Notícias

Bolsonaro ficará internado para tratamento clínico, diz hospital, sem confirmar previsão de cirurgia

Por André Luis

Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passará inicialmente por um “tratamento clínico conservador” para os problemas intestinais, sem a previsão de cirurgia de emergência, informou na noite desta quarta-feira (14) o hospital Vila Nova Star, onde ele deu entrada por volta das 19h30.

Em nota à imprensa, o hospital afirmou que Bolsonaro foi submetido a avaliações clínica, laboratoriais e de imagem e que a equipe médica decidiu dar andamento a ações de tratamento que não envolvem, ao menos por ora, uma operação.

Segundo o comunicado, o presidente foi “diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal”, mais cedo, no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O quadro está relacionado à obstrução de partes do intestino.

“Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador”, afirmou o hospital.

A nota, assinada pelo médico-cirurgião Antônio Macedo e por mais quatro médicos responsáveis pelo tratamento do presidente, não informa quanto tempo vai durar a internação.

A ambulância com o presidente chegou ao hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, às 19h37. O comboio presidencial partiu do aeroporto de Congonhas, onde a comitiva desembarcou.

Pela manhã, Bolsonaro foi internado no HFA (Hospital das Forças Armadas), na capital federal. A transferência foi decidida após a avaliação de Macedo, que foi chamado a Brasília.

“Após exames realizados no HFA, em Brasília, o dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdome do presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo, onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência”, afirmou a Secretaria Especial de Comunicação Social, em comunicado.

Bolsonaro falou nas redes sociais sobre seu estado de saúde. No momento em que acena com uma trégua no discurso radical e nos ataques aos Poderes, ele aproveitou para criticar o PT e o PSOL, seus adversários políticos.

“Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia”, escreveu.

“Peço a cada um que está lendo essa mensagem que jamais desista das nossas cores, dos nossos valores! Temos riquezas e um povo maravilhoso que nenhum país no mundo tem. Com honestidade, com honra e com Deus no coração é possível mudar a realidade do nosso Brasil. Assim seguirei!”.

No texto, com forte conotação política, Bolsonaro afirmou que pretende seguir atuando para “tirar o país de vez das garras da corrupção, da inversão de valores, do crime organizado, e para garantir e proteger a liberdade”.

A internação ocorre após o presidente escalar a retórica golpista. Nos últimos dias, ele questionou a lisura das eleições, criticou as urnas eletrônicas e disse que, sem voto auditável, não haverá pleito em 2022.

Outras Notícias

“Eu sou Bolsonaro”, anuncia secretário de Márcia Conrado

Farol de Notícias O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do governo Márcia Conrado, Carlito Godoy, desabafou em entrevista nesta sexta-feira (01.10) ao programa Falando Francamente, na TV Farol no YouTube, e declarou que é um bolsonarista dentro do governo do PT em Serra Talhada.  Carlito tentou justificar dizendo que se sentiu traído pelo ex-presidente […]

Farol de Notícias

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do governo Márcia Conrado, Carlito Godoy, desabafou em entrevista nesta sexta-feira (01.10) ao programa Falando Francamente, na TV Farol no YouTube, e declarou que é um bolsonarista dentro do governo do PT em Serra Talhada. 

Carlito tentou justificar dizendo que se sentiu traído pelo ex-presidente Lula. Ele também negou que exista um ‘gabinete do ódio’ contra o ex-prefeito Luciano Duque dentro da gestão, no entanto, concordou que há pessoas, sim, divergentes quanto ao nome de Duque lá dentro.

“Não existe ‘gabinete do ódio’, existem pessoas que têm pensamentos divergentes. Eu tenho a maior consideração por vocês, mas eu sou Bolsonaro, eu acho que a política é a arte de conviver, de viver com as convergências e conviver com as divergências. Eu fui traído por Lula, já que Lula me traiu, é aquele ditado ‘você vai dar uma arma a alguém que já atirou em você?’ Você daria Giovanni? Eu sinto que Lula atirou em mim quando me traiu”, disparou. 

“Desde a coligação com o Patriota, o Pastor Eurico que lá estava hoje é bolsonarista, o Vandinho da Saúde é bolsonarista, não é crime, eu respeito a posição do Farol [crítica à Bolsonaro], dos meus colegas do PT e eu fiz campanha para Marília Arraes, votei nela, agora em Lula eu não dou mais munição para ele, no momento por eliminação eu estou com Bolsonaro”, continuou.

Carlito chegou a dizer que poderá votar numa terceira via que não seja Bolsonaro em 2022. “Posso mudar se a terceira via for mais conveniente com o Brasil. Nessa engrenagem nós temos o secretário da cidadania, nós temos membros do Patriota, temos membro do PDT, eu fui indicado pelo partido do PDT, meu candidato poderia ser Ciro Gomes, mas eu prefiro que o PDT apresente outra opção que não seja Ciro Gomes”, afirmou. 

“Então, o gabinete do ódio não existe, existem pessoas que podem pensar diferente de Luciano e tem pessoas que podem pensar diferente de Márcia, mas o grupo é unido por Serra Talhada”, concluiu.

Prefeito participa de capacitação da Educação

O prefeito Ângelo Ferreira participou, nesta segunda-feira (16), da solenidade de abertura da capacitação do projeto Alfabetizar com Sucesso, que reuniu professores da Rede Municipal do 1° ao 5° ano, na Escola Isaura Xavier dos Santos. Ainda neste mês, os educadores do pré-escolar ao 3° ano, além dos articuladores e mediadores do programa Novo Mais […]

O prefeito Ângelo Ferreira participou, nesta segunda-feira (16), da solenidade de abertura da capacitação do projeto Alfabetizar com Sucesso, que reuniu professores da Rede Municipal do 1° ao 5° ano, na Escola Isaura Xavier dos Santos.

Ainda neste mês, os educadores do pré-escolar ao 3° ano, além dos articuladores e mediadores do programa Novo Mais Educação, estiveram presentes em outra capacitação. Dessa vez, do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a gestão tem investido em formações continuadas para melhorar a aprendizagem dos alunos da Rede. “Os professores atuam em um importante papel, o de formar os cidadãos e as cidadãs, atuam na formação das pessoas. A mudança sempre parte da Educação”, comentou o gestor municipal, durante seu discurso. Além do ambiente físico das escolas, que vêm recebendo melhorias, para Ângelo, a formação dos professores é também de suma importância, entre outras questões.

“Valorizamos a questão salarial, o material e as condições de trabalho do professor”, apontou. Na ocasião, os professores receberam o caderno de planejamento e o prefeito anunciou a entrega de mochilas para alunos, a partir do 3° ano, assunto discutido durante o programa de rádio Sertânia em Ação, da última sexta-feira, dia 13.

Flávio vai apoiar Raquel?

A ida de Flávio Marques (PT) para agenda com a governadora Raquel Lyra, que anunciou uma  creche de R$ 6 milhões no Bairro de Fátima, aguçou especulações sobre a possibilidade de o petista apoiar a governadora. Flávio Marques esteve acompanhado do deputado federal Carlos Veras, do vice-prefeito Marcos Crente e do ex-prefeito Josete Amaral. Quanto […]

A ida de Flávio Marques (PT) para agenda com a governadora Raquel Lyra, que anunciou uma  creche de R$ 6 milhões no Bairro de Fátima, aguçou especulações sobre a possibilidade de o petista apoiar a governadora.

Flávio Marques esteve acompanhado do deputado federal Carlos Veras, do vice-prefeito Marcos Crente e do ex-prefeito Josete Amaral.

Quanto à possibilidade de apoio à governadora, há duas correntes: uma, de que Marques pode apoiar Raquel. Outra, de que seu destino será o mesmo do PT, que sinaliza aliança com o PSB de João Campos. Carlos Veras será o presidente estadual da legenda.

Pipeiros cobram sete meses de pagamento atrasado da Compesa

Alguns profissionais paralisaram as atividades em janeiro, depois de ficarem três meses sem pagamentos. Outros persistiram e o débito só aumentou. É grave a situação dos pipeiros que atendem a Compesa nas cidades da região do Pajeú. Muitos já somam sete meses sem dinheiro. Postos de gasolina e casas de peças suspenderam o atendimento e […]

são josé do egitoAlguns profissionais paralisaram as atividades em janeiro, depois de ficarem três meses sem pagamentos. Outros persistiram e o débito só aumentou.

É grave a situação dos pipeiros que atendem a Compesa nas cidades da região do Pajeú. Muitos já somam sete meses sem dinheiro.

Postos de gasolina e casas de peças suspenderam o atendimento e os pipeiros já não sabem mais o que fazer.

Ontem através da Rádio Cidade FM, os pipeiros da região reclamaram providencias da Compesa. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Corredor de acesso de Afogados finalmente começa a ganhar iluminação

Em Afogados, a empresa Eletro Pajeú, de responsabilidade do técnico Basselon Morais está instalando os postes de iluminação no corredor de entrada da cidade, ligação com a PE 320 e Hospital Regional Emília Câmara. É mais uma etapa da obra, tocada pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Afogados da Ingazeira. A […]

Em Afogados, a empresa Eletro Pajeú, de responsabilidade do técnico Basselon Morais está instalando os postes de iluminação no corredor de entrada da cidade, ligação com a PE 320 e Hospital Regional Emília Câmara.

É mais uma etapa da obra, tocada pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Afogados da Ingazeira. A obra sofreu com a demora na execução e interrupção de algumas etapas. Mas aos poucos vai saindo do papel.

O maior problema teve relação com a desistência da empresa inicial por conta nos atrasos nos repasses do Governo estadual. A empresa Ancar deixou a obra. Registre-se, o projeto ainda não foi totalmente concluído, dependendo da contratação de nova empresa.