Aprovação ao governo Temer varia de 8% a 19% nas capitais, aponta Ibope
Por Nill Júnior
Do G1
Do G1
A avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) como “ótimo” e “bom” varia de 8% a 19% nas capitais, segundo pesquisas Ibope realizadas nesta semana e na semana passada. A maior parte dos levantamentos foi feita antes do impeachment de Dilma Rousseff, quando Temer ainda ocupava o cargo interinamente.
O maior índice de aprovação à administração de Temer é registrado em Manaus: 19% a classificam como ótima ou boa.
Já em Salvador e em Aracaju, 8% dos eleitores classificam sua gestão como ótima ou boa – o menor índice entre todas as cidades. Salvador também é a capital com a maior reprovação à administração de Temer: 53% dizem que seu governo é “ruim” ou “péssimo”.
Macapá é a capital com o maior percentual de avaliação “regular”: 44%. Em Recife, 12% avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 34% que o acham regular e 48%, avaliam como ruim ou péssimo.
As pesquisas eleitorais, cujas margens de erro variam, podem ser acessadas na página especial. Todas têm nível de confiança de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Elas estão registradas nos TREs (tribunais regionais eleitorais) e no TSE.
Fafopai (Afogados se destacou com avaliação 3 em Letras, Matemática e Pedagogia Pelo menos 30 cursos de graduação em Pernambuco não vão poder abrir novas vagas em 2016 nem ter novos contratos com programas como Prouni, Fies e Pronatec. Eles fazem parte da lista de 756 cursos do país que obtiveram nota inferior a 3 […]
Fafopai (Afogados se destacou com avaliação 3 em Letras, Matemática e Pedagogia
Pelo menos 30 cursos de graduação em Pernambuco não vão poder abrir novas vagas em 2016 nem ter novos contratos com programas como Prouni, Fies e Pronatec. Eles fazem parte da lista de 756 cursos do país que obtiveram nota inferior a 3 — desempenho considerado insatisfatório — no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O MEC publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) uma lista de 68 cursos proibidos de abrir vagas em vestibular em 2016 no país. As informações são do G1.
Entre os cursos de Pernambuco estão o de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Da Universidade de Pernambuco (UPE) aparecem duas licenciaturas da unidade de Petrolina: Matemática e Letras/Português e inglês. Três graduações da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) figuram na lista: Física, Arquitetura e Urbanismo, Letras/Licenciatura em Português e espanhol. Todos os cursos citados tiraram nota 2.
Aesa Cesa Arcoverde
A renovação de contratos com os programas federais está condicionada à assinatura de protocoto de compromisso aceito pelo MEC. Tiveram desempenho “satisfatório”, com nota acima ou igual a 3, 6.049 cursos.
A Uninassau também teve um curso citado, o de Engenharia. A assessoria de comunicação da instituição alega que houve um erro nos cálculos do MEC e que vai pedir correção.
Também foram citados na lista diversos cursos de faculdades públicas e particulares do interior do estado, em cidades como Serra Talhada, Arcoverde, Pesqueira, Araripina e Salgueiro.
No Agreste, a Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (Fabeja) teve três licenciaturas citadas: Letras/ Português e inglês, História e Geografia. A Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul) teve o curso de Geografia de Palmares citado. Em Pesqueira, também no Agreste, integram a lista dois cursos do Instituto Superior de Educação (Isep): as licenciaturas em Pedagogia e Letras/Português e espanhol.
Fafopai
As licenciaturas em Letras/Português e História da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, no Sertão, também tiveram desempenho insuficiente, assim como o Centro de Ensino Superior de Arcoverde, no Sertão, com o curso de Ciências Biológicas.
Fafopai : Já informações da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira indicam que os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia obtiveram nota 3,0, considerada muito boa, melhor que instituições renomadas de Recife e outros centros. Já o Curso de História precisa melhorar, obtendo nota 1,0.
Por André Luis Um vídeo enviado à redação do blog, mostra o choque entre duas motos e um automóvel na manhã deste domingo (27), em Afogados da Ingazeira. As imagens são impressionantes. veja: Segundo informações, o acidente foi causado por um menor que fugia da polícia. Ele estaria realizando manobras perigosas em sua […]
Um vídeo enviado à redação do blog, mostra o choque entre duas motos e um automóvel na manhã deste domingo (27), em Afogados da Ingazeira. As imagens são impressionantes. veja:
Segundo informações, o acidente foi causado por um menor que fugia da polícia. Ele estaria realizando manobras perigosas em sua moto, quando percebeu a presença da polícia, fugiu e foi perseguido pela PM.
Quando chegou ao cruzamento da Rua Diomedes Gomes Lopes, esquina que dá acesso a UPAE, o motociclista se chocou com outra moto e um automóvel que passava no local.
Ainda não se sabe o estado de saúde dos envolvidos. Informações dão conta de que ninguém se feriu. Um senhor que passava na hora do acidente quase foi atingido também.
Às 12h, nesta quarta-feira (17), o jornalista Caco Barcellos subiu ao palco do Teatro Guararapes, durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, Caco despertou a importância do cuidado do poder público para com a população. O […]
Às 12h, nesta quarta-feira (17), o jornalista Caco Barcellos subiu ao palco do Teatro Guararapes, durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, Caco despertou a importância do cuidado do poder público para com a população.
O jornalista, que é conhecido por suas reportagens investigativas e defesa dos direitos humanos, separou a plateia em uma dinâmica que trouxe os extremos da sociedade, do bilionário ao mais pobre. Caco Barcellos frisou que a grande aliada das populações mais vulneráveis é a gestão pública, são as prefeituras e que “quaisquer temas que podemos trabalhar irão tocar na questão da desigualdade social”.
Encerramento
No encerramento do Congresso, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, frisou o trabalho da Amupe em prol dos municípios pernambucanos e o trabalho dos prefeitos e prefeitas, de todo o corpo técnico municipal para o sucesso do evento. “Foram mais de 100 estandes, 12 salas temáticas e a participação recorde de cerca de 7,2 mil participações nos três dias de evento. Agradecemos a todos e todas que compõem os municípios pernambucanos. É por e para vocês que trabalhamos diariamente”, enfatizou.
Com esta marca, o 7º Congresso Pernambucano de Municípios se torna o maior em quantidade de participantes, se consolidando também como o maior congresso de municípios do Nordeste. Durante os dias 15, 16 e 17 de abril, o evento marcou a gestão pública pernambucana, e trouxe a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões de Pernambuco.
Cimpajeú informou que irá dar continuidade às fases do processo seletivo da Central de Regulação do SAMU nesta segunda-feira (19). O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, arquivou a Notícia de Fato n° 02165.000.108/2025, que apurava supostas irregularidades no processo seletivo da Central de Regulação do […]
Cimpajeú informou que irá dar continuidade às fases do processo seletivo da Central de Regulação do SAMU nesta segunda-feira (19).
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada, arquivou a Notícia de Fato n° 02165.000.108/2025, que apurava supostas irregularidades no processo seletivo da Central de Regulação do SAMU 192 da III Macrorregião.
A investigação foi iniciada após denúncia relatando falhas na análise curricular, com alegações de rejeição de comprovantes de experiência profissional de alguns candidatos, enquanto outros, supostamente sem a devida comprovação, teriam sido beneficiados.
Durante a apuração, o Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC), responsável pela condução do processo seletivo, foi acionado e apresentou o documento CC n° 008/2025. No material, a banca explicou os critérios objetivos utilizados na avaliação e informou que realizou uma reanálise da documentação, o que resultou em retificações nas notas, nova convocação de candidatos para apresentação de documentos e republicação do resultado final.
O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEÚ), gestor do processo seletivo, também foi oficiado e, atendendo à recomendação do MPPE, suspendeu temporariamente as etapas do certame até a resolução do caso. O consórcio solicitou esclarecimentos à banca organizadora e colaborou com o procedimento.
Segundo o promotor Vandeci Sousa Leite, “não há, no momento, elementos que justifiquem a continuidade da apuração, uma vez que a demanda foi solucionada e não há indícios de dano ao patrimônio público”. Com base na Resolução RES-CSMP n° 003/2019, o procedimento foi arquivado.
Em nota publicada nas redes sociais, o CIMPAJEÚ declarou: “Cientes da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência de todo o processo, o CIMPAJEÚ informa que a partir de segunda-feira, dia 19 de maio de 2025, irá dar continuidade às fases do processo seletivo da Central de Regulação do SAMU 192 III MACRORREGIÃO”.
No comando do PSB Nacional, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reúne, nesta quarta-feira (23), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na pauta do encontro, questões administrativas e também costuras envolvendo as eleições de 2026. A informação foi dada em primeira mão pela colunista Betania Santana na coluna […]
No comando do PSB Nacional, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reúne, nesta quarta-feira (23), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na pauta do encontro, questões administrativas e também costuras envolvendo as eleições de 2026. A informação foi dada em primeira mão pela colunista Betania Santana na coluna Folha Política.
Ao receber o Título de Cidadão de Petrolândia, no último sábado, João Campos disse que ia informar o presidente Lula sobre necessidade das agrovilas de Petrolândia, no Sertão, e pedir providências.
“A gente precisa contar essa história (ao presidente). Tenho certeza de que ele não tem conhecimento disso. Não importa se a briga é da Codevasf, do Dnocs, se tem o impacto de alguma prefeitura ou do governo do estado. Essas coisas têm que ser resolvidas, porque a produção a renda e o emprego vêm daí. E o povo que está sofrendo, o trabalhador está sendo penalizado”, enfatizou, após receber a honraria no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia. As informações são do blog da Folha.
Você precisa fazer login para comentar.