Notícias

Afogados: emoção em solenidade da Câmara para entrega de homenagens

Por Nill Júnior

Fotos de Cláudio Gomes

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira esteve lotada e se reuniu de forma solene nesta sexta (21) para entrega de Títulos de Cidadão, Moções de Aplausos e Medalhas de Honra ao Mérito Orisvaldo Inácio.

Ao todo foram 19 pessoas homenageadas. Receberam Títulos de Cidadão Roberto José Gomes do Nascimento, Fábio Bastos Gomes, José Gilson Malaquias, Clério Alberto Gomes da Silva, Manoel Jeronimo de Melo Neto,  Ezenildo Emanoel de Lima e este blogueiro e jornalista. Na minha fala (veja texto original em nota abaixo), referências a nomes que contribuíram com esses passos, como familiares, Luiz Marques Ferreira, Monsenhor João Acioly, Anchieta Santos e outros.

Foram agraciados com Moções de Aplauso a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Rádio Pajeú, Escola Monteiro Lobato, Miguel de Oliveira Almeida, Paulo Barbosa Cassimiro, Anita Silva Vieira, Messias Alves da Silva, Fabrício Vieira Vanderlei de Melo, AMUPE e COODAPIS. Com a Medalha de Honra ao Mérito Orisvaldo Inácio o senhor Luiz Inácio da Silva, o Lulinha da Estação.

Toda a solenidade foi marcada por forte emoção nos discursos. Os Secretários Arthur Amorim e Veratânia Moraes destacaram indicativos na Saúde e Educação. Os PMs Messias Alves, Miguel de Oliveira e Anita Vieira falaram de ações como o Patrulheiro Mirim, de prevenção e formação, e Patrulha Maria da Penha, que combate  a violência contra a mulher. Ezenildo Emanoel de Lima, do IFPE, contou sua história da chegada à cidade até a estruturação do Instituto Federal.

Gilson Malaquias recebeu homenagem de Jonathan Malaquias e falou de sua relação com Afogados da Ingazeira. O Major Gomes falou de sua relação histórica com a cidade. Um dos mais emocionantes discursos foi o odontólogo Fábio Gomes, que fez um relato de características que marcam Afogados da Ingazeira, citando por exemplo, o direito de andar com tranquilidade nas praças, índices da saúde e a Rádio Pajeú.

A emissora, aliás, recebeu Moção de Aplauso pela Migração para FM. Houve destaque para o papel da equipe e dos ouvintes nessa construção de uma emissora cada vez mais forte.

Fabrício Vieira, hoje em Arcoverde, destacou o trabalho realizado e as raízes com Afogados da Ingazeira. Ao receber a Medalha de Honra ao Mérito Orisvaldo Inácio, Luiz Inácio falou de sua história desde a década de 40 em Afogados, a partir da chegada do trem.

Participaram os vereadores Igor Mariano, Frankilin Nazário, Sargento Argemiro, Augusto Martins, Raimundo Lima, Rubinho do São João, Luiz Bizorão  e Renaldo Lima. O prefeito José Patriota e o vice Sandrinho representaram o poder executivo. Igor destacou a melhor comunicação da Câmara com a sociedade através de transmissão das sessões, interação com redes sociais e outras ferramentas.

Inauguração de última etapa da Rio Branco: o Prefeito José Patriota confirmou que dia 28 de dezembro, haverá inauguração da última etapa de requalificação da Avenida Rio Branco, com equipamentos e brinquedos para crianças, inclusive com acessibilidade. Também falou do destaque na Olimpíada de Matemática e índices na Educação.

Outras Notícias

Prefeitura de Brejinho convida para assinatura da Ordem de Serviço de pavimentação da VPE 413

Por André Luis A Prefeitura Municipal de Brejinho divulgou em suas redes sociais um convite para a assinatura da Ordem de Serviço de Implantação de Pavimentação Asfáltica na Rodovia VPE 413. O trecho a ser pavimentado vai de Brejinho até o Povoado de Vila de Fátima. O evento acontecerá no dia 14 de outubro, sábado, […]

Por André Luis

A Prefeitura Municipal de Brejinho divulgou em suas redes sociais um convite para a assinatura da Ordem de Serviço de Implantação de Pavimentação Asfáltica na Rodovia VPE 413. O trecho a ser pavimentado vai de Brejinho até o Povoado de Vila de Fátima.

O evento acontecerá no dia 14 de outubro, sábado, às 16h, na Rua Antônio Soares de Menezes, na saída para Vila de Fátima.

A obra é um sonho antigo da comunidade de Brejinho e Vila de Fátima. O trecho a ser pavimentado tem cerca de 6 quilômetros e vai melhorar a mobilidade e o acesso à região.

A expectativa é que a obra seja concluída em um prazo de seis meses.

A assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação da VPE 413 é uma notícia importante para a população de Brejinho e Vila de Fátima. A obra vai melhorar a mobilidade e o acesso à região, facilitando o escoamento da produção agrícola e o turismo.

PF indicia ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira por quatro crimes

A Polícia Federal (PF) indiciou, sob suspeita de quatro crimes, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. O ex-dirigente é acusado de participar de ações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. O processo corre em paralelo ao escândalo de corrupção da Fifa – que resultou na prisão de sete […]

ricardoteixeira2_gustavotilio1024

A Polícia Federal (PF) indiciou, sob suspeita de quatro crimes, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. O ex-dirigente é acusado de participar de ações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. O processo corre em paralelo ao escândalo de corrupção da Fifa – que resultou na prisão de sete pessoas, entre elas outro ex-presidente da CBF, José Maria Marin. São casos diferentes.

O pedido de indiciamento cita ainda outras quatro pessoas. Entre elas, Sandro Rosell, que foi presidente do Barcelona entre 2012 e 2014 e renunciou ao cargo após ser investigado suposto desvio de dinheiro na compra de Neymar. No inquérito da PF, ele é acusado de falsidade ideológica e falsificação de documentos.

As informações fazem parte de um relatório produzido pela Polícia Federal em janeiro deste ano e enviado ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. O ponto de partida para a investigação são as supostas relações de Teixeira com a empresa Ailanto Marketing, de propriedade de Sandro Rosell. É a mesma firma acusada de irregularidades na realização de um amistoso disputado no Distrito Federal entre Brasil e Portugal, em 2008. A partida custou R$ 9 milhões ao Governo do DF, dinheiro que teria sido pago sem licitação a Ailanto, criada um mês antes do jogo.

Em resposta ao GloboEsporte.com, por email, a assessoria do MPF do Rio afirmou que “as  investigações estão sob sigilo” e que nenhuma informação poderia ser passada no momento de forma oficial. A existência do pedido de indiciamento foi revelada nesta segunda-feira pela revista Época.

O relatório aponta como atípicas as movimentações financeiras de Teixeira no valor de R$ 464,5 milhões entre 2009 e 2012 – quando ainda era presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. A análise foi feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf.

Governistas abandonam Mesa Diretora após Arlã costurar reeleição

À revelia da maioria dos colegas governistas, o vereador Arlã Markson será reeleito para o biênio 2023-2024 para presidir a Câmara de Tuparetama, com o voto de oposicionistas. Inclusive, chamou atenção a insatisfação de vereadores da base de Sávio Torres que ocupavam a Mesa Diretora. Vandinha da Saúde, Luciana Paulino e Valmir Tunú renunciaram aos […]

À revelia da maioria dos colegas governistas, o vereador Arlã Markson será reeleito para o biênio 2023-2024 para presidir a Câmara de Tuparetama, com o voto de oposicionistas.

Inclusive, chamou atenção a insatisfação de vereadores da base de Sávio Torres que ocupavam a Mesa Diretora. Vandinha da Saúde, Luciana Paulino e Valmir Tunú renunciaram aos cargos e, insatisfeitos, nem foram à sessão de hoje.

Os cargos vacantes foram ocupados por Joel Gomes (vice), Domenico Perazzo (Primeiro Secretário) e Plécio Galvão (Segundo Secretário), todos da oposição, com o voto do vereador Tanta Sales, do PTB e da confiança de Sávio.

Vandinha, Luciana e Valmir não aceitavam Arlã de novo, sob alegação de que a vez era deles. Arretados e alegando quebra de acordo, saíram questionando o vereador pra todo lado.

Conselho Nacional do Ministério Público cassa aposentadoria do promotor Marcellus Ugiette

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, cassar a aposentadoria do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) Marcellus Ugiette, por crimes e atos de improbidade administrativa. A decisão ocorreu durante a 15ª Sessão Ordinária de 2021. Por se tratar de membro vitalício do Ministério Público, […]

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, cassar a aposentadoria do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) Marcellus Ugiette, por crimes e atos de improbidade administrativa. A decisão ocorreu durante a 15ª Sessão Ordinária de 2021.

Por se tratar de membro vitalício do Ministério Público, cópia integral do processo será remetida ao procurador-geral de Justiça do Estado de Pernambuco, para que, em atendimento à deliberação do CNMP, adote as providências para a propositura de ação cível destinada à decretação da cassação da aposentadoria.

Nesta terça-feira, o Plenário do CNMP julgou revisão de processo disciplinar, instaurada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público, para alterar a conclusão de procedimento administrativo disciplinar que havia sido arquivado pelo MP/PE.

Esse procedimento teve como objetivo apurar a prática de condutas incompatíveis com o exercício do cargo imputadas ao promotor de Justiça Marcellus Albuquerque. O membro do MP teria recebido vantagens indevidas para que praticasse atos em benefício de réus em ações e execuções penais, por meio de transferência de presos a determinado estabelecimento prisional, influência para a obtenção de ordem judicial para a revogação de prisão ou, ainda, manifestação processual a favor de acusados.

Ocorre que, após interpor recurso contra a decisão condenatória, o promotor de Justiça solicitou, e lhe foi concedida, antes de iniciar o julgamento, aposentadoria voluntária, razão pela qual o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MP/PE, por unanimidade, determinou o arquivamento do processo pela perda do objeto.

A relatora da revisão do processo disciplinar em trâmite no CNMP, conselheira Sandra Krieger, afirmou que o procedimento administrativo disciplinar instaurado pelo MP/PE comprovou a conduta do membro do Ministério Público, “em descompasso com o que se espera de um membro ministerial, uma vez que os elementos dos autos, em especial diversos diálogos interceptados, evidenciaram que o então membro, no exercício de suas funções, atendia os interesses de advogados, patrocinando interesse privado perante a Administração Pública e recebendo vantagem indevida em razão disso”.

Krieger destacou que há comprovação suficiente nos autos de que Albuquerque praticou condutas que configuram crimes incompatíveis com o exercício do cargo e atos de improbidade administrativa, previstos nos artigos 9º e 11 da Lei nº 8429/1992, cuja consequência legal prevista é a sanção de perda do cargo e de cassação da aposentadoria, nos termos dos artigos 53, § 1º, incisos I e IV, 84 e 85 da Lei Complementar nº 12/1994 do Estado de Pernambuco.

A conselheira concluiu que “não é coerente o membro do Ministério Público que descumpre seus deveres funcionais receber o mesmo tratamento que aquele que goza da aposentadoria como verdadeiro prêmio, depois de anos de dedicação à atividade ministerial, sem nenhuma mácula em seus assentamentos funcionais”.

Além disso, em seu voto, Krieger cita jurisprudências do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que a cassação da aposentadoria não ofende a Constituição Federal, e do Conselho Nacional de Justiça, o qual aponta que superveniência de aposentadoria não acarreta a perda do objeto de procedimento ou processo destinado à apuração de possível prática de infração disciplinar.

Parecer do TCE recomenda aprovação das contas de Janielma Souza

Parecer Prévio da Segunda Câmara é relativo às contas de governo de 2019 da ex-prefeita de Petrolândia, no Sertão de Itaparica.  Por Juliana Lima A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Petrolândia a aprovação, com ressalvas, das contas de governo da ex-prefeita Janielma Maria Ferreira […]

Parecer Prévio da Segunda Câmara é relativo às contas de governo de 2019 da ex-prefeita de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. 

Por Juliana Lima

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Petrolândia a aprovação, com ressalvas, das contas de governo da ex-prefeita Janielma Maria Ferreira Rodrigues Souza, relativas ao exercício financeiro de 2019. O relator do processo (n° 20100148-2) foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

Em seu voto, o conselheiro destacou que a extrapolação da Despesa Total com Pessoal foi a única irregularidade de natureza grave constatada na análise, possibilitando, portanto, parecer favorável pela aprovação das contas da ex-gestora, conforme precedentes de jurisprudência do TCE. Além da Despesa Total com Pessoal acima do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, foi verificado que a prefeitura não realizou a recondução do gasto com pessoal ao limite no período determinado na LRF.

Apesar disso, o tribunal identificou diversas irregularidades consideradas não suficientes para ensejar um parecer desfavorável, a exemplo da LOA com previsão de dispositivo inapropriado para abertura de créditos adicionais; LOA com receitas superestimadas, não correspondentes à real capacidade de arrecadação do município, resultando em despesas igualmente superestimadas; Programação Financeira deficiente, Cronograma de Execução Mensal de Desembolso deficiente; não especificação das medidas relativas à quantidade e valores de ações ajuizadas para cobrança da dívida ativa, bem como da evolução do montante dos créditos tributários passíveis de cobrança administrativa; existência de ineficiente controle contábil por fonte/aplicação de recursos; e incapacidade de pagamento imediato ou no curto prazo de seus compromissos de até 12 meses.

Eleita vice-prefeita em 2016, Janielma Souza assumiu a Prefeitura de Petrolândia em 2017 após renúncia do prefeito Ricardo Rodolfo (PR), que se encontrava afastado por motivos de saúde. Em 2020, ela disputou a reeleição, mas acabou derrotada pelo atual prefeito Fabiano Marques, que obteve 38,01% dos votos.