Alepe elege composição da Mesa Diretora para biênio 2025-26
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) elegeu, nesta terça (14), a Mesa Diretora que comandará a Casa entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027. O atual presidente, Álvaro Porto (PSDB), foi reeleito para esse período, assim como o atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Também foram escolhidos para o próximo mandato os demais cargos: dois vice-presidentes, três secretários e sete suplentes.
A votação antecipada para o biênio 2025-2026 foi possibilitada por mudanças na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Alepe aprovadas na semana passada. A atual composição da Mesa seguirá vigente até o dia 31 de janeiro de 2025 e, só então, os parlamentares eleitos hoje assumirão seus cargos.
Confira como ficará a composição da Mesa Diretora da Alepe no próximo mandato:
Presidente: Álvaro Porto (PSDB)
1° vice-presidente: Francismar Pontes (PSB)
2° vice-presidente: Fabrizio Ferraz (Solidariedade)
1° secretário: Gustavo Gouveia (Solidariedade)
2° secretário: Claudiano Martins Filho (PP)
3ª secretária: Romero Sales Filho (União)
4° secretário: Coronel Alberto Feitosa (PL)
1° suplente: Doriel Barros (PT)
2° suplente: Henrique Queiroz Filho (PP)
3° suplente: Pastor Cleiton Collins (PP)
4° suplente: Joel da Harpa (PL)
5° suplente: William Brigido (Republicanos)
6° suplente: Joãozinho Tenório (Patriota)
7° suplente: Romero Albuquerque (União)
Mandato de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027
Votação
A eleição foi realizada por voto secreto e impresso, em sessão presidida pelo deputado Aglailson Victor (PSB). Todos os cargos tiveram apenas um candidato, com exceção do posto de 2º vice-presidente, disputado entre Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e Diogo Moraes (PSB). No primeiro turno de votação, o candidato do PSB obteve 24 votos contra 21 do parlamentar do Solidariedade, e houve um voto nulo.
Como nenhum dos dois candidatos alcançou a maioria absoluta (25 votos), foi realizado um segundo turno em que Fabrizio Ferraz obteve a vitória por 25 a 19. Também houve um voto nulo nessa votação.
Foram 46 votantes, com a ausência dos deputados Lula Cabral (Solidariedade), Rodrigo Farias (PSB) e Simone Santana (PSB) – os dois últimos, licenciados. Antônio Moraes (PP) esteve ausente apenas no segundo turno para a 2ª vice-presidência.