Notícias

Afogados: Prefeitura doa terreno para sede da Diaconia

Por Nill Júnior

Por Rodrigo Lima

No dia em que completa 50 anos de existência, a Diaconia recebeu da Prefeitura de Afogados da Ingazeira a doação de um terreno com dois mil metros quadrados, no bairro do São Cristóvão, para a construção de uma sede própria. A instituição funciona em uma casa de aluguel.

“Esse é um gesto de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Diaconia em seus cinquenta anos de atividades. Fico feliz em poder viabilizar a doação. Apresentamos três opções de terrenos e doamos o que eles escolheram como o mais adequado,” destacou o Prefeito José Patriota.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta sexta (28) no local onde será construída a sede. Além da equipe de governo municipal, participaram os vereadores Augusto Martins, Luiz Besourão e Raimundo Lima, o Conselho de Coordenação da Diaconia, o presidente do Conselho da Diaconia, Pr. Delcido Gauke, A Coordenadora Geral da Diaconia, Vaneska Bomfim, o Coordenador regional, Afonso Cavalcante, e representantes de várias organizações parceiras da instituição.

“O Sertão do Pajeú era o único território onde não tínhamos sede própria, mesmo sendo um dos mais representativos da Diaconia no sentido das ações realizadas. Então essa parceria e a construção da sede garante a colheita dos frutos dos trabalhos realizados aqui no Pajeu,” avaliou Afonso Cavalcanti, Coordenador Regional da Diaconia.

Para Vanesca Bonfim, Coordenadora Geral da Diaconia, “A doação deste terreno é muito importante porque Afogados da Ingazeira é aonde a Diaconia distribuí o seu trabalho para o Sertão do Pajeú. Nós ficamos gratos por esse reconhecimento da prefeitura e a doação, que oportuniza para que a equipe possa trabalhar com melhores condições e também melhorar o atendimento ao público que a atendemos”.

Outras Notícias

DataTrends aponta Pollyanna Abreu com liderança apertada em Sertânia

Na margem de erro, quadro configura empate técnico  Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada no Blog do Edmar Lyra, deste sábado (2 ), mostra a candidata Pollyanna Abreu, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Sertânia. No levantamento espontâneo, Pollyanna Abreu aparece com 45% das intenções de voto, contra 38% de Rita. Não sabe/não respondeu […]

Na margem de erro, quadro configura empate técnico 

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada no Blog do Edmar Lyra, deste sábado (2 ), mostra a candidata Pollyanna Abreu, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Sertânia.

No levantamento espontâneo, Pollyanna Abreu aparece com 45% das intenções de voto, contra 38% de Rita. Não sabe/não respondeu 17%.

Na estimulada, Pollyanna Abreu sobe para 48%, seguida por Rita com 44%. Brancos e nulos 1% e não sabe/não respondeu 7%.

Em votos válidos, Pollyanna Abreu tem 52% e Rita 48%.

Potencial de Voto de Pollyanna Abreu –   Votaria com certeza (49%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (37%), não conhece o suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Rita – Votaria com certeza (40%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (44%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (2%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Ângelo Ferreira é aprovado por 52% e rejeitado por 44% da população de Sertânia. Não sabe/não respondeu 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00165/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 14 e 15 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Estudante da zona rural vai representar Arcoverde na etapa regional do 11° Concurso Ler Bem

Na tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Educação de Arcoverde, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – Aspa, promoveu a etapa municipal da 11ª edição do Concurso Ler Bem.  A iniciativa aconteceu no auditório da Aesa, contando com a participação de 17 estudantes das turmas de 4° ano de escolas […]

Na tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Educação de Arcoverde, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – Aspa, promoveu a etapa municipal da 11ª edição do Concurso Ler Bem. 

A iniciativa aconteceu no auditório da Aesa, contando com a participação de 17 estudantes das turmas de 4° ano de escolas municipais, que foram divididos em quatro grupos para a realização da primeira leitura da etapa.

A ocasião, que teve todas as medidas de higiene e distanciamento, em virtude da pandemia, contou com o secretário municipal de Educação, professor Antônio Rodrigues; a secretária executiva da pasta, Zulmira Cavalcanti; o presidente da Aesa, Alexandre Lira; e os jurados: senhora Maria José Maciel, representado a primeira-dama do município, Rejane Maciel; o professor Franklin Santos Freire, diretor do CESA; as professoras Clecilda Lucena de Lima e Érica Costa; e a secretária municipal de Cultura e Comunicação, Maria Juliana de Aguiar.

O secretário municipal de Educação, que na oportunidade representou o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, destacou a satisfação em poder contar com a realização do concurso na cidade, por meio da Aspa. 

“É algo extremamente importante. Desde o início do ano que a Educação de Arcoverde não parou e não poderíamos deixar de realizar o concurso, claro, seguindo todo o protocolo de segurança contra a Covid-19”, enfatizou Antônio Rodrigues, evidenciando que a iniciativa consiste especialmente em incentivar o hábito da leitura nas escolas.

Após a realização das leituras dos 17 estudantes, o público que acompanhava a transmissão pelas redes sociais também contou com a exibição de mensagens do ex-vice-prefeito Wellington Araújo, e dos professores Lucílio e Cleonice.

Em seguida, foram informadas as avaliações feitas pelos jurados presentes, selecionando quatro estudantes para a realização da segunda leitura. E encerrando a competição, foram classificados os três primeiros colocados:

1° lugar: Pedro Ranierison Torres da Silva (Escola João Alexandre)

2° lugar: Maria Letícia Tenório (Escola Euclides da Cunha)

3° lugar: Maria Helena Gonçalves de Souza (Escola Alfabeto)

O primeiro colocado do concurso, Pedro Ranierison Torres da Silva, da zona rural do município, vai representar Arcoverde na etapa semifinal (Fase Regional) do Ler Bem, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, competindo com outros representantes finalistas de etapas municipais.

Os 17 participantes de Arcoverde receberam kits educativos e os certificados da organização do concurso, assim como os jurados presentes.

Teimosia e insistência salvaram Dinca em infarto

A se levar em consideração a entrevista do ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino hoje ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú), pode-se concluir que sua teimosia e insistência – marcas já conhecidas na sua condução política – o salvou. Se levasse em consideração o primeiro atendimento na clínica Samed e principalmente no HR Emília Câmara, poderia […]

DINCA-BRANDINO-TABIRAA se levar em consideração a entrevista do ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino hoje ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú), pode-se concluir que sua teimosia e insistência – marcas já conhecidas na sua condução política – o salvou. Se levasse em consideração o primeiro atendimento na clínica Samed e principalmente no HR Emília Câmara, poderia não estar vivo para contar a história.

“Insisti que estava infartado. Foram feitos três exames que indicaram isso. O médico de plantão no Hospital Regional Emília Câmara não queria me transferir e discutiu com outro médico dizendo isso”. Segundo ele, foi muita insistência para que a decisão fosse tomada.

Isso consumiu tempo e levou mais riscos ao procedimento de cateterismo a que foi submetido no Hospital em Recife. “O coração ficou um tempo sem ser irrigado. Fiquei com parte dele comprometido”, diz. Ainda se recuperando, diz que não vai deixar a política. “Está no sangue”.

Sobreviventes de acidente com equipe da Saúde de Afogados têm quadro estável após cirurgias

Foram atualizadas no fim da tarde desta segunda-feira (7), as informações sobre o estado de saúde dos servidores da Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira que sobreviveram ao grave acidente ocorrido neste domingo (6) na BR-232, entre Belo Jardim e Sanharó.  A tragédia, que já comoveu a região, deixou uma servidora morta — Socorro […]

Foram atualizadas no fim da tarde desta segunda-feira (7), as informações sobre o estado de saúde dos servidores da Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira que sobreviveram ao grave acidente ocorrido neste domingo (6) na BR-232, entre Belo Jardim e Sanharó. 

A tragédia, que já comoveu a região, deixou uma servidora morta — Socorro Martins, cujo corpo foi liberado pelo Instituto de Medicina Legal às 17h30 — e outros três feridos, que seguem internados.

Amara passou por cirurgia e encontra-se em recuperação pós-anestésica, com quadro considerado bom. Neucimar também foi operada, após uma hemorragia identificada pelos médicos, mas o risco foi controlado durante o procedimento. Ela permanece intubada por precaução, internada na UTI, estável e sem risco de morte. Jorge Augusto, o terceiro servidor ferido, também foi cirurgiado, está consciente, conversando e deverá ser transferido em breve para a enfermaria.

TCE recomenda aprovação, com ressalvas, das contas de Lino Morais

A Primeira Câmara do TCE recomendou, na última terça-feira (8), à Câmara Municipal de Ingazeira, a aprovação, com ressalvas, da prestação de contas de governo da Prefeitura de Ingazeira, relativas ao exercício financeiro de 2020 do ex-prefeito Lino Moraes. O relator, conselheiro Valdecir Pascoal, apontou o cumprimento por parte do município dos limites constitucionais e […]

A Primeira Câmara do TCE recomendou, na última terça-feira (8), à Câmara Municipal de Ingazeira, a aprovação, com ressalvas, da prestação de contas de governo da Prefeitura de Ingazeira, relativas ao exercício financeiro de 2020 do ex-prefeito Lino Moraes.

O relator, conselheiro Valdecir Pascoal, apontou o cumprimento por parte do município dos limites constitucionais e legais com saúde no período analisado, ficando em 20,73%.

Também foi apontado no voto (n° 21100512-5), entre outros pontos, a observância ao limite de despesa com pessoal, atingindo 44,83% e que a prefeitura alcançou em 2020 o nível “Desejado” de transparência das contas públicas, evidenciando que disponibilizou à sociedade o conjunto de informações exigido na Lei do Acesso à Informação.

A principal irregularidade foi em relação aos gastos com educação, que atingiu no período 23,82%. 

Todavia, em seu voto, o conselheiro destacou que a Emenda Constitucional 119/2022 alterou o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição da República, para afastar, excepcional e temporariamente, em 2020 e 2021, a responsabilização e punibilidade dos Chefes do Executivo dos Entes da Federação no caso de descumprimento de tal limite por força da pandemia da covid-19, contudo determina a recomposição da diferença não aplicada até 2023.

Ainda no voto, o relator ressaltou que as demais infrações remanescentes não configuraram gravidade o suficiente em sede de contas anuais de governo, devendo ser objeto de ressalvas e determinações para aprimorar a governança do Poder Executivo e não se repetirem.

O voto foi aprovado por unanimidade. Participaram da sessão, além do conselheiro Marcos Loreto, presidente da Primeira Câmara, e o conselheiro Valdecir Pascoal, o conselheiro Carlos Porto e os conselheiros substitutos, Ricardo Rios, Marcos Flávio, Marcos Nóbrega e Carlos Pimentel. O Ministério Público de Contas foi representado pelo procurador Ricardo Alexandre.