Notícias

Armando Monteiro retoma campanha

Por Nill Júnior

0ea355331c4f8562a912fa668a2fb1e4

O candidato Armando Monteiro (PTB) retomou nesta quarta-feira (20) a sua agenda de campanha, após cumprir sete dias de luto pela morte do ex-governador Eduardo Campos, com uma caminhada pela manhã no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Gurararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Armando cumprimentou comerciantes e ouviu da população muitas queixas sobre o estado do mercado de Cavaleiro. Durante a caminhada no interior do equipamento, o candidato passou por poças de lama, esgoto a céu aberto e até animais mortos pelo caminho. Do lado de fora, impera o lixo, a lama e o desordenamento do comércio ambulante.

No final, em um mini-comício na Praça Rita Coelho, Armando prometeu requalificar o mercado. “Vimos o mesmo quadro de abnadono, os mesmos problemas de anos. As pessoas esperam há muitos anos uma intervenção do poder público para requalificar esse importante mercado, que é um pulmão do comércio de Cavaleiro. Mas quero ser justo, a administração municipal de Jaboatão vem buscando esforços, mas não contaram com a parceria no tempo certo para executar essa obra”, disse o candidato, dando a entender que o atual governo do PSB não deu a devida atenção ao local.

“Eu quero dizer que se o povo de Pernambuco me confiar essa responsabilidade de conduzir o Estado, eu quero assumir aqui o compromisso que vou dar absoluta prioridade da liberação de recursos do governo estadual para realizarmos a reforma que a população esepera”, prometeu.

Outras Notícias

CPI: Fux afirma que representante da Precisa só pode ficar em silêncio quando puder ser incriminada

Informação foi divulgada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) Por Raquel Lopes e Renato Machado/Folhapress Em uma conversa por telefone com o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o ministro Luiz Fux, presidente do STF, esclareceu que o habeas corpus concedido para Emanuela Medrades garante seu silêncio apenas em situações que podem resultar em sua […]

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Informação foi divulgada pelo senador Humberto Costa (PT-PE)

Por Raquel Lopes e Renato Machado/Folhapress

Em uma conversa por telefone com o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o ministro Luiz Fux, presidente do STF, esclareceu que o habeas corpus concedido para Emanuela Medrades garante seu silêncio apenas em situações que podem resultar em sua incriminação.

A informação foi divulgada pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

“Ela pode se recusar a responder quando implicar fala de alguma investigação que a envolva. Disse que ela pode ser enquadrada nos crimes previstos no Código Penal, se desrespeitar”, afirmou Costa.

“Esse foi o entendimento do ministro Fux”, completou.

Após a conversa por telefone, Aziz encaminhou oficialmente um embargo de declaração questionando os limites do habeas corpus. Ele questiona no documento se a depoente já cometeu crimes por falso testemunho.

Os senadores pretendem retomar o depoimento assim que a manifestação oficial for divulgada. Costa argumenta que a depoente poderia, por exemplo, comentar fatos relativos ao sócio-diretor da empresa, Francisco Maximiano.

Omar Aziz ainda ingressou com habeas corpus semelhante a respeito do sócio-diretor da Precisa, Francisco Maximiano. A CPI agora pretende agendar para quarta-feira o depoimento de Maximiano.

“Se for perguntas sobre vacinas, invoice, ela tem o direito ao silêncio. Mas ela tem obrigação de responder sobre ações que envolvem o senhor Francisco Maximiano”.

A oitiva de Maximiano estava agendada para duas semanas atrás, mas acabou cancelada justamente por causa do habeas corpus.

“Está claro que a defesa quer proteger o senhor Francisco Maximiano e não a diretora da Precisa”, afirmou Humberto Costa, que novamente afirmou ver uma ação coordenada nas ações da Polícia Federal -instauração de inquérito, agendamento de depoimentos- de forma a atrapalhar os trabalhos da CPI.

Padre Antonio Maria canta para multidão de fiéis em Afogados

Fotos: Tito Barbosa O padre Antonio Maria encantou com simpatia e seus grandes sucessos no primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, ontem, na Praça Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira. A programação encerrou a programação organizada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em um tríduo festivo organizado pelo Padre Gilvan […]

Fotos: Tito Barbosa

O padre Antonio Maria encantou com simpatia e seus grandes sucessos no primeiro aniversário da Devoção dos filhos do Pai Eterno, ontem, na Praça Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira. A programação encerrou a programação organizada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em um tríduo festivo organizado pelo Padre Gilvan Bezerra e pelo Conselho Pastoral Paroquial.

O padre se apresentou após a celebração de encerramento da programação. Segundo o Padre Gilvan Bezerra em sua homilia, não era objetivo inicial trazer a Afogados o encontro semanal do grupo de devotos, mas diz que por vontade de Deus houve a oportunidade de que o projeto tivesse início. O grupo tem crescido e, segundo o sacerdote, a perspectiva é de que cada vez mais fiéis se incorporem aos encontros, que ocorrem todas as terças-feiras. Os padres Aldo Guedes e José de Anchieta também acompanharam a programação.

Na apresentação, Padre Antonio Maria começou por “Emoções”, de Roberto Carlos, levando os fiéis ao êxtase. Claro, não faltaram outros sucessos da fé como “Sonda-me”, “Cura Senhor”, “Mãe Pelegrina” e outros.

O padre de 72 anos mostrou disposição e foi muito simpático com os fiéis. Falando à Rádio Pajeú, ele disse que, apesar do cansaço do trajeto até Afogados, foi recompensado pelo envolvimento do público. A programação ainda teve no domingo show religioso com Ana Lúcia, da comunidade Canção Nova.

Serra Talhada: HEC está com 97% de leitos ocupados. Hospam tem 100%

Município confirmou mais dois óbitos por Covid-19 e totaliza 127 A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou no boletim epidemiológico desta segunda-feira (12) que o município atingiu a marca dos 7.635 pacientes recuperados da Covid-19. Foram confirmados 37 novos casos positivos da doença nas últimas 72 horas, diagnosticados através de 11 testes rápidos, 22 […]

Município confirmou mais dois óbitos por Covid-19 e totaliza 127

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou no boletim epidemiológico desta segunda-feira (12) que o município atingiu a marca dos 7.635 pacientes recuperados da Covid-19.

Foram confirmados 37 novos casos positivos da doença nas últimas 72 horas, diagnosticados através de 11 testes rápidos, 22 resultados de Swab e 4 exames particulares, sendo 15 pacientes do sexo masculino e 22 do sexo feminino, com idades entre 10 e 87 anos.

O município tem 226 casos em investigação, 38.087 casos descartados, 7.880 casos confirmados, 93 pacientes em isolamento domiciliar, 25 pacientes em internamento hospitalar, 118 casos ativos e 127 óbitos.

O 126º óbito se trata de paciente masculino, 73 anos, morador do bairro da Fazenda Olho D’água. O paciente apresentava comorbidades (hipertensão e diabetes), e faleceu no dia 09/04/2021, no Hospital Eduardo Campos.

O 127º óbito se trata de paciente feminino, 75 anos, moradora do Centro da cidade. A paciente apresentava comorbidades (doença vascular crônica e hipertensão), e faleceu no dia 09/04/2021, no Hospital Eduardo Campos.

INTERNAMENTOS:

A cidade de Serra Talhada tem nesta segunda-feira (12) um total de 86 pacientes internados, incluindo pacientes de Serra Talhada e de outras cidades pernambucanas.

O Hospital Eduardo Campos está com 97% de ocupação, com 3 pacientes em leitos clínicos e 68 na UTI. Destes, são 2 serra-talhadenses em leitos clínicos e 11 na UTI.

O HOSPAM está com 100% de ocupação, sendo 10 pacientes internados na UTI. Destes pacientes, 7 são de Serra Talhada.

Nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José há 5 serra-talhadenses internados.

“Portanto, temos 25 pacientes serra-talhadenses internados, sendo 18 na UTI”, informou a Secretaria de Saúde no boletim.

Câmara prestigia folia na terra do maracatu rural

Há 20 edições encantando e engrandecendo a cultura da região da Zona da Mata Norte, os tradicionais blocos de Maracatu de Baque Solto animaram mais uma vez a segunda-feira de Carnaval (04) deste município. E como de costume, o governador Paulo Câmara foi conferir de perto a apresentação das agremiações, que carregam o título de […]

Há 20 edições encantando e engrandecendo a cultura da região da Zona da Mata Norte, os tradicionais blocos de Maracatu de Baque Solto animaram mais uma vez a segunda-feira de Carnaval (04) deste município. E como de costume, o governador Paulo Câmara foi conferir de perto a apresentação das agremiações, que carregam o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil desde 2014. Aproximadamente 35 grupos embalam a programação deste ano, que acontece na Praça Papa João XXIII, mais conhecida como a Praça da Catedral, no centro da cidade.

“Pernambuco tem um Carnaval que valoriza suas tradições, suas origens. E o Maracatu representa muito bem isso. São pessoas que passam o ano trabalhando nas diversas atividades econômicas, seja na cana-de-açúcar, nos comércios e serviços, e no Carnaval eles têm essa possibilidade de representar o maracatu e manter viva essa arte, essa cultura que tanto bem faz ao povo do nosso Estado. É um patrimônio cultural de Pernambuco e do Brasil. E a gente se esforça muito para que as futuras gerações de pernambucanos conheçam a força dessa manifestação”, destacou o governador, que estava acompanhado do senador Humberto Costa, deputados federais e estaduais e secretários de Estado.

Paulo Câmara foi presenteado com uma gola de maracatu e recebeu o troféu da agremiação Jacaré em Folia, que comemorou 63 anos de atuação. “Recebemos todos os anos gente de todo o Estado e turistas do Brasil e do exterior, que prestigiam e divulgam o nosso Carnaval. E isso não seria possível sem o apoio do governador Paulo Câmara e toda sua equipe. Com certeza, não teríamos essa festa bonita, tranquila e que sempre arrasta uma multidão pelo centro da cidade”, agradeceu o prefeito Nino.

Uma Delegacia Móvel da Polícia Civil reforça a segurança durante a programação do Encontro dos Maracatus em Nazaré da Mata. A região da Zona da Mata e o Agreste contam ao todo com 20 delegacias de plantão durante o Carnaval. O efetivo para o Agreste e a Zona da Mata é de 6.644 postos de trabalho ativados pela PMPE, 1.077 pela Polícia Civil, 892 pelo Corpo de Bombeiros Militar e 24 pela Polícia Científica.

Após prestigiar a folia da Zona Mata Norte, o governador e comitiva seguiram para o bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para conferir a apresentação do grupo de Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro. No local, Paulo conversou e fotografou com foliões. Acompanhado dos prefeitos Professor Lupércio (Olinda) e Geraldo Julio (Recife), o chefe do Executivo participou ainda de almoço na Casa da Rabeca.

Cautelar suspende contratação da prefeitura de Caruaru

Uma medida cautelar emitida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Loreto, determinou à prefeitura de Caruaru que suspenda a contratação do sistema de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS), que seria instalado na Secretaria Municipal da Fazenda. A decisão se deu após análise do Pregão Eletrônico (nº 152/2023), feita pela equipe de […]

Segunda Camara

Uma medida cautelar emitida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Loreto, determinou à prefeitura de Caruaru que suspenda a contratação do sistema de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS), que seria instalado na Secretaria Municipal da Fazenda.

A decisão se deu após análise do Pregão Eletrônico (nº 152/2023), feita pela equipe de auditores do TCE-PE, que apontou falhas no edital.

Uma delas foi o valor máximo fixado no pregão (R$2.418.500,00), mais do que o dobro do que é pago hoje (R$1.026.000,00) à atual empresa contratada (EICON Controles Inteligentes de Negócios LTDA), que também participou da licitação. O fato revela possíveis erros na pesquisa prévia de preços que poderiam causar prejuízo financeiro ao município, bem como comprometer a disputa entre os participantes.

A Secretária da Fazenda de Caruaru, Josivania Almeida, e a pregoeira municipal, Karolaine Valentim Oliveira, não apresentaram defesa, ou justificativas, apesar de devidamente notificadas. Ambas poderão ainda recorrer da decisão.

A cautelar, levada para apreciação na Segunda Câmara TCE-PE nesta quinta-feira (2), foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes à sessão.

A procuradora Germana Laureano representou o Ministério Público de Contas.