Notícias

Atirador pediu aval para abater homem suspeito em abertura da Copa

Por Nill Júnior

622_9cc4e0fa-a111-3f3d-8e3c-5f7f6217ffc2

Por muito pouco o jogo de estreia da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, não gerou manchetes também nas páginas policiais. Um erro de comunicação deixou por um fio a vida de um policial que circulava pela Arena Corinthians.

Quando a bola já rolava, um atirador de elite, responsável pela segurança dos chefes de estado presentes ao evento, avistou um homem armado – o tal policial – próximo à tribuna de honra em que a presidenta Dilma e demais autoridades acompanhavam a partida, que terminou com vitória brasileira por 3 a 1 e muita festa.

Festa que poderia ter se convertido em pânico, porque o atirador de elite, de acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira no jornal Folha de São Paulo, teria pedido autorização a seus superiores para abater o suspeito, que ainda não havia sido como policial.

O tiro que tiraria a vida de um inocente e mancharia o Mundial do Brasil nunca saiu da pistola do atirador de elite. O episódio – que hoje vem a público – gerou, porém, uma crise entre as polícias civil e militar, que apresentaram versões diferentes para explicar a presença do agente no local.

O mal entendido está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública e gerou um reforço dos protocolos de segurança para os jogos seguintes.

Além de Dilma Rousseff, estavam na tribuna o presidente da Fifa Joseph Blatter e o secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon, entre outras autoridades.

Em nota oficial, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que, no episódio em questão, houve um erro de comunicação que foi rapidamente sanado, sem maiores consequências.

Outras Notícias

Justiça afasta Lidiane Leite e presidente da Câmara de Bom Jardim

G1 A juíza Leonilde Delfina Barros Amorim, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, decidiu nesta quinta-feira (11) afastar a prefeita Lidiane Leite que havia sido reempossada na última terça-feira (9) por decisão da Câmara dos Vereadores de Bom Jardim. A magistrada também afastou por 120 dias o presidente da Câmara, Araão Sousa […]

96df8d84764accaf752ee58db404e8e6461db335G1

A juíza Leonilde Delfina Barros Amorim, titular da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, decidiu nesta quinta-feira (11) afastar a prefeita Lidiane Leite que havia sido reempossada na última terça-feira (9) por decisão da Câmara dos Vereadores de Bom Jardim. A magistrada também afastou por 120 dias o presidente da Câmara, Araão Sousa Silva, por entender que ele agiu unilateralmente ao revogar o Decreto Legislativo 006/2015 que havia decidido pela perda do mandato de Lidiane.

A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) solicitando que a Ação Civil Pública contra Lidiane Leite por Improbidade Administrativa fosse julgada. Na visão do órgão, o retorno de Lidiane ao cargo de prefeita resultaria na continuidade da dilapidação do patrimônio público de Bom Jardim.

Na sentença, a juíza disse que acatou ao pedido do MP-MA “tendo em vista sua recondução ao cargo de Prefeita Municipal desta cidade, em 09/08/2016, em solenidade realizada na Câmara Municipal de Bom Jardim, que, segundo o representante do Ministério Público Estadual, não atendeu as formalidades legais por inexistir o tal ato formal que autorizasse sua recondução ao cargo”.

O  presidente afastado da Câmara Municipal de Bom Jardim, Araão Sousa Silva, disse que irá agravar da decisão da juíza alegando que o Ministério Público não solicitou nenhum ofício para averiguar as documentações e que seria abuso de poder por parte do órgão.

Gestão Itinerante chegou ao povoado de Piedade

Nesta quarta-feira (09), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve no distrito de Piedade participando do Gestão Itinerante e assinando varias ordens de serviço. Foram mais de 900 atendimentos em todas as áreas (Saúde, Ação Social, Cultura, Infraestrutura e Educação) para a população. Adelmo também anunciou para a comunidade a programação da festa do Padroeiro […]

Nesta quarta-feira (09), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve no distrito de Piedade participando do Gestão Itinerante e assinando varias ordens de serviço. Foram mais de 900 atendimentos em todas as áreas (Saúde, Ação Social, Cultura, Infraestrutura e Educação) para a população.

Adelmo também anunciou para a comunidade a programação da festa do Padroeiro que contará com o artista Luan Estilizado, no dia 20 de outubro, a ordem de serviço para a reforma da praça central do povoado de Piedade, além da licitação para reforma da quadra poliesportiva de Piedade e doação de R$ 7 mil para a compra dos bancos da capela da Pimenteira.

Durante o evento, além das ações tradicionais, também foi realizada entrega de livros para a escola Paulino Amaro Cordeiro e de kits de brinquedos para os alunos da escola infantil Pedro e Maria, além de uma aula espetáculo na escola Paulino Amaro Cordeiro com várias apresentações. O vereador Romão e os outros vereadores também prestigiaram o evento.

Enquete aponta 100% de aprovação da gestão do HREC

Por André Luis Nesta quarta-feira (25), uma enquete realizada no programa Manhã Total da Rádio Pajeú, apontou que a população de Afogados da Ingazeira e região, estão 100% satisfeitos com a gestão do Hospital Regional Emília Câmara – HREC.  A unidade é gerida pela OS Hospital do Tricentenário desde 2017. Antes com gestão direta do […]

Por André Luis

Nesta quarta-feira (25), uma enquete realizada no programa Manhã Total da Rádio Pajeú, apontou que a população de Afogados da Ingazeira e região, estão 100% satisfeitos com a gestão do Hospital Regional Emília Câmara – HREC. 

A unidade é gerida pela OS Hospital do Tricentenário desde 2017. Antes com gestão direta do Estado, o HREC era uma infinidade de problemas com reclamações diárias na rádio.

“Quem não lembra da tragédia que era o nosso Regional antes da OS?”, questionou o ouvinte Jânio Carlos durante a enquete. “E Raquel vai ter que cumprir os compromissos que firmou com os prefeitos do Pajeú, e um deles é manter a OS”, completou.

O debate se faz necessário diante das manifestações da governadora Raquel Lyra e de sua vice, Priscila Krause, nesta terça-feira (24), em relação à operação “Clã”,  realizada pela Polícia Federal que visa combater crimes de desvio de recursos da saúde por Organização Social de saúde em Pernambuco.

Apesar de garantir em nota divulgada à imprensa, que a população não terá o atendimento prejudicado, há o temor, principalmente no interior do Estado, de que Raquel nivele o acontecido por baixo, alterando o modo de gestão de hospitais, como o Regional Emília Câmara, que pode não ser perfeito, mas em comparação ao que era antes da gestão da OS Hospital do Tricentenário está anos-luz melhor. 

Prefeitos da região do Pajeú, terão encontro com a governadora na próxima semana e devem reforçar o que já disseram: que o modo de gestão mudou a realidade da saúde na região.

Ministro da Integração diagnosticado com câncer de próstata

Occhi espera orientação médica para decidir se deixa ou continua no ministério Diagnosticado com câncer de próstata, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, aguarda orientação médica para decidir se deixará a pasta, informou nesta quinta-feira (18) a assessoria do ministério. Filiado ao PP,  ele assumiu o cargo em janeiro do ano passado, quando a […]

frameministro

Occhi espera orientação médica para decidir se deixa ou continua no ministério

Diagnosticado com câncer de próstata, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, aguarda orientação médica para decidir se deixará a pasta, informou nesta quinta-feira (18) a assessoria do ministério.

Filiado ao PP,  ele assumiu o cargo em janeiro do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff tomou posse para o segundo mandato.

“A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional informa que ministro o Gilberto Occhi está realizando exames e tratamentos médicos. Eventual licença será definida por decisão médica”, afirmou a pasta em nota enviada ao G1.

Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi foi vice-presidente do banco público e entrou para o primeiro escalão do governo em 2014, quando substituiu, em março daquele ano, o então ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, do mesmo partido – no segundo mandato de Dilma, o PP passou a comandar a Integração Nacional e o PSD, a pasta das Cidades.

Occhi é formado em direito e tem pós-graduação nas áreas de finanças e mercado financeiro, gestão empresarial e comércio exterior. Antes de entrar para a Caixa Econômica, ele atuou  no setor privado nas funções de analista contábil, analista cadastral, supervisor contábil e na áreas administrativa.

Obras estratégicas: o Ministério comandado por ele é responsável por várias obras estratégicas em Pernambuco, com destaque para a Transposição do São Francisco, além das Adutoras do Agreste e segunda etapa da Adutora do Pajeú.

Criadores de Caprinos conhecem o Manejo da Caatinga em Afogados da Ingazeira 

Entre as atividades da II Feira do Empreendedor de Afogados da Ingazeira os criadores de caprinos puderam conhecer de perto o Manejo da Caatinga realizado pelo agricultor José Carlos, do sítio Riacho da Onça, zona rural do município. O Manejo é feito para o melhoramento da terra e para que os animais possam ter um […]

2016-12-01-photo-00000358Entre as atividades da II Feira do Empreendedor de Afogados da Ingazeira os criadores de caprinos puderam conhecer de perto o Manejo da Caatinga realizado pelo agricultor José Carlos, do sítio Riacho da Onça, zona rural do município. O Manejo é feito para o melhoramento da terra e para que os animais possam ter um pasto de melhor qualidade quando o inverno voltar.

Em uma área de nove hectares, Zé Carlos vem realizando experimentos com espécies nativas como baraúna e jurema. Além de ajudar na preservação do solo, as espécies ajudam na alimentação de bodes e cabras. Esse trabalho teve início em 2009, com a supervisão e apoio técnico da Coopagel e do Projeto Dom Hélder.

Os participantes puderam conhecer as técnicas para manutenção dos animais em meio a estiagem e como áreas preservadas podem ajudar o criador a se livrar dos custos desnecessários com ração industrializada ou capim com agrotóxico.

“Nesse local tinha uma ‘grota’ e eu aterrei. Devido à seca eu não plantei. Com algumas árvores eu fui fazendo o raleamento, e o que sobrava fui fazendo estaca para fazer o cercado, e sem desmatar. Hoje tenho os meus bodinhos aqui comendo do que a caatinga oferece, e sempre com muita água”, destacou Zé Carlos.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira.