Arcoverde conquista Selo Diamante de Transparência Pública da Atricon pela primeira vez na história
Por Nill Júnior
Arcoverde conquistou, pela primeira vez, o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).
“O município avançou do nível Prata para o mais alto patamar de classificação em apenas um ano, resultado direto da prioridade estabelecida pelo prefeito Zeca Cavalcanti para elevar os padrões de governança e de acesso às informações públicas”, destaca a nota enviada à imprensa pela Secretaria de Comunicação de Arcoverde no início da noite desta quinta-feira (04).
“A transparência sempre foi tratada como eixo central da gestão. Assumimos o objetivo de superar o nível Prata, que não representava o padrão que Arcoverde merecia. O Selo Diamante demonstra que estamos avançando com responsabilidade, organização e respeito à população”, enfatizou o prefeito Zeca Cavalcanti.
Com a certificação, Arcoverde passa a integrar o grupo de municípios brasileiros que atingiram excelência máxima em transparência pública, “reforçando o compromisso da gestão com uma administração moderna, eficiente e alinhada às melhores práticas de governo. O resultado também evidencia o trabalho conjunto de todas as equipes envolvidas e inaugura uma nova fase na relação entre gestão pública e sociedade”, finaliza a nota.
É a quarta prisão por quebra de medida protetiva somente no mês de março Nesta quarta-feira (22), mais um homem foi preso em Afogados da Ingazeira, por quebra de medida protetiva. A prisão foi feita durante a Operação Átria, por policiais civis da 13ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (13ª DEAM) comandada pela delegada […]
É a quarta prisão por quebra de medida protetiva somente no mês de março
Nesta quarta-feira (22), mais um homem foi preso em Afogados da Ingazeira, por quebra de medida protetiva.
A prisão foi feita durante a Operação Átria, por policiais civis da 13ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (13ª DEAM) comandada pela delegada Andreza Gregório.
A prisão foi efetuada em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido em resposta a representação feita pela 13ª DEAM e deferido pela Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira.
Segundo informações, o autor já respondeu a inquéritos por lesão corporal e ameaças cometidas contra a vítima.
Ainda segundo informações, ele não aceitava o fim do relacionamento e encontrava-se em descumprimento de forma reiterada as medidas protetivas, motivo pelo qual foi preso.
É a quarta prisão somente no mês de março. Duas das últimas envolveram policiais militares que estavam descumprindo medidas protetivas. Um deles chegou a ir ao trabalho da vítima.
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (8), a cerimônia de entrega do XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, realizada no auditório do Cais do Sertão, no Recife. Promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, a iniciativa reconheceu 47 trabalhos acadêmicos e literários que se destacaram na reflexão e prática sobre a equidade […]
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (8), a cerimônia de entrega do XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, realizada no auditório do Cais do Sertão, no Recife. Promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, a iniciativa reconheceu 47 trabalhos acadêmicos e literários que se destacaram na reflexão e prática sobre a equidade de gênero no ambiente educacional.
“Estamos trabalhando nas escolas públicas, privadas, nas universidades e na academia para que possamos refletir e construir uma discussão verdadeira sobre a identidade da mulher, os desafios que enfrentamos e, sobretudo, sobre como se dão as opressões. Estou muito feliz por, neste mês das mães, trazer uma temática tão importante em um estado e em um país ainda marcados pelo machismo e por uma sociedade patriarcal. É uma oportunidade de fazer todos refletirem e compreenderem que somos um povo só”, destacou a governadora.
Os premiados, entre alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação, pós-graduação e professores, receberam prêmios em dinheiro, que chegam até R$ 20 mil, além de notebooks, como forma de incentivo à continuidade dos estudos e à produção acadêmica com perspectiva de gênero.
A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, destacou a relevância do prêmio como instrumento de conscientização e mobilização social. “É um trabalho que também se encaixa dentro da campanha de prevenção à violência contra a mulher, porque estamos colocando luz sobre a temática e fortalecendo esse diálogo nas escolas e faculdades, para que a gente possa avançar rumo a essa garantia de direito das mulheres e a equidade social que a gente tanto almeja”, pontuou a titular da pasta.
A solenidade reuniu estudantes e docentes das redes estadual, federal e privada de ensino de diversas regiões do Estado. Márcia Maria, de 35 anos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria artigo científico de pós-graduação com o tema sobre o racismo e o corpo negro. “Desde que cheguei na premiação, eu estou tentando não chorar, mas eu não estou conseguindo. Vencer esse prêmio te coloca em um lugar de destaque, pois ele permite que a sua voz possa ecoar a partir daquilo que você estuda. É um momento muito importante para mim. Queria que meus ancestrais estivessem aqui presentes para viver esse momento junto com eles”, disse.
A edição de 2025 trouxe como novidade a inclusão da categoria de textos literários, premiando produções em poesia, poema, literatura e cordel elaboradas por estudantes a partir do 9º ano.
Único em seu formato no Brasil, o Prêmio Naíde Teodósio é considerado uma das principais ações da Secretaria da Mulher de Pernambuco no incentivo à produção de conhecimento sobre gênero. A iniciativa também contribui para o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, abordando interseccionalidades como raça, classe, orientação sexual, geração e etnia.
Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), João Baltar Freire; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Avelar; e o vereador do Recife, Davi Muniz.
Nesta quinta-feira (10) o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou novos nomes que irão atuar na transição do governo Lula (PT). Entre as pessoas está a professora doutora Givânia Maria Silva, ativista e co-fundadora da CONAQ. Ela foi anunciada dentro do grupo responsável por pautas de Igualdade Racial. Givânia é quilombola da comunidade Conceição das Crioulas, […]
Nesta quinta-feira (10) o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou novos nomes que irão atuar na transição do governo Lula (PT).
Entre as pessoas está a professora doutora Givânia Maria Silva, ativista e co-fundadora da CONAQ. Ela foi anunciada dentro do grupo responsável por pautas de Igualdade Racial.
Givânia é quilombola da comunidade Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, a mais de 500 km do Recife.
A ativista atua principalmente em pautas relacionadas a igualdade racial, combate ao racismo, direitos de quilombolas, formação de estudantes e professoras/es quilombolas, entre outros temas.
“Estou muito feliz pela inclusão na equipe de transição, sabendo da responsabilidade que temos em ajudar o governo Lula a construir políticas de igualdade racial para a população negra. Tivemos, de 2016 até agora, um desmonte total, esvaziamento e extinção de políticas que permitiram aumentar a desigualdade no país”, disse Givânia.
Para o grupo técnico de Igualdade Racial foram citados os seguintes nomes: Nilma Lino Gomes; Givânia Maria da Silva – quilombola, co-fundadora da CONAQ e doutora em sociologia; Douglas Belchior; Thiago Tobias; Ieda Leal; Martius Chagas; e Preta Ferreira.
Também foram citados nomes para os grupos de comunicação, mulheres, direitos humanos, entre outros. As informações são do blog Sertão Central.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), a Medida Provisória 894/19 que prevê o pagamento de pensão mensal vitalícia, no valor de um salário mínimo para criança acometidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Com objetivo de proteger as crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido pelas sequelas da microcefalia e auxiliar as famílias, […]
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17), a Medida Provisória 894/19 que prevê o pagamento de pensão mensal vitalícia, no valor de um salário mínimo para criança acometidas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Com objetivo de proteger as crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido pelas sequelas da microcefalia e auxiliar as famílias, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei 6523/2019, que garante o décimo terceiro para as crianças afetadas pelo Zika Vírus.
Para o parlamentar, a MP é um grande avanço, mas o benefício deve ser concedido a todas as crianças com microcefalia, sem exceção, garantindo ainda o recebimento do 13º. “A maioria das mães dessas crianças são jovens e residem em áreas de extrema vulnerabilidade. Mais de 76% delas foram, inclusive, abandonadas por seus maridos ou companheiros diante das dificuldades. O benefício é imprescindível para garantir o mínimo de condições a essas crianças”, justifica.
A epidemia de Zika vírus atingiu o Brasil com grande intensidade a partir de 2015. Em Pernambuco, um dos estados mais atingidos, foram registrados, em 2015, 1.378 notificações e 372 casos confirmados. A incidência das notificações reduziram nos anos seguintes, sofrendo queda de 0,5% em 2017. Neste ano, apenas 2 casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o Ministério da Cidadania, atualmente mais de 3 mil crianças com microcefalia, nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, são beneficiárias do BPC.
“A aprovação da pensão vitalícia foi o primeiro passo. A proposta é muito importante para as crianças, mas sobretudo para as mães, que foram abandonadas e não conseguem trabalhar para sustentar a família. Precisamos avançar ainda mais é garantir a qualidade de vida das crianças. Por isso, estamos propondo a criação do décimo terceiro. Nosso objetivo é proteger as crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido pelas sequelas da microcefalia e auxiliar as famílias. Vamos continuar trabalhando em defesa dessas crianças, que precisam de atenção de todos nós”, frisou.
Neste sábado (30), o Blog do Finfa divulgou com exclusividade que após uma reunião ontem (29), com o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, o vice-prefeito Dr. Pedro Alves, decidiu mudar de sigla partidária, saindo do PSB e se filiando ao PSDB, fato que será concretizado nesta próxima semana. “Tive uma conversa com Dr.Pedro, sobre vários […]
Neste sábado (30), o Blog do Finfa divulgou com exclusividade que após uma reunião ontem (29), com o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, o vice-prefeito Dr. Pedro Alves, decidiu mudar de sigla partidária, saindo do PSB e se filiando ao PSDB, fato que será concretizado nesta próxima semana.
“Tive uma conversa com Dr.Pedro, sobre vários assuntos, como também sua filiação ao PSDB, o mesmo aceitou nossos argumentos, e vai se filiar nesta semana que vem, juntamente com comigo e vereadores e lideranças que formam nosso grupo”, disse o prefeito Zeinha em conversa com o blogueiro Júnior Finfa.
Perguntado sobre o seu candidato a prefeito, o prefeito Zeinha foi direto: “após nosso grupo político estar todo alinhado com suas definições políticas, devo anunciar meu candidato em breve, mas o nome de Dr. Pedro nunca saiu da lista e agora no PSDB está muito mais forte”, concluiu Zeinha.
Você precisa fazer login para comentar.