Aproximação entre Duque e Sebastião é pra valer, dizem aliados
Por Nill Júnior
Farol de Notícias
O encontro entre o deputado Luciano Duque, e o ex-deputado Sebastião Oliveira, na semana passada, não foi casual, conforme ambos tentaram despistar.
A reportagem do Farol confirmou que o encontro foi muito bem planejado pelos os dois, no Shopping Plaza, em Recife, numa conversa que marcou o reencontro político.
Não é uma novidade que no passado recente Duque e Sebá conviveram muito bem, obrigado, e o ex-prefeito já foi, inclusive, coordenador de uma das campanhas vitoriosas de Sebastião.
A conversa ainda não foi do tipo prego batido, ponta virada, mas pacificou os dois lados, que entenderam que precisam estar unidos, para derrotar o projeto de reeleição de Márcia Conrado. “Vai dar liga. É pra valer”, disse um sebastianista, sem esconder a empolgação.
Neste final de semana Sebastião Oliveira cumpre uma agenda propositiva em Serra Talhada, com entrega de obras de infraestrutura rural, ainda fruto das suas emendas. O ex-deputado já admitiu, inclusive, que poderá se lançar pré-candidato a prefeito no ano que vem. Pode sim! mas a única certeza é que Duque e Sebastião já falam a mesma linguagem rumo as Eleições 2024.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (24) a PEC 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem”, que exigia autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares. O parecer contrário do relator Alessandro Vieira (MDB-SE) foi aprovado por 26 votos a 0. A decisão segue […]
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (24) a PEC 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem”, que exigia autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares. O parecer contrário do relator Alessandro Vieira (MDB-SE) foi aprovado por 26 votos a 0. A decisão segue agora para o Plenário.
A proposta havia sido aprovada pela Câmara em 17 de setembro, mas enfrentou forte reação no Senado. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que o texto representa “falta de respeito ao eleitor” e defendeu o sepultamento definitivo da matéria.
Alessandro Vieira classificou a PEC como um “golpe fatal na legitimidade do Legislativo” e alertou que ela abriria espaço para proteger crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. “O real objetivo da proposta não é o interesse público, mas blindar autores de crimes graves”, afirmou.
Parlamentares de diferentes partidos também criticaram a medida. Omar Aziz (PSD-AM) chamou a PEC de “imoral”, enquanto Eduardo Girão (Novo-CE) disse que os deputados “erraram na mão” ao aprová-la. Para Sergio Moro (União-PR), a rejeição é uma resposta ao “anseio da sociedade”.
A votação no Plenário deve ocorrer ainda nesta quarta-feira, e líderes partidários articulam para confirmar a rejeição unânime e encerrar a tramitação da proposta.
Na última semana, o auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito foi palco de uma reunião crucial entre o Ministério Público e os representantes de partidos, coligações e candidatos da 68ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de São José do Egito e Tuparetama. O encontro teve como objetivo discutir aspectos […]
Na última semana, o auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito foi palco de uma reunião crucial entre o Ministério Público e os representantes de partidos, coligações e candidatos da 68ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de São José do Egito e Tuparetama.
O encontro teve como objetivo discutir aspectos centrais relacionados às Eleições 2024, com foco em temas essenciais para garantir a lisura do processo eleitoral.
Entre os pontos debatidos, destacaram-se as regras sobre a propaganda eleitoral, a prevenção de fraudes relacionadas à cota de gênero conforme a Súmula 73 do TSE, e medidas para evitar o desvio de finalidade de bens, serviços e servidores públicos, sejam concursados, contratados ou terceirizados.
A reunião também abordou a importância de manter a integridade do processo eleitoral e preveniu sobre o derramamento de material de campanha nas vésperas da votação, um problema recorrente em pleitos anteriores.
O promotor de Justiça Aurinilton Leão Sobrinho, responsável por conduzir o encontro, não apenas esclareceu dúvidas, como também abriu espaço para críticas e sugestões dos presentes, buscando um diálogo transparente e colaborativo com as partes envolvidas.
Além desta reunião, Aurinilton tem desempenhado um papel ativo na conscientização da população sobre o processo eleitoral. Nas últimas semanas, ele participou de dois programas na Rádio Gazeta, onde explicou pontos cruciais das regras eleitorais, reforçando o compromisso do Ministério Público em assegurar uma eleição justa e transparente para todos os eleitores da região.
“A vida pública não termina com o fim de um mandato”. Por André Luis Em discurso de despedida, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), atualmente decano da Câmara, subiu à tribuna, nesta terça-feira (20), para fazer um balanço dos seus anos de vida pública. Apesar de não ter sido reeleito pela primeira vez depois de […]
“A vida pública não termina com o fim de um mandato”.
Por André Luis
Em discurso de despedida, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), atualmente decano da Câmara, subiu à tribuna, nesta terça-feira (20), para fazer um balanço dos seus anos de vida pública.
Apesar de não ter sido reeleito pela primeira vez depois de diversos mandatos consecutivos, o parlamentar, que recebeu quase 70 mil votos na última eleição e ficou na 1ª suplência do partido, afirma que continuará seu trabalho lutando por todos de Pernambuco.
Gonzaga destacou os mais de duzentos Projetos de Leis, as dezenas de Propostas de Emenda a Constituição que apresentou durante os 40 anos de vida pública como parlamentar. “Projetos e propostas que viraram leis. A Ferrovia Transnordestina, aposentadoria de mulheres e homens do campo…”, ditou Gonzaga.
O deputado lembrou dos distritos que ajudou a serem emancipados e fez um apelo aos parlamentares que irão assumir a partir de 1º de fevereiro. “Que possam dar continuidade a esses mais de 250 Projetos de Leis, a essas Propostas de Emenda à constituição, porquê eu as fiz discutindo com os pernambucanos e com o povo brasileiro”.
Gonzaga afirmou que mesmo sem mandato irá continuar ajudando no que puder. “A vida pública não termina com o fim de um mandato”, afirmou o parlamentar.
“Este não é um pronunciamento de fim de mandato, é um pronunciamento para registrar nos anais da Câmara dos Deputados esses mais de 250 pronunciamentos feitos antes, projetos de leis essas propostas de emenda da constituição e essa fala para o povo brasileiro e principalmente para o povo pernambucano”, destacou Gonzaga Patriota.
O Sesc Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas do curso pré-vestibular para estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas começam no dia 6 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Para participar os interessados precisam ter no mínimo 15 anos […]
O Sesc Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas do curso pré-vestibular para estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As aulas começam no dia 6 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.
Para participar os interessados precisam ter no mínimo 15 anos e devem ir ao Ponto de Atendimento da unidade, localizado na Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro da cidade, para fazer a matrícula.
Serviço: Matrículas turmas Pré-Enem/Pré-Vestibular
Hora: 8h às 17h
Local: Ponto de Atendimento do Sesc Arcoverde
Endereço: Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, número 364, Centro
Idade mínima: 15 anos.
Programação gratuita acontece de dezembro de 2025 a janeiro de 2026 Um dos destinos mais procurados por turistas no Sertão do Pajeú já está iluminado para receber o público com o brilho do Natal Triunfo. De 6 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de […]
Programação gratuita acontece de dezembro de 2025 a janeiro de 2026
Um dos destinos mais procurados por turistas no Sertão do Pajeú já está iluminado para receber o público com o brilho do Natal Triunfo.
De 6 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, o Sesc, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, preparou uma programação especial com espetáculos musicais, apresentações de dança, arte circense e atividades literárias que celebram o ciclo natalino.
Realizado desde 2006, o Natal Triunfo se consolidou como um dos principais eventos culturais e turísticos de Pernambuco. A programação, que começa no período do Advento e segue até o Dia de Reis, valoriza a cultura popular, a identidade local, a memória social e os saberes construídos no Sertão do Pajeú.
As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços da cidade: Hotel Sesc Triunfo, Praça Professor Josias Albuquerque, Praça Coberta José Veríssimo Júnior, Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, Theatro Cinema Guarany e Palco Guarany (Pátio de Eventos Maestro Madureira).
No dia 6, a partir das 20h, Cacá Malaquias e Choro Nordestino se apresentam no Pátio de Eventos Maestro Madureira. No dia 12, às 20h, o Sesc leva o Projeto Tonhão à Praça Coberta José Veríssimo Júnior.
De 16 a 20 de dezembro, o Theatro Cinema Guarany sedia o Festival de Cinema de Triunfo, com a exibição no dia 18 da sessão do CineSesc, e no dia 20, da IV Mostra Judith Quinto.
No dia 19, a partir das 16h30, o saxofonista Adriano Santos e Cambindas de Triunfo fazem a festa na Praça Professor Josias Albuquerque, em frente ao Hotel do Sesc. No dia 20, ás 17h, a literatura ganha destaque no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com Histórias Encantadas do Portal do Sertão.
Dia 23, às 20h, Felipe Costta sobe ao Palco Guarany para animar o público com muita música. Na véspera de Natal (24), às 20h, também no Palco Guarany, será a vez da Orquestra Fascínio. A programação tem continuidade no dia 27 de dezembro, às 17h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com o espetáculo Luanda Ruanda – Histórias Africanas.
Quem gosta de forró, vai poder dançar ao som Assisão, no dia 29, às 20h, quando o cantor se apresentará no Pátio de Eventos Maestro Madureira. No dia 2 de janeiro de 2026, no mesmo local e horário, será a vez dos Seresteiros de Triunfo animarem o público. A programação se encerra no dia 3 de janeiro, com o Encontro de Bandas Filarmônicas, também no Pátio de Eventos, a partir das 19h.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Natal Triunfo
Data: de 6 de dezembro 2025 a 3 de janeiro de 2026
Local: Hotel Sesc Triunfo, Praça Professor Josias Albuquerque, Praça Coberta José Veríssimo Júnior, Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, Theatro Cinema Guarany e Palco Guarany (Pátio de Eventos Maestro Madureira).
Você precisa fazer login para comentar.