Notícias

Anchieta Patriota: “primeiro compromisso será melhorar atendimento do Hospital Zé Dantas”

Por Nill Júnior
Fotos: André Luiz
Fotos: André Luiz

O prefeito eleito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) esteve no Debate das Dez da Rádio Pajeú desta 3ª feira (11). Inicialmente o socialista agradeceu a votação significativa que obteve, uma vez que segundo ele, estava enfrentando um candidato que foi prefeito 14 anos e mais 08 de pessoas ligadas a oposição. “A gente trabalhava desde o início com avaliações do quadro político. A oposição tentou colar alguns problemas a nós, mas a população soube separar isso”, disse.

Anchieta declarou que a expectativa era de ter 8 mil votos e esses números foram superiores.  Aproveitou para agradecer a população essa votação expressiva, a militância que participou durante os 45 dias de campanha e disse estar pronto para os próximos quatro anos ajudando a melhorar a qualidade de vida do povo.

Sobre as parcerias

“Os municípios já viviam em dificuldades extremas e o quadro se aprofundou, mas temos aspectos positivos quando Eduardo fez a reforma tributária com a redistribuição do ICMS e Carnaíba saiu de 400 mil reais por ano, indo para mais de 2,5 milhões de reais.Vamos mostrar a população o que pode ser feito e o que não pode. Iremos juntar esforços, buscar apoio junto aos governos federal e estadual para trabalhar. Já iniciamos o contato com o governo do estado que tem os recursos do FEM e eles sendo bem distribuídos ajudarão a avançar no município”, disse Patriota.

Anchieta disse que nunca deixou de reconhecer as ações que foram feitas graças aos governos Lula e Dilma e vai continuar buscando parcerias com os governos.

Transição:

Nós estamos formalizando a equipe de transição e já na próxima 5ª feira vamos ter a primeira reunião para termos um quadro geral das dificuldades, ver a folha de pagamento, contratos firmados com a prefeitura e a partir de janeiro colocar a nossa marca de gestão.

Prioridade:

Anchieta disse que Carnaíba teve dificuldades na área de saúde, irá procurar o Governo do Estado, o deputado Danilo Cabral vai ajudar com emendas. Vão destinar recursos para o custeio do hospital Dr. Zé Dantas que teve no passado realizando cirurgias de médio e grande porte, evitando transferências para Afogados e outros centros. Anchieta declarou que a população vai contar um médico cirurgião para atender, Dr. Robério que trabalhou 7 anos conosco.

5454f195-3ea8-4c8b-ba24-89dea1c71fafFábrica de cimento

Anchieta prometeu resolver o problema dos moradores de Santa Rosa nos seis primeiros meses de sua gestão. Apesar de a oposição tentar denegrir sua imagem com comentários infundados.

Sobre Everaldo e Zé Ivan

Perguntado pelo blogueiro Júnior Finfa, Anchieta disse que em relação ao secretariado, vai ver quem preenche os critérios e não tem nenhuma definição sobre que vai para qualquer pasta. É preciso conhecer a real situação do município, vamos precisar de gente que durma tarde e acorde cedo para pegar na batalha.

Estrada de Ibitiranga

“Eu prometi e o governador também prometeu o asfalto da estrada que liga Afogados a Ibitiranga, e posteriormente para Silvestre na Paraíba. A obra já foi licitada e no próximo ano, se deus quiser, vai ter início”, frisou.

Água

Anchieta afirmou que vai trabalhar incansavelmente para universalizar a água na zona rural. Já começamos por 05 comunidades próximas a Ibitiranga e Curral Velho.

Sobre estadual

Já adiantou que votará em José Patriota, atual prefeito de Afogados da Ingazeira pelo seu apoio quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Patriota foi leal comigo e nada mais justo do que retribuir esse gesto, declarou Anchieta.

Câmara de Vereadores

Perguntado sobre se teria ou não intervenção na escolha da Mesa Diretora da Câmara – Anchieta teve o filho Victor eleito vereador – Patriota afirmou que não haverá de sua parte intromissão, mas não negou que irá nortear a Casa, afirmando que todos do grupo tem condições de presidir a Casa.

Outras Notícias

Yane Marques chega sexta e terá grande recepção em Afogados da Ingazeira

Colaborou Rodrigo Lima A pentatleta Yane Marques – medalhista olímpica em Londres-2012 e medalha de ouro nos Jogos pan-americanos 2015 – chega a Afogados da Ingazeira na próxima sexta-feira (31). A chegada está prevista para as 16h, no Posto Brasilino ll. A família, em parceria com a Prefeitura de Afogados, está preparando uma grande festa […]

YANE-600x600-1-400x400

Colaborou Rodrigo Lima

A pentatleta Yane Marques – medalhista olímpica em Londres-2012 e medalha de ouro nos Jogos pan-americanos 2015 – chega a Afogados da Ingazeira na próxima sexta-feira (31). A chegada está prevista para as 16h, no Posto Brasilino ll. A família, em parceria com a Prefeitura de Afogados, está preparando uma grande festa para receber a nossa campeã.

Do posto Brasilino, Yane seguirá em carro aberto do Corpo de Bombeiros e percorrerá as principais ruas de Afogados, em uma grande carreata que terminará em frente à residência dos seus familiares, na Avenida Rio Branco, onde será montado um palco para a exibição de um vídeo relatando a vida de Yane e, em seguida, a apresentação do forrozeiro Lindomar Souza.

A Prefeitura está confeccionando uma placa metálica alusiva às conquistas da filha ilustre de Afogados da Ingazeira.“Ela é um exemplo para a nossa juventude. Tem obtido conquistas importantes e expressivas, levado o nome de Afogados para além das fronteiras do Brasil,” afirmou o Prefeito José Patriota. Recentemente a Prefeitura homenageou a pentatleta estampando a sua imagem no novo ônibus da Secretaria Municipal de Saúde.

A população está convidada para participar da grande carreata que sairá com Yane Marques do Posto Brasilino ll. O percurso passará por Posto Brasilino ll, Bairro Borges,  Artur Padilha, Bairro Padre Pedro Pereira, São Francisco, Rua Henrique Dias, Rua Aparício Veras, Rua Professor Vera Cruz,  Rua Gustavo Fittipaldi,  Manoel Borba,  Praça de Alimentação e Av. Rio Branco.

SDS-PE realiza reunião estratégica com a Bahia

Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia se reuniram, nesta sexta-feira (15), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir ações de combate à criminalidade. O evento foi realizado no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e é mais uma ação do Juntos pela Segurança. Esta é a segunda reunião integrada entre as […]

Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia se reuniram, nesta sexta-feira (15), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir ações de combate à criminalidade. O evento foi realizado no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e é mais uma ação do Juntos pela Segurança.

Esta é a segunda reunião integrada entre as instituições policiais em conjunto com o estado da Bahia sob a coordenação da secretária executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira. Entre os encaminhamentos, foram estabelecidas a periodicidade das reuniões, sendo a próxima já acordada para o mês de maio, desta vez em Juazeiro da Bahia; além da solicitação de compartilhamento de imagens entre os estados para ajudar nas investigações. Também foi assinado por todas as Forças de Segurança um documento solicitando um posto da Polícia Federal em Petrolina.

“É importante que essa integração aconteça para maior efetividade das estratégias no combate à criminalidade na região. Nossos esforços, somados com as forças policiais da Bahia e polícia federal, vão nos trazer melhores resultados”, afirmou a secretária executiva da SDS.

Estiveram presentes o secretário de Defesa Social de Petrolina, Luiz Cláudio Pimentel, secretário da Ordem Pública de Juazeiro, Cícero Dirceu da Silva; o comandante do policiamento da região Norte da Bahia, coronel Valter Araújo; Paulo Coutinho, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia; o delegado da Polícia Civil da Bahia, Flávio André da Rocha; além de demais representantes das forças policiais baianas. De Pernambuco, também integrou a reunião o subcomandante da Polícia Militar, coronel Lopes; a subchefe da Polícia Civil, Beatriz Leite, e demais integrantes da SDS-PE.

“O evento hoje é um avanço enorme para melhoria da segurança pública no estado da Bahia e Pernambuco, precisamente essa região aqui do São Francisco. Estamos aqui todos integrados e unidos à serviço dos baianos, dos pernambucanos e daqueles que visitam os dois estados”, ressaltou coronel Valter Araújo.

O evento contou ainda com a presença do chefe da Polícia Rodoviária Federal em Petrolina e do chefe da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro.

Hoje, em Serra Talhada, vou bater palmas pra Juliana Lima

Hoje, estarei no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, a partir das 19 horas. A jornalista Juliana Lima lança seu blog, com a marca da informação com exclusividade, prestação de serviço e assinatura própria. No lançamento, faço uma breve fala sobre o papel dos blogs nos dias de hoje, ferramentas imprescindíveis na construção da comunicação […]

Hoje, estarei no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, a partir das 19 horas.

A jornalista Juliana Lima lança seu blog, com a marca da informação com exclusividade, prestação de serviço e assinatura própria.

No lançamento, faço uma breve fala sobre o papel dos blogs nos dias de hoje, ferramentas imprescindíveis na construção da comunicação plural e independente.

Blogs não devem ter apadrinhamento, censura, chapa-branquismo. Devem servir à sociedade. parcerias são importantes, mas não devem condicionar nossa atuação. Por isso, a certeza de que Serra Talhada vai ganhar um veículo independente, com a firmeza das posições de Juliana, ouvindo a todos, mas se posicionando em um mundo onde fazê-lo é cada vez mais importante diante de tantos dilemas.

Histórico

Juliana Maria de Lima é radialista, jornalista, bacharela em Direito e ativista da causa animal. Ela iniciou a carreira no rádio em 21 de setembro de 2004, ao ser aprovada em primeiro lugar em um teste para repórter da Rádio Pajeú, a emissora pioneira no Sertão de Pernambuco.

Na Rádio Pajeú atuou como repórter, apresentadora e jornalista esportiva até 2006, quando se mudou para a cidade de Irecê-BA, onde atuou nas emissoras Rádio Difusora de Irecê, Rádio Vida FM e Rádio 101 News FM.

Em 2012, retornou para a Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, onde atuou como comunicadora e administradora do Portal Pajeú RádioWeb. Em 2017, mudou-se para Serra Talhada, onde atuou na Rádio Serra FM e na Rádio Cultura FM.

Além de radialista, Juliana Lima é jornalista, com passagens por veículos renomados no Sertão de Pernambuco, a exemplo do Blog Nill Júnior, e expertise em assessoria de comunicação, com passagem por diversas prefeituras, câmaras municipais e organizações sociais, a exemplo da Casa da Mulher do Nordeste, CECOR e Articulação Semiárido – ASA.

Juliana Lima tem formação acadêmica nas áreas de História e Direito, mas foi na comunicação que ela encontrou a sua paixão profissional, paixão que frutificou em novembro de 2023, com o lançamento do Blog Juliana Lima, um espaço dedicado ao jornalismo sério e independente, marcas registradas de sua carreira profissional, com foco na política do Sertão.

Fernandha e Gusmão cotados para Compesa

Blog do Magno Martins Ex-chefe de gabinete do ex-governador Eduardo Campos, o executivo Renato Thièbaut, nome ventilado para assumir a Compesa no lugar do presidente Roberto Tavares, tem um impedimento para exercer o cargo: é um dos dirigentes da executiva estadual do PSB. A lei das estatais veda a nomeação de dirigentes partidários. Os nomes […]

Blog do Magno Martins

Ex-chefe de gabinete do ex-governador Eduardo Campos, o executivo Renato Thièbaut, nome ventilado para assumir a Compesa no lugar do presidente Roberto Tavares, tem um impedimento para exercer o cargo: é um dos dirigentes da executiva estadual do PSB. A lei das estatais veda a nomeação de dirigentes partidários.

Os nomes mais cotados são o da secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, e o do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, Roberto Gusmão.

Segundo informou o blog do Magno Martins, Roberto Tavares, não é mais o comandante da instituição. Para o seu lugar, o nome mais cotado era o do executivo Renato Thibau, ex-chefe de gabinete do ex-governador Eduardo Campos, ligadíssimo ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB).

Geraldo, aliás, foi o estopim da queda de Tavares. Eles não se bicavam há muito tempo, mas o estopim foi a indicação de Leonardo Bacelar, filho da economista Tânia Bacelar, arraesista histórica, para a diretoria-executiva da Compesa que compreende as ações na Região Metropolitana do Recife.

Indicado pelo prefeito, Leonardo teve que reassumir suas funções na Prefeitura do Recife depois de passar menos de dois meses na Compesa. Desde que chegou na estatal, não conseguiu as condições necessárias para trabalhar pelas dificuldades criadas pelo presidente-demissionário Roberto Tavares.

Para Sinpol, policiais civis não são caçadores de recompensa

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) considera uma verdadeira enganação a proposta de aumento das gratificações por desempenho pagas na polícia civil do Estado. O texto que será enviado pelos secretários Danilo Cabral (Planejamento) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) para a Assembleia Legislativa não ataca a verdadeira razão do aumento da criminalidade, reduzindo […]

civil2

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) considera uma verdadeira enganação a proposta de aumento das gratificações por desempenho pagas na polícia civil do Estado.

O texto que será enviado pelos secretários Danilo Cabral (Planejamento) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) para a Assembleia Legislativa não ataca a verdadeira razão do aumento da criminalidade, reduzindo o problema para questões menores como apreensões e cumprimento de mandados.

Para o sindicato, esta foi uma clara manobra do Governo Estadual para ocultar o verdadeiro apagão na segurança pública de Pernambuco.

Causa repulsa que tal proposta seja apresentada um dia após uma grande assembleia geral dos policiais civis, onde a categoria aprovou por unanimidade uma pauta de reivindicações, que de fato, valoriza e estimula o servidor policial civil: um salário digno.

Um governo que tenta agradar a categoria com gratificações esporádicas e irregulares não leva a sério o combate a violência e faz da segurança pública um laboratório de experiências inacabadas. Como resultado, o que se vê é justamente o efeito contrário: policiais desmotivados, abandono da profissão e crescimento dos índices de violência.

Ademais, estes penduricalhos financeiros são uma tentativa de socorrer o moribundo Projeto do Pacto Pela Vida, que vem amargando índices negativos desde o ano de 2014. São os últimos suspiros de um projeto que chega ao fim sem cumprir sua promessa de ser o redentor da segurança pública no Estado.

Por fim, fica a triste constatação de que o profissional de segurança pública e a sociedade civil são as grandes vítimas dessa política desastrosa. Valorizar os policiais civis é pagar salários que lhes deem possibilidades de manter suas famílias com dignidade.

Os policiais civis combatem a violência por vocação e por missão. Não são mercenários, muito menos, caçadores de recompensas.

 A direção do Sinpol