Arena de Pernambuco foi tema de reunião com governador, diz Humberto
Por André Luis
Foto: Kleyvson Santos / Folha de Pernambuco
Foto: Kleyvson Santos / Folha de Pernambuco
Do Blog da Folha
O senador Humberto Costa (PT), em entrevista à Rádio Folha, relatou como foi a primeira reunião do Conselho Político do Governo Paulo Câmara, na manhã desta segunda-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas. Segundo o parlamentar, esse primeiro encontro serviu para que o governador apresentasse aos seus aliados a viabilidade da Arena de Pernambuco e o ajudassem a reverter a imagem negativa que a obra tem perante a opinião pública.
“Nessa reunião, o governador queria apresentar ao conselho político o trabalho que deve ser feito abordando a Arena Pernambuco, no sentido de mostrar o que a Arena representou para Pernambuco em termos de investimento e desmistificar uma imagem que há hoje de que se trata de um equipamento sem uso, um elefante branco”, explicou Humberto.
Segundo o senador, Paulo Câmara pretende informar melhor a população sobre a gestão da Arena. “O governo tem nessa gestão realizado muitos eventos, coisa que a população não sabe, com empresas, eventos esportivos. E tem uma meta. Hoje o preço que o governo está arcando não é nem de longe aquilo que todo mundo pensava”.
Contudo, Humberto apontou alguns gargalos que precisam ser resolvidos, como a triplicação da 232, do viaduto do final da avenida Abdias de Carvalho até a entrada da BR 408, por exemplo, para garantir um melhor acesso ao equipamento.
Programação gratuita acontece de dezembro de 2025 a janeiro de 2026 Um dos destinos mais procurados por turistas no Sertão do Pajeú já está iluminado para receber o público com o brilho do Natal Triunfo. De 6 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de […]
Programação gratuita acontece de dezembro de 2025 a janeiro de 2026
Um dos destinos mais procurados por turistas no Sertão do Pajeú já está iluminado para receber o público com o brilho do Natal Triunfo.
De 6 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, preparou uma programação especial com espetáculos musicais, apresentações de dança, arte circense e atividades literárias que celebram o ciclo natalino.
Realizado desde 2006, o Natal Triunfo se consolidou como um dos principais eventos culturais e turísticos de Pernambuco. A programação, que começa no período do Advento e segue até o Dia de Reis, valoriza a cultura popular, a identidade local, a memória social e os saberes construídos no Sertão do Pajeú.
As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços da cidade: Hotel Sesc Triunfo, Praça Professor Josias Albuquerque, Praça Coberta José Veríssimo Júnior, Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, Theatro Cinema Guarany e Palco Guarany (Pátio de Eventos Maestro Madureira).
No dia 6, a partir das 20h, Cacá Malaquias e Choro Nordestino se apresentam no Pátio de Eventos Maestro Madureira. No dia 12, às 20h, o Sesc leva o Projeto Tonhão à Praça Coberta José Veríssimo Júnior.
De 16 a 20 de dezembro, o Theatro Cinema Guarany sedia o Festival de Cinema de Triunfo, com a exibição no dia 18 da sessão do CineSesc, e no dia 20, da IV Mostra Judith Quinto.
No dia 19, a partir das 16h30, o saxofonista Adriano Santos e Cambindas de Triunfo fazem a festa na Praça Professor Josias Albuquerque, em frente ao Hotel do Sesc. No dia 20, ás 17h, a literatura ganha destaque no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com Histórias Encantadas do Portal do Sertão.
Dia 23, às 20h, Felipe Costta sobe ao Palco Guarany para animar o público com muita música. Na véspera de Natal (24), às 20h, também no Palco Guarany, será a vez da Orquestra Fascínio. A programação tem continuidade no dia 27 de dezembro, às 17h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com o espetáculo Luanda Ruanda – Histórias Africanas.
Quem gosta de forró, vai poder dançar ao som Assisão, no dia 29, às 20h, quando o cantor se apresentará no Pátio de Eventos Maestro Madureira. No dia 2 de janeiro de 2026, no mesmo local e horário, será a vez dos Seresteiros de Triunfo animarem o público. A programação se encerra no dia 3 de janeiro, com o Encontro de Bandas Filarmônicas, também no Pátio de Eventos, a partir das 19h.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Natal Triunfo
Data: de 6 de dezembro 2025 a 3 de janeiro de 2026
Local: Hotel Sesc Triunfo, Praça Professor Josias Albuquerque, Praça Coberta José Veríssimo Júnior, Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, Theatro Cinema Guarany e Palco Guarany (Pátio de Eventos Maestro Madureira).
Exclusivo Em contato com a redação do Blog do Nill Júnior, um familiar do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, pedindo reserva, confirmou aquilo que o blog já vinha dando como certo: “Augusto não será candidato em São José do Egito”. O familiar informa que Augusto já tinha sido convencido que iria colocar o nome […]
Em contato com a redação do Blog do Nill Júnior, um familiar do prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, pedindo reserva, confirmou aquilo que o blog já vinha dando como certo: “Augusto não será candidato em São José do Egito”.
O familiar informa que Augusto já tinha sido convencido que iria colocar o nome a disposição do grupo governista no município.
“Já tínham convencido ele, Hugo, Dr. Ecleriston e Edilio Lira, até o ex-prefeito de ouro velho Dr. Júnior teria entrado no circuito, ele já estava cedendo. Tinha apoio de todos, até de sua família, que inicialmente era contra”, revelou a fonte.
Segundo o familiar, a tomada do União Brasil de seu grupo político na cidade foi a pá de cal que faltava.
“Ele tá em recife, descasando, deve voltar próxima semana, tava fazendo exames médicos, ficou surpreso com o que fizeram e estão tentando remediar, conheço Augusto, ele tá triste, chorou muito, não tem raiva de ninguém, porem, muito decepcionado com o próprio Evandro, mesmo assim, continua dizendo que apoia o grupo de todo jeito, não quer briga, quer paz e viver em paz”, pontuou o familiar.
Com essa decisão de Augusto, o grupo político do prefeito Evandro Valadares terá que buscar outro nome para disputar a Prefeitura de São José do Egito.
Em visita a Bodocó nesta terça-feira (17), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) afirmou que levará ao governo federal um pedido de ajuda ao município, seriamente afetado pelas fortes chuvas do último final de semana. O parlamentar informou que fará um pronunciamento durante a sessão da Câmara sobre os problemas na cidade e que também […]
Em visita a Bodocó nesta terça-feira (17), o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) afirmou que levará ao governo federal um pedido de ajuda ao município, seriamente afetado pelas fortes chuvas do último final de semana.
O parlamentar informou que fará um pronunciamento durante a sessão da Câmara sobre os problemas na cidade e que também irá formalmente levar o caso à União.
“Pretendo, até amanhã (quarta-feira), fazer um pronunciamento (na Câmara) e provocar formalmente o governo federal. Também vamos fazer um relato ao governador Paulo Câmara sobre a situação no município”, afirmou, ressaltando o empenho do governo do Estado em ajudar a cidade no que for necessário.
Tadeu visitou a ponte na PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri e que cedeu em razão da enxurrada.
O deputado defendeu a priorização na sua recuperação em razão do isolamento de Bodocó e a abertura de rotas alternativas, para não submeter a população a percorrer uma distância muito grande para se deslocar entre os dois municípios. Ele também visitou moradores e comerciantes que tiveram as casas atingidas pelas enchentes e que perderam bens e mercadorias. Cerca de 300 famílias foram prejudicadas.
O deputado também reforçou a importância de ações de saúde, pela proliferação de doenças em razão das enchentes, e do apoio a agricultores familiares. Muitos deles perderam suas lavouras nas enxurradas.
Durante a passagem pelo município, o deputado afirmou que o momento é união de forças para ajudar a cidade a superar as dificuldades. “Chamo a atenção que aqui não tem uma torcida de uma cor vermelha, de uma cor amarela, de uma cor azul. Quem tem responsabilidade não fica tirando proveito político da tragédia da população. É dever nosso acompanhar essa situação e tomar providência”, disse. No meio da tarde, Tadeu Alencar seguiu para Brasília.
Assim que tomou conhecimento dos estragos das chuvas, ainda na sexta-feira passada, através do relato do ex-prefeito Danilo Rodrigues, Tadeu Alencar iniciou uma série de articulações junto ao governo do Estado de apoio ao município. No domingo, o coronel Eduardo Pereira, chefe da Casa Militar do governo do Estado, atendeu pleito do deputado e enviou uma equipe para verificar a situação da ponte na PE-545.
O pré-candidato a governador Danilo Cabral prestigiou, nesta terça-feira (26), a convenção da Federação Partidária formada pelo PT, PCdoB e PV. No encontro, realizado na Assembleia Legislativa, às três legendas formalizaram o apoio à chapa majoritária da Frente Popular, que, além de Danilo, conta com Luciana Santos na vice e Teresa Leitão, no Senado. Também […]
O pré-candidato a governador Danilo Cabral prestigiou, nesta terça-feira (26), a convenção da Federação Partidária formada pelo PT, PCdoB e PV.
No encontro, realizado na Assembleia Legislativa, às três legendas formalizaram o apoio à chapa majoritária da Frente Popular, que, além de Danilo, conta com Luciana Santos na vice e Teresa Leitão, no Senado.
Também na ocasião foram homologadas as candidaturas a deputado federal e a deputado estadual das siglas.
Ao lado de Luciana e Teresa, Danilo agradeceu ao apoio, fundamental para levá-lo ao Palácio do Campo das Princesas em 2023. “Construímos uma frente ampla; não um ajuntamento de ressentidos. Recebo com muito orgulho esse apoio e a delegação de representar o fio condutor de um conjunto político que tem tantos companheiros, como Arraes, Eduardo Campos e Lula”, afirmou.
O socialista ainda destacou que, sob a liderança do ex-presidente Lula, as forças progressistas de Pernambuco e do Brasil vão tirar Bolsonaro do poder e restabelecer a Democracia na vida do povo. Por fim, Danilo convocou os candidatos a participarem da convenção da Frente Popular, no próximo dia 5 de agosto, no Clube Português do Recife.
FRANCISMAR – Antes da convenção da federação, Danilo participou do lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Francismar Pontes, no Recife. Danilo foi vereador da capital com Francismar e, em seu discurso, enalteceu o trabalho do parlamentar, que é médico.
“Para muito além da política, Francismar constrói relações de amizade. É um deputado que não para de trabalhar um só minuto pelo seu povo. Vim aqui dar o testemunho de que como o seu mandato é importante”, ressaltou Danilo.
As aulas na rede municipal de ensino de Serra Talhada começaram na última quinta-feira (15). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são ofertadas quase 12 mil vagas nas escolas urbanas e rurais, Educação de Jovens e Adultos-EJA, e creches municipais. Segundo a secretária de Educação, Marta Cristina Pereira de Lira, ainda há vagas […]
As aulas na rede municipal de ensino de Serra Talhada começaram na última quinta-feira (15). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são ofertadas quase 12 mil vagas nas escolas urbanas e rurais, Educação de Jovens e Adultos-EJA, e creches municipais.
Segundo a secretária de Educação, Marta Cristina Pereira de Lira, ainda há vagas na rede de ensino e as matrículas permanecem abertas. “Nós ainda temos vagas para as crianças que não estão matriculadas, esperamos os pais ou responsáveis, que devem procurar as escolas ou creches de sua localidade e garantir o acesso à educação de todas essas crianças”, enfatizou. Ainda segundo a secretária, as escolas foram todas preparadas para receber os alunos.
As vagas são disponibilizadas nas 15 escolas urbanas, APAE, 09 escolas das sedes dos distritos, nas escolas do campo e nas 08 creches municipais. O calendário escolar para 2018 prevê o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas de trabalho escolar no decorrer do ano.
Você precisa fazer login para comentar.