Notícias

Caminhada do Forró arrasta multidão e grandes shows marcaram o domingo do São João de Arcoverde

Por Nill Júnior

O domingo (22) foi de festa completa em Arcoverde, marcando a nona noite do São João 2025.

A programação começou logo no início da tarde com a tradicional Caminhada do Forró, que este ano reuniu mais de 40 mil pessoas no percurso de mais de 4 quilômetros entre a Rádio Agnus Dei e o Polo Multicultural. Seis trios elétricos embalaram o público ao som de muito forró, num trajeto que contou com a presença do prefeito Zeca Cavalcanti, da primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, além de diversas autoridades locais e estaduais.

Encerrada a Caminhada, o Polo Multicultural seguiu com uma noite de shows bastante aguardada. O primeiro a subir ao palco foi Geraldinho Lins, que deu as boas-vindas ao público com sucessos consagrados do forró. Na sequência, o grupo Coco Fulô do Barro trouxe a força da cultura popular, com um repertório que celebrou a identidade nordestina.

O cantor Nando Cordel manteve o ritmo com músicas que fizeram o público cantar e dançar, reforçando o clima de festa. Em seguida, Assisão subiu ao palco com sua energia característica, levando forró tradicional e arrastando ainda mais a multidão. Encerrando a programação da noite, a artista Silvia Regina apresentou um show especial, encerrando o domingo com muita animação.

“Com estrutura ampliada, segurança reforçada e uma programação diversificada, a Prefeitura de Arcoverde segue garantindo que o São João 2025 aconteça com organização e valorização das tradições culturais”, diz a municipalidade. A nona noite confirmou o sucesso da festa, consolidando Arcoverde como um dos principais destinos juninos de Pernambuco.

Outras Notícias

Afogados chega a 217 casos confirmados de Covid. Saúde diz que essa foi semana com menor número na curva histórica

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste sábado (08) foram registrados três casos novos para covid-19. Os mesmos encontravam-se em investigação. A cidade chegou a 217 confirmados, com 185 recuperados e sete óbitos. São 63 casos em investigação. “Hoje tivemos 09 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Registramos também […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste sábado (08) foram registrados três casos novos para covid-19. Os mesmos encontravam-se em investigação. A cidade chegou a 217 confirmados, com 185 recuperados e sete óbitos. São 63 casos em investigação.

“Hoje tivemos 09 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19. Registramos também a recuperação de um paciente após avaliação clínica e epidemiológica”, diz a nota.

Já são 185 (85,2%) pessoas recuperadas para covid-19 em no município. Atualmente, 25 casos estão ativos para a doença em Afogados.

Quinze casos na semana: Avaliando o número de casos por semana epidemiológica temos os seguintes resultados: SE 25 (19), SE 26 (16), SE 27 (32), SE 28 (37), SE 29 (24), SE 30 (21), SE 31 (24) e SE 32 (15). A semana 32 se encerra hoje e mostra uma tendência de diminuição no número de casos. A semana com um menor número de casos antes da atual foi a SE 24 (13).

Outras cidades: a Secretaria de Saúde de Sertânia informa, neste sábado (8), que 13 casos de Covid-19 foram registrados no município: dois com realização de testes rápidos e 11 com exames SWAB (UFPE e LACEN/PE). Foram DESCARTADOS 21 casos: quatro com realização de testes rápidos e 17 com realização de exames SWAB (UFPE e LACEN/PE). Sertãnia chegou a 297 casos confirmados, com 218 recuperados e dez óbitos.

O município de Tabira registrou mais dois casos, chegando a 342. Desses, 312 foram recuperados, com seis óbitos. O centro lidera o número de casos com 93, seguido de Brejinho (23), Cohab (22), Borborema (19), Brayner Colaço (18) e Florentino Leite (17).

 

 

MPPE cobra divulgação de plano de vacinação de municípios da região

No Pajeú, Flores, Serra Talhada e Triunfo devem disponibilizar dados nos sites oficiais. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde de Arcoverde, Custódia, Flores, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo, que disponibilizem informações sobre o plano de vacinação contra a […]

No Pajeú, Flores, Serra Talhada e Triunfo devem disponibilizar dados nos sites oficiais.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde de Arcoverde, Custódia, Flores, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo, que disponibilizem informações sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 em um site específico (ou aba específica de endereço eletrônico oficial) das páginas das respectivas Prefeituras na internet.

Conforme as recomendações, as informações que constarem nesses endereços devem ser claras e objetivas e conter todos os dados referentes ao Plano Nacional de Imunização, conforme previsto no artigo 14 da Medida Provisória 1026/2021. 

O portal também deverá conter informações relativas ao nome e grupo prioritário a que pertencem às pessoas já vacinadas, data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do responsável pela aplicação da vacina. 

Somado a isso, para propiciar o acesso amplo e contínuo à informação, em tempo real, por parte da população, da imprensa e dos órgãos de controle, tais dados deverão ser atualizados diariamente.

As recomendações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última segunda-feira (01/02).

Salgueiro e Sertânia na agenda de Raquel

Em seu último dia de compromissos no Sertão pernambucano, nesta sexta-feira (31), a governadora Raquel Lyra chega a Salgueiro, no Sertão Central. Ela vai anunciar que 440 famílias da cidade que estão em situação de vulnerabilidade alimentar vão passar a receber, cada uma, um litro de leite todos os dias. A agenda está marcada para […]

Em seu último dia de compromissos no Sertão pernambucano, nesta sexta-feira (31), a governadora Raquel Lyra chega a Salgueiro, no Sertão Central.

Ela vai anunciar que 440 famílias da cidade que estão em situação de vulnerabilidade alimentar vão passar a receber, cada uma, um litro de leite todos os dias.

A agenda está marcada para as 9h. Com isso, o Programa do Leite do Estado passa a atender a 25 municípios e 39 mil famílias.

Às 11h, a chefe do Executivo estadual entrega a restauração da PE-483 no trecho de 13,7 quilômetros que vai do entroncamento com a BR-232 até o distrito de Umãs, em Salgueiro. A requalificação da rodovia irá beneficiar diretamente mais de 62 mil moradores deste município.

À tarde, às 14h30, a governadora vai entregar a restauração da PE-265, rodovia que liga o município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, ao distrito de Pernambuquinho, no acesso ao município de Monteiro, na Paraíba.

A obra, que demandou um investimento de aproximadamente R$ 42,82 milhões, incluiu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização viária, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego.

Opinião: O dia seguinte

*Edilson Xavier Samuel Johnson escritor inglês vez alegou uma grande verdade: que nós só temos duas certezas na vida: a morte e pagar impostos e eu acrescentaria outra: conviver com corrupção generalizada que envergonha a todos nós, porque não ser redundante: generalizada em todos os níveis da Administração Pública. Por sua vez, o ex-governador Gustavo […]

*Edilson Xavier

Samuel Johnson escritor inglês vez alegou uma grande verdade: que nós só temos duas certezas na vida: a morte e pagar impostos e eu acrescentaria outra: conviver com corrupção generalizada que envergonha a todos nós, porque não ser redundante: generalizada em todos os níveis da Administração Pública.

Por sua vez, o ex-governador Gustavo Krause, ao escrever excelente artigo, alegou que os políticos nutrem desrespeito pela ética na politica, pois está cheia de espertos de toda ordem e exercem cargos públicos nos três níveis da Administração Pública para comprar mandatos, ostentar e enriquecer ilicitamente.

As confissões dos executivos de todas as empreiteiras mostradas ao vivo pela televisão brasileira mostraram em tempo real um verdadeiro filme de horror, em que se utilizam de todos os artifícios possíveis e imagináveis para extorquir do Poder Público nossos recursos que nos tirados na forma de impostos de toda ordem.

O que tem sido exibido com as confissões espontâneas dos colaboradores perante os procuradores da República e perante a Justiça Federal é de uma atuação criminosa que se perde na imensidão e comprovam á exaustão que a classe politica com raríssima exceção, está nos bolsos das empreiteiras e o que tem elevação de raridade e nos infunde quase perplexidade é o cinismo dos políticos que se exigem na televisão e nos programas partidários como se as gravíssimas denúncias não têm o condão de desmoralizá-los, dada a certeza de voltar a exercer os mesmíssimos cargos públicos nas próximas eleições.

Cheguei a escrever no inicio das investigações que o PT estava agindo como se fosse uma verdadeira organização criminosa. Todavia, com o tempo, lamentavelmente esse atitude à margem da lei se confirmou, e não só esse partido como a maioria ou quase todos que têm acento no Congresso Nacional – deputados e senadores – deveria ter seus respectivos registros cassados pela Justiça Eleitoral e fossem banidos da vida partidária.

É o que prescreve a Lei dos Partidos Políticos que utilizam recursos de origem duvidosa e não declarados. As declarações da cúpula das empreiteiras e de ex-diretores da Petrobras colocam na cena do crime todos os políticos importantes que nos enganaram por muito tempo: Lula, Aécio, Alckmin, Temer e tantos outros que se acham os homens mais honestos.

E agora em quem votar em 2018 se esse bando de cínicos e desonestos provavelmente ficarão fora da eleição? Observem o que nos restará para o voto para presidente: uma evangélica fanática, como Marina, um desajustado como Ciro, um casacudo riquinho de São Paulo, o Dória, e agora pelas pesquisas aquele sempre gostou de golpe militar o Bolsonaro. Pelo jeito, salve-se quem puder, que com a classe política que temos esse país continuará nesse imenso atoleiro moral.

*Edilson Xavier, é ex-presidente da Câmara Municipal e da OAB de Arcoverde.  

Comunidade espera crescimento de Algodões com projeto do ProRural

Uma solução fácil e de baixo custo vai fortalecer o abastecimento de água no distrito de Algodões, município de Sertânia, e pode contribuir para o crescimento da região. Uma parceria entre o ProRural, a Compesa, a Prefeitura da cidade e a Associação dos Moradores de Algodões vai levar a água da adutora do Moxotó II […]

Texto e fotos – Rossana Fonseca

Uma solução fácil e de baixo custo vai fortalecer o abastecimento de água no distrito de Algodões, município de Sertânia, e pode contribuir para o crescimento da região. Uma parceria entre o ProRural, a Compesa, a Prefeitura da cidade e a Associação dos Moradores de Algodões vai levar a água da adutora do Moxotó II para as torneiras de aproximadamente 1100 casas.

Com a solução encontrada, um desvio da adutora para a caixa d’água do distrito, será disponibilizado para a população o acréscimo de mais cinco litros de água por segundo, que equivale a uma vazão de 36 metros cúbicos de água por hora para os moradores do local. A população que hoje recebe a água que vem da Bacia do Rio Jatobá, três dias por semana, terá o abastecimento diário regularizado.

Segundo o presidente a associação, Cândido José da Siqueira Rocha, o recurso hídrico representa crescimento para pequenos lugarejos. “De 2011 até hoje mais de 40 casas foram construídas em Algodões por causa da chegada da água. Com o aumento do abastecimento, com certeza o distrito vai crescer ainda mais”, profetiza Rocha.

O projeto do ProRural terá o investimento de aproximadamente R$ 32 mil para construção da base de assentamento dos filtros e a infraestrutura necessária (verba já liberada para a Associação), a Compesa vai fornecer os filtros, clarificador, tubos e todo o necessário para a operacionalização e gestão do sistema e a Prefeitura colaborará com a estação. Uma ação conjunto que deve mudar a realidade local dentro de 60 dias.

O representante dos moradores do local lembra ainda que o Governo do Estado, através do ProRural e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) tem contribuído muito para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, pois foi responsável para construção da Barragem de Algodões, em 1998, e pela construção de 60 banheiros em 2016.