Notícias

Afogados: Oficina de Criação Fotolivros com inscrições abertas

Por André Luis

fotolivros-base-cartaz04-2178Estão abertas as inscrições para a oficina Fotolivros: circuitos possíveis, que será realizada na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, de 18 a 22 de outubro de 2016. A oficina é aberta a fotógrafos, artistas visuais, comunicadores, designers, ilustradores, profissionais do setor gráfico e qualquer profissional que tenha imagem ou a produção gráfica como meio de pesquisa e/ou trabalho.

Podem participar moradores de Afogados da Ingazeira e das demais cidades da região do Sertão do Pajeú. O objetivo é apresentar aos participantes o contexto de criação e produção de fotolivros e fotozines, que tem sido responsável por uma mudança sensível no cenário do mercado editorial da fotografia. A oficina promoverá atividades teóricas e práticas com o intuito de compartilhar saberes e promover uma experimentação prática para produção de um fotozine.

As inscrições são gratuitas para as 15 vagas disponíveis na oficina.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário no link www.tinyurl.com/fotolivros – que consiste de dados pessoais e a elaboração de uma carta de intenção. Esta carta de intenção comentando sobre a própria trajetória e sobre seus desejos de fazer a oficina pode ser escrita, em áudio ou em vídeo. Se a carta for escrita, o texto deve ser colado na parte do formulário dedicada a ela. Se for em áudio ou vídeo, recomendamos que carreguem os arquivos em serviços simples de envio, como o WeTransfer, Dropbox, Vimeo ou Youtube e coloquem o link na parte dedicada a estes arquivos no formulário. Em seguida, basta enviar.

Os inscritos receberão resposta da efetivação por e-mail em até dois dias úteis após a inscrição. Caso não receba, envie e-mail para [email protected] com o título CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO + NOME DO INSCRITO. A oficina será ministrada pela fotógrafa Ana Lira, da Retratografia, com monitoria de Fernanda Paixão. Ela está sendo realizada com incentivo da AD Diper, apoio do SEBRAE e da Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira e produção da PROA.

Serviço:

Oficina Fotolivros: Circuitos Possíveis

18 a 22 de outubro de 2016

Afogados da Ingazeira – PE

Inscrições: www.tinyurl.com/fotolivros

Cronograma

18 a 21 de outubro de 2016 – Tarde, de 14h às 17h

Atividades conceituais e práticas

Local: Secretaria de Assistência Social

Rua Senador Paulo Guerra, nº 325, Centro, Afogados da Ingazeira

22 de outubro – Horário Integral

Visita de campo ao laboratório de prototipagem gráfica do Armazém da Criatividade, em Caruaru.

Mais informações:

Joana Mendonça | Maria Chaves – PROA

(81) 3419-8070

Ana Lira – RETRATOGRAFIA

[email protected]

(81) 9 9626-3180

Outras Notícias

Sertânia: Celestino nega ser X9 e diz que teve honra atacada

“Sempre atuei com lealdade à oposição. Nunca mantive contato com perfis falsos e fui alvo deles” O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Sertânia,  Celestino Barros, enviou nota ao blog negando qualquer envolvimento com conteúdos de perfis fakes em Sertânia. Áudios da esposa de Doutor Orestes Neves,  Eblem Albuquerque,  indicariam que ela recebia informações […]

“Sempre atuei com lealdade à oposição. Nunca mantive contato com perfis falsos e fui alvo deles”

O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Sertânia,  Celestino Barros, enviou nota ao blog negando qualquer envolvimento com conteúdos de perfis fakes em Sertânia.

Áudios da esposa de Doutor Orestes Neves,  Eblem Albuquerque,  indicariam que ela recebia informações de Celestino.  Ele nega. Veja nota:

Venho a público repudiar, de forma veemente, a reportagem publicada no Blog Nill Júnior, sob o título “Polêmica em Sertânia: áudios colocam secretário de Pollyanna como X9 da oposição”. A matéria traz informações falsas e ofensivas à minha honra, que não correspondem à minha conduta nem à minha trajetória de vida.

Sou advogado, contador, pai de família e militante histórico do grupo político que hoje governa Sertânia. Sempre atuei com lealdade e compromisso, tanto na oposição ao antigo grupo quanto agora como integrante da gestão da prefeita Pollyanna Abreu.

A tentativa de me associar, sem provas, a práticas desonrosas é uma forma clara de atacar não apenas a minha imagem, mas também de tentar desestabilizar um governo sério e comprometido com a população, do qual faço parte como secretário.

Ressalto que nunca mantive qualquer vínculo com perfis falsos que têm atacado membros da atual administração — pelo contrário, também fui alvo desses mesmos ataques.

Reitero que não há qualquer fundamento nas acusações veiculadas, sendo totalmente inverídicas e que todas as medidas judiciais cabíveis serão adotadas para restabelecer a verdade e responsabilizar os autores dessa difamação.

Celestino Barros
Secretário de Segurança e Mobilidade de Sertânia

Santa Cruz da Baixa Verde tem sistema E-SUS aprovado por Geres

Santa Cruz da Baixa Verde recebeu a visita da equipe da 11ª Gerência Regional de Saúde,  para avaliar a implantação do E-SUS Atenção Básica, chamado de E-SUS AB. A estratégia do e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, com  o objetivo reestruturar as informações da Atenção Básica […]

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Santa Cruz da Baixa Verde recebeu a visita da equipe da 11ª Gerência Regional de Saúde,  para avaliar a implantação do E-SUS Atenção Básica, chamado de E-SUS AB. A estratégia do e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico, com  o objetivo reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.

Verlaine Souza - Secretária de Saúde
Verlaine Souza – Secretária de Saúde

Os técnicos da XI Geres observaram que o município implantou o sistema nas Unidades Básicas de Saúde e avaliaram de forma positiva o planejamento da organização e implantação.  Santa Cruz da Baixa Verde  é único município da área da regional com o sistema devidamente funcionando, diz a prefeitura em nota.

“Todas as unidades no município foram informatizadas para receber este sistema” , isso graças a sensibilidade do prefeito Dr. Tássio Bezerra, segundo a Secretária de Saúde Verlaine Souza, que creditou a ação ao apoio do prefeito Tássio Bezerra.

Em um mês, rede elétrica que faz Adutora do Pajeú funcionar já sofreu 20 quedas, diz COMPESA

Órgão diz que acionou a Celpe para verificar problema, causa da série de paralisações na  distribuição no Pajeú A Compesa enviou nota ao blog dando detalhes da sério problema enfrentado com a falta de água em cidades da região do Pajeú. Nota assinada por Eduardo Brito, Coordenador de Produção do Pajeú dá uma dimensão exata […]

Órgão diz que acionou a Celpe para verificar problema, causa da série de paralisações na  distribuição no Pajeú

A Compesa enviou nota ao blog dando detalhes da sério problema enfrentado com a falta de água em cidades da região do Pajeú. Nota assinada por Eduardo Brito, Coordenador de Produção do Pajeú dá uma dimensão exata do problema.

“O sistema Adutor do Pajeú está sendo interrompido constantemente devido às paradas, ocasionadas pelas frequentes faltas de energia elétrica nas Estações Elevatórias (1, 2 e 3), que ficam no município de Floresta, bem como pelo desbalanceamento de tensão o que impossibilitam o perfeito funcionamento do sistema Adutor do Pajeú, prejudicando dessa forma o abastecimento de todas as cidades e localidades abastecidas pelo referido sistema”.

Segundo ele, no período entre 01 de março até agora foram contabilizadas nada menos que 20 quedas de tensão no sistema elétrico, sem mencionar os casos de desbalanceamento, o que tem impossibilitado a continuidade produção e distribuição de água.

“A Compesa informa que  já acionou a Celpe sobre as quedas de energia e variação de tensão na rede elétrica e aguarda uma solução da Companhia para o caso. O problema tem gerado inúmeras reclamações à Rádio Pajeú, de usuários sem águas há dias, assim como em outras cidades da região”, conclui.

 

Ato em homenagem ao movimento Diretas Já reforça defesa da democracia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participou, na manhã desta sexta, da inauguração de uma placa comemorativa em homenagem aos quarenta anos do início da campanha das Diretas Já.  O evento ocorreu no Memorial da Democracia, no Sítio da Trindade, no Recife, onde a placa foi afixada. A celebração foi promovida em parceria com o […]

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) participou, na manhã desta sexta, da inauguração de uma placa comemorativa em homenagem aos quarenta anos do início da campanha das Diretas Já. 

O evento ocorreu no Memorial da Democracia, no Sítio da Trindade, no Recife, onde a placa foi afixada. A celebração foi promovida em parceria com o Ministério Público Estadual; Universidade Católica; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico; Governo de Estado e OAB-PE. O deputado João Paulo, do PT, representou a presidência da Alepe no ato.

O 31 de março foi escolhido porque, há quarenta anos, em plena Ditadura Militar, um grupo de vereadores do município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, promoveu aquele que é considerado o primeiro ato em defesa das eleições diretas para presidente. 

O ex-vereador de Abreu e Lima Severino Farias, um dos participantes da manifestação ocorrida há quatro décadas, foi um dos homenageados na ocasião. Ele destacou a importância do ato para a volta da democracia no país.

“Eu acho que foram quatro vereadores, na época jovens, mas que tinham somente um pensamento: em ter eleição direta para o Brasil. Então, foi plantada a semente, o Brasil acolheu, e hoje a gente está recebendo esta homenagem”.

Para o também ex-vereador de Abreu e Lima Reginaldo Silva, igualmente homenageado no evento, a lembrança do ato ocorrido há quatro décadas foi inesperada. “Olhe, para mim é uma surpresa, né? Porque quando a gente fez o ato, a gente não esperava nunca ter essa repercussão depois de quarenta anos. Então, para mim, é uma grande surpresa, uma grande alegria, uma grande satisfação”.

O deputado João Paulo, do PT, ressaltou a atualidade das bandeiras defendidas no ato promovido pelos ex-vereadores de Abreu e Lima. 

“É um momento que simboliza também esse momento que nós estamos hoje, pelo momento que nós vivemos no governo passado, com Bolsonaro, com ataque frontal e ameaça da volta da ditadura. Então lembrar esses anos significa acima de tudo resguardar a liberdade de expressão, a liberdade de organização”.

Os ex-vereadores de Abreu e Lima presentes, bem como os familiares dos ex-vereadores já falecidos José da Silva Brito e Antônio Amaro Cavalcante, receberam uma réplica da placa afixada no Memorial da Democracia.

Solidão: prefeitura pagou folha de junho

A Prefeitura de Solidão através do Prefeito Djalma Alves e equipe de Finanças, informaram em nota ao blog que, cumprindo um estratégico planejamento financeiro, realizou hoje dia 29 o pagamento dos servidores públicos municipais efetivos, aposentados, pensionistas e comissionados. Até agora, o prefeito vem cumprindo a promessa quando candidato de pagar em dia, respeitando o cronograma. […]

A Prefeitura de Solidão através do Prefeito Djalma Alves e equipe de Finanças, informaram em nota ao blog que, cumprindo um estratégico planejamento financeiro, realizou hoje dia 29 o pagamento dos servidores públicos municipais efetivos, aposentados, pensionistas e comissionados.

Até agora, o prefeito vem cumprindo a promessa quando candidato de pagar em dia, respeitando o cronograma. O pagamento dos funcionários ativos, inativos e contratados já está nas contas.

Ao final do pagamento, diz a prefeitura, serão injetados na economia local em média R$ 750 mil. A antecipação também teve por base o período junino, considerando a tradição dos festejos em honra a São Pedro.