Notícias

Câmara de Serra Talhada deve livrar Carlos Evandro da forca política

Por Nill Júnior

Assim como fez com Luciano Duque há poucos dias, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada pode livrar mais um político das garras do TCE e consequências da rejeição de contas. Ela avalia hoje as contas do ex-prefeito Carlos Evandro (PSB), referentes ao exercício de 2012.

O blog acompanhou o passo-a-passo das contas. Em julho de 2015, a Primeira Câmara do TCE julgou irregulares as contas de 2012 do ex-prefeito. A votação foi por unanimidade. A relatora foi a Conselheira Alda Magalhães. Naquela data, o blog noticiou que Carlos Evandro já havia tido as contas referentes ao ano de 2006 rejeitadas. Já as contas de 2008 e 2007 foram rejeitadas também pela Câmara de Vereadores, o que fez Carlos ficar inelegível.

Em dezembro do ano passado, o Pleno do TCE julgou Recurso Ordinário impetrado pelo ex-prefeito. O Pleno da Corte de Contas, à unanimidade, preliminarmente, conheceu do Recurso Ordinário e, no mérito, deu-lhe Parcial Provimento para afastar das razões que levaram à rejeição o não recolhimento integral das contribuições previdenciárias, mantendo os demais termos da deliberação atacada. Ou seja, manteve a rejeição.

Mas é justamente o afastamento das razões ligadas a recolhimento de contribuição previdenciária em que deverão se apegar os vereadores que, em sua maioria, sinalizam que vão votar contra o parecer do Tribunal. Assessores de Carlos dizem que a aprovação será determinante no desejo do ex-prefeito que colocar o nome na discussão sucessória em 2020. Na oposição, ele disputa espaço com Victor Oliveira, que foi candidato em 2016.

Outras Notícias

Sebrae e CDL realizam Workshop Líder Coach 2018

Com realização do Sebrae em parceria com a CDL Afogados da ingazeira, ocorreu entre os dias 01, 02, 15 e 16 de outubro de 2018, o curso em Workshop Líder Coach. Nos encontros foram reunidos empresários e líderes administrativos para que trabalhem novas ferramentas para liderar o corpo de colaboradores das empresas representadas. O processo […]

Com realização do Sebrae em parceria com a CDL Afogados da ingazeira, ocorreu entre os dias 01, 02, 15 e 16 de outubro de 2018, o curso em Workshop Líder Coach.

Nos encontros foram reunidos empresários e líderes administrativos para que trabalhem novas ferramentas para liderar o corpo de colaboradores das empresas representadas.

O processo reuniu ferramentas, técnicas e provocações para identificar os pontos positivos que devem ser valorizados, assim como os pontos negativos do profissional que precisam ser superados.

O objetivo esteve na contribuição no desenvolvimento de uma habilidade fundamental aos bons líderes: relacionamento interpessoal. O líder que se comunica e se relaciona bem com seus liderados, pares, superiores, fornecedores e clientes.

Aprovado regime estatutário dos agentes de saúde e de endemias de Afogados da Ingazeira

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na sessão desta terça-feira (9) o Projeto de Lei Complementar nº 05/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui o regime jurídico e administrativo estatutário dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no município. A votação do projeto no Plenário Cirene de […]

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na sessão desta terça-feira (9) o Projeto de Lei Complementar nº 05/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui o regime jurídico e administrativo estatutário dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no município.

A votação do projeto no Plenário Cirene de Lima Alves foi acompanhado por dezenas de agentes de saúde e de endemias convocados pelo SINDRACS – Sindicado Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco, sendo aprovado por unanimidade pela casa legislativa.

O blog conversou com o presidente do SINDRACS, Jota Oliveira, e com o presidente da Câmara Municipal, Rubinho do São João, sobre a aprovação do projeto. Na oportunidade, Rubinho comentou ainda a filiação ao PSB do prefeito Alessandro Palmeira. As informações são do Blog Juliana Lima.

Infarto mata o ex-vereador Zé Nazário

Um infarto fulminante tirou a vida do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Zé Nazário. Ele tinha 70 anos. Nazário fazia a barba em casa segundo relato de familiares quando sentiu-se mal. Ele foi levado às pressas para o Hospital Regional Emília Câmara, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo. Zé […]

Zé Nazário e o filho Frankilin: morte por infarto fulminante

Um infarto fulminante tirou a vida do vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Zé Nazário. Ele tinha 70 anos.

Nazário fazia a barba em casa segundo relato de familiares quando sentiu-se mal. Ele foi levado às pressas para o Hospital Regional Emília Câmara, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo. Zé Nazário é pai do ex-vereador e também ex-presidente Frankilin Nazário, que renunciou este ano.

Velório e sepultamento: o Presidente da Câmara Igor Sá Mariano noticiou que a sessão prevista para esta terça está cancelada em virtude do falecimento. O velório acontece na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. O sepultamento acontece às 17h no Cemitério São Judas Tadeu.

José Tenório de Morais, Zé Nazário era policial civil aposentado. Militou politicamente por décadas em Afogados da Ingazeira. Foi vereador em mais de um mandato e chegou a ocupar a Presidência da Câmara. seu filho, Frankilin, herdou seu espólio político, a ponto de se apresentar para os eleitores como Frankilin de Zé Nazário. A última eleição que disputou foi em 2004, ficando na suplência após receber 475 votos.

O Prefeito José Patriota decretou luto oficial de três dias. “Quero externar o meu profundo sentimento pela perda, tão inesperada quanto repentina, do meu amigo José Nazário. Ex-Vereador, Ex-Presidente da Câmara, partilhei de sua amizade e do seu convívio, desde quando, juntos, fomos vereadores constituintes, no início dos anos 80.
Que Deus dê conforto à família enlutada para que possa mitigar seu sofrimento com a partida, e que acolha a alma do querido amigo José Nazário em um bom lugar”.

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, em nome do seu Presidente Igor Mariano, vem a público demonstrar o mais profundo sentimento pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, José Nazário. Desejamos que Deus conforte toda sua família neste momento de profunda dor, em especial o também ex-presidente desta casa, Franklin Nazário. A Câmara aproveita para informar à população afogadense que sua sessão ordinária que seria realizada amanhã esta cancelada.

Homenagem – No último dia 13 de setembro o ex-presidente foi homenageado pela Câmara de Vereadores. Uma das salas administrativas do Poder Legislativo carrega seu nome, por escolha dos próprios servidores da câmara. “A melhor decisão que tomamos foi homenagear ele em vida, seu legado será pra sempre lembrado”, destacou Igor Mariano.

A vereadora Aline Mariano emitiu nota de pesar:  “venho me solidarizar com os familiares e amigos do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Zé Nazário. Homem, sério, honesto e cumpridor de seus deveres, faleceu aos 70 anos, vítima de infarto fulminante.

Zé Nazário deixa saudades àqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Pedimos a Deus que conforte o coração de todos neste momento de dor. A Frankilin Nazário, seu filho, também político sertanejo que herdou a vocação para a vida pública, manifesto meus mais sinceros pêsames”.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Afogados da Ingazeira, em nome de todo comércio local, manifestou o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara. “Eleito mais de um mandado como vereador, atuou na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, contribuindo com o desenvolvimento de nosso município. Neste momento, a CDL se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda”.

Márcia e Faeca cumprem agenda na zona rural de Serra Talhada

A candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada, Márcia Conrado, dedicou o domingo, 15 de setembro, a uma intensa agenda de compromissos, especialmente na zona rural. Ao lado de Faeca Melo, Márcia visitou eleitores e reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da capital do xaxado. O dia começou com o “Café das […]

A candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada, Márcia Conrado, dedicou o domingo, 15 de setembro, a uma intensa agenda de compromissos, especialmente na zona rural. Ao lado de Faeca Melo, Márcia visitou eleitores e reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da capital do xaxado.

O dia começou com o “Café das Arretadas”, evento organizado pelo grupo Arretadas do Sertão, que reuniu mulheres para discutir temas relacionados ao empoderamento feminino, ao lado da candidata a vereadora Vera Gama.

“Esse contato mais próximo com o povo é o que me dá ainda mais força para seguir transformando nossa Serra”, destacou Márcia Conrado. “A energia e o carinho que recebo em cada local me emocionam e reforçam nosso compromisso de avançar cada vez mais juntos”, frisou.

No Riacho do Bode, Márcia foi recebida por Gilliard, candidato a vereador, enquanto na Fazenda Surubim o anfitrião foi Helano Peixoto, também postulante a uma vaga na câmara.

No Assentamento Virgulino, a reunião contou com a presença de Sandra, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde foram discutidos temas relacionados à agricultura familiar e aos direitos dos assentados.

Para encerrar o dia, a candidata levou o “Rolê M13” ao Poço da Cerca, em Serrinha, onde foi acolhida com muita animação pela comunidade local.

Carnaíba recebe ação da Neoenergia Pernambuco 

Os clientes da Neoenergia Pernambuco que residem em Carnaíba terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED a partir desta semana. A troca será feita por equipes da distribuidora que estarão em um ponto fixo na Rua Manoel de Queirós Lima, na Praça de Eventos do município. As trocas serão realizadas de […]

Os clientes da Neoenergia Pernambuco que residem em Carnaíba terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED a partir desta semana. A troca será feita por equipes da distribuidora que estarão em um ponto fixo na Rua Manoel de Queirós Lima, na Praça de Eventos do município. As trocas serão realizadas de terça-feira (14) a quinta-feira (16) das 8h30 até às 16h30.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão. 

O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.

A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular.

Critérios para participar: ser cliente residencial ou rural-residencial; ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); apresentar a conta de energia do mês anterior; não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Pernambuco nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas); entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).