Notícias

Temer autoriza uso das Forças Armadas para policiamento das ruas de Natal

Por André Luis

alcacuz_presosescondemPresidente atendeu a pedido do governador do RN, Robson Faria; capital potiguar tem registrado onda de violência nos últimos dias e o maior presídio do estado está em rebelião.

Do G1

A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira (19) que o presidente Michel Temer autorizou o uso das Forças Armadas no policiamento das ruas de Natal. A decisão foi tomada a partir de um pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou a Presidência.

A capital potiguar tem registrado uma onda de violência nos últimos dias. Ao todo, 21 ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo do estado, um carro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, três carros da secretaria de Saúde de Caicó (RN) e duas delegacias foram alvo de criminosos.

Além disso, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz – maior presídio do Rio Grande do Norte – tem sido palco de um confronto entre facções que deixou presos mortos e feridos.

No último fim de semana, presos do PCC invadiram a área onde ficam os integrantes do Sindicato do RN. No confronto, 26 detentos morreram.

Ainda de acordo com o governo federal, a solicitação para que os militares auxiliem no policiamento ostensivo das ruas da capital potiguar foi feita no final da manhã desta quinta diante do novo massacre na penitenciária de Alcaçuz.

Antes de antender ao pedido, Temer conversou com os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (GSI). Segundo o Planalto, será utilizado, principalmente, o contingente do Exército no policiamento de Natal.

A assessoria da Presidência destacou que o Ministério da Defesa já está providenciando o grupo de militares que será enviado imediatamente a Natal. Não há ainda, porém, previsão de quantos homens das Forças Armadas desembarcarão na capital do Rio Grande do Norte nem quando eles irão chegarão ao estado.

Militares nos presídios – Nesta quarta (18), o governo do Rio Grande do Norte já havia solicitado ao governo federal o envio de militares para atuarem em operações específicas dentro dos presídios do estado. O pedido foi feito com base no decreto presidencial que deu aval para a utilização das Forças Armadas dentro de penitenciárias.

Além do Rio Grande do Norte, também já formalizaram a solicitação para contar com o auxílio dos militares nas cadeias: Amazonas e Roraima.

Temer se reuniu nesta quarta com os governadores da Região Norte, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul no Palácio do Planalto. Na abertura do encontro, o presidente disse que a atuação das Forças Armadas serão fator de “atemorização” em presídios do país.

Na reunião, o peemedebista afirmou ainda que, em alguns presídios do país, há uma “desordem de maneira completa e integral” e que, por isso, a atuação dos militares nos presídios é necessária.

Ele ponderou, porém, que se não houver uma “conjugação de esforços” para solucionar a crise, de nada adiantará ter autorizado o uso das Forças Armadas.

Outras Notícias

Em Petrolina, Raquel Lyra entrega dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Malan

Dando continuidade à agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (26), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM). A iniciativa dobra a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco, ampliando a oferta de forma regionalizada, valorizando a […]

Dando continuidade à agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (26), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM). A iniciativa dobra a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco, ampliando a oferta de forma regionalizada, valorizando a interiorização e descentralização do atendimento de alta complexidade. Por mês, o Governo de Pernambuco aportará R$ 401,8 mil para manter pessoal, equipamentos, insumos, entre outros.

“Desde o ano passado, estamos nos desdobrando para descentralizar o atendimento à saúde em Pernambuco. Com a entrega de hoje, já são 383 leitos inaugurados durante a nossa gestão. Hoje, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI neonatal e dez leitos de UTI pediátrica. Isso permite que as mães que hoje andam com seus filhos quilômetros para irem até outras cidades, agora possam ser atendidas mais perto de casa”, destacou Raquel Lyra.

Para a ampliação, o Governo do Estado investiu na requalificação do espaço onde funcionarão quatro salas de UTI, incluindo uma ala de isolamento de pacientes, sala de repouso médico, posto de enfermagem e espaço de alimentação dos profissionais plantonistas.

“Com a ampliação de leitos estamos possibilitando maior oferta de cuidados e de qualidade, assegurando acesso oportuno e eficaz aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Ao aumentar o número de leitos disponíveis e melhorar a infraestrutura existente, podemos não só reduzir os tempos de espera, mas também salvar vidas”, explicou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti. 

A abertura destes novos leitos também mudará a realidade de toda a comunidade, fortalecendo a confiança no sistema de saúde local. Atualmente, o Hospital Dom Malan é o único hospital do Submédio São Francisco a oferecer o serviço na rede pública.

Presente na solenidade, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É um grande ganho para a nossa cidade, vai dar um alívio para cá. Estamos muito animados com essas ações que estão chegando na saúde e em outras áreas. Essas parcerias têm que continuar”, externou.

O Hospital Dom Malan é a maior maternidade da região, atendendo mulheres e crianças residentes dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco). Dos municípios da rede PEBA, 28 estão no estado da Bahia (Macrorregião Norte) e 25 Municípios compõem a IV Macrorregião pernambucana.

Também estiveram presentes na solenidade os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Rafael Cavalcanti (Afrânio), Galego de Nanai (Cabrobó), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista) e Josimara Cavalcanti (Dormentes); a vereadora Lucinha Mota; os ex-deputados Dulcicleide e Odacy Amorim; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Guilherme Coelho (Assessor Especial da governadora); o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; além de outros vereadores e lideranças da região.

São José do Egito recebe segunda ambulância UTI em um ano

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, realizou a entrega de uma nova ambulância UTI para a rede municipal de saúde. Com a aquisição, o município passa a contar com duas unidades móveis equipadas para atendimentos de alta complexidade. De acordo com a gestão municipal, o reforço na frota é resultado de articulações […]

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, realizou a entrega de uma nova ambulância UTI para a rede municipal de saúde. Com a aquisição, o município passa a contar com duas unidades móveis equipadas para atendimentos de alta complexidade.

De acordo com a gestão municipal, o reforço na frota é resultado de articulações políticas em Brasília para a captação de recursos federais. As novas unidades substituem veículos que, segundo o governo local, estavam “sucateados” no início da atual administração, dificultando a transferência de pacientes para centros de referência.

Os veículos tipo UTI dispõem de suporte avançado de vida, essencial para garantir a segurança no transporte de casos graves. Com a entrega, a prefeitura busca ampliar a eficiência das remoções e reduzir o tempo de espera por suporte especializado no sistema público de saúde.

Natal Home Center lança segunda edição do Luzes de Natal

Por Pânfila Carvalho  Na última segunda-feira (18), a Natal Home Center em Serra Talhada realizou um dos maiores showrooms do sertão, com o lançamento da coleção de móveis, decorações e enfeites natalinos. A segunda edição do Luzes de Natal foi um sucesso de lançamento! O evento contou com a participação de amigos e familiares, seguindo […]

Por Pânfila Carvalho 

Na última segunda-feira (18), a Natal Home Center em Serra Talhada realizou um dos maiores showrooms do sertão, com o lançamento da coleção de móveis, decorações e enfeites natalinos. A segunda edição do Luzes de Natal foi um sucesso de lançamento!

O evento contou com a participação de amigos e familiares, seguindo todos os protocolos de segurança. 

Estiveram presentes os diretores do Natal Home Center, Natanael Júnior, Kleber Carvalho e Rogério Pinto e suas respectivas esposas, Fernanda Fonseca e Rosália Virginia, que comandam o setor de decoração da loja. Além de profissionais dos mais variados segmentos, como engenheiros, arquitetos, designer’s de interiores, empresários e o cliente final. 

Todos puderam aproveitar o momento para apreciar o que há de melhor, beleza e sofisticação na decoração natalina, além de conhecer as opções de serviços que a Natal Home Center dispõe.

Para um dos diretores da Natal, Kleber Carvalho, o projeto Luzes de Natal é um sucesso desde de 2020. 

A procura pelas novidades do segmento natalino só aumenta.  Segundo Kleber, o ano de 2021 tem sido diferente: “Estamos superando uma pandemia e desejo que este ano, todos possam se confraternizar, receber seus amigos e familiares com saúde e de forma confortável, com decoração, mesa posta e tudo o que o natal possa oferecer, e a melhor opção está na Natal Home Center”. 

A frente deste projeto de decoração estão as empresárias Fernanda Fonseca e Rosália Virgínia, que escolheram tudo com muito cuidado para que o cliente possua produtos de qualidade. Pensando nisso, optaram por produtos exclusivos, dos melhores distribuidores de decoração.

Marcelo Teodósio, é um dos consultores de interiores do Natal Home Center, para ele, participar deste momento é estimulante. Poder prestar consultoria ao cliente e deixar seu ambiente elegante e confortável é mágico.  

O consultor de interiores, ainda reforça que o Grupo Natal oferece consultoria sem nenhum custo em Serra Talhada e em toda a região do Pajeú. O cliente paga apenas pelos móveis e a decoração.

Quem também esteve presente no lançamento Luzes de Natal foi o arquiteto e urbanista Rochael Melo, para ele, a Natal Home Center está de parabéns, pois, vem atendendo as novidades e tendências que estão surgindo no mercado de arquitetura. 

Sem contar, que a segunda edição do Luzes de Natal está elegante, com muitos elementos e mobiliário de excelente qualidade. Tudo para encantar ainda mais e deixar as casas e os ambientes da nossa região mais bonitas para as festividades de fim de ano.

Já, para o decorador Wério Farias, a decoração está muito elegante e perfeita para todos os gostos.

O arquiteto Felipe Nogueira, comenta que cada vez que participa dos lançamentos da Natal fica mais encantado com a qualidade, modernidade e sofisticação que é oferecida.

Sucesso!! Para a diretora de decoração da Natal, Fernanda Fonseca, o lançamento da segunda edição do Luzes de Natal foi um sucesso. 

“Estamos sempre trabalhando e pensando em proporcionar ambientes diferenciados e especiais, para que o cliente possa reunir a família e amigos, para confraternizar e comemorar esse período mágico que é o Natal!”

A Natal home Center deseja um natal mágico, cheio de luzes e decorações para você!

Endereços:

Avenida Afonso Magalhães, nº 1071, bairro São Cristóvão – Serra Talhada/PE

Avenida Olavo Gomes de Oliveira, nº 635, bairro Saudade – Triunfo/PE

Redes Sociais:

Instagram: @natalhomecenter

Youtube: Natal Home Center

Facebook: natalhomecenter 

Telefones:

Serra Talhada – (87) 3831-6970 / (87) 99951-0134 (WhatsApp)

Triunfo – (87) 3846-1275

Capítulo final: Ministro do TSE mantém improcedência de ação contra Anchieta Patriota e Jr de Mocinha

O Ministro do TSE, Jorge Mussi, julgou improcedente o agravo contra a negativa de recurso especial da Ação de Investigação Eleitoral contra o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota e o vice, Júnior de Mocinha, por suposto abuso de poder econômico, impetrada pela Coligação encabeçada pelo candidato José Francisco Filho, o Didi, na Coligação União e […]

O Ministro do TSE, Jorge Mussi, julgou improcedente o agravo contra a negativa de recurso especial da Ação de Investigação Eleitoral contra o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota e o vice, Júnior de Mocinha, por suposto abuso de poder econômico, impetrada pela Coligação encabeçada pelo candidato José Francisco Filho, o Didi, na Coligação União e Transformação Carnaíba para Todos.

O TRE já tinha assentado que não houve consistência probatória para respaldar a condenação dos recorridos – Prefeito e Vice-Prefeito de Carnaíba/PE eleitos em 2016 – por arrecadação e gastos ilícitos ou abuso de poder econômico.

Quanto à falta de declaração de gastos com combustível, concluiu-se pela inexistência de elementos indicativos de consumo que excedesse aquele declarado. Em relação ao suposto uso de imóvel que seria dos recorridos sem que fosse comprovada a respectiva propriedade, assentou-se que este fato não tem relevo suficiente para configurar os ilícitos em questão.

A defesa então ingressou com recurso especial, negado pela presidência do TRE. Então, pediu reanálise do TSE com o agravo, alegando em suma que a juíza de primeira instância não permitiu perícia contábil acerca de contas bancárias, as decisões atacadas silenciaram sobre questões levantadas pelo MP e os fatos não foram analisados com a profundidade necessária pelos julgadores.

O Ministro, entretanto, não viu elementos que dessem base para aceitar o recurso agravo. Disse, por exemplo, que  a perícia da prestação de contas não e de responsabilidade de técnicos do TRE e ainda que “não se vislumbra nos autos a necessidade de perícia contábil, visto que a prestação de contas não traz questões de maior complexidade, apenas matérias bastante recorrentes”.

“Quanto ao mérito da ação, o TRE/PE assentou que não houve consistência probatória para respaldar a condenação dos recorridos por arrecadação e gastos ilícitos ou abuso de poder econômico”, reforça. Ele ainda se debruçou sobre depoimentos nos autos, sempre validando o já decidido pelo TRE.

“Ante o exposto, nego seguimento ao recurso especial”, conclui.

Câmara anuncia mudanças nas Secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e presidência da Suape

Governador dará posse coletiva aos novos secretários nesta quinta-feira (19.01)  O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta terça-feira (17.01), os nomes dos novos secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Habitação, além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que serão, respectivamente: Roberto Franca (atual presidente da Funase), Bruno Lisboa […]

BrunoLisboa-MarcosBaptista-RobertoFrancaGovernador dará posse coletiva aos novos secretários nesta quinta-feira (19.01) 

O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta terça-feira (17.01), os nomes dos novos secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Habitação, além do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que serão, respectivamente: Roberto Franca (atual presidente da Funase), Bruno Lisboa (diretor-executivo de Operações da Cehab) e Marcos Baptista (atualmente secretário de Habitação). O deputado Isaltino Nascimento será o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa, dando continuidade ao trabalho realizado atualmente por Waldemar Borges.

A posse dos dois novos secretários será nesta quinta-feira (19/01), às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com a do novo titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, o vice-governador Raul Henry.