Notícias

Brejinho celebra Dia Municipal do Rio Pajeú com programação especial 

Por André Luis

Brejinho se prepara para celebrar o Dia Municipal do Rio Pajeú nos dias 13 e 14 de setembro, conforme estabelecido pela Lei N° 617/2024. A programação, que promete envolver a comunidade local e especialistas da região, será marcada por seminários, bençãos, atos solenes e mesas redondas focadas na importância do rio para a convivência com o semiárido e sua relevância histórica e geográfica.

Na sexta-feira, 13 de setembro, a celebração se inicia às 8h com um seminário sobre a importância do Rio Pajeú para a convivência com o semiárido, a partir da política de gestão de recursos hídricos. O evento será mediado por Ricardo Góes, da Diaconia, e contará com a participação de Fabricia Gomes e Abrahão Filho, ambos do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGP), Fernando Acioli da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), e Aurivoneide Santos, Secretária de Agricultura de Brejinho. Este encontro visa discutir as estratégias de preservação e uso sustentável do Rio Pajeú, que desempenha um papel crucial no abastecimento e na manutenção do ecossistema local.

A programação continua no sábado, 14 de setembro, com uma série de atividades que se iniciam às 8h com a bênção da nascente do Rio Pajeú, conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio. Este ato espiritual visa reforçar a importância do rio não apenas como um recurso natural, mas como um símbolo de vida e fé para as comunidades que dependem dele.

Às 9h, haverá um ato solene realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGP), reconhecendo a contribuição histórica do rio para a região. Em seguida, às 14h, uma mesa redonda será realizada para discutir os aspectos históricos e geográficos do Rio Pajeú. A mesa será mediada por Saulo de Tárcio Duarte e contará com a participação de renomados especialistas, incluindo Alberto Rodrigues, Augusto Martins, Abrahão Filho, Hesdras Souto (todos do IHGP), Ita Porto (do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú – COBH Pajeú), Joselita (Nininha) do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de Adriano Dantas e Aurivoneide Santos, representando a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura de Brejinho, respectivamente.

Outras Notícias

Ingleses saem encantados com sabores do Sertão

A equipe do programa The Fabulous Baker Brothers (“Os Fabulosos Irmãos Padeiros”, em português), da TV inglesa, está se despedindo do Pajeú encantada com o que viu e sentiu na região. Eles visitaram comunidades apoiadas pela Diaconia e a agência de cooperação Tearfund. Esta manhã, estiveram no Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Fica uma lição interessante: […]

Fotos: Cláudio Gomes
Fotos: Cláudio Gomes

A equipe do programa The Fabulous Baker Brothers (“Os Fabulosos Irmãos Padeiros”, em português), da TV inglesa, está se despedindo do Pajeú encantada com o que viu e sentiu na região. Eles visitaram comunidades apoiadas pela Diaconia e a agência de cooperação Tearfund. Esta manhã, estiveram no Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Fica uma lição interessante: enquanto muitos sertanejos recorrem a enlatados e por conta disso adoecem nas filas de hospitais, Tom Herbert, apresentador do programa, saiu encantado com os sabores que encontrou.

Claudio Gomes-5

Dentre as sensações que julga, levará para a Inglaterra, está o sabor de nossas frutas típicas, especialmente manga e umbu. O grupo veio conhecer iniciativas de convivência com o Semiárido e a organização de grupos comunitários de mulheres, que geram renda a partir da produção e comercialização de alimentos (panificação e beneficiamento de polpas e doces), a partir do projeto Semiá.

Visitou as comunidades em Afogados da Ingazeira, Tabira e Carnaíba e retorna hoje a Inglaterra. Herbert saiu encantado com as experiências dos Quilombolas da comunidade Abelha onde participou da fabricação de pães com as mulheres, do biodigestor, com o qual gera gás de cozinha a partir de estrume de vaca e da comunidade Cachoeira Grande (que trabalha no beneficiamento de frutas com foco no umbu nativo).

PT de Petrolina repudia homenagem da Câmara a Bolsonaro: “afronta à democracia”

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolina divulgou, nesta quinta-feira (3), uma nota de repúdio contra a decisão da maioria dos vereadores da cidade que aprovou a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a nota, a homenagem representa um “escárnio” e “afronta […]

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolina divulgou, nesta quinta-feira (3), uma nota de repúdio contra a decisão da maioria dos vereadores da cidade que aprovou a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a nota, a homenagem representa um “escárnio” e “afronta direta à democracia e à justiça brasileira”.

Segundo o texto assinado pelo PT local, a decisão da Câmara ocorre justamente na semana em que se marca o 61º aniversário do golpe militar de 1964, regime que, conforme lembra a nota, foi responsável por “sequestros, torturas e assassinatos de brasileiras e brasileiros”. Para o partido, homenagear Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, é “macular a imagem da Câmara Municipal” e desrespeitar a memória das vítimas da ditadura.

A legenda também destacou as consequências da gestão do ex-presidente durante a pandemia de Covid-19. Segundo o comunicado, “as inúmeras vidas perdidas em nossa cidade” foram agravadas pelo “negacionismo propagado” por Bolsonaro. A nota classifica como “inaceitável” que o ex-mandatário receba qualquer tipo de honraria da comunidade petrolinense.

“Medidas desesperadas para manter uma falsa imagem de um conservadorismo de extrema-direita possam ser adotadas por seus aliados”, aponta o documento, ao comentar as possíveis motivações políticas da homenagem. Para o PT, essas ações não apagariam os fatos nem as acusações que pesam contra o ex-presidente.

A nota também elogia a postura do vereador Gilmar Santos e dos parlamentares que votaram contra a homenagem, classificando-os como defensores da democracia e da justiça social. “Reiteramos nosso repúdio à decisão da maioria da Câmara de Vereadores e reafirmamos que não haverá anistia para os golpistas”, conclui o texto. Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de Repúdio do Partido dos Trabalhadores de Petrolina

A direção municipal do Partido dos Trabalhadores em Petrolina manifesta seu veemente repúdio à decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal de Vereadores que, neste dia 3 de abril, concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao indivíduo investigado pelo Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro.

Na semana em que se marca o 61º aniversário do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura militar responsável por sequestros, torturas e assassinatos de brasileiras e brasileiros, a Câmara Municipal de Petrolina toma uma decisão que macula sua própria imagem e a memória daqueles que lutaram contra o regime autoritário.

É inaceitável que uma figura repugnante, recentemente tornada réu pelo STF por tentativa de golpe de Estado, receba qualquer honraria da comunidade petrolinense. Tal ato desconsidera os princípios democráticos e afronta a justiça.

Não podemos esquecer as inúmeras vidas perdidas em nossa cidade durante a pandemia de Covid-19, em decorrência do negacionismo propagado pelo então presidente. Os votos favoráveis à concessão dessa honraria a Bolsonaro representam um escárnio para com essas vítimas, seus familiares e amigos, demonstrando insensibilidade diante da dor coletiva.

Compreendemos que, diante da iminente responsabilização judicial do ex-presidente, medidas desesperadas para manter uma falsa imagem de um conservadorismo de extrema-direita possam ser adotadas por seus aliados. Contudo, tais manobras não apagarão os fatos e as graves acusações que pesam sobre ele.

Reiteramos nosso repúdio à decisão da maioria da Câmara de Vereadores e, ao mesmo tempo, saudamos a postura do vereador Gilmar Santos e de todos aqueles que se mantêm firmes na defesa da democracia, da paz, da justiça social e de um futuro mais promissor para o povo brasileiro.

Reafirmamos que, assim como não haverá anistia para os golpistas, o povo brasileiro e petrolinense também não perdoará aqueles que atentam contra a democracia e os direitos conquistados com tanta luta.

Sem anistia para os golpistas!

Bolsonaro na cadeia!

Partido dos Trabalhadores, Petrolina.

3 de abril de 2025

Ibope: 81% aprovam abertura de processo para investigar Temer

Uma pesquisa do Ibope encomendada pela ONG Avaaz avaliou o posicionamento dos eleitores brasileiros sobre a atuação dos deputados federais na sessão de votação que pode definir a abertura de um processo contra o presidente Michel Temer. A votação está marcada para quarta-feira (2) no plenário da Câmara. O Ibope Inteligência perguntou aos entrevistados: “o […]

Uma pesquisa do Ibope encomendada pela ONG Avaaz avaliou o posicionamento dos eleitores brasileiros sobre a atuação dos deputados federais na sessão de votação que pode definir a abertura de um processo contra o presidente Michel Temer.

A votação está marcada para quarta-feira (2) no plenário da Câmara.

O Ibope Inteligência perguntou aos entrevistados: “o senhor ou senhora acredita que os deputados federais devem votar a favor ou contra abertura do processo que torna o presidente Michel Temer réu por crime de corrupção?”

Para  81%, a votação deve ser a favor, contra 14% que afirmaram que o voto deve ser contrário e 5% que não sabe ou não responderam.

O Ibope ouviu 1 mil pessoas por telefone entre os dias 24 e 26 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Marconi Santana é ovacionado em apresentação de pré-candidatos

Do Blog do Finfa Em evento que mais parecia uma convenção, Marconi Santana foi ovacionado por uma multidão que compareceu ao local com uma energia contagiante e com sentimento de unidade. A realização de plenária para elaboração do plano de governo 2025/2028 se deu de uma forma participativa e democrática. No ensejo, foi apresentado o […]

Do Blog do Finfa

Em evento que mais parecia uma convenção, Marconi Santana foi ovacionado por uma multidão que compareceu ao local com uma energia contagiante e com sentimento de unidade.

A realização de plenária para elaboração do plano de governo 2025/2028 se deu de uma forma participativa e democrática.

No ensejo, foi apresentado o pré candidato a prefeito, o jovem, ex secretário de Infraestrutura e Governo, irmão do ex-vereador, Alberto Ribeiro (in memorian), Giba Ribeiro e o vereador Diassis, do Distrito de Fátima, para pré-candidato a vice e os pré-candidatos a vereadores.

Debate na Cultura reuniu candidatos de Serra pela última vez antes do pleito

Por ser o último, o Debate da Cultura FM, ancorado por Anderson Tennens com os candidatos a Prefeitura de Serra Talhada era o mais aguardado. Juntos, Luciano Duque, Otoni Cantarelli e Victor Oliveira estiveram por mais de uma hora debatendo temas ligados à Capital do Xaxado. Não faltou a troca de acusações e sequência de […]

Fotos: Cultura FM
Fotos: Cultura FM

Por ser o último, o Debate da Cultura FM, ancorado por Anderson Tennens com os candidatos a Prefeitura de Serra Talhada era o mais aguardado. Juntos, Luciano Duque, Otoni Cantarelli e Victor Oliveira estiveram por mais de uma hora debatendo temas ligados à Capital do Xaxado. Não faltou a troca de acusações e sequência de farpas do debate realizado na Vilabela FM.

O tema mais polêmico partiu da acusação de Duque de que o presidente do PR de Serra Talhada, Allan Pereira Sá, seria lotado no Gabinete de Fernando  Monteiro, suplente de Sebastião Oliveira em  Brasília e, ao contrário do expediente a serviço da Câmara,  atuava na coordenação da campanha de Victor.

14433120_1490435554303550_9074853967796786280_nVictor também bateu, afirmando que havia farra com  verba de gabinete na Prefeitura. “Os gastos são de R$ 3,5 milhões por ano”, criticou. Outra crítica, que já tinha se revelado no curso da campanha, foi de que obras em Serra Talhada beneficiariam um shopping na cidade, sendo construído e tendo como de um irmão de Duque. Sobrou para Inocêncio Oliveira também, lembrado por Duque pela acusação de manter trabalho escravo no Maranhão.

Já Otoni Cantareli era, quando possível, usado de “escada” por Victor e Duque. A proposta mais contundente foi de concurso público, favorecendo a meritocracia.

Ao blog, o comunicador Anderson Tennens avaliou o debate como positivo. “Os candidatos avaliaram de forma positiva o debate. Foram três blocos, com perguntas e respostas temáticas, perguntas dos ouvintes e perguntas de candidatos para candidatos. Serviu para ajudar o eleitor a tirar suas dúvidas em quem votar” disse.