Notícias

Barroso reage e acusa revista inglesa de promover narrativa golpista

Por Nill Júnior

Metrópoles

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou, no site da Corte, reação a uma reportagem da revista inglesa The Economist, uma das mais importantes do mundo. Para Barroso, em texto sobre a atuação do Judiciário brasileiro, a revista deu enfoque que “corresponde mais à narrativa dos que tentaram o golpe de Estado do que ao fato real de que o Brasil vive uma democracia plena, com Estado de direito, freios e contrapesos e respeito aos direitos fundamentais”.

Barroso reagiu a texto postado em 16 de abril pela revista, em inglês, com o título “Suprema Corte do Brasil está em julgamento”, em tradução livre para o português. A reportagem aponta o ministro Alexandre de Moraes como personificação do que considerou problemas do Judiciário brasileiro. A suspensão do X (antigo Twitter) no ano passado e decisões monocráticas de juízes foram apontadas como exemplos.

Em sua resposta, Barroso começa dizendo que quer “esclarecer alguns pontos” e segue alegando que a reportagem narra algumas das ameaças sofridas pela democracia no Brasil, “embora não todas”.

O magistrado relembra a invasão da sede dos três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, “por uma multidão insuflada por extremistas”, e outros casos, como a “tentativa de atentado terrorista a bomba no aeroporto de Brasília” e “uma alegada tentativa de golpe, com plano de assassinato do presidente, do vice-presidente e de um ministro do tribunal”.

Barroso faz referência à denúncia da Procuradoria-Geral da República aceita pelo STF este ano que narrou suposto plano golpista para evitar a posse de Lula como presidente, que teria, segundo a acusação, a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele tem negado todas as acusações e dito que apenas debateu, após a derrota eleitoral, se havia algo a fazer dentro das leis, mas que nunca colocou nenhum plano em prática.

De acordo com o presidente do STF em sua resposta à publicação da revista The Economist, “os responsáveis estão sendo processados criminalmente, com o devido processo legal, como reconhece a matéria. Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições, como ocorreu em vários países do mundo, do leste Europeu à América Latina”.

Outras Notícias

Afogados da Ingazeira lidera geração de empregos em janeiro no Pajeú

Afogados gerou saldo positivo de 40 vagas no período, seguida por Serra Talhada, Triunfo e São José do Egito. O desempenho mais negativo foi registrado em Tabira. Por Juliana Lima O Sertão do Pajeú gerou saldo de 106 vagas de trabalho formais no último mês de janeiro, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados […]

Afogados gerou saldo positivo de 40 vagas no período, seguida por Serra Talhada, Triunfo e São José do Egito. O desempenho mais negativo foi registrado em Tabira.

Por Juliana Lima

O Sertão do Pajeú gerou saldo de 106 vagas de trabalho formais no último mês de janeiro, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. 

O melhor resultado da região foi registrado em Afogados da Ingazeira, com saldo de 40 postos formais. No total, a cidade contabilizou 137 admissões, 97 desligamentos e variação relativa de 1,64%. 

Além de Afogados da Ingazeira, obtiveram saldo positivo as cidades de Serra Talhada (20), Triunfo (18), São José do Egito (12), Calumbi (5), Iguaracy (4), Itapetim (4) e Tuparetama (3). Em contrapartida, Brejinho, Ingazeira, Quixaba, Santa Terezinha e Solidão ficaram com saldo zerado, enquanto as demais fecharam no vermelho: Santa Cruz da Baixa Verde (-3), Flores (-5), Carnaíba (-11) e Tabira (-29). 

No ranking geral das 56 cidades sertanejas, Afogados da Ingazeira ocupa o 7º lugar, Serra Talhada o 10º, Triunfo o 11º, São José do Egito o 13º, Calumbi o 15º, Iguaracy o 16º, Itapetim o 17º, Tuparetama o 19º, Brejinho o 24º, Ingazeira o 29º, Quixaba o 30º, Santa Terezinha o 32º, Solidão o 33º, Santa Cruz da Baixa Verde o 40º, Flores o 46º, Carnaíba o 50º e Tabira o 53º. 

Confira o resultado por região: 

Sertão do Moxotó

Inajá (60)

Custódia (50)

Arcoverde (43)

Manari (-1)

Betânia (-2)

Ibimirim (-3)

Sertânia (-6)

 

Sertão do Pajeú 

Afogados da Ingazeira (40)

Serra Talhada (20)

Triunfo (18)

São José do Egito (12)

Calumbi (5)

Iguaracy (4)

Itapetim (4)

Tuparetama (3)

Brejinho (0)

Ingazeira (0)

Quixaba (0)

Santa Terezinha (0)

Solidão (0)

Santa Cruz da Baixa Verde (-3)

Flores (-5)

Carnaíba (-11)

Tabira (-29)

 

Sertão Central 

Parnamirim (1)

Cedro (0)

Mirandiba (-2)

Salgueiro (-74)

São José do Belmonte (-56)

Serrita (-3)

Verdejante (-4)

 

Sertão de Itaparica 

Belém do São Francisco (-84)

Carnaubeira da Penha (0)

Floresta (-21)

Itacuruba (-2)

Jatobá (-6)

Petrolândia (34)

Tacaratu (-3)

 

Sertão do Araripe

Araripina (1)

Bodocó (-4)

Exu (9)

Granito (0)

Ipubi (17)

Moreilândia (3)

Ouricuri (-5)

Santa Cruz (0)

Santa Filomena (2)

Trindade (28)

 

Sertão do São Francisco 

Afrânio (1)

Cabrobó (0)

Dormentes (-11)

Lagoa Grande (308)

Orocó (-4)

Petrolina (525)

Santa Maria da Boa Vista (45)

Terra Nova (0)

Ranking do Caged em janeiro de 2022 no Sertão:  

  1. Petrolina (525)
  2. Lagoa Grande (308)
  3. Inajá (60)
  4. Custódia (50)
  5. Santa Maria da Boa Vista (45)
  6. Arcoverde (43)
  7. Afogados da Ingazeira (40)
  8. Petrolândia (34)
  9. Trindade (28)
  10. Serra Talhada (20)
  11. Triunfo (18)
  12. Ipubi (17)
  13. São José do Egito (12)
  14. Exu (9)
  15. Calumbi (5)
  16. Iguaracy (4)
  17. Itapetim (4)
  18. Moreilândia (3)
  19. Tuparetama (3)
  20. Santa Filomena (2)
  21. Afrânio (1)
  22. Araripina (1)
  23. Parnamirim (1)
  24. Brejinho (0)
  25. Cabrobó (0)
  26. Carnaubeira da Penha (0)
  27. Cedro (0)
  28. Granito (0)
  29. Ingazeira (0)
  30. Quixaba (0)
  31. Santa Cruz (0)
  32. Santa Terezinha (0)
  33. Solidão (0)
  34. Terra Nova (0)
  35. Manari (-1)
  36. Betânia (-2)
  37. Itacuruba (-2)
  38. Mirandiba (-2)
  39. Ibimirim (-3)
  40. Santa Cruz da Baixa Verde (-3)
  41. Serrita (-3)
  42. Tacaratu (-3)
  43. Bodocó (-4)
  44. Orocó (-4)
  45. Verdejante (-4)
  46. Flores (-5)
  47. Ouricuri (-5)
  48. Jatobá (-6)
  49. Sertânia (-6)
  50. Carnaíba (-11)
  51. Dormentes (-11)
  52. Floresta (-21)
  53. Tabira (-29)
  54. São José do Belmonte (-56)
  55. Salgueiro (-74)
  56. Belém do São Francisco (-84)
Itapetim: Prefeito entrega pavimentação de rua sexta

Na noite da próxima sexta-feira (11/09), a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Infraestrutura, inaugura  a pavimentação em paralelepípedos da Rua Dom Augusto Alves, no Bairro Paulo VI, segundo nota. De acordo com o prefeito Arquimedes Machado, a obra, executada com recursos próprios do município, era uma antiga reivindicação dos moradores, que passaram a […]

CALÇAMENTO 2Na noite da próxima sexta-feira (11/09), a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Infraestrutura, inaugura  a pavimentação em paralelepípedos da Rua Dom Augusto Alves, no Bairro Paulo VI, segundo nota.

De acordo com o prefeito Arquimedes Machado, a obra, executada com recursos próprios do município, era uma antiga reivindicação dos moradores, que passaram a ter uma melhor qualidade de vida, além de casas mais valorizadas.

A inauguração será às 19h e contará com a presença de várias autoridades municipais.

Documentário marca 10 anos de “As Severinas”

Os fãs de “As Severinas”, e aqueles que querem conhecer mais da trajetória do trio musical de mulheres pajeuzeiras, já podem assistir ao documentário As Severinas – 10 anos, disponível no canal do youtube da banda. Sob a direção de Eduardo Crispim; Isabelly Moreira (triângulo, vocais e declamações), Monique D’Angelo (vocal e sanfona) e Marília Correia (zabumba) detalham como […]

Os fãs de “As Severinas”, e aqueles que querem conhecer mais da trajetória do trio musical de mulheres pajeuzeiras, já podem assistir ao documentário As Severinas – 10 anos, disponível no canal do youtube da banda.

Sob a direção de Eduardo Crispim; Isabelly Moreira (triângulo, vocais e declamações), Monique D’Angelo (vocal e sanfona) e Marília Correia (zabumba) detalham como a espontaneidade e a amizade foram a base para surgimento da Banda há 10 anos e para o seu amadurecimento ao longo desse tempo.

O universo do pé de serra, forró, cantoria de viola, xote, xaxado, baião está presente na obra do trio como lembram os depoimentos de músicos, produtores e amigos e amigas no documentário, a exemplo do poeta Antonio Marinho e do Patrimônio Vivo de Pernambuco, o poeta Dedé Monteiro, além da artista Luna Vitrolira. A edição também traz registros de shows e uma conversa descontraída com As Severinas.

“Nós buscamos cultivar as nossas raízes, refazendo o modo de cantar a obra de artistas consagrados como Marinês, Anastácia, Dominguinhos e tantos outros nomes. Também introduzimos trabalhos que gostamos, como Vander Lee, Elton Moraes, Chico César, e por aí vai, dando uma nova roupagem, misturando as formas”, comenta Isabelly Moreira. Os shows do trio também são marcados por declamações de poetas populares, com versos autorais e de Rafaelzinha, Simone Passos, Mocinha de Passira, João Paraibano e tantos mais… O documentário “As Severinas – 10 anos” tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, do Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Serra-talhadense será primeira mulher a presidir FETAPE

Começa hoje e vai até 6 de junho o 10 º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR) em Gravatá, promovido pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e seus Sindicatos filiados. O Congresso é o momento mais importante para o Movimento Sindical Rural, pois, […]

Começa hoje e vai até 6 de junho o 10 º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CETTR) em Gravatá, promovido pela FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e seus Sindicatos filiados.

O Congresso é o momento mais importante para o Movimento Sindical Rural, pois, a partir do aprofundamento do debate sobre a atual conjuntura, esses participantes, escolhidos em Assembleias, em seus municípios, para representar o conjunto da categoria de agricultores/as familiares, definem as principais Diretrizes e Planos de Luta do MSTTR para o próximo quadriênio, atentos às demandas específicas dos diferentes sujeitos do campo (homens, mulheres, jovens, pessoas idosas).

Durante a tarde da quarta-feira, acontecerá a eleição da nova Diretoria da FETAPE, para os próximos quatro anos. A chapa é única, e foi construída a partir de um processo articulado, em nível estadual, pelo atual presidente da Federação, Doriel Barros, que é pré-candidato a deputado estadual.

A chapa é encabeçada pela serra-talhadense Cícera Nunes da Cruz. Esta é a primeira vez na história do MSTTR que uma chapa indica uma mulher para a presidência.

Ex-prefeito e candidato admite ter roubado no Piauí

View this post on Instagram Os quase 20 mil eleitores da cidade de Cocal, no interior do Piauí terão um parâmetro no mínimo inusitado para ajudar na escolha do prefeito nas eleições deste ano. É que, durante a convenção do MDB, um dos cabos eleitorais do pré-candidato e ex-prefeito da cidade, José Monção, admitiu ter […]

Os quase 20 mil eleitores da cidade de Cocal, no interior do Piauí terão um parâmetro no mínimo inusitado para ajudar na escolha do prefeito nas eleições deste ano.

É que, durante a convenção do MDB, um dos cabos eleitorais do pré-candidato e ex-prefeito da cidade, José Monção, admitiu ter roubado a prefeitura: “Se eu tivesse feito tudo direito não tinha ido preso, né? Se eu fui preso tem algum motivo”.

A fala sincera do ex-prefeito é seguida por risadas desavergonhadas do público e de políticos locais, entre os quais o Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e o prefeito de Teresina, capital do estado, Firmino Filho (PSDB).

Assista acima, o sincericídio de Monção e o momento em que ele fala que roubou, “mas não o tanto que esse aí” se referindo ao atual chefe do executivo municipal. O MDB até agora não se manifestou.