Notícias

Arcoverde conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon pela primeira vez na história

Por Nill Júnior

Arcoverde conquistou, pela primeira vez, o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

“O município avançou do nível Prata para o mais alto patamar de classificação em apenas um ano, resultado direto da prioridade estabelecida pelo prefeito Zeca Cavalcanti para elevar os padrões de governança e de acesso às informações públicas”, destaca a nota enviada à imprensa pela Secretaria de Comunicação de Arcoverde no início da noite desta quinta-feira (04).

“A transparência sempre foi tratada como eixo central da gestão. Assumimos o objetivo de superar o nível Prata, que não representava o padrão que Arcoverde merecia. O Selo Diamante demonstra que estamos avançando com responsabilidade, organização e respeito à população”, enfatizou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Com a certificação, Arcoverde passa a integrar o grupo de municípios brasileiros que atingiram excelência máxima em transparência pública, “reforçando o compromisso da gestão com uma administração moderna, eficiente e alinhada às melhores práticas de governo. O resultado também evidencia o trabalho conjunto de todas as equipes envolvidas e inaugura uma nova fase na relação entre gestão pública e sociedade”, finaliza a nota.

Outras Notícias

Santa Cruz do Capibaribe: homens invadem rádio após locutor criticar Bolsonaro

Em nota, a Asserpe condenou o episódio. Quatro homens invadiram uma emissora de rádio e ameaçaram um radialista que fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na noite dessa terça-feira (6). Os invasores se declararam apoiadores de Bolsonaro e ficaram furiosos após […]

Em nota, a Asserpe condenou o episódio.

Quatro homens invadiram uma emissora de rádio e ameaçaram um radialista que fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na noite dessa terça-feira (6).

Os invasores se declararam apoiadores de Bolsonaro e ficaram furiosos após o profissional fazer questionamentos sobre a política sanitária do presidente na pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (7), comemora-se o Dia do Jornalista.

O alvo dos invasores foi o radialista Júnior Albuquerque, da Rádio Comunidade. “Há algumas semanas, entrou em pauta as quase 300 mil mortes por covid-19 no Brasil (na época ainda não havíamos superado esta triste marca) e eu fiz um comentário opinativo, onde expus que no meu ponto de vista, Hitler não era o único culpado do genocídio que aconteceu na Alemanha, pois quem o apoiou e quem se calou também teve sua parcela de culpa. Assim como no Brasil, em relação à covid-19, os eleitores de Bolsonaro que concordam com a política sanitária que ele vinha fazendo, também iam ter culpa e a história ia dizer isso”, explicou, ao Jornal do Commercio, o profissional, que trabalha há 10 anos na área.

Após o comentário, Júnior passou a receber ameaças. No último dia 30, o radialista voltou ao assunto e disse, ao vivo, que gostaria de conversar com apoiadores do presidente Bolsonaro. “Eu disse que queria que esse pessoal fosse até a rádio para a gente debater e eles me explicarem o motivo de tanta raiva e também me mostrarem o que foi que o presidente deles fez de bom”, lembrou.

Mesmo convidados para participar de um debate civilizado e pacífico, os apoiadores que estiveram na emissora nessa terça-feira preferiram adotar uma postura ameaçadora e agressiva. “Quando foi ontem eles invadiram o estúdio da rádio e me ameaçaram”, afirmou Júnior. A identidade dos agressores ainda não foi revelada.

De acordo com o profissional, os invasores só não bateram nele porque outros radialistas da emissora estavam no local. Júnior já prestou queixa na Polícia Civil e disse que vai procurar o Ministério Público de Pernambuco para registrar a ameaça. O Jornal do Commercio está em contato com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e aguarda posicionamento das entidades sobre este caso.

A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) emitiu uma nota condenando o episódio. Leia abaixo a íntegra.

A Asserpe condena o episódio de invasão de um estúdio de rádio na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, ocorrido nesta terça (6).

A Rádio Comunidade tinha programa apresentado pelo radialista Júnior Albuquerque. Segundo relatos, ele cobrava maior atuação do Governo Federal na pandemia e foi surpreendido por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro que invadiram os estúdios, o intimidaram e o ameaçaram.

O fato de tratar-se de emissora comunitária não associada não muda a posição de nossa entidade, por tratar-se de ameaça à liberdade de imprensa, a qual defendemos de forma altiva. Também porque abre um perigoso precedente que ameaça todos os veículos, inclusive comerciais.

A Asserpe espera resposta a altura em virtude da gravidade do incidente pelas autoridades que investigam o caso.

A Asserpe defende de forma intransigente a liberdade de imprensa conquistada pelos veículos de comunicação e condena todo ataque à esse direito fundamental, inclusive no papel de cobrar os governos em todas as esferas em nome da sociedade.

Por fim, se solidariza com o radialista Júnior Albuquerque e à Rádio Comunidade, esperando que fatos como esses não se repitam.

Festa do Distrito Pelo Sinal acontece neste sábado com atrações musicais

Evento começa às 20h30 e promete noite de muita música e tradição em Solidão A Prefeitura de Solidão promove neste sábado (27), a partir das 20h30, a tradicional Festa do Distrito Pelo Sinal, evento que já faz parte do calendário cultural do município e reúne centenas de pessoas todos os anos. A programação contará com […]

Evento começa às 20h30 e promete noite de muita música e tradição em Solidão

A Prefeitura de Solidão promove neste sábado (27), a partir das 20h30, a tradicional Festa do Distrito Pelo Sinal, evento que já faz parte do calendário cultural do município e reúne centenas de pessoas todos os anos.

A programação contará com apresentações de grandes nomes da música regional:

Flavinho do Arrocha, trazendo seu estilo envolvente;

Gleydson Gavião, com muito forró e animação;

Banda Noda de Caju, um dos grupos mais tradicionais da região.

“O evento reforça a valorização da cultura e do entretenimento para a população, além de movimentar a economia local”, afirma a assessoria de comunicação.

Oposição da Ingazeira nega porta-a-porta

Caro Nill Junior, Com relação a notícia publicada hoje em vosso blog de que os pré-candidatos da oposição da Ingazeira estiveram fazendo porta a porta sem estarem respeitando as normas de saúde pública e todos os protocolos de distanciamento e isolamento social, o grupo da oposição de Ingazeira vem por meio desta nota esclarecer que: […]

Caro Nill Junior,

Com relação a notícia publicada hoje em vosso blog de que os pré-candidatos da oposição da Ingazeira estiveram fazendo porta a porta sem estarem respeitando as normas de saúde pública e todos os protocolos de distanciamento e isolamento social, o grupo da oposição de Ingazeira vem por meio desta nota esclarecer que:

Não houve em nenhum momento a realização de porta a porta, reuniões e pedidos de votos, por nenhum pré-candidato da oposição;

Como bem sabemos ainda não estamos no período permitido pela Justiça Eleitoral para realização de campanha, como também estamos atendendo todos os protocolos de distanciamento e isolamento social;

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que são cita o nome dos pré-candidatos da oposição, Luciano Moreira e Admilson Veras, fazendo claramente ligação com a atual situação política de Ingazeira e o problema de saúde que estamos vivenciando.

Desta forma, o que pode-se perceber é a parcialidade do conteúdo sem antes consultar o grupo da oposição.

Grupo Podemos 

Márcia prestigia posse de Raquel Lyra

A prefeita Márcia Conrado prestigiou neste domingo (1º) a cerimônia de posse da governadora Raquel Lyra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Nas redes sociais, a prefeita serra-talhadense disse ser um momento histórico para o estado empossar a primeira mulher governadora eleita pelo povo. Ela afirmou ainda acreditar que Raquel Lyra fará uma […]

A prefeita Márcia Conrado prestigiou neste domingo (1º) a cerimônia de posse da governadora Raquel Lyra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife.

Nas redes sociais, a prefeita serra-talhadense disse ser um momento histórico para o estado empossar a primeira mulher governadora eleita pelo povo. Ela afirmou ainda acreditar que Raquel Lyra fará uma grande gestão em Pernambuco.

“Que momento histórico para todos nós, ver de perto a primeira mulher eleita governadora tomar posse. Não foi fácil, em 2022 fizemos uma campanha linda, digna, respeitando a todos e com resultados exitosos. A partir de hoje serão muitos os desafios por ser mulher à frente do Leão do Norte, mas tenho certeza de que Raquel com toda sua competência e garra fará um excelente trabalho, e estaremos juntas lutando por dias melhores para o nosso povo. Pernambuco seguirá nos trilhos do desenvolvimento com uma grande mulher à sua frente”, escreveu.

A gestora petista aproveitou a ocasião para agradecer ao ex-governador Paulo Câmara pela parceria mantida com Serra Talhada. “Não posso deixar de agradecer ao ex-governador Paulo Câmara, que em sua gestão fez muito por Serra Talhada, sendo nossa cidade sempre destino de grandes investimentos. Muito obrigada, Paulo Câmara”, concluiu.

Economia: Afogados e Carnaíba pagam salários de servidores esta semana

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta terça (28) o pagamento dos servidores públicos do município, injetando 2,4 milhões de Reais na economia local. Confira o calendário de pagamento que se inicia hoje: Terça (28) – Educação; Aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e que tenham a letra inicial do nome entre […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta terça (28) o pagamento dos servidores públicos do município, injetando 2,4 milhões de Reais na economia local. Confira o calendário de pagamento que se inicia hoje:

Terça (28) – Educação; Aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e que tenham a letra inicial do nome entre A e L. Neste caso, o dinheiro estará disponível no banco a partir das 13h.

Quarta (29) – Servidores das Secretarias de administração, agricultura, assistência social, controle interno, cultura e esportes, finanças, infraestrutura, transportes, além da procuradoria, ouvidoria, gabinete e coordenadoria da mulher; Aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e que tenham a letra inicial do nome entre M e Z. Neste caso, o dinheiro estará disponível no banco a partir das 13h.

Quinta (30) – Saúde; Aposentados e pensionistas que recebem até 1.500 Reais. Neste caso, o dinheiro deve estar disponível no banco a partir das 8h.

Sexta (31) – Aposentados e pensionistas que recebem até 3 mil Reais. O dinheiro deve estar disponível no banco a partir das 13h; Aposentados e pensionistas que recebem acima de 3 mil Reais. O dinheiro deve estar disponível a partir das 13h. 

Em Carnaíba a Prefeitura anuncia o pagamento dos profissionais de educação na quinta-feira dia 30. Os servidores das demais secretarias receberão na sexta-feira dia 31.