gente continuar construindo esse partido e continuar tornando o maior e melhor partido desse país, que mais fez pela população de Pernambuco e pela população do Brasil”, concluiu.

Outras Notícias

Governadores do Nordeste esvaziam reunião com equipe de Bolsonaro

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, será o único a comparecer e representará a região no encontro com outros 19 governadores Do JC Online Ao menos 19 governadores eleitos no País encontram-se, nesta quarta-feira (14), em Brasília, com a equipe do futuro presidente do País, Jair Bolsonaro (PSL), que foi convidado a participar. No encontro […]

Wellington Dias (PT), governador do Piauí, será o único a comparecer e representará a região no encontro com outros 19 governadores

Do JC Online

Ao menos 19 governadores eleitos no País encontram-se, nesta quarta-feira (14), em Brasília, com a equipe do futuro presidente do País, Jair Bolsonaro (PSL), que foi convidado a participar. No encontro desta manhã, contudo, boa parte dos chefes do Executivo do Nordeste levará falta, inclusive o pernambucano Paulo Câmara (PSB), que está em período de férias na Europa. De acordo com o governo do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) representará a região, encaminhando as prioridades do grupo para o mandato que se inicia em 2019: geração de emprego e segurança pública. Com o agravamento da situação fiscal das unidades federativas, os gestores também devem pleitear junto a Bolsonaro a renegociação da dívida dos Estados, medida considerada primordial pelos governantes para que as contas estaduais voltem a se equilibrar.

O Nordeste foi a única região do País em que o capitão da reserva não venceu nas eleições. Todos os governadores nordestinos mantêm postura de oposição ao novo governo, o que deve dificultar a relação dos Estados com a União.

O evento foi organizado pelos futuros governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB). Além desses, confirmaram participação na reunião os governadores eleitos do Acre, Gladson Cameli (PP); Amapá, Waldez Góes (PDT); Amazonas, Wilson Lima (PSC); de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); do Pará, Helder Barbalho (MDB); Paraná, Ratinho Júnior (PSD); Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de Roraima, Antonio Denarium (PSL); Santa Catarina, Coronel Carlos Moisés da Silva (PSL); do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), e do Piauí, Wellington Dias.

O cientista político Ernani Carvalho enxerga o quadro com cautela. O estudioso pondera que resquícios do período eleitoral tornam a situação de alguns futuros governadores e vice-governadores em relação a Bolsonaro delicada, mas diz que nenhum desses casos é de solução intransponível. “Fica difícil para a Luciana Santos, que é do PCdoB, um partido que é criticado abertamente pelo presidente eleito, se sentir à vontade de ir para uma reunião dessas. Mas isso poderia ter sido contornado com boa vontade, bom senso e, obviamente, política, que é o que eles foram contratados pelo povo para fazer”, declarou.

Apontadas por Wellington Dias como prioridades do Nordeste a serem discutidas na reunião, a geração de empregos e o combate à violência são pautas defendidas há tempos pelos chefes do Executivo da região. Em reunião dos governadores nordestinos, no último mês de março, no Piauí, a “Carta de Teresina” apresentou sugestões para a área de segurança pública, como a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública, com recursos oriundos das loterias da Caixa; integração do Sistema de Comunicação das Polícias e dos Estados; implementação de operação de enfrentamento do crime nas áreas de divisas e fronteiras dos Estados do Nordeste e mutirão para julgamento de presos provisórios.

Tuparetama abre programação dos 60 anos

Aniversário da cidade será comemorado nesta segunda-feira, 11 de abril. Hoje, às 21h, tem show com Walkyria Santos.  Teve início na manhã deste domingo (10) a programação especial pelos 60 anos de emancipação política da cidade de Tuparetama. A festividade volta a acontecer após dois anos em virtude da pandemia da Covid-19. A programação de aniversário […]

Aniversário da cidade será comemorado nesta segunda-feira, 11 de abril. Hoje, às 21h, tem show com Walkyria Santos. 

Teve início na manhã deste domingo (10) a programação especial pelos 60 anos de emancipação política da cidade de Tuparetama. A festividade volta a acontecer após dois anos em virtude da pandemia da Covid-19.

A programação de aniversário começou às 06h, com um pedal ciclístico com concentração nos Grossos, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade e finalizada com um café da manhã no Espaço Cultural da Academia das Cidades.

Logo mais, às 21h, haverá show artístico no Pátio de Eventos João Tunu da Costa, com João Márcio, Forró do ZD, Galego do Pajeú, Hemerson Vitor, Renatinho do Acordeom e Walkyria Santos.

E nesta segunda-feira (11), dia do aniversário da cidade, a programação contará com Alvorada, às 06h; Abertura dos estandes com a exposição “Tuparetama em seis décadas”, produzida por alunos das escolas municipais- Pátio de eventos, às 15h; Hasteamento das bandeiras na sede do Governo Municipal, às 16h; Encontro de Bandas e Fanfarras- Desfile pelas principais ruas e avenidas, finalizando com encontro no Pátio de Eventos, às 16h30; Corte do Bolo, às 18h; e Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, às 19h.

Carlos Veras manifesta solidariedade às vítimas da tragédia de Saudades-SC

Ao abrir a reunião deliberativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) desta quarta-feira (05.05), o presidente, deputado Carlos Veras (PT/PE), prestou homenagem às famílias da professora Keli Adriane Aniecevski, 30 anos, da agente educacional Mirla Amanda Renner Costa, 20 anos, e das pequenas crianças Sarah Luiza, Murilo e Anna Bella, brutalmente assassinadas na […]

Ao abrir a reunião deliberativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) desta quarta-feira (05.05), o presidente, deputado Carlos Veras (PT/PE), prestou homenagem às famílias da professora Keli Adriane Aniecevski, 30 anos, da agente educacional Mirla Amanda Renner Costa, 20 anos, e das pequenas crianças Sarah Luiza, Murilo e Anna Bella, brutalmente assassinadas na data de ontem, no município de Saudades, Santa Catarina.

“Toda a nossa solidariedade aos familiares das vítimas diante deste momento de uma dor jamais imaginada. Solidariedade à comunidade escolar, à população do município e de todo estado pela tragédia que abalou o Brasil”, disse o parlamentar antes de dar início às atividades.

Ontem um jovem, de 18 anos, invadiu a escola, que atende crianças de 6 meses a 2 anos, com um facão e desferiu os golpes. Ele foi preso e levado a um hospital após ferir o próprio corpo.

O velório das cinco vítimas do ataque a uma creche em Saudades (SC) reuniu aproximadamente 1,5 mil pessoas e foi marcado por muita consternação e indignação.

Danilo Simões cumpre agenda ao lado de Raquel Lyra

Foto Luiz Santos O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, participou do lançamento do programa estadual Mães de Pernambuco, lançado na tarde desta segunda-feira (25), pelo Governo estadual. O líder da oposição afogadense estava acompanhado do deputado estadual Romero Sales Filho, que tem sido o responsável pela interlocucão entre o grupo de […]

Foto Luiz Santos

O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, participou do lançamento do programa estadual Mães de Pernambuco, lançado na tarde desta segunda-feira (25), pelo Governo estadual.

O líder da oposição afogadense estava acompanhado do deputado estadual Romero Sales Filho, que tem sido o responsável pela interlocucão entre o grupo de Danilo e o Governo do Estado.

“A governadora demonstra sensibilidade ao implantar uma política pública que abrange as mães que têm filhos de até seis anos e vivem em extrema pobreza em nosso Estado”, declarou Danilo Simões, reforçando o alinhamento do seu grupo político em Afogados da Ingazeira com o Governo Raquel Lyra.

Em Belmonte PT vai apoiar candidato do PSB

Por Anchieta Santos A divisão entre PT e PSB em níveis estadual e federal não chegou a São José do Belmonte. Reunido no final de semana o Partido dos Trabalhadores definiu que integrará a aliança formalizada por PSB e PR para a sucessão do Prefeito Marcelo Pereira. No conta milho, 19 filiados disseram sim à união, […]

20160201083544Por Anchieta Santos

A divisão entre PT e PSB em níveis estadual e federal não chegou a São José do Belmonte.

Reunido no final de semana o Partido dos Trabalhadores definiu que integrará a aliança formalizada por PSB e PR para a sucessão do Prefeito Marcelo Pereira.

No conta milho, 19 filiados disseram sim à união, contra 12 que se colocaram contrários.

Assim, com apoio do PT a chapa formada pelos médicos Vital Machado (PSB) e Paulo Mendonça (PR) enfrentará o empresário Romonilson Mariano (PHS).