Notícias

Amupe e autoridades de saúde municipais defendem ampliação da testagem para controle do coronavírus

Por André Luis

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e secretários de saúde municipais de Pernambuco, são unânimes à defesa da ampliação da testagem da população para ter controle e, consequentemente, combater de maneira mais incisiva a proliferação do coronavírus no Estado. 

A medida é defendida publicamente por importantes organizações sanitárias mundiais, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A testagem nos municípios se intensificou após a Amupe firmar um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 106 municípios, que está gerando 9 mil testes do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a OMS. Testar mais é quebrar a cadeia de transmissão do coronavírus.

“O convênio da Amupe com a UFPE foi um ponto importantíssimo para testarmos mais, principalmente no interior. É através da testagem que detectamos os casos positivos, isolamos as pessoas que tiveram contato com o vírus e quebramos a cadeia de transmissão da doença”, comentou o secretário municipal de saúde de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Artur Amorim.

No Agreste, o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos destacou que a saúde pública funciona a partir do diagnóstico. Para ele “sempre que nós temos um diagnóstico adequado, o tratamento também é adequado. No caso da covid, se a gente não sabe onde estão os casos, não temos como fazer uma ação incisiva para combater o problema”.

Desde o começo da pandemia causada pelo coronavírus, a Amupe tem orientado todos os municípios pernambucanos a tomarem medidas necessárias desde do ponto de vista legal, como a ampliação da testagem da população, a distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e orientações constantes. 

“Reforçamos ainda mais essa necessidade, lutamos e conseguimos mais e testes ainda por cima mais baratos com a UFPE. Juntos, e com ações integradas, nós vamos avançando e enfrentando o coronavírus para que a vida possa vencer,” concluiu o presidente da Amupe, José Patriota.

Outras Notícias

Serra: prefeitura inaugura dia 10 avenida no Bairro Tancredo Neves

Dando início ao cronograma de inaugurações previsto para este mês de novembro, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, inaugura na próxima sexta-feira (10), às 16h30, a Avenida Luiza Ferraz, no Bairro Tancredo Neves. Executada em paralelo com passeios acessíveis, a avenida tem 1,6 km de extensão em duas […]

Foto: Farol de Notícias

Dando início ao cronograma de inaugurações previsto para este mês de novembro, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, inaugura na próxima sexta-feira (10), às 16h30, a Avenida Luiza Ferraz, no Bairro Tancredo Neves.

Executada em paralelo com passeios acessíveis, a avenida tem 1,6 km de extensão em duas vias, sendo investidos quase R$900 mil reais na obra, com recursos provenientes do Ministério das Cidades e contrapartida da prefeitura em torno de R$120 mil.

Além dessa, serão entregues a pavimentação de mais onze ruas e quatro travessas nos bairros Tancredo Neves, Bom Jesus e Cohab, além da Praça da Estação do Forró e pavimentação adjacente no São Cristóvão.

A inauguração da Rua do Sertão e das Travessas do Retiro, da Granja e Rio Branco, e o complemento da Rua 11, no Bom Jesus, será no dia 17 de novembro.

Armando comemora pesquisa e diz que papel da oposição é manter discurso de que campanha não começou

O candidato ao Governo de Pernambuco Armando Monteiro falou agora a pouco ao blog dentro da Exposerra em sua visita a feira, sobre a última pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, que lhe dá vantagem sobre o socialista Paulo Câmara. Armando disse que pesquisas internas apontam o mesmo cenário. “Temos acompanhado com pesquisas internas e esta […]

Armando, observado por Zeca Cavalcanti:
Armando, observado por Zeca Cavalcanti: “Respeito os adversários, vamos seguir com nosso planejamento”, disse evitando polemizar

O candidato ao Governo de Pernambuco Armando Monteiro falou agora a pouco ao blog dentro da Exposerra em sua visita a feira, sobre a última pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, que lhe dá vantagem sobre o socialista Paulo Câmara. Armando disse que pesquisas internas apontam o mesmo cenário. “Temos acompanhado com pesquisas internas e esta pesquisa confirma isso. Estamos iniciando a fase da campanha, mas tudo indica que estamos num rumo certo. É intensificar o trabalho é fazer cada vez mais contato próximo com a população”.

Armando ponderou sobre a posição dos socialistas que entendem ainda haver tempo para um equilíbrio do processo, principalmente a partir do guia eleitoral. “Eu compreendo, é exatamente o discurso que meu adversário tem que fazer.  A eleição é em 5 de outubro. Nós temos até lá um caminho a percorrer. Respeito os adversários, vamos seguir com nosso planejamento”, disse evitando polemizar.

Monteiro ainda falou sobre a gestão Luciano Duque (PT), afirmando que, “apesar do quadro difícil”, vem realizando uma ação voltada para transformação e avanços. “”Não tem faltado solidariedade do Governo Federal, presente em várias ações e iniciativas geradas pela prefeitura. Duque ai fazer as entregas que a população espera e contribuir para Serra Talhada”, finalizou.

Serviço: Saúde começa a ouvir servidores dos serviços estaduais

Processo faz parte do IntegraSES, que teve início no Hospital Agamenon Magalhães A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início ao processo de escuta de profissionais e servidores das unidades de saúde que compõem a rede estadual. O projeto piloto do IntegraSES – Programa de Integração dos Serviços de Saúde de Pernambuco – ocorreu no […]

ses1

Processo faz parte do IntegraSES, que teve início no Hospital Agamenon Magalhães

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início ao processo de escuta de profissionais e servidores das unidades de saúde que compõem a rede estadual. O projeto piloto do IntegraSES – Programa de Integração dos Serviços de Saúde de Pernambuco – ocorreu no Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e contou com a presença do secretário estadual de saúde, Iran Costa, de todos os seus secretários executivos, além da diretora da unidade, Cláudia Miranda, e dos servidores da Instituição.

“Hoje demos o primeiro passo. Esperamos que nos próximos meses, possamos aprimorar o programa e levar toda a estrutura do Nível Central para os hospitais e Geres. Acreditamos que a valorização do profissional por meio da escuta, diálogo e qualificação permanente seja um dos principais caminhos para o fortalecimento do SUS”, comentou o secretário Iran Costa.

ses2

Durante o evento, que ocorreu no auditório da unidade, os servidores presentes tiveram a possibilidade de dar sugestões para a melhoria da unidade. Todas as propostas foram registradas e serão discutidas, avaliadas e incorporadas às ações prioritárias da SES. “Em todos os meus anos de atuação médica, nunca tinha tido a possibilidade de conversar e expor as nossas necessidades para a gestão da Secretaria de Saúde”, comentou a cardiologista Glória Melo.

Materno Infantil – Uma das principais referências estaduais em parto de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) realiza uma média de 550 partos por mês. E como não poderia deixar de ser, esse foi um dos principais motes de debate no primeiro dia do IntegraSES. “A melhoria da assistência materno infantil é um dos principais compromissos de nossa gestão. Começar esse programa pelo HAM só reforça o nosso compromisso com esse trabalho”, completou o secretário.

Em sua fala, a diretora do HAM, Cláudia Miranda, comentou sobre o desafio. “Qualificar o atendimento é uma das demandas que precisamos enfrentar, assim como a humanização do atendimento aos pacientes. Na última semana, demos um grande passo nesse sentido, que é a participação no Projeto Parto Adequado, do Ministério da Saúde. Esperamos, assim, qualificar nosso modelo de assistência”, comentou.

Joel Gomes comemora estágio da Barragem da Ingazeira

O Vereador Joel Gomes comemora em nota ao blog o estágio da obra da Barragem de Ingazeira, praticamente na reta final. “É um sonho tornando-se realidade. Não me cansei da luta em defesa do povo”, disse. Acrescenta Joel: “no entanto, fui criticado e tachado de sonhador mentiroso, por políticos inescrupulosos e incrédulos que só iriam […]

IMG-20160426-WA0010O Vereador Joel Gomes comemora em nota ao blog o estágio da obra da Barragem de Ingazeira, praticamente na reta final.

“É um sonho tornando-se realidade. Não me cansei da luta em defesa do povo”, disse.

Acrescenta Joel: “no entanto, fui criticado e tachado de sonhador mentiroso, por políticos inescrupulosos e incrédulos que só iriam em busca da obra se eles mesmos a construíssem, evidentemente, para fraudar o erário público”.

Joel termina perguntando no bom estilo se a carapuça couber na cabeça: “E agora o que dizem os falsos políticos travestidos de honestos?”

Sertânia edita decreto para cortar gastos e controlar despesas

A Prefeitura de Sertânia publicou, na segunda-feira (22), o Decreto nº 052/2025, que estabelece medidas de contenção de despesas na administração municipal. O texto, assinado pela prefeita Pollyanna Abreu (PSD), terá validade de dois meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. De acordo com a norma, os órgãos da administração direta e indireta deverão […]

A Prefeitura de Sertânia publicou, na segunda-feira (22), o Decreto nº 052/2025, que estabelece medidas de contenção de despesas na administração municipal. O texto, assinado pela prefeita Pollyanna Abreu (PSD), terá validade de dois meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

De acordo com a norma, os órgãos da administração direta e indireta deverão reduzir em pelo menos 20% as despesas com pessoal. Estão suspensos reajustes salariais, aumentos diferenciados e novas contratações, salvo em situações emergenciais, substituições ou vínculos financiados com recursos externos.

O decreto também restringe o uso de veículos oficiais fora do horário de expediente e em fins de semana, exceto em casos autorizados ou de urgência na saúde. Além disso, prevê controle no consumo de energia, água e combustíveis, suspensão de horas-máquina e limitação de compras ao estritamente necessário. Cursos, capacitações e viagens de servidores pagos com recursos municipais também ficam vedados, a menos que sejam gratuitos ou previamente contratados.

Segundo o texto, despesas feitas em desacordo com as novas regras serão consideradas irregulares e atribuídas pessoalmente aos gestores responsáveis. A prefeitura justifica as medidas como necessárias para manter o equilíbrio das contas públicas, mas o impacto na oferta de serviços à população ainda gera dúvidas entre moradores.