Notícias

Bispo Diocesano vai se reunir com prefeitos da região dia 23, em Triunfo

Por Nill Júnior

O Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antonio da Silva participou esta manhã da programação da Rádio Pajeú para sua reflexão de ano novo.

Ele falou em entrevista ao jornalista Alyson Nascimento.

Dom Limacêdo seguiu o alinhamento com o Papa Francisco e criticou as guerras e conflitos no mundo. Lembrou também das guerras no continente africano,  que também causam dor e mortes e muitas vezes não são destacadas pela imprensa.

Falou do clima e da necessidade de que líderes mundiais e cada um de nós faça sua parte para tentar evitar mais danos à nossa casa comum. “O que já se fez de dano, de ruim,  não se reverte mais”.

Ainda invocou a paz entre as famílias,  a partir dos simples eventos, evitando crises nessa instituição tão importante.  Lembrou a necessidade de reflexão para enfrentar os conflitos.

Também defendeu a maior geração de empregos, comemorando índices que indicam aumento nas modalidades formal e informal.

Fez referências a Dom Francisco Austregésilo,  Dom Hélder Câmara e agradeceu ao empenho e bispado de Dom Egidio Bisol,  nosso bispo emérito.

Reunião com prefeitos

Dom Limacêdo Antonio confirmou que se reunirá com prefeitos da região do Pajeú.

O encontro será dia 23 de janeiro às 09 horas,  no Stella Maris, em Triunfo.

“Quero ouvi-los, conversar. O pastor precisa ouvir. Tenho ouvido muito. E quero ouvir os prefeitos também”.

Dentre os temas, lembrou da Campanha da Fraternidade e seu papel social. Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, tem o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. (Mt 23,8)

“A Campanha da Fraternidade opera na questão social. Queremos propor. Esse ano ela nos fala que todos somos irmãos. Dom Helder dizia que a gente precisava sempre ouvir”, comentou.

Anúncio

Dom Limacêdo anunciou que o padre Gutembergue Lacerda, atual vigário paroquial da Paróquia de São José, em São José do Belmonte, foi transferido para exercer a função de vigário paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Iguaracy.

A missa com o rito acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2024.

Outras Notícias

Edson Henrique analisa cenário político e critica gestão municipal 

Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nesta quinta-feira (11), o vereador Edson Henrique, avaliou a atual situação da oposição que se prepara para disputar a Prefeitura Municipal nas eleições de outubro deste ano. Também avaliou o cenário político fez duras críticas a gestão municipal. Danilo Simões na liderança da oposição: […]

Em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú nesta quinta-feira (11), o vereador Edson Henrique, avaliou a atual situação da oposição que se prepara para disputar a Prefeitura Municipal nas eleições de outubro deste ano. Também avaliou o cenário político fez duras críticas a gestão municipal.

Danilo Simões na liderança da oposição:

Edson Henrique destacou o papel crucial de Danilo Simões na reorganização da oposição em Afogados da Ingazeira. Segundo o vereador, Danilo trouxe um novo fôlego à política local, representando uma opção viável e competente para liderar o município. O vereador ressaltou a experiência de Danilo, incluindo sua atuação na superintendência do Banco Santander, o que, segundo Edson, demonstra capacidade e preparo para enfrentar os desafios de Afogados da Ingazeira.

Desafios da Frente Popular e fragilidade da atual gestão:

Edson Henrique apontou o que considera ser a fragilidade da Frente Popular, alegando que a atual gestão liderada pelo prefeito Alessandro Palmeira enfrenta dificuldades financeiras. O vereador utilizou dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para argumentar que a despesa do município supera a arrecadação, resultando em um déficit financeiro. Ele também citou a falta de um concurso público como um problema que afeta os jovens afogadenses e seus pais, que investem em educação e formação.

Posicionamento sobre comentários do vereador Vicentinho Zuza:

Edson Henrique abordou as declarações do vereador Vicentinho Zuza, afirmando que respeita a liberdade de expressão e opinião do colega. Enfatizou que a oposição, liderada por Danilo Simões, está unida e pronta para enfrentar a Frente Popular. O vereador destacou a atenção da população para as promessas não cumpridas da atual gestão, alegando que a Frente Popular tem mostrado sinais de fadiga de material

Filiação ao MDB e perspectivas futuras:

Questionado sobre sua filiação ao MDB, Edson Henrique confirmou que a questão está sendo tratada pelas lideranças estaduais, com o planejamento de um ato político no momento oportuno. O vereador indicou que a filiação, se houver, será mais do que uma simples assinatura de ficha, mas um evento político relevante. Ele disse ainda não ter definido se realmente vai para o partido.

Anunciada programação da Festa de Agosto em Santa Rosa

O prefeito de Ingazeira,  Luciano Torres (PSB), anunciou no programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  as atrações da tradicional Festa de Santa Rosa 2023. Ele, que deu entrevista ao comunicador Aldo Vidal,  também falou para as suas redes sociais anunciando a grade. Dia 18, as atrações serão Karol Almeida e Aparecida Galdino.  Dia 19, a […]

O prefeito de Ingazeira,  Luciano Torres (PSB), anunciou no programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  as atrações da tradicional Festa de Santa Rosa 2023.

Ele, que deu entrevista ao comunicador Aldo Vidal,  também falou para as suas redes sociais anunciando a grade.

Dia 18, as atrações serão Karol Almeida e Aparecida Galdino.  Dia 19, a festa tem sequência com Fábio Cantor.

Dia 20 de agosto,  sobe ao palco o Grupo RPR. Dia, 22, Márcio do Acordeon.

Dia 23 de agosto, Ronaldo e Banda. Dia 24, Ênio Gomes e Ednayram Forro das Antigas.

A programação segue dia 25, com shows de  Gatinha Manhosa e Erick Land. E no dia 26, encerramento com Capim com Mel e Alcymar Monteiro.

O evento contará com apoio do Governo de Pernambuco,  através da Empetur, Fundarpe,  Secretaria de Cultura e Turismo.

Barroso revoga prisões e determina soltura de alvos da Operação Skala

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na noite deste sábado (31) as prisões da Operação Skala e determinou a imediata soltura dos alvos da investigação. Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel […]

João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na noite deste sábado (31) as prisões da Operação Skala e determinou a imediata soltura dos alvos da investigação.

Entre os presos estavam dois amigos do presidente Michel Temer – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

A operação foi deflagrada dentro do inquérito que investiga se empresas do setor portuário, em especial a Rodrimar, pagaram propina para serem beneficiadas com um decreto presidencial assinado por Temer. O presidente nega qualquer irregularidade no decreto.

As prisões temporárias dos alvos da operação terminariam na próxima segunda-feira (2), mas, já neste sábado, a Procuradoria Geral da República enviou a Barroso um pedido para que as prisões fossem revogadas.

No pedido, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o objetivo das prisões, de instruir as investigações em curso, já havia sido cumprido.

Ela explicou no pedido que todos os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos, exceto as prisões de três sócios do Grupo Libra – Rodrigo Borges Torrealba, Ana Carolina Borges Torrealba Affonso e Gonçalo Borges Torrealba –, que estavam no exterior, “mas dispostos a se apresentarem à autoridade policial tão logo retornem”.

“Desse modo, tendo as medidas de natureza cautelar alcançado sua finalidade, não subsiste fundamento legal para a manutenção das medidas, impondo-se o acolhimento da manifestação da Procuradoria-Geral da República. […] Revogo as prisões temporárias decretadas nestes autos. Expeçam-se, com urgência, os respectivos alvarás para que se possa proceder à imediata soltura”, disse Barroso na decisão.

Covid-19: Sertão do Pajeú totaliza 10.447 casos confirmados, 9.616 recuperados e 174 óbitos

Santa Terezinha confirmou 54 novos casos positivos da doença e tem um óbito sendo investigado. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (11.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.447 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada […]

Santa Terezinha confirmou 54 novos casos positivos da doença e tem um óbito sendo investigado.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (11.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.447 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.644 confirmações. Logo em seguida, com 1.307 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 972, São José do Egito está com 877, Santa Terezinha tem 414, Triunfo tem 359 e Carnaíba está com 357.

Itapetim tem 228, Flores está com 213, Calumbi está com 187 casos, Brejinho tem 181, Iguaracy tem 165, Quixaba tem 157, Solidão tem  134, Tuparetama tem 118, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 72 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 174 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 63, Afogados da Ingazeira tem 16, Triunfo e Tabira tem 12 cada, Carnaíba tem 11 óbitos, São José do Egito tem 10, Iguaracy tem 9, Santa Terezinha e Flores tem 8 cada,  Tuparetama tem 7 óbitos, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi tem 2, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 9.616 recuperados. O que corresponde a 91,78% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h20 desta quinta-feira (12.11), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Nova PB 138 pode criar nova rota do Pajeú para Campina Grande

O governador Ricardo Coutinho entregou ontem a pavimentação da estrada PB- 138, no trecho de Catolé de Boa Vista a Boa Vista, com 16 km de extensão. A obra liga Campina Grande ao Cariri e representa mais de R$ 13,7 milhões de investimento com recursos do Tesouro Estadual. Na oportunidade, o governador também fez a […]

O governador Ricardo Coutinho entregou ontem a pavimentação da estrada PB- 138, no trecho de Catolé de Boa Vista a Boa Vista, com 16 km de extensão.

A obra liga Campina Grande ao Cariri e representa mais de R$ 13,7 milhões de investimento com recursos do Tesouro Estadual.

Na oportunidade, o governador também fez a entrega do sistema de dessalinização que beneficia 74 famílias do Sítio Caluête, em Boa Vista.

A rota pode ser interessante também para quem sai do Pajeú para a importante cidade paraibana. Hoje, muitos enfrentarem o fluxo de carros da BR 230. Com a via, podem optar por faze o atalho  por Boa Vista, seguindo direto para Campina Grande, chegando saindo no Instituto Nacional do Semiárido – INSA, no Bairro Serrotão. Veja rota: