Após clima tenso, Marconi Santana é eleito novo presidente do Cimpajeú
Por André Luis
Foto: Júnior Campos
Na manhã desta sexta-feira (27) aconteceu em Afogados da Ingazeira a votação para a nova presidência do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú).
Duas chapas disputam a eleição, a primeira com Marconi Santana (presidente), Sávio Torres (vice-presidente) e João Batista (1º secretário), respectivamente prefeitos de Flores, Tuparetama e Triunfo.
A Segunda chapa foi formada esta semana durante reunião em Recife e contava com o prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira (presidente), o prefeito de Tabira Sebastião Dias (vice-presidente) e o prefeito de Santa Terezinha Geovane Martins (1º secretário).
Foto: Júnior Campos
A votação demorou a iniciar por conta de um entrave. Não houve consenso entre as chapas e segundo o blogueiro Júnior Finfa, falando ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, nesta manhã, Ângelo, deixou o recinto antes da votação, seguido de outros prefeitos que apoiavam a sua candidatura.
Ainda segundo Finfa, ouviu do prefeito de Tabira Sebastião Dias que iria retirar o seu município do Consórcio, em represália a eleição de Marconi.
Marconi Santana foi eleito com os votos de Luciano Duque, Anchieta Patriota, Manuca, Zeinha, Lino, Sandra da Farmácia, Mário da Caixa, Tássio Bezerra, João Batista e Sávio Torres. Houve 7 ausências.
Informe Institucional A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou na noite desta sexta-feira, 06 de março, solenidade em homenagem às mulheres de destaque no município. A Sessão Solene aconteceu no Centro Recreativo Professor Rabêlo (Pajeú Clube) com entrada livre para o público em geral. O evento foi realizado pelo 4º ano consecutivo, em alusão […]
A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou na noite desta sexta-feira, 06 de março, solenidade em homenagem às mulheres de destaque no município. A Sessão Solene aconteceu no Centro Recreativo Professor Rabêlo (Pajeú Clube) com entrada livre para o público em geral. O evento foi realizado pelo 4º ano consecutivo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher e mais uma vez lembrou a trajetória de várias mulheres tuparetamenses, de idades diversas, com moção aprovada por unanimidade dos vereadores municipais.
A Sessão Solene teve como mestre de cerimônias a comunicadora Lucilene e contou com a presença do deputado estadual Lucas Ramos na mesa de honra, além dos vereadores Diogenes Patriota, Orlando Ferreira, Plécio Galvão, Idelbrando Valdevino, Danilo Augusto, Vanda Lúcia e Priscilla Filó.
Em sua mensagem de abertura o presidente da Casa Legislativa de Tuparetama, vereador Danilo Augusto, afirmou que é tarefa da sociedade estimular a participação das mulheres em todos os setores da sociedade e, principalmente, aplaudir e homenagear aquelas que se destacam como vem fazendo todos os anos a Câmara de Vereadores.
Ao final da sessão o deputado Lucas Ramos e os vereadores Idelbrando Valdevino e Orlando Ferreira também falaram ressaltando a importância da mulher na sociedade. A advogada Geane Valdevino falou sobre a trajetória histórica da luta das mulheres pela garantia dos seus direitos e as vereadoras Vanda Lúcia (Vandinha da Saúde) e Priscila Filó encerraram o evento frisando em suas falas que as mulheres merecem lugar de destaque e que devem ser homenageadas e lembradas para incentivar e motivar outras mulheres, sobretudo ocupando seus espaços na política e no poder público.
Foram homenageadas as seguintes mulheres:
Por representatividade em suas categorias – Assistência Social: Eliene Ferreira Ramos de Oliveira ; Saúde:Isabela de Lima Vieira Guedes; Cultura:Maria Solange de Souza; Educação:Maria Martinha Marques Magalhães; Religião: Tereza Rabêlo de Vasconcelos; Empreendedorismo: Inácia da Costa Pessoa; Acadêmica:Maria Eduarda de Brito Cruz; Política e serviço público:Carolina Lima de Souza.
Também receberam menção honrosa, indicadas pelos vereadores, as seguintes mulheres que se destacam em suas áreas de trabalho e de atuação social, pelos serviços prestados à comunidade e pelos exemplos como mães de família e cidadãs tuparetamenses: Indicação do vereador Danilo Augusto: Sônia Maria Bezerra de Freitas; Indicação do vereador Orlando Ferreira: Zumira Gomes de Souza; Indicação do vereador Idelbrando Valdevino: Maria do Carmo dos Anjos (Novinha); Indicação da vereadora Priscilla Filó: Maria de Lourdes Silva (Preta do Gás); Indicações da vereadora Vanda Lúcia: Luzinete Nunes de Moura e Rosália Nunes da Silva; Indicação do vereador Plécio Galvão: Terezandrea Nogueira Galvão; Indicação do vereador Diógenes Patriota: Camila da Silva Farias Patriota.
Primeira mão O Diário Oficial do Estado de Pernambuco, publicado nesta sexta-feira (31), trouxe a exoneração e a nova nomeação de Edson Henrique, ex-vereador de Afogados da Ingazeira e ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Danilo Simões (PSD) nas eleições municipais de 2024. De acordo com os atos nº 7199 e 7200, Edson Henrique foi […]
O Diário Oficial do Estado de Pernambuco, publicado nesta sexta-feira (31), trouxe a exoneração e a nova nomeação de Edson Henrique, ex-vereador de Afogados da Ingazeira e ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Danilo Simões (PSD) nas eleições municipais de 2024.
De acordo com os atos nº 7199 e 7200, Edson Henrique foi exonerado do cargo em comissão de Assessor (símbolo CAA-2) da Secretaria da Casa Civil e, em seguida, nomeado para o cargo de Gerente de Articulação Regional (símbolo DAS-4), também na Casa Civil. Ambas as decisões têm efeito retroativo a 29 de outubro de 2025.
A movimentação ocorre poucos dias após Edson e Danilo terem anunciado publicamente que entregariam seus cargos em protesto contra a falta de reciprocidade da governadora Raquel Lyra (PSD). No entanto, até o momento, a exoneração de Danilo Simões ainda não foi oficializada.
Em entrevista recente à Rádio Pajeú, Edson afirmou que a Casa Civil não aceitou o pedido de exoneração de Danilo e que ele próprio vinha trabalhando para que o aliado permanecesse no governo.
Com a nova nomeação, Edson Henrique passa a ocupar uma função com maior atribuição política, voltada à articulação regional, reforçando sua permanência nos quadros da gestão estadual.
Assaltos a moto voltaram a ser registrados da semana passada pra cá em Afogados da Ingazeira. Os relatos que chegaram ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, indicam que o modus operanti é o mesmo. São dois homens, um deles armado, que tem feito tocaias entre 7 e oito da noite. Um dos relatos foi […]
Assaltos a moto voltaram a ser registrados da semana passada pra cá em Afogados da Ingazeira. Os relatos que chegaram ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, indicam que o modus operanti é o mesmo.
São dois homens, um deles armado, que tem feito tocaias entre 7 e oito da noite. Um dos relatos foi de Janaína Silva. Ela, o marido e um filho de dois anos e meio seguiam na estrada do Sítio Curral velho quando foram abordados. Chamou a atenção a violência e a truculência mesmo diante de um casal com uma criança. “Botaram arma na cabeça do meu marido. Levaram dinheiro, documentos, tudo dele”.
Dia 23, uma tentativa foi registrada na mesma área com um morador da Vila Bom Jesus também na estrada de Curral Velho. Ele só não perdeu a moto porque percebeu e acelerou o veículo, fugindo dos bandidos. Ações também foram registradas na comunidade de Santo Antonio I.
Ontem, à noite, mais uma ação. Guilherme Santos, 25 anos, trabalha numa pizzaria em Tabira. Voltava para sua casa em Barreiros quando a partir da comunidade de Cajazeira dos Marques começou a ser perseguido por dois homens em uma moto. Chegou a imaginar tratar-se de amigos que o seguiam. Mas ao chegar em casa no Sítio Barreiros viu uma arma apontada por um dos homens e teve sua moto, uma FAN 150 preta placa PVJ 7628 levada.
Blog já tinha antecipado pedido de Ranilson Ramos. “Relatório técnico de auditoria apontou uma série de irregularidades”, diz TCE Um pedido de vistas do conselheiro Ranilson Ramos interrompeu nesta quinta-feira (21), na Primeira Câmara do TCE, a conclusão do julgamento da prestação de contas da Prefeitura de Afogados da Ingazeira do exercício financeiro de 2013, […]
Blog já tinha antecipado pedido de Ranilson Ramos. “Relatório técnico de auditoria apontou uma série de irregularidades”, diz TCE
Um pedido de vistas do conselheiro Ranilson Ramos interrompeu nesta quinta-feira (21), na Primeira Câmara do TCE, a conclusão do julgamento da prestação de contas da Prefeitura de Afogados da Ingazeira do exercício financeiro de 2013, cujo interessado é o prefeito José Coimbra Patriota Filho, também presidente licenciado da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco).
No entanto, o voto da conselheira e relatora do processo, Teresa Duere, foi pela rejeição das contas, assim como o do conselheiro substituto Marcos Nóbrega, ora substituindo o conselheiro João Campos, que se encontra de férias.
Relatório técnico de auditoria apontou uma série de irregularidades na prestação de contas do município, pelas quais foram responsabilizados três secretários municipais, os membros da Comissão de Licitação e a Associação Municipalista de Pernambuco representada pelo próprio prefeito, que é seu presidente licenciado.
Notificação – Devidamente notificados, todos apresentaram defesa prévia, que foi enviada ao Ministério Público de Contas para emissão de parecer.
A relatora acatou parcialmente o parecer do MPCO, julgou irregulares as contas de gestão do atual prefeito e ainda aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 15 mil que deverá ser recolhida no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta decisão.
Além disso, determinou a formalização de processo de auditoria especial para aprofundar a análise de todos os convênios celebrados para contratação de serviços advocatícios com intermediação da Amupe, que foi um dos motivos que ensejaram a rejeição das contas.
Irregularidades – De acordo com o voto da conselheira, a auditoria do TCE detectou na prestação de contas as seguintes irregularidades:
a) Recolhimento de contribuições previdenciárias referentes ao regime próprio fora do prazo, onerando o município pela incidência de juros e multa;
b) Contratação de artistas “em desacordo com os princípios da moralidade, interesse público e transparência”;
c) despesas hospitalares sem comprovação no valor de R$ 62.706,67;
d) Controle deficiente no gasto com combustíveis;
e) Valores pagos a maior nas rotas de transporte escolar no período de janeiro a abril de 2013;
f) Pagamento pela publicação de atos municipais já custeados pela mensalidade associativa, caracterizando duplicidade;
g) Contratação da Amupe para prestação de serviços advocatícios, através de inexigibilidade de licitação, sendo que esta entidade é uma associação de municípios e não demonstra singularidade na prestação desse tipo de serviço;
h) O escritório Walter Agra Advogados Associados, que teria prestado serviços ao município, não aparece no processo de inexigibilidade, nem no contrato, tampouco no empenho ou nas notas fiscais e nos recibos, os quais estão todos em nome da Amupe.
Além de as contas terem sido julgadas irregulares, foi imputado um débito no valor de R$ 62.706,63 ao secretário de saúde Gildázio José dos Santos Moura e no valor de R$ 168.800,00 ao atual prefeito, solidariamente com a Amupe. A informação foi publicada no site do TCE.
A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou nesta segunda-feira (25) a pavimentação da Rua João Batista de Magalhães, conhecida como Rua da Gata, no Distrito de Santa Rita. Com 2.971,70 metros quadrados, a obra foi realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, um investimento de aproximadamente R$ 220 mil com recursos próprios do município. “Entregamos a […]
A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou nesta segunda-feira (25) a pavimentação da Rua João Batista de Magalhães, conhecida como Rua da Gata, no Distrito de Santa Rita. Com 2.971,70 metros quadrados, a obra foi realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, um investimento de aproximadamente R$ 220 mil com recursos próprios do município.
“Entregamos a pavimentação da Rua da Gata, que era um desejo antigo da população de Santa Rita e que nos orgulhamos muito de ter atendido. Vamos continuar trabalhando para realizar cada vez mais ações e melhorar a vida das pessoas, levando desenvolvimento para todos os cantos de Serra Talhada”, disse o prefeito Luciano Duque.
Agenda
A agenda de inaugurações do Governo Municipal terá sequência na próxima quarta-feira (27.02), às 17h, com a inauguração da Unidade de Saúde da Família do Yolanda Romão de Medeiros, no Bom Jesus.
Você precisa fazer login para comentar.