Brejinho: Prefeitura concluiu aração de terras dos agricultores
Por André Luis
Em 2022, o Município de Brejinho chegou à marca de 420 propriedades atendidas de pequenos agricultores familiares beneficiados com a aração de terra, contabilizando aproximadamente 1.000 horas maquinas de prestação de serviços, em prol do homem do campo.
A realização foi um sucesso, graças ao esforço da gestão municipal que em 2021, adquiriu mais 04 maquinas para o município, onde agora conta, com um total de 06 tratores agrícolas, para atender os agricultores rurais em tempo hábil.
O último domingo (13/02), foi marcado pelo ato simbólico de conclusão dos serviços, onde se fizeram presentes na localidade sitio baixio do Sampaio do município, o prefeito Gilson Bento, o vice Josinaldo Alves, a secretária de agricultura Aurivoneide Santos, secretários de outras pastas, vereadores, operadores das máquinas responsáveis pelo trabalho e diversos agricultores beneficiados que aproveitaram a ocasião para agradecer a Deus por mais um ano de plantio.
Com o tema “Cem anos de poesia. Tudo que reluz é Louro”, tem sequencia neste final de semana a festa em homenagem ao Centenário de nascimento do repentista e poeta Lourival Batista, o Louro do Pajeú, falecido em 1992. A programação festiva envolve apresentações musicais, exposições, recitais poéticos e várias atividades abertas ao público, até […]
Com o tema “Cem anos de poesia. Tudo que reluz é Louro”, tem sequencia neste final de semana a festa em homenagem ao Centenário de nascimento do repentista e poeta Lourival Batista, o Louro do Pajeú, falecido em 1992.
A programação festiva envolve apresentações musicais, exposições, recitais poéticos e várias atividades abertas ao público, até o dia 6 de janeiro. A abertura aconteceu ontem com apresentação dos cantadores Valdir Teles e Diomedes Mariano, pré-lançamento do DVD “Canção do Tempo”, do grupo Em Canto e Poesia, shows instrumentais e encerrada com o Sexteto de Três e o Expresso Pau de Arara.
Hoje na programação tem os cantadores Lázaro Pessoa e Arnaldo Pessoa, recital com Felipe Júnior e Vinícius Gregório, lançamento dos livros: São José do Egito ou o Reino dos cantadores, etc, coisa e tal, de Zé Rabelo e Pífanos do Agreste, da Página 21.
Haverá ainda recital e Canto com Luciana Rabelo e ainda shows musicais com Tonfil, Maciel Melo e Xangai, entre outras atrações. Neste domingo, dentre as atrações tem Bráulio Tavares, Bia Marinho, Vital Farias e Vates e Violas.
É óbvio que ainda não há como aferir os efeitos das medidas mais restritivas em cinco dos últimos dez dias em treze cidades do Pajeú e Moxotó. Claro que em alguns momentos do dia de hoje, foi difícil e complexo lidar com as filas em bancos e lotéricas. Mas pode-se dizer que, em resposta a […]
É óbvio que ainda não há como aferir os efeitos das medidas mais restritivas em cinco dos últimos dez dias em treze cidades do Pajeú e Moxotó.
Claro que em alguns momentos do dia de hoje, foi difícil e complexo lidar com as filas em bancos e lotéricas. Mas pode-se dizer que, em resposta a quem amanheceu de câmera na mão, pregando e torcendo pro caos e desordem, o dia foi menos traumático do que se imaginava. Os que torcem para o dinheiro vencer a luta por salvar vidas saíram um pouco frustrados.
Todos os dias, diante do caráter regional do município de Afogados da Ingazeira há um número importante de pessoas procurando bancos, lotéricas e consumindo aqui. É isso aliás que faz a força do nosso comércio.
Era obvio que a procura hoje seria maior, mas o trabalho de MP, prefeitos, guarda municipal e privada conseguiu ordenar na maior parte do tempo. Mesmo nas filas longas havia espaçamento, salvo exceções.
O mais importante é que, despidos de medo de perder o que nos sobra, por nossa posição política ou editorial, do lado em que se está, reconhecer que esse foi o esforço possível para salvar nosso bem mais fundamental, a vida. Só quem tem outros interesses ou não consegue enxergar a dor de quem é vitimado por isso, só os desalmados, criticam espumando ódio.
Há muitos comerciantes críticos, com observações pertinentes, que estão pagando parte da conta com seus colaboradores, mas que tem um coração e não uma máquina registradora entre as costelas.
Essa crise revelou parte da sociedade em que vivemos. Irmãos se degladiando por dinheiro, filhos descuidando dos pais, mais amor ao dinheiro que à vida. Dinheiro é importante quando a gente manda nele e não o contrário.
Assim, toda a solidariedade aos irmãos do comércio e de todos os setores. Àqueles mais vulneráveis socialmente contem conosco. Temos que acudí-los diante desse efeito colateral, enquanto a vacina não vem.
E à iniciativa, dê resultado estatístico ou não (tudo indica que dará) nosso reconhecimento. Nunca foi nem será fácil. Saudações a quem tem coragem na defesa das vidas até dos críticos, com muitos infelizmente tendo perdido parentes para uma doença que minimizavam.
Não se negocia com a luta de salvar vidas. Essa máxima deveria guiar a todos, mas não chega onde a ganância lhe bate a porta…
Quem assume seu lugar é Eduíno Filho O Secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jarbas Oliveira, caiu da função na gestão Wellington Maciel. Jarbas e o prefeito foram alvo de representação eleitoral contra abuso de poder político. O candidato a deputado estadual Luciano Rodrigues Pacheco também foi alvo. Segundo denúncia de Israel Rubis, em […]
O Secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jarbas Oliveira, caiu da função na gestão Wellington Maciel.
Jarbas e o prefeito foram alvo de representação eleitoral contra abuso de poder político.
O candidato a deputado estadual Luciano Rodrigues Pacheco também foi alvo.
Segundo denúncia de Israel Rubis, em um evento político realizado na cidade, no último dia 2 de setembro, o prefeito promoveu um arrastão em prol de Pacheco, seguido por um comício e inauguração do comitê do candidato a estadual.
Um ônibus que presta serviços à Secretaria de Serviços e Meio Ambiente foi utilizado para transportar eleitores até o local, bem como os ônibus contratados pela Secretaria de educação.
A Desembargadora Virgínia Gondim Dantas concedeu a liminar, determinando ao Secretário apresentar as imagens do pátio da Secretaria no dia do evento, , para ver a saída e entrada de veículos.
A dúvida é se a exoneração foi causada pelo ato do Secretário, ou um álibi para a defesa de Wellington Maciel e Luciano Pacheco.
Ainda há a possibilidade de acomodação política, já que quem assume seu lugar é Eduíno Filho, que anunciou apoio a Luciano Pacheco. O famoso dois coelhos de uma cajadada só.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para permitir a entrada de qualquer pessoa no Congresso Nacional durante a análise e votação da reforma da Previdência, nesta semana. Segundo o ministro, o povo tem o direito e o dever de fiscalizar os parlamentares, cujas decisões terão impacto direto em suas vidas. “O […]
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para permitir a entrada de qualquer pessoa no Congresso Nacional durante a análise e votação da reforma da Previdência, nesta semana. Segundo o ministro, o povo tem o direito e o dever de fiscalizar os parlamentares, cujas decisões terão impacto direto em suas vidas.
“O direito de acesso e acompanhamento dos trabalhos legislativos no âmbito do Congresso Nacional é consequência do comando constitucional previsto no artigo 1º da Carta Magna, o qual dispõe que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem por fundamentos: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político”, afirmou o ministro.
A decisão atende a um pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da seccional da entidade no DF contra ordem do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que havia restringido o acesso às dependências do Legislativo. Segundo a OAB, a direção da Câmara impediu a participação democrática no acompanhamento da tramitação da PEC 287/2016.
Para Fachin, impedir o acesso de cidadãos ao Congresso vai contra a cidadania e dignidade. Segundo o ministro, os eventuais excessos, que impeçam as discussões e deliberações podem e devem ser contidos, mas não podem impossibilitar o exercício da liberdade de ir e vir.
Reforma da Previdência
Nesta terça-feira (9/5), a Comissão Especial da Reforma da Previdência concluiu a votação dos destaques ao relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA). Agora, o texto está liberado para ser levado ao plenário da Câmara. A expectativa é que a votação ocorra nos dias 24 e 31 de maio, em dois turnos.
Por causa do tumulto na sessão na semana passada, a votação desta terça ocorreu em meio à segurança reforçada na Câmara. O prédio foi cercado por grades e o esquema teve a participação de policiais militares, do Batalhão de Choque e da Força Nacional de Segurança.
Blog do Magno A escolha do postulante petista à sucessão estadual em 2018 poderá não acontecer mais este mês, conforme havia sido deliberado na resolução de julho deste ano, pelo Diretório do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. É que o PT nacional irá divulgar nos próximos dias o calendário com as definições eleitorais que servirá […]
A escolha do postulante petista à sucessão estadual em 2018 poderá não acontecer mais este mês, conforme havia sido deliberado na resolução de julho deste ano, pelo Diretório do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. É que o PT nacional irá divulgar nos próximos dias o calendário com as definições eleitorais que servirá de referência para todos os estados do país.
Por hora, as articulações no estado ficam freadas e o cenário para a próxima eleição continuará embaçado. O PT nacional tem flertado com o governo Paulo Câmara, com o aval do ex-presidente Lula, enquanto nomes como a vereadora Marília Arraes e o senador Humberto Costa tentam se viabilizar para a disputa.
Nos bastidores, Marília diz que não trabalha com a hipótese de subir no palanque de Paula Câmara e, na Câmara Municipal do Recife, faz oposição ferrenha ao PSB do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara. Humberto, por sua vez, corre por fora para garantir que a chapa petista seja com o seu nome na cabeça.
A resolução
Em 30 de julho de 2017, o PT estadual decidiu, em resolução, que vai apresentar uma candidatura própria do PT-PE ao Governo do Estado, em oposição ao governo do PSB, “para que Pernambuco retome os rumos de seu crescimento social e econômico e seja resgatado das ameaças e atrasos impostos por uma gestão ineficiente e omissa, bem como para defender a democracia e os direitos dos pernambucanos(as)”.
Estabeleceu, também como prioridade, as candidaturas para o Poder Legislativo, com vistas a preservar o mandato petista no Senado, a recuperação da bancada de deputados federais e a ampliação da bancada de deputados estaduais.
Você precisa fazer login para comentar.