Notícias

Apesar de chuvas no Pajeú Governo do Estado decreta estado de emergência por seca

Por André Luis

 

 

Muita chuva e decreto por seca? Ninguém entendeu…

Até agora ninguém entendeu a decisão do Governo de Pernambuco de decretar situação de emergência em 16 municípios do Pajeú que estariam sendo afetados pela seca. O questionamento é de Anchieta Santos para o blog.

O decreto que contempla 54 cidades foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado dia (14). Acontece que os sertanejos festejam bom inverno até o momento em todas as cidades contempladas.

Para se ter uma ideia dos números: Itapetim é a campeã das chuvas de janeiro até agora com 556 milímetros. em seguida Quixaba, com 508 milímetros. Onde menos choveu na região foi em Flores, com 237 milímetros.

O decreto faz com que os municípios afetados recebam recursos emergenciais para a redução dos impactos da seca. A situação de emergência é pelo período de 180 dias. Seca que aqui não existe.

Neste fim de semana choveu em Tabira, Carnaíba com 86 milímetros. Em Afogados da Ingazeira o final de semana foi de muita chuva: no sábado foram registrados 10 milímetros e no domingo mais 81 milímetros, somando 486 milímetros de janeiro até o momento. Em áreas rurais, algumas comunidades tem mais de 700 milímetros.

A colheita de feijão já está começando na região. Procurado, o Governo do Estado, ficou de esclarecer a decretação do estado de emergência na manhã de hoje.

Outras Notícias

Paulo visita exposição de caprinos e ovinos de Sertânia

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), prestigiou, na tarde deste sábado (26), a 42ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia. Antes de visitar o parque de exposição Professor Renato Moraes, Paulo Câmara participou de uma grande carreata pelas principais ruas da cidade acompanhado do seu companheiro […]

???????????????????????????????

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), prestigiou, na tarde deste sábado (26), a 42ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia.

???????????????????????????????

Antes de visitar o parque de exposição Professor Renato Moraes, Paulo Câmara participou de uma grande carreata pelas principais ruas da cidade acompanhado do seu companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

O socialista diz em nota que foi muito bem recebido pela população. “Paulo foi bastante solicitado para fotos com por pessoas presentes ao parque de exposição”, diz a nota.

Cimpajeú discute SIM Consorciado com Agricultura de Serra Talhada

Reunião aconteceu na terça-feira (3), quando o vice-prefeito Márcio Oliveira ainda era o secretário de Agricultura Por André Luis Neta terça-feira (3), o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú, se reuniu em Serra Talhada com o vice-prefeito e então secretário de Agricultura, Márcio Oliveira – nesta quarta Márcio deixou a pasta dando […]

Reunião aconteceu na terça-feira (3), quando o vice-prefeito Márcio Oliveira ainda era o secretário de Agricultura

Por André Luis

Neta terça-feira (3), o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – Cimpajeú, se reuniu em Serra Talhada com o vice-prefeito e então secretário de Agricultura, Márcio Oliveira – nesta quarta Márcio deixou a pasta dando lugar a Fabinho do Sindicato -, Ronaldo Melo, secretário executivo de Agricultura e Priscila Veras, diretora de apoio as cadeias produtivas.

A reunião que foi divulgada nas redes sociais do Cimpajeú teve como objetivo discutir sobre o SIM Consorciado (Selo de Inspeção Municipal). 

O Selo de Inspeção Municipal é a garantia da segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos nos municípios e que chegam até a mesa do consumidor.

Representaram o Consórcio a médica veterinária, Deorlanda Carvalho e a diretora-executiva, Hilana Santana.

Cristiano Menezes: “Eu vim ajudar a transformar Serra Talhada e estou à disposição de Luciano Duque”

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020. Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade […]

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020.

Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade de Serra Talhada e foi (sic) de fato o que esse governo de Luciano Duque vem fazendo. Estou à disposição do prefeito Luciano Duque, de Serra Talhada e do grupo”.

Ele  também comentou os boatos de que o grupo já teria definido o nome de Márcia Conrado. “Eu acredito no que Luciano Duque vem dizendo, que a escolha ainda está em aberto. Márcia de fato tem caminhado, e ela está no papel dela. Tem trabalhado, se colocado à disposição, tem uma gestão exitosa na Secretaria de Saúde, tem condições de ser candidata e prefeita, mas se render dentro do processo é se entregar. Porém eu não tenho nenhuma vaidade, no momento que Luciano Duque ou grupo chegar e disser que é nossa candidatura é inviável não tenho problema com isso”.

Cristiano saiu do PT de São José do Belmonte e se filiou ao PT de Serra Talhada, conduzido atualmente por Júnior Moraes. Nos bastidores há quem aposte que a estratégia do PT local é indicar Cristiano Menezes para compor a chapa governista, apesar do prefeito Luciano Duque ter se desfiliado do partido do ex-presidente Lula.

Lucas Ramos critica proposta de privatização da CHESF

A proposta do Governo Federal de privatizar a CHESF repercutiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) foi o primeiro a utilizar a tribuna para se posicionar contra a venda dos ativos da companhia e alertou que a estatal não pode ser entregue à iniciativa privada para cobrir o déficit do […]

A proposta do Governo Federal de privatizar a CHESF repercutiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) foi o primeiro a utilizar a tribuna para se posicionar contra a venda dos ativos da companhia e alertou que a estatal não pode ser entregue à iniciativa privada para cobrir o déficit do setor energético.

“Vender um patrimônio dos brasileiros por R$ 20 bilhões para encobrir um déficit de R$ 59 bilhões que o sistema Eletrobrás acumula é uma prova da incapacidade do Governo Federal em gerir uma empresa do tamanho e importância da Eletrobrás e suas subsidiárias”, afirmou Lucas. “Mais uma vez o governo Temer se coloca de costas para o povo brasileiro e em uma decisão monocrática coloca à venda um dos maiores ativos do país”, cravou.

Em seu discurso, o parlamentar relembrou o posicionamento do ex-governador Miguel Arraes, que em um texto escrito no ano 2000 já alertava para o risco de privatização da companhia. “Há 17 anos, Arraes escreveu que não seria possível compatibilizar os interesses da iniciativa privada com os recursos oferecidos pelo rio São Francisco sem trazer prejuízos para a população e agora tomamos conhecimento de que um ministro, que é deputado federal eleito pelo PSB, foi porta voz do governo Temer para avisar que está à venda um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou.

Lucas ressaltou que a discussão não pode ser partidarizada. “Em 2012, com a edição da Medida Provisória 579 pela ex-presidente Dilma Rousseff, a companhia sofreu um duro golpe financeiro numa tentativa desastrosa de baixar a tarifa aplicada ao consumidor. Agora, o governo Temer erra mais uma vez ao propor a venda de um ativo tão importante, desconhecendo o papel social que a estatal possui especialmente na região Nordeste”, finalizou o socialista.

Anderson convoca população para caravana Simbora Mudar Pernambuco no Recife

Após três meses desde a oficialização da pré-candidatura ao Governo do Estado, quando passou a percorrer todas as regiões com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), divulgou, nesta sexta-feira (1), por meio de publicação em redes sociais, um vídeo no qual convoca a população para um grande […]

Após três meses desde a oficialização da pré-candidatura ao Governo do Estado, quando passou a percorrer todas as regiões com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), divulgou, nesta sexta-feira (1), por meio de publicação em redes sociais, um vídeo no qual convoca a população para um grande ato a ser realizado no próximo domingo (3), no bairro do Pina, no Recife.

O evento irá contar com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, pré-candidatos e lideranças políticas que apoiam as pré-candidaturas de Anderson Ferreira e Gilson Machado (PL).

“Pessoal, eu e Gilson Machado (PL), nosso pré-candidato ao Senado, vamos estar reunidos em um grande ato neste domingo, dia 3 de julho, a partir das 14h30, na Avenida Herculano Bandeira, no Pina. Será um grande encontro e eu conto com a sua presença. E vamos, juntos. Simbora mudar Pernambuco!”, diz Anderson na peça divulgada aos seguidores.

O ato vai ser realizado a partir das 14h30, em uma área próxima ao túnel do Pina, na saída para a Avenida Herculano Bandeira.