Ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão na Lava Jato
Por André Luis
Horácio Cartes Foto: Norberto Duarte/AFP Photo
Horácio Cartes Foto: Norberto Duarte/AFP Photo
Operação procura suspeitos de ter ajudado Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros, a ocultar patrimônio e fugir. Namorada de Messer e outros dois homens foram presos.
O ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão preventiva em um desdobramento da Lava Jato nesta terça-feira (19). A suspeita é que ele tenha ajudado na fuga de Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros. Messer está preso desde o fim de julho.
A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal fluminense, e Cartes terá o nome inserido na Difusão Vermelha da Interpol — a lista de procurados distribuída em aeroportos do mundo todo.
Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Federal havia prendido três pessoas de um total de 19 mandados de prisão. Leia a íntegra da matéria de Arthur Guimarães e Marco Antônio Martins no G1.
Estreia da circulação de Entre Ruas prevê apresentações e oficinas em vários locais do Recife Com estreia marcada para a primeira sexta-feira de outubro (5), a temporada do espetáculo “Entre Ruas”, do Studio Viegas de Dança, vai levar o passo, a história e a trajetória do frevo às praças e ruas que fazem parte da […]
Estreia da circulação de Entre Ruas prevê apresentações e oficinas em vários locais do Recife
Com estreia marcada para a primeira sexta-feira de outubro (5), a temporada do espetáculo “Entre Ruas”, do Studio Viegas de Dança, vai levar o passo, a história e a trajetória do frevo às praças e ruas que fazem parte da memória da dança centenária na cidade do Recife durante os finais de semanas de outubro e novembro.
As ruas Velha, da Imperatriz, do Bom Jesus e do Apolo serão palco para o espetáculo, que também passará pelo Pátio do Terço, Largo de Santa Cruz e pelas praças do Diário e Maciel Pinheiro, onde aconteciam os concursos de passistas que revelaram mestres da dança do frevo como: Nascimento do Passo, Sete Molas, Egídio Bezerra e Coruja, referências para vários passistas da atualidade. “Entre Ruas, é o frevo de ontem e de hoje. É nossa história cada vez mais viva e vivida pela cidade”, conta o diretor da peça Junior Viégas. Todas as apresentações serão gratuitas.
O espetáculo, que tem incentivo do Funcultura, foi criado a partir de uma pesquisa com base no filme “Olha o Frevo”, de Rucker Vieira, e em fotografias dos acervos da Fundação Joaquim Nabuco, Casa do Carnaval, Museu da Cidade do Recife e Paço do Frevo. A obra vai preencher os espaços públicos do Recife com muita dança e dará um mergulho no passado, no qual o frevo teve suas primeiras aparições e resistência, enfatizando as décadas de 40, 50 e 60.
Ao todo, serão oito apresentações encenadas pelos bailarinos Arylson Matheus, Bhrunno Henryque, Fiia Cachinhos, Gabriela Carvalho, Jonathan Carneiro, Júnior Souza, Júnior Viégas e Stephany Santiago, que vestem figurino criado por Djalma Rabelo.
“A trilha sonora passeia pela musicalidade que deu origem ao frevo e acompanha a evolução do ritmo, no que se refere à criação dos estilos do frevo”, pontua Alexandre Macedo, que assina a trilha e a coreografia do espetáculo. Assim, as músicas vão do maxixe ao dobrado marcial, passando pela marchinha, frevo de rua, frevo de bloco e frevo canção. Antes do espetáculo, serão oferecidas oficinas de frevo com conteúdo teórico-prático para o público infantil e juvenil, ministradas por Júnior Viégas nos locais das apresentações.
Pernambuco foi medalhista de ouro no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras com a Banda Marcial da Secretaria Estadual de Educação (SEE), pelo segundo ano consecutivo. A agremiação, composta por 83 estudantes de nove escolas da rede, foi recebida e parabenizada pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas. […]
Pernambuco foi medalhista de ouro no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras com a Banda Marcial da Secretaria Estadual de Educação (SEE), pelo segundo ano consecutivo.
A agremiação, composta por 83 estudantes de nove escolas da rede, foi recebida e parabenizada pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas.
A disputa, realizada nos dias 9 e 10 deste mês, em Aracajú (SE), concedeu ao grupo pernambucano o título na categoria “Marcial Infanto Juvenil”, além, ainda, do prêmio máximo nas categorias Banda, Corpo Coreográfico, Baliza, Mor e Pelotão Cívico.
Formado por estudantes de nove escolas da Região Metropolitana do Recife, o grupo inclui 60 músicos, 14 jovens no corpo coreográfico e nove no pelotão. Nesta edição, a banda competiu com 52 bandas de 16 estados, apresentando as músicas Voyage, Zeus: King Of The Gods, Chapéu de Sol Aberto e Vassourinhas. Em 2016, a mesma banda venceu a competição que ocorreu no Rio de Janeiro. A disputa é promovida pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras.
Além da Banda Infanto Juvenil, a competição contou com a participação de mais quatro fanfarras pernambucanas: a Banda de Percussão Juvenil do Colégio Militar de Petrolina; a Banda Musical Juvenil da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti, de Cabrobó; a Banda Marcial Infantil Nilo Coelho, Recife; e a Banda Marcial Master Juvenil Padre Francisco Carneiro, de Olinda.
Não é apenas a Presidente Nacional do PT Gleisi Hoffmann (PR) que admite um possível boicote à eleição 2018 em caso do Presidente Lula não poder ser candidato. Em Tabira o único vereador do partido, Aristóteles Monteiro, disse durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM que este seria o melhor caminho, pois Lula é […]
Não é apenas a Presidente Nacional do PT Gleisi Hoffmann (PR) que admite um possível boicote à eleição 2018 em caso do Presidente Lula não poder ser candidato.
Em Tabira o único vereador do partido, Aristóteles Monteiro, disse durante entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM que este seria o melhor caminho, pois Lula é hoje a única luz no final do túnel para tirar o país da crise.
Sobre a sucessão estadual, Monteiro voltou a defender o nome de Marília Arraes como candidata própria do PT e já descartou votar outra vez em Armando Monteiro. “Armando se perdeu na história. Hoje ele integra a base aliada de Temer”.
Sobre uma provável divisão no palanque do Prefeito Sebastião Dias(PT) para 2018, o vereador petista afirmou que o gestor é compreensivo e que um racha na eleição estadual não afetará a convivência no município onde PT e PTB são aliados.
A Prefeitura de Tabira oficializou a abertura do Ano Letivo de 2026 durante o Encontro Pedagógico realizado na quarta-feira (11). No evento, a gestão municipal anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para garantir bonificação financeira a educadores da rede pública. A medida beneficia 15 professores do 2º ano pelo […]
A Prefeitura de Tabira oficializou a abertura do Ano Letivo de 2026 durante o Encontro Pedagógico realizado na quarta-feira (11). No evento, a gestão municipal anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores para garantir bonificação financeira a educadores da rede pública.
A medida beneficia 15 professores do 2º ano pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora e outros 12 profissionais integrantes do projeto “Rede Que Lê”. Cada educador homenageado deve receber um bônus equivalente a um salário mínimo.
O anúncio ocorre em um contexto de avanços nos indicadores educacionais do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, 82% dos estudantes do 2º ano atingiram o nível de leitura fluente em 2025. “Esse resultado é fruto de dedicação, compromisso e amor pela educação”, afirmou o prefeito Flávio Marques.
Para a secretária de Educação, Aracelis Batista, o foco está na construção coletiva do ambiente escolar. “A educação de Tabira avança porque é construída por muitas mãos. Que este seja um ano de ainda mais aprendizado e transformação”, declarou a gestora durante o acolhimento aos servidores no Tabira Campestre Clube.
A programação do encontro incluiu a apresentação das novas equipes de coordenação e palestras sobre inteligência emocional no cotidiano escolar. As atividades de planejamento pedagógico seguem nesta quinta-feira (12), na Escola Municipal Dona Toinha, preparando a rede para o início das aulas, previsto para o dia 23 de fevereiro.
Durante o final de semana o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) percorreu municípios do agreste e sertão pernambucano para apoiar candidatos à prefeito, passando por São Joaquim do Monte, Taquaritinga do Norte e Sertânia, além de Santa Cruz do Capibaribe. No sábado, a agenda teve início com uma grande cavalgada, realizada pelo candidato à reeleição […]
Durante o final de semana o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) percorreu municípios do agreste e sertão pernambucano para apoiar candidatos à prefeito, passando por São Joaquim do Monte, Taquaritinga do Norte e Sertânia, além de Santa Cruz do Capibaribe.
No sábado, a agenda teve início com uma grande cavalgada, realizada pelo candidato à reeleição Edson Vieira (PSDB), em Santa Cruz do Capibaribe. Uma multidão se concentrou no bairro da Cohab e partiu pelas principais ruas da cidade. À noite, o deputado esteve em São Joaquim do Monte, no distrito de Barra do Riachão. No ato, Diogo destacou o trabalho e a honestidade do atual prefeito Joãozinho Tenório (PSDB), candidato à reeleição. “Joãozinho vai se reeleger pela vontade de Deus e do povo. Vocês merecem continuar com quem respeita e trabalha por todos, que tem o apoio do governador do Estado, de um deputado federal e Ministro, como Bruno Araújo”, afirmou Diogo.
A última parada do dia foi em Taquaritinga do Norte, onde o Grupo Calabar promoveu comício no Sítio Jerimum para apoiar os candidatos Ivanildo Bezerra (Lero – PR) e o vice Gena Lins (PSB). No domingo (18), o parlamentar esteve em Sertânia, para participar da Caminhada das Mulheres, promovida pelo deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), candidato à prefeito no município. “A energia da esperança por dias melhores para Sertânia se renova, com Ângelo Ferreira. Para que a gente possa voltar com trabalho, desenvolvimento e respeito com o povo”, disse Diogo. O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) também esteve presente no ato político.
Na avenida Cesário Aragão, no Largo da Rodoviária, o candidato à reeleição Edson Vieira realizou mais um ato político, com a presença do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. No palanque, o secretário reforçou a parceria e o compromisso do Governo de Pernambuco com Santa Cruz do Capibaribe. Diogo agradeceu a participação de Nilton Mota, lembrando que o representante é seu colega de Assembleia Legislativa e de partido.
Em seu discurso, o deputado abordou o debate e os números registrados nas pesquisas eleitorais. “Mais uma semana se passa e a gente teve uma semana muito especial. Semana de pesquisa e de debate. Vencemos os dois eventos. O debate de forma maioral, avassaladora, onde o adversário não disse nenhuma proposta. Na pesquisa eleitoral tivemos 19% de vantagem para o prefeito. Não só falamos aquilo que fizemos, mas o que vamos fazer para o futuro de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou Diogo.
Diogo rebateu o grupo adversário, que vem realizando críticas da gestão Edson Vieira. “Fizemos a UPA 24h, a AME, calçamos 160 ruas. Fizemos 10 mil metros de saneamento na nossa cidade, além da Escola Técnica Nivaldo Pereira. Foram três anos e oito meses de um trabalho que tem mais de 60% de aprovação. Vamos juntos com Edson Vieira e Dida fazer muito mais por Santa Cruz de Capibaribe!”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.