Notícias

Blog tem acesso a novo trecho entre Claudelino e empresário

Por Nill Júnior

Novas imagens reforçam denúncia contra vereador acusado de oferecer cargos em troca de quitação de dívida pessoal

Exclusivo

Nas redes sociais, novo vídeo a que o blog teve acesso com exclusividade mostra desdobramentos do conteúdo original da denúncia protocolada na Câmara Municipal de Arcoverde.

As novas gravações mostram o vereador Claudelino Costa, durante conversa com o empresário Micael Lopes, tratando sobre valores e cargos públicos, mencionando inclusive possíveis repasses financeiros e nomeações de pessoas para ocupar funções na Câmara. Em um dos trechos, o parlamentar afirma: “ eu ia ter que daqui colocar pessoas para trabalhar e ter que dar quinhentos ou seiscentos.”

O vídeo pode servir como prova complementar à denúncia já formalizada.

Em entrevista à Itapuama FM, o presidente da Casa Legislativa, Luciano Pacheco, afirmou que o caso será apurado com rigor, reforçando o compromisso da Câmara com a transparência e o respeito à ética pública.

A Câmara de Vereadores de Arcoverde realizou no início da tarde desta quarta-feira (23) o sorteio dos vereadores que vão formar a comissão prévia para acompanhar a denúncia contra o vereador Claudelino Costa.

Compõem a comissão os vereadores Célia Galindo, Heriberto do Sacolao e João Marcos. A presidência e a relatoria da comissão serão definidas entre os membros.

Após a instalação da comissão prévia, os membros vão analisar a denúncia e têm uma semana para levar ou não o caso ao plenário da Câmara.

O advogado Lucas Wesley Almeida Cavalcanti, representando o empresário Micael Lopes de Gois, protocolou uma denúncia com pedido de cassação do mandato do vereador Claudelino Costa, na Câmara Municipal de Arcoverde. O documento, datado de 11 de agosto de 2025, aponta supostas irregularidades e acusa o parlamentar de atos incompatíveis com o decoro e de negociar cargos comissionados para quitar dívidas pessoais.

Candidato a vereador pelo PSB em 2024, Claudelino, hoje vice-presidente da Câmara, foi eleito com 1.638 votos. Ele ainda não se manifestou sobre as denúncias. O blog segue à disposição.

 

Outras Notícias

Parecer do TCU sobre contas de 2014 do governo é lido em plenário

O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda a rejeição das contas do governo federal de 2014, foi lido no plenário do Senado nesta terça-feira (20). O documento foi lido pelo senador Dário Berger (PMDB-SC), que presidia a sessão no momento. Há duas semanas, o TCU aprovou, por unanimidade, parecer pela rejeição […]

O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda a rejeição das contas do governo federal de 2014, foi lido no plenário do Senado nesta terça-feira (20). O documento foi lido pelo senador Dário Berger (PMDB-SC), que presidia a sessão no momento.

Há duas semanas, o TCU aprovou, por unanimidade, parecer pela rejeição das contas de Dilma. Devido a irregularidades, como as chamadas “pedaladas fiscais”, os ministros entenderam que as contas não estavam em condições de serem aprovadas.

O documento foi recebido pelo Congresso Nacional no último dia 9. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que a análise do documento seguiria regras e prazos estipulados.

Após a leitura em plenário, Renan Calheiros enviará o parecer do TCU à Comissão Mista de Orçamento (CMO). A comissão é responsável por produzir e analisar um relatório, que será levado para votação no plenário, onde os parlamentares decidirão se aprovam ou rejeitam as contas de 2014 do governo.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a comissão receberá os documentos nesta quarta-feira (21).

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a comissão receberá os documentos nesta quarta-feira (21). A presidente da CMO, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), afirmou na noite desta terça que anunciará o nome do relator na tarde desta quarta-feira, data em que o documento chegará à comissão.

A senadora afirmou que está conversando com dois parlamentares e definirá o nome na quarta, após uma nova rodada de negociação. A senadora se reuniu com Renan Calheiros na noite desta terça.

A partir do dia em que o parecer do TCU chegar à comissão, a CMO tem 40 dias para escolher um relator e para que ele apresente seu texto à comissão. Uma eventual defesa do governo ocorrerá dentro desse prazo de elaboração do relatório, de acordo com Rose de Freitas.

Casa de ex-prefeito de Brejinho foi invadida e família foi feita refém

Bandidos entraram na residência ex-prefeito de Brejinho, José Vanderlei, do PSB. Fizeram reféns, ele, esposa e uma funcionária, e teriam levado R$ 11.500,00 em espécie. Um veículo Saveiro foi levado na ação. Apesar da violência da ação, eles estão bem. A Polícia Civil investiga o caso. Dentre as ações, busca câmeras de segurança da área […]

Bandidos entraram na residência ex-prefeito de Brejinho, José Vanderlei, do PSB.

Fizeram reféns, ele, esposa e uma funcionária, e teriam levado R$ 11.500,00 em espécie. Um veículo Saveiro foi levado na ação.

Apesar da violência da ação, eles estão bem.

A Polícia Civil investiga o caso. Dentre as ações, busca câmeras de segurança da área que possam ter filmado os criminosos.

Zé Vanderlei teve seu último ciclo como gestor entre 2008 e 2012. Fez a sucessora,  Tânia Maria.  Tentou voltar, mas perdeu para o atual prefeito,  Gilson Bento. Em abril de 2021, teve um acidente doméstico e fraturou o fêmur.  De lá pra cá,  teve sua mobilidade parcialmente comprometida.

O filho de Zé Vanderley,  Túlyo Vanderley,  é pré-candidato à prefeitura do município.

Vereadores de Itapetim participam do Congresso da UVP em Salgueiro

Entre os dias 20 e 23 de março, vereadores da Câmara Municipal de Itapetim, sob a liderança do presidente Júnio Moreira, participaram do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), realizado na cidade de Salgueiro. O evento reuniu parlamentares de todo o estado para debater temas essenciais para o fortalecimento do legislativo municipal. Durante […]

Entre os dias 20 e 23 de março, vereadores da Câmara Municipal de Itapetim, sob a liderança do presidente Júnio Moreira, participaram do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), realizado na cidade de Salgueiro.

O evento reuniu parlamentares de todo o estado para debater temas essenciais para o fortalecimento do legislativo municipal.

Durante os quatro dias de congresso, os participantes tiveram acesso a palestras, painéis e discussões sobre diversos temas, como transparência na gestão pública, inovação legislativa, segurança, desenvolvimento econômico e políticas voltadas para as mulheres na política. A programação contou com especialistas renomados, trazendo conhecimento e novas perspectivas para o exercício do mandato.

O presidente da Câmara, Júnio Moreira, destacou a importância do evento como um espaço de aprendizado e fortalecimento das ações legislativas: “Buscar conhecimento e trocar experiências com outros municípios nos permite avançar e construir um legislativo cada vez mais eficiente para nossa população.”

Falta de qualidade das instituições reduz bolsas do ProUni, diz Mercadante

Agência Brasil – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (22) que a queda de cerca de 4% na oferta de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) deve-se à reprovação da qualidade de 97 instituições de ensino superior que estão sob supervisão do Ministério da Educação (MEC). “Não vamos dar bolsa […]

egundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vagas aumentaram no Sisu
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vagas aumentaram no Sisu

Agência Brasil – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (22) que a queda de cerca de 4% na oferta de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) deve-se à reprovação da qualidade de 97 instituições de ensino superior que estão sob supervisão do Ministério da Educação (MEC).

“Não vamos dar bolsa onde não tem qualidade. É um investimento do estado, está tendo isenção fiscal. Então, queremos que os alunos tenham a bolsa do ProUni, do Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], sempre com qualidade nos cursos. Não abrimos mão da qualidade”, disse o ministro, pouco antes de participar de encontro com secretários de Educação da Grande São Paulo, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista.

Mercadante destacou, no entanto, que, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), houve crescimento de 10%, com a oferta de 228 mil vagas. Concorrendo ao Sisu, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ingresso em universidades públicas.

De acordo com o ministro, 340 instituições estão sob supervisão do MEC e têm de fazer o Termo de Ajustamento de Conduta. Isso, na prática significa que essas instituições de ensino têm de apresentar medidas mostrando que estão aptas para retomar a qualidade do ensino de acordo com o padrão exigido.

Segundo Mercadante, nos últimos 12 anos, foram abertas no país cerca de 5 milhões de vagas a mais no ensino superior. “O sistema cresceu como nunca, mas tem de crescer com qualidade”, afirmou.

As inscrições para o ProUni tiveram início terça-feira (19) e encerram-se às 23h59 desta sexta (22). De acordo com o MEC, até as 19h de ontem (21), 1.304.995 candidatos tinham feito a inscrição para concorrer às 203.602 bolsas oferecidas pelo programa em 30.931 cursos de universidades particulares, número em torno de 4% menor do que o do ano passado (213.113).

A inscrição pode ser feita pela internet, acessando o site do ProUni. O candidato tem de informar o número da inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O inscrito tem de ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter tirado zero na redação do Enem. E é possível escolher até duas opções de curso e instituição. As maiores chances são para as áreas de engenharia, administração, pedagogia, direito e ciências contábeis.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou, na condição de bolsistas, em escolas particulares. Pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão também podem se inscrever.

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as parciais, para aqueles com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Estão dispensados dos critérios de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 deste mês e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. O prazo para quem não foi selecionado manifestar interesse em ficar na lista de espera vai do dia 26 ao dia 29 deste mês.

Afogados: ampliação de Unidade de Saúde na Queimada Grande é inaugurada

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na manhã desta segunda (26), a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Queimada Grande, que passa a contar, pela primeira vez, com atendimento odontológico. Foram investidos 86 mil Reais na obra física e na aquisição de equipamentos. “As pessoas não irão precisar mais […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na manhã desta segunda (26), a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Queimada Grande, que passa a contar, pela primeira vez, com atendimento odontológico. Foram investidos 86 mil Reais na obra física e na aquisição de equipamentos.

“As pessoas não irão precisar mais se deslocar para o centro de Afogados em busca de atendimento. Agora tudo ficou mais perto das casas das pessoas. Esse tem sido um compromisso de nossa gestão, universalizar o atendimento médico e odontológico, também na zona rural de Afogados,” destacou o Prefeito José Patriota. Além dos moradores da região, a inauguração também contou com as presenças do Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, dos Vereadores Daniel Valadares e Sargento Argemiro, secretários municipais e profissionais de saúde.

Além de Queimada Grande, a unidade atende também às comunidades de Campinhos, Espanha, Travessão, São Domingos, Peba, Leitão, Baixio, Encruzilhada, Marcela, Umbuzeiros, Santo Antônio l, Brejo, Serrote Verde, Minador, Opa, Pereiros, Inveja, Barro, Portázio e Carapuça.

A nova unidade conta com sala de vacinas, sala de curativos, gabinete odontológico, sala de atendimento médico, banheiro com acessibilidade, farmácia básica, dentre outros espaços.

E nesta terça, a programação de inaugurações do calendário da emancipação de 108 anos de Afogados da Ingazeira, continua com a inauguração das obras de pavimentação da Rua Sargento Paulo de Moraes, antiga Rua Capitão Arruda, no Bairro São Braz. A inauguração acontece às 19h desta terça (27).