Notícias

Atendimentos envolvendo escorpião aumentam 25%

Por André Luis
Foto: Miva Filho

No primeiro semestre, foram 706 chamados, contra 561 em 2016 informa Ceatox 

Entre janeiro e junho deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), que funciona 24 horas por dia e presta informações à população pelo 0800.722.6001 (ligação gratuita), atendeu 706 chamados envolvendo acidentes com escorpiões. O quantitativo é 25,8% maior do que o mesmo período de 2016, com 561 atendimentos. Com esse período chuvoso, o Ceatox alerta o público para tomar os devidos cuidados para evitar ocorrências.

“Com as chuvas, os escorpiões são desalojados das galerias de esgoto e águas pluviais, procurando abrigo dentro das residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação, podendo ocasionar acidentes. Além de tomar alguns cuidados com a casa, para evitar a entrada do animal, a população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno”, afirma a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto. Vale ressaltar que menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico para picadas de escorpiões. A equipe de saúde deve discutir o caso com os técnicos do Ceatox e verificar se o quadro tem indicativo para fazer o uso do tratamento.

No Estado, o soro está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. “Com a descentralização do soro para o interior e região metropolitana do Recife, demos mais agilidade ao atendimento aos pacientes que sofreram picada de escorpião e evitamos que seja preciso se deslocar até a capital”, pondera Lucineide.

O Ceatox conta com uma equipe multiprofissional trabalhando 24 horas por dia para prestar todas as orientações à população sobre acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações exógenas. Os profissionais ainda fazem todo o acompanhamento do caso. “Seguir as recomendações corretamente é essencial para evitar o agravamento do quadro, que o paciente fique com sequelas ou até mesmo óbitos”, ressalta Lucinede Porto.

Importante lembrar que se a população observar presença de escorpiões nas residências é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental municipal e solicitar uma visita ao imóvel.

Cuidados para evitar a presença de escorpião nas residências: 

  • Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;
  • Conservar o quintal e o jardim sempre limpos;
  • Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa;
  • Vistoriar cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las;
  • Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;
  • Não andar descalço; ao adentrar em mata, utilizar calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho);
  • Não colocar as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras;
  • Não manusear esses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser;
  • Examinar cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.

Outras Notícias

BPM Serviços lança tradicional campanha de fim de ano

Inspirada no tema “Seja fermento no novo mundo”, spot tem inspiração em Jerusalema, de Master KG Foi lançada no quadro A Reflexão da Palavra, com o Padre João Carlos Ribeiro, dentro do programa Manhã Total da Rádio Pajeú, a nova peça de fim de ano da BPM Serviços. Com o tema “Seja fermento no novo […]

Inspirada no tema “Seja fermento no novo mundo”, spot tem inspiração em Jerusalema, de Master KG

Foi lançada no quadro A Reflexão da Palavra, com o Padre João Carlos Ribeiro, dentro do programa Manhã Total da Rádio Pajeú, a nova peça de fim de ano da BPM Serviços.

Com o tema “Seja fermento no novo mundo”, o spot de rádio chama à reflexão no papel de cada um para uma sociedade sem barreiras ou preconceitos.

Se estamos aqui de passagem,  o que vamos deixar de legado na terra? Que reais valores vamos moldar em nossas almas?” – questiona a peça,  com narração de Neto Spinelli.

O spot chama à necessidade de um mundo sem muros ou preconceitos, com respeito à dignidade humana,  sem distinção de classes ou raça,  como ensina o próprio Cristo.

“Criamos no mundo e como sociedade muitos muros. Eles nos dividem no que temos de melhor, a solidariedade,  os valores cristãos.  Precisamos retomar esses conceitos”, diz o Diretor da empresa, Anchieta Mascena.

Outra novidade é a música tema, Jerusalema, cantada por Master KG. Em 2020, a música, com Nomcebo Zikode, se tornou viral online, obtendo sucesso mundialmente. Ela teve menor inserção no Brasil.

É uma homenagem à Nova Jerusalém, entendida em seu sentido bíblico como a cidade celestial que todos esperamos alcançar na nossa busca comum e fraterna de comunhão com Deus. Neste sentido, como faz Master KG na letra, podemos dizer: “Jerusalém é minha casa… Meu lugar não está aqui, meu reino não está aqui”.

Clique aqui e veja o clipe de Jerusalema no YouTube

Ouça a mensagem da BPM Serviços clicando no player:

Ato de vandalismo na adutora Zé Dantas prejudica abastecimento em Afogados

Atos de vandalismo impediram que os moradores do bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira, ficassem sem receber água nesta quarta-feira (22). Após a matéria divulgada pelo blog do Itamar, em nota a Compesa informou que o estouramento identificado no sítio Santo Antonio, na adutora Zé Dantas foi provocado por atos de vandalismo. Leia abaixo […]

Foto: Itamar França

Atos de vandalismo impediram que os moradores do bairro São Braz, em Afogados da Ingazeira, ficassem sem receber água nesta quarta-feira (22). Após a matéria divulgada pelo blog do Itamar, em nota a Compesa informou que o estouramento identificado no sítio Santo Antonio, na adutora Zé Dantas foi provocado por atos de vandalismo. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Compesa informa que o vazamento a que se refere a matéria do Blog, aconteceu na Adutora de Zé Dantas, responsável por uma parte do abastecimento da cidade de Afogados da Ingazeira e foi causado por vandalismo, o serviço de reparo já foi concluído. A Compesa informa ainda que, devido ao estouramento, a parte alta do bairro São Brás, que deveria ter iniciado o abastecimento na noite de ontem (22), iniciará até o fim da tarde de hoje, quinta-feira (23).

Prefeitura de Afogados vai ouvir comerciantes sobre mudanças no trânsito

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai reunir o segmento de comerciantes e empreendedores para apresentar os projetos de engenharia de trânsito para as áreas centrais da cidade. Além de apresentar a proposta de disciplinamento, o encontro também tem o objetivo de dialogar com os empreendedores, ouvindo sugestões para melhorias nas fluidez do trânsito de […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai reunir o segmento de comerciantes e empreendedores para apresentar os projetos de engenharia de trânsito para as áreas centrais da cidade.

Além de apresentar a proposta de disciplinamento, o encontro também tem o objetivo de dialogar com os empreendedores, ouvindo sugestões para melhorias nas fluidez do trânsito de áreas vitais da cidade como a avenida Manoel Borba, Ruas Barão de Lucena, 15 de Novembro, Antonio Rafael de Freitas, além das travessas Tiradentes e Manoel Mariano.

O mesmo encontro já foi realizado com os comerciantes da Rua Henrique Dias.

“Todas as modificações que estamos propondo para melhoria do trânsito estão sendo dialogadas, buscando a participação e a escuta do nosso comércio, para que possamos, juntos, Prefeitura e sociedade civil, implementarmos as melhorias que nosso trânsito precisa para garantir uma melhor fluidez e uma melhor mobilidade urbana,” destacou a secretária de transportes e trânsito de Afogados, Flaviana Rosa.

O encontro acontece nesta segunda (26), às 19h, no espaço CS eventos, em Brotas.

MP preocupado com aumento de casos da Covid-19 no Pajeú

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto lamentou em contato com o grupo de monitoramento da Covid-19 no Pajeú que os números oficiais aumentam na região. Segundo ele, Tabira tem mais dois casos, Carnaíba tem dois com casos em investigação. Iguaracy e Quixaba tiveram os primeiros casos. Em São José do Egito,  o vice-prefeito Eclérinston Ramos afirmou falando […]

Vice prefeito Eclérinston Ramos disse que mais dois casos são monitorados em São José do Egito

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto lamentou em contato com o grupo de monitoramento da Covid-19 no Pajeú que os números oficiais aumentam na região.

Segundo ele, Tabira tem mais dois casos, Carnaíba tem dois com casos em investigação. Iguaracy e Quixaba tiveram os primeiros casos.

Em São José do Egito,  o vice-prefeito Eclérinston Ramos afirmou falando ao programa Debate do Sábado,  na Gazeta FM, mais um profissional de saúde que atende no município tem suspeita de Covid-19.

Ele teria contraído em outra cidade onde trabalha.  O resultado da profissional suspeita que atendeu o primeiro caso ainda não saiu.

Um outro suspeito assintomático teve alta hoje do espaço destinado ao Hospital Maria Rafael de Siqueira para tratar Covid-19.Foi colhido material para realização de exame. O resultado sai semana que vem. A cidade portanto tem um caso confirmado e três suspeitos.

“Temos que ampliar os esforços nessas medidas de prevenção, para não termos que sobrecarregar o Sistema de Saúde no tratamento”, alertou o promotor.

MPPE recomenda ao IPA contratação de empresa de contabilidade

Em nome do respeito às exigências legais para a contratação de serviços por entidades da administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco (IPA) adotar as providências necessárias para iniciar, até 31 de outubro, procedimento administrativo para contratação de empresa de contabilidade para suprir as […]

Em nome do respeito às exigências legais para a contratação de serviços por entidades da administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco (IPA) adotar as providências necessárias para iniciar, até 31 de outubro, procedimento administrativo para contratação de empresa de contabilidade para suprir as necessidades do órgão.

Dentro do mesmo prazo, o gestor público deverá informar à 15ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Patrimônio Público) se acata ou não as medidas recomendadas. Em caso de resposta positiva, deve apresentar ainda um cronograma de execução das iniciativas para a contratação. O próprio presidente do IPA já tinha se manifestado, em audiência realizada no mês de fevereiro, a instaurar o processo licitatório tendo em vista o fim do contrato atual, previsto para setembro.

A 15ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital apontou, no texto da recomendação, que o IPA foi alvo de denúncia por suposta irregularidade na contratação direta por inexigibilidade de licitação da empresa Meira e Luna Contabilidade no ano de 2020. A mesma empresa já prestava o serviço contábil ao órgão público desde 2013, tendo sido escolhida em duas ocasiões por dispensa de licitação e em outras duas mediante a realização de licitações. Porém, o MPPE alerta que os serviços de contabilidade, ainda que técnicos e especializados, não têm natureza singular que inviabilize a competição em processo licitatório.

A justificativa para a contratação, formalizada no Contrato nº 30/2020, se resumiu ao tempo em que a empresa já prestava serviço no Instituto, sua expertise fiscal, confiança, regularização e justificativa de preço. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 18 de outubro.