Notícias

“Atuaram dentro dos limites da lei”, diz nota do TRE-PE sobre mandado que notificou bispo Limacêdo

Por André Luis
Foto: TRE-PE/Divulgação

Nota é emitida diante das notícias veiculadas na imprensa nesta sexta-feira (26/10) e sábado (27/10) sobre mandado de notificação

Nota de esclarecimento

Diante das notícias veiculadas na imprensa nesta sexta-feira (26/10) e sábado (27/10) sobre mandado de notificação entregue pelo Juízo da Propaganda Eleitoral do Recife ao bispo auxiliar da Arquidiocese da Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, esclarece:

1 – Os juízes da propaganda eleitoral atuaram dentro dos limites da lei, com objetivo de garantir uma campanha eleitoral justa e equilibrada, apenas notificando uma denúncia recebida, sem emissão de qualquer juízo de valor;

2 – O mandado de notificação determina que o bispo deve se abster de “fazer propaganda eleitoral em benefício de quaisquer candidatos, em templos religiosos, em face de proibição legal.” Como se vê, nem diz que aconteceu o fato nem diz se houve algum beneficiado. Diz apenas que, para o futuro, se abstenha de fazer;

3 – A proibição legal, que supostamente teria sido malferida, conforme denúncia registrada no aplicativo Pardal, a que se refere os juízes consta na Lei 9.504/97 e na Resolução 23.551, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

4 – A denúncia de que o bispo utilizou “certo momento da missa para fazer apologia a certa candidatura e dizendo para não votar na outra, induzindo o voto dos fiéis” chegou à Justiça Eleitoral através do aplicativo Pardal, ferramenta que existe exatamente para coibir práticas irregulares. Na denúncia através do Pardal consta expressamente que o fato aconteceu durante a homilia do bispo na Igreja de São José dos Manguinhos, no bairro das Graças.

5 – Em nota oficial datada de 26/10, a Arquidiocese de Olinda e Recife defende a liberdade de expressão e a coerência do discurso do bispo com os temas defendidos por aquela Instituição. A nota afirma também que a homilia em questão teria acontecido na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Salgadinho, em Olinda.

6 – Quanto ao primeiro argumento apresentado na nota da Arquidiocese, trata-se de evidente matéria de defesa, o que só poderá ser apreciado caso haja medida formal intentada pelo Ministério Público Eleitoral. Quanto ao local onde tal homilia teria acontido de fato, também é matéria de defesa, posto que o conflito entre as duas informações é evidente, carecendo, assim, de apuração na hipótese de vir a acontecer medida judicial.

7 – É sempre importante destacar que, eventualmente, podem chegar à Justiça Eleitoral denúncias exacerbadas e interpretações que não condizem com o conteúdo da fala de quem quer que seja. Poderá também, por exemplo, haver denunciação caluniosa. E isso também será apurado;

8 – O mesmo Juízo da Propaganda Eleitoral do Recife, durante a campanha eleitoral do Primeiro Turno, já atuou de forma semelhante, notificando representante da Igreja Episcopal Carismática do Brasil. Antes, na fase chamada de pré-campanha, pastores de três Igrejas Evangélicas também foram advertidos.

9 – Em todas as ocasiões, denúncias dão conta que pastores e padres defendiam em seus sermões e homilias candidatos de coligações e partidos antagônicos, o que demonstra a igualdade de tratamento por parte da Justiça Eleitoral no que se refere ao cumprimento das regras da propaganda.

10 – Como o nome do instrumento legal objeto da iniciativa dos juízes já diz, trata-se apenas de um mandado de notificação com base em denúncia de eleitor. Uma prevenção. Quem quer que seja notificado pode apresentar seus argumentos sem nenhum obstáculo legal, inclusive, se achar que foi ofendido em direito líquido e certo, poderá utilizar-se da via mandamental;

11 – Por outro lado, se o Ministério Público Eleitoral, com base na mesma denúncia, decidir representar contra alguma das autoridades religiosas, elas terão o mais amplo direito de defesa. Se porventura a prática irregular for reconhecida pela Justiça Eleitoral, a pena varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

12 – Em agosto passado, o TRE reuniu em sua sede líderes religiosos das mais variadas matrizes e orientações. O propósito do encontro foi exatamente o de alertar aos participantes dos limites legais que regem a propaganda eleitoral. Na ocasião, a Igreja Católica foi representada pelo mesmo dom Limacedo Antônio da Silva.

Outras Notícias

Zeca Cavalcanti confirma candidatura a Estadual na Justiça Eleitoral

O ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal Zeca Cavalcanti (União Brasil) enviou nota ao blog confirmando que sua candidatura a Deputado Estadual foi confirmada pela Justiça Eleitoral: Por meio desta nota, esclarecemos: Estou e sou candidato a Deputado Estadual, pelo União Brasil. Não tenho e nunca tive interesse em assumir a candidatura de Deputado Federal, […]

O ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal Zeca Cavalcanti (União Brasil) enviou nota ao blog confirmando que sua candidatura a Deputado Estadual foi confirmada pela Justiça Eleitoral:

Por meio desta nota, esclarecemos: Estou e sou candidato a Deputado Estadual, pelo União Brasil. Não tenho e nunca tive interesse em assumir a candidatura de Deputado Federal, apesar de ser requisitado e saber que somos um quadro com condições dentro do partido. 

Temos trabalhado duro há mais de um ano, andando por Pernambuco todo, construindo esta candidatura de Deputado Estadual junto com o nosso povo e continuaremos seguindo por este caminho.

Esse compromisso que assumimos foi com todos: primeiramente, com a minha família, além de firmado com os meus correligionários, parceiros, lideranças, amigos, admiradores e seguidores. Sabemos que nossa candidatura tomou corpo e cresceu, e , infelizmente, isso incomoda os adversários. Embora queiram nos prejudicar, não irão conseguir. 

De forma legal, entramos com pedido junto ao TRE para retificação da Ata da Convenção, realizada no último dia 31 de julho, e promover a correção, garantindo o meu nome oficialmente a candidato a Deputado Estadual. E conseguimos! Já está no site do TSE – divulgacandcontas.tse.jus.br a nossa candidatura a estadual, como deveria ter acontecido desde o início. 

Tenho palavra, e honro meus compromissos. Jamais deixaria de cumpri-los. Estamos firmes, somos fortes, e resilientes, e vamos alcançar juntos o nosso sonho de candidato a Deputado Estadual até o fim para promover um Pernambuco melhor para se viver para todos e todas. 

Zeca Cavalcanti 

Chuva alaga ruas em Afogados da Ingazeira

Uma chuva com duração de pouco mais de 30 minutos no final da manhã deste domingo (02) foi suficiente para inundar algumas ruas no Centro de Afogados da Ingazeira. Segundo o Blog do Itamar, motoristas tiveram que esperar a água baixar nas ruas Henrique Dias, Diomedes Gomes e Aparício Véras. De acordo com dados das […]

Uma chuva com duração de pouco mais de 30 minutos no final da manhã deste domingo (02) foi suficiente para inundar algumas ruas no Centro de Afogados da Ingazeira.

Segundo o Blog do Itamar, motoristas tiveram que esperar a água baixar nas ruas Henrique Dias, Diomedes Gomes e Aparício Véras.

De acordo com dados das chuvas, foram 20 milímetros registrados em um período curto de tempo.  O Climatempo prevê mais chuvas para este domingo.

Gasto com servidores ativos e aposentados supera metade da arrecadação em 24 de 26 estados

G1 Quase a totalidade dos estados brasileiros gastou em 2017 mais da metade de sua arrecadação líquida com servidores públicos na ativa, aposentados e pensionistas, segundo dados fornecidos pelos governos estaduais e disponibilizados recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional. Somente três unidades da federação (Distrito Federal, Goiás e Sergipe) desembolsaram menos que 50% da receita líquida […]

G1

Quase a totalidade dos estados brasileiros gastou em 2017 mais da metade de sua arrecadação líquida com servidores públicos na ativa, aposentados e pensionistas, segundo dados fornecidos pelos governos estaduais e disponibilizados recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Somente três unidades da federação (Distrito Federal, Goiás e Sergipe) desembolsaram menos que 50% da receita líquida com esses servidores no ano passado. Em 2016, eram cinco: Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Há casos de estados em que os gastos com os servidores ativos, inativos e pensionistas superaram a marca de 60% da receita corrente líquida em 2017, como Minas Gerais (60%), Rio de Janeiro (65%), Tocantins (66%) e Roraima (77%).

Essa conta considera os gastos com servidores de Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público dos estados. A Lei de Responsabilidade Fiscal, porém, estabelece limites individuais para cada um dos poderes.

Considerados cada um dos poderes individualmente, apenas o Executivo estadual supera o limite da LRF, que é de até 49% dos gastos com pessoal. Isso acontece nos seguintes estados: Santa Catarina, Minas Gerais, Acre, Tocantins, Rio de Janeiro e Roraima.

A receita corrente líquida, considerada para efeitos do cálculo, abate os repasses constitucionais feitos aos municípios e a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema previdenciário.

Em Afogados da Ingazeira, prefeitura abre inscrições para o Projovem Urbano

Estão abertas em Afogados da Ingazeira as inscrições para o Projovem Urbano. Podem participar jovens alfabetizados, com idades entre 18 e 29 anos, e que ainda não tenham tido a oportunidade de concluir o ensino fundamental. O programa também permite aos inscritos inclusão digital, iniciação profissional e participação no desenvolvimento de ações comunitárias de interesse […]

projovem-urbano

Estão abertas em Afogados da Ingazeira as inscrições para o Projovem Urbano. Podem participar jovens alfabetizados, com idades entre 18 e 29 anos, e que ainda não tenham tido a oportunidade de concluir o ensino fundamental. O programa também permite aos inscritos inclusão digital, iniciação profissional e participação no desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas na Escola Municipal Maria Gizelda Simões, no bairro Costa, no horário das 8 às 17 horas. Aos jovens que apresentarem frequência regular e desenvolverem as atividades propostas será concedida uma bolsa mensal de R$ 100,00.

O Projovem tem duração de 18 meses e é uma parceria entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Educação e Governo Federal. Ao final do curso, os jovens participantes receberão certificados de conclusão do Ensino Fundamental.

Prefeito Sebastião Dias comemora os 100 primeiros dias da nova gestão

Ascom Passados 100 dias do novo governo, o prefeito Sebastião Dias comemorou os avanços conquistados ao longo dos anos e destacou as ações importantes que aconteceram nesses primeiros dias de 2017. Falando ao programa institucional de rádio Sebastião Dias lembrou a inauguração da Escola Dona Toinha e definiu esse momento como o mais importante desses […]

Ascom

Passados 100 dias do novo governo, o prefeito Sebastião Dias comemorou os avanços conquistados ao longo dos anos e destacou as ações importantes que aconteceram nesses primeiros dias de 2017.

Falando ao programa institucional de rádio Sebastião Dias lembrou a inauguração da Escola Dona Toinha e definiu esse momento como o mais importante desses primeiros 100 dias.

Depois lembrou a chegada dos novos equipamentos para o hospital, a grande reforma e ampliação da Escola Adeildo Santana, a construção da quadra coberta da Escola Dona Toinha, o calçamento da rua de acesso ao Bairro Vitorino Gomes, a operação tapa buracos, os cuidados com as estradas rurais, as melhorias sanitárias onde banheiros estão sendo construídos em algumas localidades da zona rural e o programa de próteses dentárias que continua beneficiando a população mais pobre.

O prefeito disse que também se destaca nesses 100 primeiros dias as viagens que já fez com membros de sua equipe de governo em busca de emendas e mais obras para o município.

Sebastião Dias disse que considera que o início dessa gestão está bem mais tranquilo que os 100 primeiros dias do seu governo passado. “A sociedade tabirense sabe o caminho de pedras que a gente tem peregrinado, mas todos podem ficar tranquilos que o que pudermos trazer para Tabira a gente vai trazer sim”, afirmou o prefeito.