Aprovado regime estatutário dos agentes de saúde e de endemias de Afogados da Ingazeira
Por André Luis
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na sessão desta terça-feira (9) o Projeto de Lei Complementar nº 05/2024, de autoria do Poder Executivo, que institui o regime jurídico e administrativo estatutário dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias no município.
A votação do projeto no Plenário Cirene de Lima Alves foi acompanhado por dezenas de agentes de saúde e de endemias convocados pelo SINDRACS – Sindicado Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco, sendo aprovado por unanimidade pela casa legislativa.
O blog conversou com o presidente do SINDRACS, Jota Oliveira, e com o presidente da Câmara Municipal, Rubinho do São João, sobre a aprovação do projeto. Na oportunidade, Rubinho comentou ainda a filiação ao PSB do prefeito Alessandro Palmeira. As informações são do Blog Juliana Lima.
A Mostra buscou traçar um panorama da produção audiovisual recente com filmes que refletem a sociedade e o tempo presente. Com apenas 15 dias de inscrições o evento recebeu um total de 127 filmes de vários lugares do país e hoje a equipe divulga os 41 filmes selecionados para esta edição. Para conferir a lista […]
A Mostra buscou traçar um panorama da produção audiovisual recente com filmes que refletem a sociedade e o tempo presente. Com apenas 15 dias de inscrições o evento recebeu um total de 127 filmes de vários lugares do país e hoje a equipe divulga os 41 filmes selecionados para esta edição. Para conferir a lista dos filmes selecionados entre no site da Mostra – www.mostrapajeudecinema.com.br.
Alguns destaques desta edição, três curtas são inéditos no Brasil, “Baleia Magic Park” de Mariana Lacerda, “Aquela Rua Tão Triumpho” de Gabriel Carneiro e “ Tarja Preta” de Márcio Farias e outros três são inéditos em Pernambuco “Wedingo” de Luciano Evangelista, “Leblon Marista” e “Entre Imagens – intervalos” de André Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto.
A 2ª Mostra Pajeú de Cinema acontecerá entre os dias 24 e 28 de maio no Cine São José de Afogados da Ingazeira e terá entrada franca. Em breve será divulgada a programação completa.
O evento é uma realização da Pajeú Filmes e conta com o apoio da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes, Rádio Pajeú, Estúdio ISO Fotografia e Filmagens, #CineRuaPE, Associação Cultural São José e a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.
A oposição em São José do Egito saiu vitoriosa nas urnas neste domingo (6), elegendo Fredson Brito como prefeito e Zé Marcos como vice-prefeito. De acordo com uma nota divulgada por Zé Marcos, o vice-prefeito eleito expressou “imensa satisfação” pela vitória e agradeceu ao povo de sua cidade pela confiança depositada na chapa que “clamava […]
A oposição em São José do Egito saiu vitoriosa nas urnas neste domingo (6), elegendo Fredson Brito como prefeito e Zé Marcos como vice-prefeito. De acordo com uma nota divulgada por Zé Marcos, o vice-prefeito eleito expressou “imensa satisfação” pela vitória e agradeceu ao povo de sua cidade pela confiança depositada na chapa que “clamava por um grupo que a colocasse novamente nos trilhos do desenvolvimento”.
Segundo a nota, Zé Marcos destacou a “gestão ineficiente” do atual governo, afirmando que, nos últimos anos, a cidade foi “maltratada” e que o abandono se tornou “a marca principal” da administração anterior. Para ele, a eleição de Fredson Brito simboliza uma nova fase para São José do Egito. “Fredson foi guerreiro, mostrou-se resiliente e capaz de ser o próximo prefeito do nosso município”, afirmou Zé Marcos, reconhecendo a dedicação de seu companheiro de chapa, um empresário que, segundo ele, “abriu mão de seus afazeres profissionais e pessoais” em prol de um projeto de reconstrução para a cidade.
Zé Marcos também ressaltou o papel decisivo de sua experiência política para o sucesso do pleito. “Aceitei a missão e me dediquei ao máximo para que o resultado fosse o comprovado hoje nas urnas”, disse ele, apontando sua atuação ativa durante a campanha ao lado de Fredson Brito. Ele relatou como “arregaçou as mangas” e dialogou com os eleitores, buscando apoio para a vitória.
Ainda segundo a nota, o vice-prefeito eleito parabenizou os vereadores eleitos pela coligação e fez questão de reconhecer o trabalho das lideranças e da militância, afirmando que “sem a força de vocês, nada disso seria possível”. Zé Marcos concluiu reafirmando seu compromisso com São José do Egito e sua disposição em colaborar com a gestão do novo prefeito, Fredson Brito, que ele acredita “fará um brilhante trabalho à frente do Executivo municipal”.
A história é real e contada por Anchieta Santos: nem só com carros, nem apenas de jogadores se faz rodízio. Em Tabira tem um político que usa o rodízio de palanque como forma de vida. É o suplente de vereador Dicinha do Calçamento, que está se transformando em personagem folclórico. O rodizio começou em 2009. Um […]
A história é real e contada por Anchieta Santos: nem só com carros, nem apenas de jogadores se faz rodízio. Em Tabira tem um político que usa o rodízio de palanque como forma de vida. É o suplente de vereador Dicinha do Calçamento, que está se transformando em personagem folclórico.
O rodizio começou em 2009. Um ano antes, Dicinha que apoiou a reeleição de Josete, pulou para o palanque do ex-prefeito Dinca. Em 2012 Dicinha disputou o mandato de vereador no palanque de Dinca. Ficou na suplência.
Em 2013 logo depois da posse o prefeito Sebastião Dias já tinha o apoio de Dicinha. Em 2014, ele durante entrevista a Rádio Cidade dizia: “O meu pai me ensinou a ter uma só palavra e a minha palavra é votar em Gonzaga Patriota para Federal”. Dias depois estava pedindo votos ao lado de Sebastião Dias para Ricardo Teobaldo.
E esta semana, mesmo faltando mais de um ano para a eleição, Dicinha pulou de lado outra vez: anunciou apoio a Nicinha Brandino, esposa de Dinca.
O suplente de vereador que está mais para Dicinha Pula Pula, provou o quanto é folclórico: ao assumir o mandato por 30 dias, promoveu carreata, foguetório e disse nas rádios que iria “fazer” em um mês o que ninguém fez em quatro anos. Ao final disse: “eu me enganei”.
A programação artística das festividades da emancipação política de Afogados da Ingazeira será, pelo segundo ano consecutivo – em decorrência da pandemia – no formato de lives, seguindo os protocolos definidos pelas autoridades de saúde. A festa virtual começa nesta quarta-feira (30), às 19h30, com apresentações dos músicos Leandro Cavalcante, Luciano Lima, Waguinho dos teclados, […]
A programação artística das festividades da emancipação política de Afogados da Ingazeira será, pelo segundo ano consecutivo – em decorrência da pandemia – no formato de lives, seguindo os protocolos definidos pelas autoridades de saúde.
A festa virtual começa nesta quarta-feira (30), às 19h30, com apresentações dos músicos Leandro Cavalcante, Luciano Lima, Waguinho dos teclados, Forró Porto Rico e As Severinas.
A noite também vai contar com a apresentação da quadrilha junina sanfonar e com uma roda de glosas coordenada pelo poeta e apresentador da noite, Alexandre Moraes, com a participação dos poetas Diomedes Mariano, Zé Adalberto, Gislândio Araújo, Genildo Santana e Francisca Araújo.
Confira a programação dos demais dias:
Quinta, 1 de julho – 19h – Live
Corte do bolo – Cacá Malaquias, Edinho Oliveira, Edierck e Francisco das Chagas – Gustavo Pinheiro – Adelino do Acordeon – Maciel Melo.
Sexta, 2 de julho – 19h30
Espetáculo “Festa, Trabalho e Pão”, com a companhia artística Pajeú de Danças e Quadrilha Junina Sanfonar – Lindomar Souza – Banda Nova Engrenagem – Genival e Grupo Versátil – Irah Caldeira.
Sábado, 3 de julho – 19h30
Quadrilha Junina Fogo de Palha – Kleiton Mota – Quarteto da Seresta – Amigos do Samba – Banda Os Megas.
Para assistir, basta entrar no YouTube, digitar Prefeitura de Afogados da Ingazeira, se inscrever no canal e curtir a programação. Participe, prestigie o talento e a qualidade dos nossos músicos, poetas, dançarinos e artistas.
Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, permanece na UTI do Hospital da Restauração em estado grave Da Folha PE O único sobrevivente da queda do Globocop, no último dia 23, apresentou piora no quadro neurológico. De acordo com o boletim médico emitido nesta quarta-feira (31) pelo Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na […]
Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, permanece na UTI do Hospital da Restauração em estado grave
Da Folha PE
O único sobrevivente da queda do Globocop, no último dia 23, apresentou piora no quadro neurológico. De acordo com o boletim médico emitido nesta quarta-feira (31) pelo Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife, Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.
A ventilação mecânica com o uso de drogas vasoativas está mantida, segundo o HR. “Nas últimas 18 horas, foi observada uma evolução não satisfatória do quadro neurológica, consequência do grande trauma sofrido”, diz trecho da nota. Caso não haja novas intercorrências, um novo boletim será divulgado na quinta-feira (1º), às 10h.
O jovem foi o único sobrevivente do acidente que deixou duas pessoas mortas. A aeronave, propriedade de uma empresa que presta serviços à Rede Globo Recife, caiu na praia de Brasília Teimosa, na Zona Sul da Capital.
Miguel Brendo é operador de transmissão da empresa Helisae há um ano e meio, trabalhando na captação, gravação e transmissão de imagens para a empresa, onde fez o curso de operador de sistemas. O jovem é enteado do capitão Wagner Monteiro, um dos donos da Heliase. Ele sofreu vários traumatismos e choque hemorrágico.
Entenda o caso
O helicóptero modelo R44, de matrícula PP-HLI, da Helisae Helicópteros do Nordeste – terceirizada que opera o Globocop, da TV Globo – fazia imagens para a emissora quando caiu, às 6h05 da última terça-feira (23), na praia de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Três pessoas estavam na aeronave.
O comandante Daniel Galvão, de 33 anos, morreu na hora. A controladora de tráfego aéreo sargento Lia Maria Abreu de Souza, de 34 anos – que viajava a convite da Helisae, não estava a serviço da Aeronáutica – chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Moradores dizem ter visto uma ave atingir helicóptero da Globo. A investigação sobre o caso será conduzida pela Polícia Federal. Em nota, a TV Globo lamentou o ocorrido e se solidarizou com as vítimas.
Você precisa fazer login para comentar.