Notícias

Armando Monteiro e João Paulo participam de caminhadas no Coque e em Roda de Fogo

Por Nill Júnior

ARMANDO MONTEIRO, CANDIDATO AO GOVERNO DE PE PELA COLIGACAO ¨PE

Nesta quarta-feira (27), o candidato ao Governo de Pernambuco armando Monteiro (PTB) participou de duas grandes caminhadas em comunidades do Recife. Acompanhado da militância e dos companheiros de chapa Paulo Rubem Santiago (PDT), o candidato a vice, e João Paulo (PT), candidato a senador, Armando visitou o Coque, à tarde, e a Roda de Fogo, à noite.

Armando, Paulo Rubem e João Paulo receberam palavras de incentivo e declarações de apoio. Durante a caminhada foram vistas cenas desoladoras, reflexos de uma cidade e de um Estado que precisam urgentemente de gestão para reverter os problemas cotidianos do povo.

No Coque, por exemplo, a população reclamou da falta de moradias, de merenda escolar de qualidade e de oportunidades de emprego. Já em Roda de Fogo, o que se viu foi a falta de saneamento básico adequado, além de manutenção das ruas e passeios públicos.

“Há muita cobrança (da população) em função das muitas promessas que foram feitas. Há um misto de intolerância com essa coisa, mas, ao mesmo tempo, há sempre uma renovação de esperança e expectativa”, avaliou Armando Monteiro, acrescentando: “Apesar disso, a campanha vai ganhando animação, eu estou muito animado para vencer a eleição”.

Para João Paulo, as caminhadas inauguram o momento de “invadir” as ruas do Recife. “E termos retomado em Roda de Fogo e no Coque é muito significativo. São duas comunidades que quando fui prefeito nós ajudamos muito. Fizemos muitas obras de infraestrutura, creches, escolas, a limpeza das ruas. O que senti é um reconhecimento muito grande quando fui prefeito, um carinho da população e, por outro lado, um reclamo dos desmandos da atual gestão em relação à limpeza, merenda escolar, à falta de material”, avaliou o petista.

Outras Notícias

O Blog e a História: quando Patriota disse que faria o maior concurso da história

Em 10 de junho de 2020 José Patriota garantiu que certame estava engatilhado, com reabertura da Guarda Municipal, extinta em 2010. Gestor disse ainda que município terá como guia para reabertura das atividades plano do Governo do Estado O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú […]

Em 10 de junho de 2020

José Patriota garantiu que certame estava engatilhado, com reabertura da Guarda Municipal, extinta em 2010. Gestor disse ainda que município terá como guia para reabertura das atividades plano do Governo do Estado

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que tem discutido pormenorizadamente a reabertura gradual das atividades com o Governo do Estado. O Prefeito informou que o ordenamento jurídico que guia o município é o da gestão estadual.

Amanhã, acontecerá uma reunião setorizada com o gabinete estadual envolvendo as regiões do Pajeú e Moxotó. A tarde, com gestores do Araripe e São Francisco.

Uma das dúvidas é sobre a liberação de estabelecimentos com mais de 200 metros quadrados de área. O prefeito, assim como o MP local e CDL tenta buscar o entendimento de que valem 200 metros de área útil. Lojas de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, ocupam mais volume e não deveriam ser niveladas a outro tipo de estabelecimento por esse entendimento.

“Já toquei uma vez nesse tema com o governador. Vou levantar de novo a questão. Não sei se ele vai aceitar. O Bruno Shuamba (Secretário da Fazenda) também está nessa construção. Loja de móvel é diferente de uma loja de sapatos”, disse.

Dentre as novidades, a de que sexta e sábado, haverá entrada obrigatória de máscara na feira livre de frutas e verduras. Outra é a adoção de uma ferramenta tecnológica, o “Passaporte Imunológico”, que deverá ser implementado pela Secretaria de Saúde para ajudar no monitoramento. O prefeito não deu mais detalhes.

Quanto às fogueiras e fogos juninos, disse que deve seguir o entendimento do MP na região de proibição na zona urbana e liberação na zona rural. Outro encaminhamento será o de uma campanha para que as pessoas da zona urbana deixem para ir aos estabelecimentos no turno da tarde. “De manhã vem as pessoas de outras cidades e da zona rural”.

“Seria o maior concurso da história” – o prefeito disse que já estava com um concurso engatilhado, com vagas em várias áreas como educação, saúde e reativação da guarda municipal. “Estava tudo proto, mas os órgãos de controle soltaram nota recomendando não fazer”, disse. Perguntado se ainda pode sair do papel esse ano, Patriota afirmou que “se houver brecha legal e recuperação de receita”, faz.

Ele se mostrou preocupado com a queda de receita e disse que não sabe se até setembro conseguirá cumprir a folha.  Afirmou que as recomendações de órgãos de controle travaram a discussão pactuada com o Sindicato dos Professores de aumento e piso, mas disse estar pagando o piso com complementação de abono, o que segundo ele é legal. Defendeu a Câmara afirmando que nenhum vereador vai se opor ao aumento. Disse ainda que vai mandar projeto com gratificação a profissionais de saúde no combate direto à Covid, única exceção das recomendações.

inda disse que apesar das dificuldades, algumas ações estão sendo tocadas, citando o calçamento  no Bairro Planalto, construção da Escola Dom Mota, PSF da Ponte, Pátio da Feira e que retomará amanhã as obras de reforma da Praça Padre Carlos Cottart.

Sandrinho anuncia Detonautas como atração nacional do Encontro de Motociclistas 

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, anunciou na tarde desta sexta (02) a atração nacional do 23° encontro de motociclistas de Afogados da Ingazeira, a banda Detonautas. O encontro acontece de 22 a 25 de Janeiro, no anel viário, nas imediações do campo do nascente, e é organizado pelos motoclubes Dragões de Aço […]

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, anunciou na tarde desta sexta (02) a atração nacional do 23° encontro de motociclistas de Afogados da Ingazeira, a banda Detonautas.

O encontro acontece de 22 a 25 de Janeiro, no anel viário, nas imediações do campo do nascente, e é organizado pelos motoclubes Dragões de Aço e Bode do asfalto. O show do Detonautas será no dia 23 de Janeiro.

O encontro de motociclistas de Afogados da Ingazeira faz parte do calendário turístico e cultural do município. Em 2025 foram 3.200 motociclistas participantes, trazendo recursos para hotéis, pousadas, restaurantes, postos de combustíveis e uma série de outros setores de nossa economia.

“Estamos cumprindo um compromisso que assumimos o ano passado, de trazermos esse ano uma atração de renome nacional. E fico feliz em poder anunciar, com relativa antecedência, a banda Detonautas para tocar no nosso encontro de motociclistas. Será mais uma vez, um evento memorável,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

O anúncio aconteceu no gabinete do Prefeito, com a participação do vice-prefeito, Daniel Valadares, e de representes dos dois moto clubes organizadores do evento.

Múltipla: na “contraprova”, aprovação de Sandrinho chega a 66%

O Instituto Múltipla realizou entre 13 e 15 de janeiro nova pesquisa para avaliar a gestão Sandrinho Palmeira. A pesquisa foi feita praticamente 20 dias depois de uma contratada exclusivamente pelo blog, dias 22 e 23 de dezembro. A pesquisa balisou a última reunião de equipe da gestão, realizada no final do mês passado. O […]

O Instituto Múltipla realizou entre 13 e 15 de janeiro nova pesquisa para avaliar a gestão Sandrinho Palmeira. A pesquisa foi feita praticamente 20 dias depois de uma contratada exclusivamente pelo blog, dias 22 e 23 de dezembro.

A pesquisa balisou a última reunião de equipe da gestão, realizada no final do mês passado. O prefeito Sandrinho Palmeira já havia informado que encomendaria uma pesquisa para avaliação de sua equipe.

O Múltipla perguntou: você aprova ou não a gestão Sandrinho Palmeira? Um total de 66% disseram aprovar, contra 24% que desaprovam. Não opinaram 10%. Na hora de classificar a gestão, 12% a consideram ótima, 47%, boa, 27% regular, 6% ruim e 6%, péssima. Não opinaram, 2%.

O Múltipla também pediu uma nota para a gestão. A média atribuída foi 7,3.

Foram 250 entrevistas entre os dias 13 e 15 de dezembro. População urbana: 79% e População Rural, 21%. A margem de erro é de 6% para mais ou menos.

Se utilizou o método de amostragem estratificada proporcional com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em três estágios. A medida de tamanho adotada para a seleção dos Distritos e setores é a população residente nessas áreas, de acordo com dados censitários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No terceiro estágio são definidas as cotas de sexo, idade, escolaridade e renda domiciliar com base em informações estatística disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fontes: Censos 2022 e TSE (Novembro/22).

Comparação com dezembro

Em dezembro, o Múltipla perguntou: você aprova ou não a gestão Sandrinho Palmeira? Um total de 61% disseram aprovar, contra 29% que desaprovam. Não opinaram 7%. Na hora de classificar a gestão, 11% a consideram ótima, 33%, boa, 33% regular, 6% ruim e 12%, péssima. Não opinaram, 5%.

Afogados: Raquel Lyra inaugura Sala de Parto Humanizado no HREC

As mulheres do Sertão do Pajeú ganharam um espaço para dar à luz com mais conforto e segurança com a inauguração da Sala de Parto PPP do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira. Cumprindo extensa agenda de compromissos na região, a governadora Raquel Lyra entregou o equipamento nesta terça-feira (25), dando um […]

As mulheres do Sertão do Pajeú ganharam um espaço para dar à luz com mais conforto e segurança com a inauguração da Sala de Parto PPP do Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira. Cumprindo extensa agenda de compromissos na região, a governadora Raquel Lyra entregou o equipamento nesta terça-feira (25), dando um importante passo na melhoria da assistência obstétrica na região com investimento de R$ 186,3 milhões.

“A inauguração da Sala de Parto Normal é uma conquista histórica para as mulheres dessa região que agora podem ter seus filhos com mais conforto, segurança e, principalmente, com um atendimento humanizado. A obra integra nosso compromisso com a saúde, buscando garantir mais qualidade de vida e um ambiente acolhedor para as mães e seus bebês”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

Com quatro leitos integrados para as fases do Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), o espaço visa oferecer uma experiência mais tranquila e menos invasiva durante o trabalho de parto. O ambiente possibilita que as gestantes permaneçam no mesmo local durante todo o processo, sem a necessidade de deslocamento para outras áreas do hospital. Além disso, a sala ainda conta com recursos que permitem que as mulheres escolham a posição que desejam para dar à luz, promovendo um parto mais ativo e participativo.

“Entregamos um centro de parto com leitos, uma banheira, inclusive aquecida, para as mulheres que optam pelo parto humanizado. Os espaços garantem a privacidade e seguem as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com saída direta para o bloco cirúrgico e para a enfermaria, garantindo que as mulheres sejam atendidas de forma humanizada, com qualidade e segurança”, detalhou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 

A abertura da sala é parte de um projeto maior de humanização do atendimento obstétrico no Hospital Regional Emília Câmara. A equipe de profissionais de saúde, incluindo obstetras, enfermeiros e técnicos, tem passado por capacitações para oferecer um atendimento respeitoso e individualizado. O equipamento tem decoração acolhedora e iluminação planejada, além de equipamentos modernos, como uma banheira de hidromassagem, projetada para proporcionar relaxamento e alívio da dor durante o trabalho de parto, conforme as preferências e necessidades da gestante, priorizando o conforto e a privacidade. 

O prefeito do município, Sandrinho Palmeira, celebrou a instalação do equipamento na cidade. “O interior está sendo atendido da melhor forma possível, com igualdade. Essa descentralização das ações é muito importante, e o povo do Pajeú agradece”, declarou. 

O investimento total de R$ 186,3 milhões abrange custos com materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a operacionalização do serviço, incluindo a adequação do espaço físico às normas técnicas e o treinamento da equipe multiprofissional.

O deputado federal Carlos Veras ressaltou a importância de garantir mais acesso à saúde no Pajeú, especialmente para as mães da região, que, até então, precisavam se deslocar para outras localidades. “Estávamos ficando sem filhos do Pajeú. É muito importante ampliar, inclusive, para que mais mulheres possam dar à luz aqui. Tenho certeza de que o povo do Pajeú está muito grato e feliz em poder ter seus filhos aqui em Afogados da Ingazeira, no Regional”, celebrou.

“O equipamento está completo, de primeiro mundo, melhor que muitos hospitais privados em Pernambuco. Isso mostra o compromisso do governo com as famílias, com os filhos e com as mulheres do nosso Estado”, afirmou o deputado estadual Romero Sales Filho.

Acompanharam a governadora na entrega o prefeito de Iguaracy, Pedro Alves; o gestor geral do HREC, Sebastião Duque; além de vereadores e lideranças políticas da região.

Presidente da Alepe visita ex-governador Roberto Magalhães

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, realizou visita de cortesia ao ex-governador e ex-prefeito do Recife Roberto Magalhães. Acompanhado dos ex-deputados Ricardo Costa e José Humberto Cavalcanti, Eriberto foi recebido pelo ex-governador em seu escritório, na capital pernambucana. O encontro rendeu uma troca de experiências sobre o Poder Legislativo, além […]

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, realizou visita de cortesia ao ex-governador e ex-prefeito do Recife Roberto Magalhães. Acompanhado dos ex-deputados Ricardo Costa e José Humberto Cavalcanti, Eriberto foi recebido pelo ex-governador em seu escritório, na capital pernambucana. O encontro rendeu uma troca de experiências sobre o Poder Legislativo, além de avaliações acerca da atual conjuntura política.

Com longa história vinculada ao Democratas, antigo PFL, Roberto Magalhães foi governador de Pernambuco de 1983 a 1986; prefeito do Recife entre 1997 e 2000. Acadêmico de Direito, teve notável atuação no Poder Legislativo, como deputado federal. Seu livro mais recente, ‘Brasil: Lições do passado e desafios do século XXI’, aborda questões urgentes da política pernambucana e brasileira a partir da sua experiência concreta.

Para o presidente Eriberto Medeiros, a visita teve saldo enriquecedor. “Há uma frase que diz: ninguém segue alguém que não sabe para onde vai. Precisamos de líderes, de referências, e dr. Roberto certamente traduz esse sentimento. Buscamos, nos bons exemplos, uma estratégia para acertar mais na nossa missão de aproximar a Assembleia Legislativa da população”, afirma o deputado.