Notícias

Arcoverde fará online o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017 a 2020

Por André Luis

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, estará promovendo online, na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017 a 2020. A iniciativa acontece das 14h às 16h e para participar é necessário clicar aqui. 

Nesta edição, os participantes contarão com a avaliação de Indicadores de Impactos – linha de base original; Resultados Sistemáticos; Conquistas; Desafios e Lições Aprendidas, além de apresentação do Relatório de Transparência Pública do referido selo no município.

O Fórum possui como intuito ouvir e envolver a comunidade para o seu Plano de Ação. Desta forma, estará garantindo que as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes sejam desenvolvidas com qualidade e reflitam os anseios dos cidadãos no município.

Outras Notícias

Barragens de Pernambuco em colapso

Relatório da Apac aponta que vinte e um reservatórios estão no volume morto. Serra II (Serra) está na lista A estiagem que afeta Pernambuco colocou em risco as barragens do estado. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), vinte e um dos 53 reservatórios do estado já estão no volume morto (a água […]

seco

Relatório da Apac aponta que vinte e um reservatórios estão no volume morto. Serra II (Serra) está na lista

A estiagem que afeta Pernambuco colocou em risco as barragens do estado. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), vinte e um dos 53 reservatórios do estado já estão no volume morto (a água concentrada no fundo do reservatório e que concentra todos os resíduos sólidos). A maioria deles fica no Agreste e Sertão pernambucano, onde já existe racionamento de água. Entre os locais em colapso, a de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, Manuíno, em Bezerros, e Serrinha II, em Serra Talhada.

De acordo com o presidente da Apac, Marcelo Asfora, a situação dá uma visão da seca no estado, mas não significa que todos estão com problemas de abastecimento de água. Segundo ele, boa parte dos reservatórios com volume morto são usados para irrigação e o impacto maior é sobre a agricultura.

Asfora afirmou que na Região Metropolitana do Recife não há riscos de as barragens entrarem em colapso, com exceção de Botafogo, que opera com 15,9% da capacidade. Se não chover nos próximos 30 dias, a previsão é que o nível de água chegue a 14%, forçando a Compesa a utilizar o volume morto. “Isso foi causado em Botafogo por causa das poucas chuvas no inverno do ano passado. Na Mata Norte, onde está Botafogo, choveu apenas 60% da média”, acrescentou.

A barragem de Botafogo está localizada em Igarassu e atende ainda Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Se não chover, bombas submersas serão fixadas em uma balsa e farão o bombeamento da vazão de 200 litros por segundo. O processo é mais trabalhoso e caro que o comum porque o volume morto tem água mais turva e com sedimentos.

Botafogo operava com 22% da capacidade desde dezembro e fornecia água somente em regime de racionamento. Dois projetos estão em negociação com o Ministério da Integração para minimizar o problema: a transposição do Rio Capibaribe e a ampliação dos mananciais de Botafogo. Em Pernambuco, 116 municípios têm algum tipo de rodízio no abastecimento. Sessenta por cento do Agreste está em racionamento e 44% do Sertão está em racionamento, segundo a Compesa.

Coronavírus: Arcoverde totaliza 92 casos confirmados

(Foto de arquivo) A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta sexta-feira (29), foram confirmados mais 7 casos da Covid-19, 1 curado e 29 descartados. O boletim diário, portanto, fica com 16 suspeitos, 160 descartados, 92  confirmados, 13 óbitos e 28 recuperados. De acordo com o balanço, realizado pela Vigilância em Saúde do município […]

(Foto de arquivo)

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta sexta-feira (29), foram confirmados mais 7 casos da Covid-19, 1 curado e 29 descartados. O boletim diário, portanto, fica com 16 suspeitos, 160 descartados, 92  confirmados, 13 óbitos e 28 recuperados.

De acordo com o balanço, realizado pela Vigilância em Saúde do município até às 17h de hoje, Arcoverde tinha 267 notificações do coronavírus, o que significa o total de pessoas suspeitas, desde a investigação até o descarte ou confirmação.  Destes dados, 47% são do gênero feminino e 53% do masculino.

Dentro do mapeamento pelos bairros da cidade, dos 92 casos confirmados, trinta e três (33) estão no São Cristóvão, oito (08) no Centro, um (01) Cardeal, seis (06) no São Geraldo, seis (06) na Boa Vista, três (03) no Sucupira, cinco (05) no Boa Esperança, quinze (15) no São Miguel, um (01) Novo Arcoverde, dois (02) Cohab II, um (01) Vila do Presídio, um (01) Pôr do Sol, dois (02) Cidade Jardim, um (01) Residencial Maria de Fátima Freire, um (01) no JK e seis (06) na Zona Rural.

Dos treze (13) óbitos, sete (07) são do São Cristóvão, um (01) Centro, dois (02) do São Miguel, um (01) Boa Esperança, um (01) Boa Vista e um (01) da Zona Rural. Entre as idades, um (01) tinha 0 a 09 anos; dois (02) entre 30 e 39 anos; dois (02) tinham entre 60 e 69 anos, cinco (05) tinham entre 70 e 79 anos e três (03) tinham 80 anos.

Vale lembrar que dentro dos 92 confirmados, estão contabilizados os 13 óbitos e 28 curados. No Hospital de Campanha há cinco (05) pacientes internados. No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, a UTI do Covid-19 está trabalhando com a capacidade completa de oito leitos, sendo que quatro (04) pacientes são de Arcoverde, dois (02) confirmados e dois (02) aguardando resultado do exame.

No Hospital Memorial (Arcoverde) tem um (01) paciente na UTI e outro no Hospital Santa Joana (Recife). Ao todo, Arcoverde tem seis (06) pacientes em UTI e 30 em isolamento domiciliar.

Nas barreiras sanitárias das entradas da cidade foram abordados 1.055 carros de fora. Em Pernambuco, só hoje foram confirmados 1.542 novos casos confirmados e 103 mortes, totalizando 32.255 e 2.699 mortes.

Quem puder ficar em casa, fique. Caso precise sair, use a proteção. Para dúvidas, denúncias ou sugestões ligue para o Disk Coronavírus do município: 0800-281-55-89 e 3821-0082.

Garanhuns ganha unidade mais moderna e ampla do Sicoob

O Sicoob Pernambuco já tem uma nova e moderna unidade em Garanhuns. No último dia 13 de maio o importante polo do Agreste ganhou a agência Sicoob totalmente remodelada em novo espaço,  na Avenida Rui Barbosa s/nº, no Bairro Heliópolis. A entrega contou com a bênção solene Pe. José Bento. Dentre os presentes,  os empresários Saulo […]

O Sicoob Pernambuco já tem uma nova e moderna unidade em Garanhuns.

No último dia 13 de maio o importante polo do Agreste ganhou a agência Sicoob totalmente remodelada em novo espaço,  na Avenida Rui Barbosa s/nº, no Bairro Heliópolis.

A entrega contou com a bênção solene Pe. José Bento. Dentre os presentes,  os empresários Saulo Seabra, Jailson Brandão, Mário César,  Alexandre Cabral e Juliana Maia.

Ainda o empresário e conselheiros José Eleandro, a empresária e Delegada do Sicoob Ivoneide Brandão, o produtor rural Pedro de Alcântara Martins e Airon Melo,  Reitor da Universidade Federal Rural do Agreste de Pernambuco.

A valorização da cidade de Garanhuns pelo Sicoob tem vários motivos. Com cerca de 145 mil habitantes,  Garanhuns é o nono mais populoso município pernambucano, o terceiro mais populoso do interior do estado e o segundo mais populoso da região do Agreste.

A região de Garanhuns se destaca pela produção artesanal, semi-artesanal e industrial de derivados do leite. Sua bacia leiteira atende desde a indústria de laticínios à produção de queijo coalho, mussarela, manteiga e ricota, além de outros derivados do leite, como achocolatados, iogurtes e doces.

O comércio garanhuense é bastante diversificado, característica principal da sua função centralizadora no agreste meridional de Pernambuco. Seu pólo comercial é servido por uma grande variedade de redes nacionais e internacionais.

Também tem uma importante atividade industrial e é conhecida como polo turístico,  atraindo gente de todo o país por sua vocação e clima, destacando-se com eventos como o Festival de Inverno e o Festival do Jazz.

40 cidades participaram do II Encontro Afogadense de bikes. Veja imagens:

Ascom O feriado do trabalho foi de muita atividade para quem gosta de pedalar. Seiscentos ciclistas oriundos de 40 municípios, de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, vieram a Afogados da Ingazeira participar do II Encontro Afogadense de bikes. Em seu segundo ano, a iniciativa, organizada pela Prefeitura de Afogados em parceria com o Afogados Bike Club, […]

muita gente (2)

Ascom

O feriado do trabalho foi de muita atividade para quem gosta de pedalar. Seiscentos ciclistas oriundos de 40 municípios, de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, vieram a Afogados da Ingazeira participar do II Encontro Afogadense de bikes. Em seu segundo ano, a iniciativa, organizada pela Prefeitura de Afogados em parceria com o Afogados Bike Club, foi um estrondoso sucesso. Afogados da Ingazeira está se configurando na Capital Sertaneja do Ciclismo.

“Tivemos a ocupação expressiva de nossa rede hoteleira, turistas, visitantes, amantes do pedal que vieram a nossa cidade e saíram elogiando nossa querida Afogados, pela limpeza, organização e hospitalidade. Estamos bastante felizes com o sucesso do evento e o resultado obtido,” avaliou o Prefeito José Patriota, que fez questão de pedalar ao lado dos participantes.

muita gente

A Prefeitura montou diversos pontos de apoio ao longo dos percursos – 30 e 50 km – com água, frutas e profissionais de saúde. Atrás dos ciclistas, equipes estiveram à disposição para eventuais reparos ou consertos nas bikes. A saída foi marcada pelas bênçãos do Padre Josenildo do Pajeú. Os ciclistas se dirigiram para as comunidades de Queimada Grande, Carapuça e para a vizinha cidade de Iguaraci. Na chegada, no clube de campo Campestre, os organizadores prepararam um almoço-confraternização.

A Prefeitura estuda novidades para o evento do próximo ano. “Estamos discutindo a possibilidade de mantermos esse grande evento, mas também de realizarmos passeios em outros períodos do ano de forma a envolver outros grupos, a exemplo dos idosos que participam do projeto ‘saúde em movimento’”, informou o Secretário de Saúde, Artur Amorim. Diversas secretarias municipais participaram da atividade, a exemplo da Secretaria de Cultura e Esportes.

patriota pedalou

pedal na ponte