Notícias

Área rural de Carnaíba ganha câmera de segurança

Por André Luis

Por Sebastião Araújo

Proteção de riscos, perigos ou perdas a pessoas ou coisas levou o Conselho de Segurança de Carnaíba a dar prosseguimento à aplicação de medidas que beneficiem toda a população. Neste sentido, o povoado da Lagoa do Caroá acaba de receber quatro câmeras de segurança em local externo, devendo favorecer aos cerca de 500 moradores da localidade. Os aparelhos estão instalados na praça Adalta Paulino, no Centro do povoado. A escola da comunidade já conta com oito câmeras e a Unidade Básica de Saúde (UBS) com quatro.

Com uma lente que alcança de 20 a 50 metros, as câmeras vão trazer ainda mais segurança à região. “Elas inibem qualquer tipo de tentativa de ação criminosa na localidade”, observa o vice-prefeito reeleito Júnior de Mocinha, que preside o Conselho de Segurança de Carnaíba. “Essas câmeras proporcionam mais tranquilidade e confiança aos munícipes e visitantes do município”, complementa.

Outras localidades da zona rural também serão beneficiadas. Aproximadamente 200 câmeras serão distribuídas pelo distrito de Ibitiranga e povoados da Serra Branca e Roça de Dentro. O primeiro povoado a ser assistido pelo sistema de segurança foi o de Itã, que conta com oito câmeras, instaladas pela Cafu Monitoramento, empresa contratada pela prefeitura municipal.

A área urbana de Carnaíba também dispõe de câmeras instaladas em pontos estratégicos, como as entradas da cidade e Rua José Martins, onde se concentra o centro comercial. No momento, parte dos equipamentos encontra-se em manutenção, devido às chuvas do começo do ano. Esse sistema vai ser incrementado a partir de 2021 com a instalação de mais 100 câmeras em novos espaços, segundo Júnior de Mocinha. Além dos locais externos, as escolas, postos de saúde, hospital e creche, entre outras instituições, também estão sendo beneficiadas.

As imagens captadas pelas câmeras, tanto da área urbana quanto rural, vão ser monitoradas por duas centrais, montadas na sala da guarda municipal no prédio da prefeitura e outra na delegacia de polícia, respectivamente.

Este projeto surgiu em 2018 com a criação do Conselho de Segurança, criado assim que houve o sinistro que destruiu o Banco do Brasil. O Conselho é formado por representantes de várias instituições do município.

Outras Notícias

Pré-candidatos já estão em clima de carnaval em Serra Talhada

Farol de Notícias Ainda falta uma semana para o carnaval, mas a pré-candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, não perdeu tempo e no último sábado (15) antecipou a folia e foi às ruas com seus aliados, participando ativamente do Bloco Acabrochadas. Ao lado do prefeito Luciano Duque e assessores, Márcia fez o corpo […]

Foto: Assessoria/Rádio Vila Bela FM

Farol de Notícias

Ainda falta uma semana para o carnaval, mas a pré-candidata a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, não perdeu tempo e no último sábado (15) antecipou a folia e foi às ruas com seus aliados, participando ativamente do Bloco Acabrochadas.

Ao lado do prefeito Luciano Duque e assessores, Márcia fez o corpo a corpo e demonstrou muita confiança durante o trajeto.

A concentração do bloco ocorreu na Avenida Afonso Magalhães e o ex-prefeito Carlos Evandro, pré-candidato do grupo do deputado Sebastião Oliveira, também entrou em cena.

O ex-vice-prefeito de Serra Talhada, João Duque Filho (Duquinho) frevou ao lado da oposição. A folia terminou no Restaurante Dona Aristania, antigo Batukão.

Terceira via em Serra diz que prefeito coopta e oposição tem estrutura. “Não é fácil”

Uma das  novidades da política de Serra Talhada é o advogado Ricardo Valões. E não parece estar para brincadeira a ponto de ter solto adesivos na cidade anunciando seu nome para 2016. Ricardo escolheu seu primeiro alvo: o que chama de “cooptações” feitas pelo prefeito Luciano Duque. A quem aderiu ao petista, disparou: “A realidade […]

Ricardo2-680x250

Uma das  novidades da política de Serra Talhada é o advogado Ricardo Valões. E não parece estar para brincadeira a ponto de ter solto adesivos na cidade anunciando seu nome para 2016.

Ricardo escolheu seu primeiro alvo: o que chama de “cooptações” feitas pelo prefeito Luciano Duque. A quem aderiu ao petista, disparou: “A realidade seria chamá-los dos comprados, que foram comprados.  São pessoas que tiveram comprados seus apoios. Eu não acredito que os vereadores que foram cooptados vão prestar nenhum serviço relevante pra Serra Talhada, vão apenas obedecer o que Luciano pedir” disparou em entrevista ao programa Caderno 1 no Ar, da Rádio Vilabela FM, da mesma equipe que gerencia o Portal.

 “Estas cooptações não vão render muitos frutos para o prefeito porque as pessoas que ele cooptou são vinculadas ao grupo de Waldemar Oliveira, são pessoas que eu acredito que próximo às eleições vão voltar pro ninho do PR”, previu o pré-candidato.

Sobre o desafio de ser terceira via em uma cidade onde as disputas são muito polarizadas, disse que a situação é difícil “porque quem tá com a máquina na mão tem o poder de cooptar.” Disse que é difícil disputar quando  não tem o poder financeiro, nem um grupo político forte.

Último ato da ação contra Flávio Marques no TSE será dia 13, às 19 horas

A “novela da ação contra Flávio Marques” terá seu último capítulo no próximo dia 13, a partir das 19 horas. É quando será julgado no TSE o Agravo Regimental impetrado pela defesa da Coligação “Por uma Tabira Melhor”, da ex-prefeita Nicinha Melo e do ex-prefeito Dinca Brandino. Eles recorreram da decisão que derrubou a inelegibilidade […]

A “novela da ação contra Flávio Marques” terá seu último capítulo no próximo dia 13, a partir das 19 horas.

É quando será julgado no TSE o Agravo Regimental impetrado pela defesa da Coligação “Por uma Tabira Melhor”, da ex-prefeita Nicinha Melo e do ex-prefeito Dinca Brandino. Eles recorreram da decisão que derrubou a inelegibilidade de Flávio Marques.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do Ministro André Ramos Tavares, deu provimento aos recursos especiais interpostos por Sebastião Dias Filho e Flávio Ferreira Marques, na terça-feira, dia 11 de junho de 2024, anulando a inelegibilidade de oito anos imposta anteriormente pelo juízo de Tabira e mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Lembramos que todos os envolvidos foram condenados por abuso de poder. A única controvérsia é a aplicação ou não da sanção de inelegibilidade. Para que haja essa sanção, tem que haver prova de anuência ou contribuição direta ou indireta para os atos tidos como abusivos. Até então, todos os entendimentos eram de que haviam (Juízo Eleitoral, TRE/PE, parecer do PGE)”, afirmou a Coligação de Nicinha.

O advogado Walber Agra, que defende Flávio,  afirmou à época que as referidas ações “encontram-se natimortas”.

“Essa situação decorre da ausência de comprovação dos fatos alegados, nomeadamente, a contratação excessiva de servidores em 2020, bem como a utilização de grupos de WhatsApp para emprego destes. Não foi apresentada qualquer prova que corrobore tais alegações. Consequentemente, os fatos permaneceram como meras acusações desprovidas de fundamentação probatória”, disse.

“Ademais, cabe ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o mérito de ambas as ações de forma monocrática e antecipada, o que evidencia a clareza da injustiça das acusações. Tal procedimento não é usual no TSE, sendo adotado apenas em casos de manifesta injustiça”, concluiu.

Equipe do Programa Criança Feliz de Sertânia recebe formação

O Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e juventude do Estado de Pernambuco realizou curso de formação para os colaboradores do Programa Criança Feliz. O fortalecimento do programa faz parte das ações que almejam a conquista do Selo Unicef […]

O Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e juventude do Estado de Pernambuco realizou curso de formação para os colaboradores do Programa Criança Feliz.

O fortalecimento do programa faz parte das ações que almejam a conquista do Selo Unicef 2021/2024.

Os dez visitadores que atendem o município participaram do treinamento que iniciou na segunda-feira (7) e teve o encerramento nesta sexta-feira (11), com a presença do Prefeito Ângelo Ferreira e do secretário municipal Paulo Henrique Ferreira. Ao todo, foram 40 horas/aula, vivenciadas na sede do programa, onde também funciona o CRAS.

“O curso visa aprimorar a prestação do serviço, abordando o desenvolvimento infantil por meio do fortalecimento de vínculos socioafetivos e familiares.” destacou Maria Adélia Gonçalves, multiplicadora estadual do Programa Criança Feliz, que esteve à frente da formação.

O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, atua diretamente junto às famílias na busca pelo desenvolvimento de crianças de zero a três anos e de crianças de zero a seis anos e gestantes a partir do primeiro mês que são cadastradas no Benefício de Prestação Continuada – BPC. As visitas acontecem uma vez por semana para o público típico, e as crianças atípicas, as visitas são a cada 15 dias. Para gestantes, as visitas são mensais.

Prefeitos de São José do Egito e Carnaíba recebem prêmio Prefeito Expressão

José Patriota foi grande homenageado da noite Dois prefeitos do Pajeú receberam nesta quarta-feira em Caruaru  o prêmio Prefeito Expressão. A entrega aconteceu no auditório do Campus da UNINASSAU em Caruaru. Classificados entre os dez prefeitos do estado que foram premiados, Evandro Valadares (São José do Egito) e Anchieta Patriota (Carnaíba) foram reconhecidos por suas gestões […]

José Patriota foi grande homenageado da noite

Dois prefeitos do Pajeú receberam nesta quarta-feira em Caruaru  o prêmio Prefeito Expressão. A entrega aconteceu no auditório do Campus da UNINASSAU em Caruaru.

Classificados entre os dez prefeitos do estado que foram premiados, Evandro Valadares (São José do Egito) e Anchieta Patriota (Carnaíba) foram reconhecidos por suas gestões no período 2017-2020.

Ambos vivem seus quartos mandatos. A premiação foi organizada por várias entidades, como o Movimento Viver Pernambuco, Uninassau Ser, Rede Nova Nordeste, e a Revista Movimentto.

O prefeito Evandro esteve acompanhado do Chefe de Gabinete, Roberto Sampaio, e do Prefeito de Ouro Velho-PB, Dr. Augusto Valadares. Já Anchieta Patriota esteve com a esposa e Secretária de Educação Cecília Patriota.

A homenagem foi para  Homenagem especial será prestada ao presidente, em quinto mandato, da Associação Municipalista de Pernambuco, AMUPE,  José Patriota, que também é diretor nacional da Confederação Nacional dos Municípios.

O seminário teve abertura com a saudação do presidente da Confederação Nacional de Municípios- CNM – Paulo Ziulkoski, idealizador da “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”. Houve palestra com o consultor em Gestão Pública, economista Laércio Queiroz, com o tema “O Poder dos Municípios”.