Após solicitação do MP, Detran realiza fiscalização em SJE
Por Nill Júnior
Desde a última quinta–feira, dia 11, equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco estão em São José do Egito realizando fiscalização no trânsito egipciense em função de uma solicitação do Ministério Público.
A solicitação foi feita pelos promotores Aurinilton Leão e Lorena Santos ao Diretor de Fiscalização e Engenharia de Tráfico do DETRAN, Sérgio Lins.
O ofício solicita a fiscalização para outros municípios da região. Além de São José do Egito, há pedidos para fiscalização em Brejinho, Itapetim, Tuparetama, Santa Terezinha e Ingazeira.
Em São José do Egito, como o trânsito é municipalizado, os agentes do Detran agem em conjunto com os agentes de trânsito municipais. Não foi divulgado o prazo da fiscalização na Capital da Poesia.
Dirigentes do PT, PV e PCdoB estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (31), no Recife, para aprofundar o diálogo sobre a constituição da Federação em Pernambuco. Eles discutiram questões estruturantes para o fortalecimento dessa parceria, que promete apresentar uma chapa forte e competitiva. A expectativa é de que sejam eleitos 10 deputados estaduais e cinco […]
Dirigentes do PT, PV e PCdoB estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (31), no Recife, para aprofundar o diálogo sobre a constituição da Federação em Pernambuco.
Eles discutiram questões estruturantes para o fortalecimento dessa parceria, que promete apresentar uma chapa forte e competitiva. A expectativa é de que sejam eleitos 10 deputados estaduais e cinco federais.
O encontro, que contou com a presença dos presidentes do PT/PE, Doriel Barros, do PV/PE, Clodoaldo Magalhaes, e do PCdoB/PE, Marcelino Granja, além do deputado federal Renildo Calheiros e membros da Direção dos partidos, serviu também para o aprofundamento da conjuntura política nacional.
A Federação ocorre num momento fundamental para a história política do país, com a proposta de contribuir efetivamente para a derrota de Bolsonaro e a vitória de Lula.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou nesta quinta-feira que uma intervenção militar “não resolve nada” e que no governo “ninguém está pensando nisso”. Segundo Heleno, apenas a imprensa pensa nessa possibilidade. “Intervenção militar não resolve nada. Ninguém está pensando nisso. Não houve esse pensamento nem da parte do presidente, nem […]
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou nesta quinta-feira que uma intervenção militar “não resolve nada” e que no governo “ninguém está pensando nisso”. Segundo Heleno, apenas a imprensa pensa nessa possibilidade.
“Intervenção militar não resolve nada. Ninguém está pensando nisso. Não houve esse pensamento nem da parte do presidente, nem da parte de nenhum dos ministros. Isso só tem na cabeça da imprensa. A imprensa está contaminada com isso, não sei por que”, disse Heleno a jornalistas, no Palácio da Alvorada.
Ontem à noite, ao criticar a operação da Polícia Federal sobre ataques ao Supremo Tribunal Federal e disseminação de fake News cujo alvo foi aliados do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que “quando chegar ao ponto que o presidente não tiver mais saída e for necessário uma medida enérgica ele é que será tachado como ditador”. E que até entende as pessoas que tenham uma “postura mais moderada”, para tentar impedir um “momento de ruptura”, mas que ele acredita que a questão, nesse caso, não é de se vai ocorrer a cisão, mas de quando.
De acordo com o ministro Augusto Heleno, os pedidos por uma intervenção das Forças Armadas, que ocorrem em protestos a favor do governo, são isolados e fazem parte do direito de livre manifestação.
“Manifestações absolutamente irresponsáveis. Podem falar o que quiser, podem prever um regime soviético no Brasil. Não tem nada a ver. A manifestação é livre, espontânea, permitida”.
Em relação à nota que divulgou na semana passada, dizendo que uma apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro traria “consequências imprevisíveis”, Heleno disse ter feito uma nota “genérica”, sem citar o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Eu não citei o nome do ministro Celso de Mello, não citei o nome do procurador-geral. Fiz uma nota simplesmente genérica e houve uma distorção. Teve gente que colocou o nome do ministro Celso de Mello, como se eu tivesse dirigindo a nota a ele. Não dirigi a nota a ninguém.
Para o ministro, é um “absurdo” vincular a nota a uma possível intervenção militar:
“Uma nota completamente neutra, colocando o problema em si, sem citar nomes. Não falei em Forças Armadas, não falei em intervenção militar. Teve gente que disse que aquilo ali era um preâmbulo da intervenção militar. Virou moda. Isso é um absurdo, ninguém está pensando nisso, ninguém conversa sobre isso”.
Tem que ver os dois lados. Vamos manter o equilíbrio entre os Poderes, limitar as atribuições dos respectivos Poderes, é isso que está se pleiteando. No momento que há uma manifestação, não sei de quem, de uma possibilidade de ser apreendido o celular do presidente da República, se nós ficarmos calados, eu principalmente, que sou o responsável pela segurança institucional, parece que eu estou concordando, e sou absolutamente contra isso. Não pode nem ser ventilado.
O ministro disse que “os dois lados” precisam de “harmonia” e “respeito”.
O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, do Republicanos, anunciou esta manhã, através de sua rede social seu secretariado. O anúncio também será transmitido pela Ello TV. Como o blog antecipou, deve ocorrer um enxugamento no número de secretarias. “Ele vai juntar várias secretarias. É um governo que deve começar enxuto”, disse um […]
O prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, do Republicanos, anunciou esta manhã, através de sua rede social seu secretariado.
O anúncio também será transmitido pela Ello TV.
Como o blog antecipou, deve ocorrer um enxugamento no número de secretarias. “Ele vai juntar várias secretarias. É um governo que deve começar enxuto”, disse um dos nomes ouvidos pelo blog com reservas.
Dos nomes cotados foi confirmado médico Hugo Rabelo para a Saúde. O atual Presidente da Câmara, João de Maria, foi anunciado para Assistência Social. O engenheiro Jackson Brito foi confirmado na Secretaria de Obras.
A professora Acidália Siqueira foi anunciada para a Secretaria de Educação. Flávio Menezes será o Chefe de Gabinete.
O poeta e professor Márcio Rocha é para a Cultura, mas o nome não foi anunciado. Ainda resta o anúncio de outras secretarias.
Neste sábado a Prefeitura de Solidão, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Administração, inaugurou a Escola de Música “Um Toque de Esperança”, que, neste primeiro momento, oferecerá aulas de violão e violino. O projeto é voltado inicialmente para jovens acompanhados pelos programas da Assistência Social. […]
Neste sábado a Prefeitura de Solidão, no Sertão de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Administração, inaugurou a Escola de Música “Um Toque de Esperança”, que, neste primeiro momento, oferecerá aulas de violão e violino.
O projeto é voltado inicialmente para jovens acompanhados pelos programas da Assistência Social. Para ingressar, os participantes passaram por uma avaliação de Língua Portuguesa e Matemática. Durante a cerimônia de lançamento, os alunos receberam camisas personalizadas e kits contendo cadernos.
Foram adquiridos oito violões e oito violinos, que permanecerão na sede da escola, localizada no CRAS.
Estiveram presentes ao evento o prefeito Mayco Araújo, a secretária de Assistência Social Érika Araújo, o secretário de Administração Maurício Batista, vereadores, vereadoras, o assessor especial Djalma Alves, demais secretários municipais, e o professor Rubem Pereira, além de alunos e familiares. Após a solenidade, foi realizada a aula inaugural.
A Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde divulgou a grade de atrações que se apresentarão no Polo das Artes Henry Pereira, durante o São João. O nome dado ao polo, que fica localizado no pátio externo do Cecora, é uma justa homenagem ao professor, produtor cultural e ativista Henry Pereira, falecido no último […]
A Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde divulgou a grade de atrações que se apresentarão no Polo das Artes Henry Pereira, durante o São João.
O nome dado ao polo, que fica localizado no pátio externo do Cecora, é uma justa homenagem ao professor, produtor cultural e ativista Henry Pereira, falecido no último mês de maio.
Entre outras inovações a partir deste ano, além de artistas e grupos culturais já conhecidos em níveis regional e estadual, o polo repetirá o sucesso de 2018, com espetáculos teatrais. Entre eles estão: ‘Malassombro’, ‘Valdeville’, ‘Espavento’ e ‘Do Vestido ao Nariz’.
“Percebemos que a linguagem lúdica da lona de Circo, estrutura montada desde o ano passado e aprovada pelo público, conversou muito bem com o parque de diversão, que fica ao lado do Polo das Artes. A platéia é circulante, basta começar que as pessoas vem de qualquer lugar da praça” , explicou a secretária de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha.
Na programação de palco, a premissa de ocupar os espaços com o feminino também volta a tona nas Artes, que terá artistas como Renna Costa, na perfomance intitulada de ‘Ser Tão Cygana’, Mayara Pera, Isaar e Jéssica Caitano (Triunfo).
“A ideia é que nessa pegada contemporânea a gente consiga fortalecer a diversidade cultural por meio do feminino. O São João de Arcoverde é diferenciado por isso, traz a tradição, mas também a multiculturalidade, que cabe em vários palcos.”, ressalta, a secretaria Teresa.
São 30 atrações que vão desde os cortejos de agremiações de Bois, quadrilha de pernas de pau, atrações de matrizes africanas (afoxé, maracatus, capoeira), bandas de pífanos, reisado e os grupos de Samba de Coco.
Pela primeira vez no São João, a Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte participa do evento com apresentações no cenário do Senadinho, onde estarão contextualizados com os homenageados da festa e tocarão, a partir das 19h, apenas forró instrumental.
Programação:
– Dias: 22, 23, 24, 28 e 29/06, às 19h (no Senadinho), Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte
– Dias: 23, 24, 28 e 29/06, às 20h, Mateus e Caterina (Cortejo)
– Dias: 21, 22, 23 e 28/06, às 20h, Banda de Pífanos Santa Luzia (Cortejo)
Sexta-feira, 21/06
19h – Coco Erê mim
20h – Quadrilha Mulambembes
22h – Banda de Pífano Senhores da Terra
23h30 – Coco Pisada Segura
Você precisa fazer login para comentar.