Ângelo vai ao novo Ministro da Cultura e quer recuperar Cine Emoir
Por Nill Júnior
Durante o programa “Debate Popular”, no rádio, no último sábado (19), Ângelo Ferreira, deputado estadual e prefeito eleito de Sertânia, destacou conversa que terá com o novo ministro da Cultura, o pernambucano Roberto Freire.
O político vai buscar recursos na pasta para realizar ações que estão dentro do seu plano de governo, para esta área, como a recuperação e a construção do cineteatro municipal no antigo prédio do Cine Emoir, no centro da cidade.
Durante a gestão do PSB, no município, o prédio foi adquirido e, atualmente, está desativado. Um espaço histórico e importante para que a população tenha acesso à cultura. O prédio vou alvo de um incêndio em março de 2015, ficando destruído interiormente.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou na noite da última sexta-feira (18) que o deputado Roberto Freire (PPS-SP) seria o novo ministro da Cultura . Freire assume o cargo no lugar do diplomata de carreira Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo por “divergências” com integrantes do governo.
Por Sebastião Araújo Proteção de riscos, perigos ou perdas a pessoas ou coisas levou o Conselho de Segurança de Carnaíba a dar prosseguimento à aplicação de medidas que beneficiem toda a população. Neste sentido, o povoado da Lagoa do Caroá acaba de receber quatro câmeras de segurança em local externo, devendo favorecer aos cerca de […]
Proteção de riscos, perigos ou perdas a pessoas ou coisas levou o Conselho de Segurança de Carnaíba a dar prosseguimento à aplicação de medidas que beneficiem toda a população. Neste sentido, o povoado da Lagoa do Caroá acaba de receber quatro câmeras de segurança em local externo, devendo favorecer aos cerca de 500 moradores da localidade. Os aparelhos estão instalados na praça Adalta Paulino, no Centro do povoado. A escola da comunidade já conta com oito câmeras e a Unidade Básica de Saúde (UBS) com quatro.
Com uma lente que alcança de 20 a 50 metros, as câmeras vão trazer ainda mais segurança à região. “Elas inibem qualquer tipo de tentativa de ação criminosa na localidade”, observa o vice-prefeito reeleito Júnior de Mocinha, que preside o Conselho de Segurança de Carnaíba. “Essas câmeras proporcionam mais tranquilidade e confiança aos munícipes e visitantes do município”, complementa.
Outras localidades da zona rural também serão beneficiadas. Aproximadamente 200 câmeras serão distribuídas pelo distrito de Ibitiranga e povoados da Serra Branca e Roça de Dentro. O primeiro povoado a ser assistido pelo sistema de segurança foi o de Itã, que conta com oito câmeras, instaladas pela Cafu Monitoramento, empresa contratada pela prefeitura municipal.
A área urbana de Carnaíba também dispõe de câmeras instaladas em pontos estratégicos, como as entradas da cidade e Rua José Martins, onde se concentra o centro comercial. No momento, parte dos equipamentos encontra-se em manutenção, devido às chuvas do começo do ano. Esse sistema vai ser incrementado a partir de 2021 com a instalação de mais 100 câmeras em novos espaços, segundo Júnior de Mocinha. Além dos locais externos, as escolas, postos de saúde, hospital e creche, entre outras instituições, também estão sendo beneficiadas.
As imagens captadas pelas câmeras, tanto da área urbana quanto rural, vão ser monitoradas por duas centrais, montadas na sala da guarda municipal no prédio da prefeitura e outra na delegacia de polícia, respectivamente.
Este projeto surgiu em 2018 com a criação do Conselho de Segurança, criado assim que houve o sinistro que destruiu o Banco do Brasil. O Conselho é formado por representantes de várias instituições do município.
Por André Luis – Com informações da Veja A Apelação do Ministério Público Federal sobre as pedaladas fiscais da ex-presidente Dilma Rousseff foi rejeitada pelo TRF-1. A corte confirmou a sentença que absolveu Dilma e outros membros de seu governo das acusações relacionadas ao impeachment. O TRF-1 estabeleceu que Dilma não pode ser processada por […]
A Apelação do Ministério Público Federal sobre as pedaladas fiscais da ex-presidente Dilma Rousseff foi rejeitada pelo TRF-1. A corte confirmou a sentença que absolveu Dilma e outros membros de seu governo das acusações relacionadas ao impeachment.
O TRF-1 estabeleceu que Dilma não pode ser processada por improbidade pelo Judiciário, somente pelo Congresso. Quanto aos demais membros do governo, o tribunal considerou que a petição inicial do MPF não descreveu adequadamente a conduta ilegal dos réus.
José Eduardo Cardozo, defensor de Dilma, considerou a decisão importante, visto que ela foi vítima de perseguição e impeachment inconstitucional. Condená-la novamente pelo mesmo caso seria injusto e prejudicaria sua integridade. O veredicto não apenas tem relevância jurídica, mas também histórica, de acordo com Cardozo.
Na tarde desta quarta-feira (1), em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) denunciou o que chamou de “descaso com a saúde em Pernambuco e, particularmente, em Arcoverde, aonde faltam médicos e remédios em postos de saúde e a policlínica funciona inadequadamente”. O parlamentar trabalhista iniciou sua fala alertando […]
Na tarde desta quarta-feira (1), em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) denunciou o que chamou de “descaso com a saúde em Pernambuco e, particularmente, em Arcoverde, aonde faltam médicos e remédios em postos de saúde e a policlínica funciona inadequadamente”.
O parlamentar trabalhista iniciou sua fala alertando para o grave problema da zika, dengue e chikugunya que “parece a coisa passou e que aquela epidemia que víamos em 2015 desapareceu”. Lembrou que todos os meios de comunicação estão “esquecidos” do problema, citando os novos números do Ministério da Saúde sobre a microcefalia no País, quando já foram registrados 1.489 casos notificados. Para Zeca Cavalcanti, os efeitos disso veremos nas futuras gerações.
No discurso, o deputado Zeca Cavalcanti falou do Projeto de Lei 4.616 de sua autoria que prevê a inclusão dos repelentes de insetos no regime especial tributário concedido a medicamentos, desonerando na questão do PIS, PASEP E COFINS para que as que fabricam os repelentes, reduzindo assim os preços dos produtos para os consumidores. O projeto já está em tramitação nas comissões da Câmara.
Voltando seu discurso para Arcoverde, ele lembrou que em 2015 a cidade teve 90% da população vitimizada pela dengue, chikungunya e zika. Ele citou o caso do Hospital Regional de Arcoverde que hoje “está abandonado pelo governo do estado”, quando em finais de semana não tem um médico plantonista.
No final do seu discurso, o deputado federal Zeca Cavalcanti também falou do aumento da violência na cidade e terminou falando que o descaso com a saúde pública no estado e, em particular em Arcoverde, o deixa “extremamente insatisfeito”. Ele cobrou medidas urgentes para atenuar o problema da saúde em Arcoverde.
O Globo Separadas na vida fora do cárcere por uma inimizade política que já dura uma década, a ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo se encontraram na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte. Mais do que isso, imagens reveladas neste domingo pelo “Fantástico”, da TV Globo, mostram que […]
Separadas na vida fora do cárcere por uma inimizade política que já dura uma década, a ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo se encontraram na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte.
Mais do que isso, imagens reveladas neste domingo pelo “Fantástico”, da TV Globo, mostram que elas foram obrigadas a dividir a mesma cela. As filmagens foram feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), que vistoriou o presídio na sexta-feira.
Rosinha chegou a Benfica na quarta-feira, após ser presa em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ela é acusada de fazer parte de uma organização criminosa que arrecadava recursos ilícitos para financiar campanhas eleitorais. Já Adriana, que estava em prisão domiciliar, voltou ao regime fechado na sexta-feira, por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Através de um e-mail, o vereador Antônio Henrique Ferreira –Fiapo (PSB), relatou que prefeito Guga Lins (PSDB) quer implantar um “trem da alegria” no município. Veja a baixo o e-mail enviado pelo vereador: “O prefeito de Sertânia, Senhor Gustavo Maciel Lins de Albuquerque – Guga Lins-, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei, […]
Através de um e-mail, o vereador Antônio Henrique Ferreira –Fiapo (PSB), relatou que prefeito Guga Lins (PSDB) quer implantar um “trem da alegria” no município.
Veja a baixo o e-mail enviado pelo vereador:
“O prefeito de Sertânia, Senhor Gustavo Maciel Lins de Albuquerque – Guga Lins-, encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei, criando um verdadeiro “trem da alegria”. O PL 02, de 02 de junho de 2014, trata da criação de 229 cargos comissionados. Cargos sem a menor necessidade para o município, como Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cerimonial, Secretaria de Controle dos Conselhos Municipais, Secretaria de Defesa Civil ( vão precisar criar as calamidades, tipo enchentes, deslizamentos de barreiras, terremoto, etc) Todos esses cargos com vencimentos de R$ 3.200,00 e que no projeto de lei sequer tem atribuições.
Só para que se tenha uma ideia, apenas na Secretaria de Saúde, das mais criticadas da gestão, comandadas pela primeira dama Dra. Tatiana Mindelo, estão criando 10 cargos de assessor de gabinete e 10 de auxiliar de secretaria. O gabinete do prefeito passará a ter 45 cargos comissionados (a estrutura física não suporta tanta gente), entre eles três cargos de gerente geral (se é geral não seria apenas um?).
Serão quase cem cargos a mais do que os atuais e o custo será de R$ 5 milhões por ano.
O custo anual referente aos cargos apenas do Gabinete do prefeito e da Secretaria de Saúde será de mais de um milhão e novecentos mil reais . Pode esse prefeito falar em crise?
Em Sertânia falta remédios, merenda, muitas vezes falta transporte escolar por vários dias e o Governo quer fazer essa farra?
E tem mais: o Projeto de Lei foi encaminhado com solicitação de tramitação em regime de urgência e ainda com efeitos financeiros retroativos a 1º de maio.
Por que a urgência e por que retroativo? Será que já distribuíram os cargos e por isso toda essa pressa? É muito estranho essa urgência, já que o Governo Municipal ainda não encaminhou à Câmara de Vereadores a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício 2015, que teria que ser enviada até 30 de abril.
O mais grave é que o Projeto de lei é inconstitucional, pois desobedece a Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a criação de cargos, quando o município estiver comprometendo 51,30% de sua receita corrente líquida com pessoal e o município de Sertânia está comprometendo mais de 65%.
Apesar de ser inconstitucional, conter muitas falhas, faltar documentos obrigatórios, como a declaração do prefeito a respeito da devida adequação financeira( art. 16, inciso II, da LRF), o projeto será votado e certamente aprovado, já que o Prefeito conta com 7 vereadores na Câmara,
Embora a sua coligação tenha elegido apenas 5 vereadores, o prefeito conseguiu a adesão vergonhosa dos Vereadores do PC do B, Damião Silva e Magaly Andrade Galindo que, certamente, como os demais vereadores da base do governo terão mais alguns cargos.
Para que servirá esse “trem da alegria”? Não será apenas para colocar mais parentes do prefeito (já tem 3 primos como secretários outros em diverso cargos) e mais apadrinhados e garantir votos para os seus candidatos?
Iremos recorrer à Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público para proibir essa grande farra que pretendem fazer com o dinheiro público”, concluiu. A sessão da Câmara acontece na próxima segunda feira dia 30 de junho.
Você precisa fazer login para comentar.