Alepe aprova voto de pesar por Valdir Teles
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou voto de profundo pesar, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB), pela norte do poeta, repentista e expoente do reino encantado da cantoria, Valdir Teles.
A aprovação do Requerimento 1933/2020 se deu por unanimidade. Segundo Waldemar, no último dia 22 de março, a poesia perdeu um dos seus maiores ícones.
“Morreu subitamente, vitimado por um infarto fulminante, o poeta Valdir Teles. Mestre da cantoria, Valdir foi um dos mais geniais repentistas de todos os tempos. Sua capacidade de costurar imagens poéticas, rimando dentro de uma métrica perfeita e numa velocidade espantosa, fizeram de Valdir um dos mais consagrados poetas da história da poesia popular de Pernambuco e do Brasil”.
Mas, diz Borges, ele não era apenas o poeta que clareava as noites com a beleza dos seus versos. Valdir era também o amigo atencioso e generoso, daqueles que torcem pelo sucesso do próximo e está sempre pronto a incentivar um companheiro, sobretudo os jovens principiantes na arte da viola.
Para contar a comovente e espetacular trajetória de Valdir, vou me valer de texto de autoria do jornalista Magno Martins, pajeuzeiro como Valdir e amante da poesia popular, que conseguiu colocar no papel a grandeza da vida desse gênio que precocemente nos deixa.