Notícias

Afogados, São José do Egito, Tabira e Arcoverde registram novos casos de covid-19

Por André Luis

Arcoverde registrou mais um óbito por covid-19. Agora são 33 no município.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que neste sábado (22) foram detectados 7 casos para covid-19 no município. Desses, 4 já estavam em investigação. 

Os casos novos são os de 3 pacientes do sexo masculino (1, 44 e 54 anos) e 4 pacientes do sexo feminino (11, 16, 28 e 32 anos). 

Entre os homens: 1 criança, 1 funcionário público e outro de profissão não informada. Já entre as mulheres, 2 estudantes, 1 autônoma e outra de profissão não informada. Novos em investigação são duas mulheres de 24 e 37 anos.

Tivemos também 19 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19.

Hoje, 3 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 290 (80,7%) recuperados para covid-19 em nosso município. Atualmente, 61 casos estão ativos em Afogados. 

Portanto, o boletim apresenta, 359 casos confirmados, 101 em investigação, 290 recuperados e 8 óbitos.

Afogados atingiu a marca de 2.619 pessoas testadas para a covid-19.

Os dados da semana epidemiológica serão avaliados na próxima segunda.

A Secretária de Saúde de São José do Egito, confirmou no boletim epidemiológico, deste sábado (22), a confirmação de 2 novos casos de covid-19, no município.

O boletim também informa, que outros 3 pacientes concluíram o tratamento contra a covid-19 e estão retornando as suas rotinas. Alcançamos a marca de 360 pessoas livres da doença em nosso município. 

Atualmente, temos 25 pacientes sendo acompanhados por nossa equipe multidisciplinar, desse total, 5 continuam internados na UTI em estado grave. 

Portanto, o boletim apresenta, 388 casos confirmados, 360 recuperados e 3 óbitos.

A Secretaria de Saúde de Tabira, confirmou neste sábado, 5 novos casos de covid-19 no município.

A cidade agora conta com, 391 casos confirmados, 66 em investigação, 369 recuperados e 6 óbitos.

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, neste sábado (22), foram confirmados 30 casos de Covid-19, além de 193 curados e 1 novo óbito no município. 

O boletim diário, portanto, fica com 363 suspeitos, 1.878 descartados, 1.015 confirmados, 33 óbitos, e 723 recuperados.

Segundo a repartição municipal, a taxa de recuperação dos casos confirmados atualmente é de 71,23%, enquanto que a taxa de letalidade no município está em 3,25%. 

Estão sendo testadas aproximadamente 100 pessoas por dia. Arcoverde está tendo nos resultados de testagens promovidas, o seu maior número de casos positivos ultimamente. 

Vale lembrar, que dentro dos 1.015 confirmados, estão contabilizados os 33 óbitos e 723 curados. No total, a cidade tem 3 pacientes em UTI e 9 em enfermaria.

No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, há 2 pacientes de Arcoverde na UTI e 4 na enfermaria. No Hospital de Campanha há 5 internados. No Hospital Memorial Arcoverde há 1 paciente na UTI. Nas barreiras sanitárias das entradas da cidade, foram abordados 380 carros de fora.

Outras Notícias

Contrato da obra do saneamento é assinada pelo prefeito Sebastião Dias

Está cada vez mais perto da obra do saneamento básico, em Tabira, ter sua continuidade na prática. Na parte burocrática mais uma etapa foi vencida porque na manhã dessa terça-feira (30), o prefeito Sebastião Dias, acompanhado do secretário de Planejamento, Tote Marques, esteve na sede da Codevasf, em Petrolina. Na sala do superintendente Auriwalter, o […]

Está cada vez mais perto da obra do saneamento básico, em Tabira, ter sua continuidade na prática. Na parte burocrática mais uma etapa foi vencida porque na manhã dessa terça-feira (30), o prefeito Sebastião Dias, acompanhado do secretário de Planejamento, Tote Marques, esteve na sede da Codevasf, em Petrolina.

Na sala do superintendente Auriwalter, o gestor tabirense assinou o contrato de continuação da  obra de saneamento básico que atualmente encontra-se inacabada. Ainda dentro da agenda positiva, prefeito e secretário tiveram acesso aos dois tratores que foram destinados a Tabira mediante emendas do então deputado federal Fernando Ferro e o deputado Pastor Eurico.

O trator da emenda de Fernando Ferro já está liberado e será entregue na próxima semana. A máquina será destinada para a associação dos agricultores do sítio Cachoeira Grande. O outro trator também já está no pátio, mas ainda aguardando a ordem de entrega.

Câmara de São José do Egito discute projeto que reduz o recesso parlamentar

Na sessão ordinária realizada na manhã deste sábado (25), os vereadores de São José do Egito iniciaram a discussão do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002, que propõe redução do recesso parlamentar. Apesar de informações de que ele teria sido aprovado, difundidas em redes sociais, na verdade houve a apresentação por parte da […]

Na sessão ordinária realizada na manhã deste sábado (25), os vereadores de São José do Egito iniciaram a discussão do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002, que propõe redução do recesso parlamentar.

Apesar de informações de que ele teria sido aprovado, difundidas em redes sociais, na verdade houve a apresentação por parte da Mesa Diretora. Dois vereadores, Rona Leite e David Teixeira, pediram vistas. A proposta foi assinada por Rogaciano Jorge, Aldo Lima, Albérico Nunes e Alberto Oliveira.

Ele entra em tramitação e deverá ser apreciado nas próximas sessões. Pelo projeto, a Câmara deverá reunir-se entre 21 de janeiro e 20 de dezembro.

O excesso do período de recesso parlamentar, atualmente de 60 (sessenta) dias, está na contra mão do anseio popular e em conflito com os direitos sociais de descanso, defendem os autores.

“Não é justo diante de tudo que estamos vivenciando, parlamentares terem direito a duas férias por ano, onde funcionários da iniciativa pública ou privada só tem direito a 30 dias de férias”, disse o vereador Albérico Tiago (PR). A proposta já teve discussões similares em Afogados da Ingazeira, onde foi aprovada , e Serra Talhada, onde foi rejeitada.

Raimundo Lima pede cautela em debate sobre valores do Fundeb em Afogados

A sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realizada nesta terça-feira (30), voltou a discutir as denúncias sobre o uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na gestão do prefeito Sandrinho Palmeira (PSB). Na reunião, a presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Izilda Sampaio, afirmou que entre […]

A sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, realizada nesta terça-feira (30), voltou a discutir as denúncias sobre o uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na gestão do prefeito Sandrinho Palmeira (PSB).

Na reunião, a presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Izilda Sampaio, afirmou que entre 2023 e 2024 houve desvio de finalidade na aplicação de R$ 7,1 milhões do fundo. Já a presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação de Pernambuco (Sindupron-PE), Dinalva Lima Pereira, havia apontado anteriormente um montante superior a R$ 10 milhões.

O vereador Raimundo Lima usou a tribuna para pedir cautela na divulgação dos números e destacar a necessidade de diálogo entre sindicato, conselho e gestão municipal.

“Apesar de algumas conversas diferenciadas, onde um diz um valor, outro diz outro, a gente tem que ter muito cuidado com o que a gente coloca nesse microfone. Um disse que foi X, outro disse que foi 2X, e hoje a gente vê a realidade aqui. Zilda falou, sei que ela não é dona da verdade, mas tem competência para dizer o que diz. Onde chegaram os valores? A 10 milhões”, declarou.

O parlamentar também afirmou confiar na lisura do prefeito Sandrinho Palmeira e ressaltou que a própria gestão solicitou um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) para orientar os procedimentos sobre os recursos. Segundo ele, há interesse da administração em devolver os valores aplicados fora da destinação original.

 

CDL promove curso de Aperfeiçoamento de Cozinha

Com realização do Sebrae e Senac e apoio da CDL, Prefeitura de Carnaíba e Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco. Acontece entre os dias 04 e 06 de dezembro, no Leto’s Bar, em Carnaíba, o curso Aperfeiçoamento de Cozinha. Segundo a CDL: durante o curso são utilizados recursos operacionais específicos do ambiente de cozinha […]

Com realização do Sebrae e Senac e apoio da CDL, Prefeitura de Carnaíba e Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco. Acontece entre os dias 04 e 06 de dezembro, no Leto’s Bar, em Carnaíba, o curso Aperfeiçoamento de Cozinha.

Segundo a CDL: durante o curso são utilizados recursos operacionais específicos do ambiente de cozinha levando o aluno ao contato com os mais variados tipos de equipamentos e utensílios utilizados na profissão, contribuindo para que ele desenvolva seu repertório de habilidades.

Programa do curso: Técnicas e Praticas do Cozinheiro, Organização do estoque de cozinha e Preparo dos Ingredientes, Execução de Cardápio, Método de Cocção,apresentação das das Produções Culinárias e tipos de corte de Carnes, Aves e Peixes.

Serviço:

Curso de Aperfeiçoamento de Cozinha

Horário: 13hs

Período: 04 a 06 de Dezembro

Local: Leto’s Bar em Carnaíba

Inscrições Gratuitas!

Informações: CDL (87) 3838.2300 ou com Wagner Dias (87) 99637.9467

Prefeitura de Iguaracy  divulga programação artística da Festa de Janeiro 2026

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou o cronograma com as atrações que irão animar a Tradicional Festa de Janeiro 2026. A programação vai  acontecer entre os dias 10 e 19 de janeiro na Praça Antônio Rabelo, com início previsto por noite às 22 horas, com apresentações musicais […]

A Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou o cronograma com as atrações que irão animar a Tradicional Festa de Janeiro 2026. A programação vai  acontecer entre os dias 10 e 19 de janeiro na Praça Antônio Rabelo, com início previsto por noite às 22 horas, com apresentações musicais e culturais para todos os gostos.

Confira a programação:

10/01 – Sábado: Farra de Paredão, Genailson e Banda

 11/01 – Domingo: Paulo Bom de Farra e Galego Styllizado

12/01 – Segunda: Camilly Ramos e Forró do Meu Jeito  

13/01 – Terça: Quarteto do Samba  

14/01 – Quarta: Jeh Nonato e Dudu

 15/01 – Quinta: Maciel Freitas e Gil Camargo 

 16/01 – Sexta: Encanto de Mulher e Três Amores 

17/01 – Sábado: Jailson Silva, James Bond e Brasas do Forró 

 18/01 – Domingo: Espora de Ouro e Collo de Menina 

 19/01 – Segunda: Jessica e Diego, Forró do Cupido e Bonde do Brasil

A festa é uma realização da Prefeitura de Iguaracy / Secretaria de Cultura e Turismo e conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo e Lazer / FUNDARPE. 

“Ficamos muito felizes com a grande repercussão positiva da programação da Festa de Janeiro nas redes sociais. Isso mostra o carinho e a expectativa do nosso povo por esse momento tão especial”, afirmou o prefeito Pedro Alves.

O secretário de Cultura e Turismo, Marcone Melo, também comentou: “A programação foi pensada com muito cuidado para agradar diferentes públicos, valorizando nossa cultura e garantindo uma festa bonita, segura e inesquecível para todos”.