Notícias

Afogados: Em ato, Aline Mariano promete gabinete regional para atender demandas do Pajeú

Por Nill Júnior
Aline discursa observada por Tadeu Alencar, esta manhã
Aline discursa observada por Tadeu Alencar, esta manhã

Fotos: Bruna Verlene

A candidata a Deputada Estadual Aline Mariano (PSDB) comemorou a movimentação em torno de sua campanha nestas sexta e sábado em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Aline esteve acompanhada do candidato a Federal Tadeu Alencar (PSB).

Na sexta, participou de um evento para correligionários e militantes na AABB. O evento contou com presenças de nomes como o suplente de vereador do Recife, Wanderson Florêncio (PSDB), Augusto Martins (PTB), Presidente da Câmara de Vereadores, do empreendedor Eraldo Feijó, jornalista Magno Martins, marido de Aline e do ex-prefeito e ex Deputado Antonio Mariano, pai da candidata.

Aline fez caminhada com Tadeu Alencar na feira livre esta manhã
Aline fez caminhada com Tadeu Alencar na feira livre esta manhã

Em seu discurso, Eraldo Feijó destacou a juventude e comprometimento político de Aline. “Aposto muito na juventude e ideais de Aline. Ela tem propósitos e motivos para Deputada em nosso Estado”, afirmou. Augusto Martins também destacou a juventude da candidata, afirmando que ela representa a nova política no Estado.

Antonio Mariano e Magno Martins destacaram a lacuna deixada pela falta de um representante da região na Assembleia Legislativa. “Afogados está órfã”, disse Magno. Já Antonio destacou o fato de que Aline é vocacionada para a política. “Eu trabalhava 12 horas por dia. Ela trabalha o dobro”, brincou.

DSC03859

Em seu discurso Aline Mariano prometeu que Afogados da Ingazeira terá um gabinete regional no seu mandato, para atender e acompanhar as demandas do Pajeú. “Nunca vou deixar meu perfil de cobrar, denunciar o que for preciso, denunciar o que está errado”. Ela lembrou que o Portal Transparência Brasil a elegeu como a parlamentar de projetos mais relevantes na Câmara do Recife.

No sábado, houve caminhada pela feira livre do município e abertura do Comitê que fica na Praça Arruda Câmara, ao lado da Catedral. O evento teve a participação de Tadeu Alencar, seu candidato a Federal. “Vamos nos eleger com o testemunho desse apoio e carinho externado aqui. Você vai brilhar na Casa Joaquim Nabuco, Aline” – disse.

Na sexta, quando falou para militantes e aliados na AABB
Na sexta, quando falou para militantes e aliados na AABB

DSC03748

Nos dois momentos, Aline apresentou também um documento com sua trajetória política e diretrizes de suas propostas para o Estado nas áreas de infra-estrutura, Direito da Mulher, Educação e Saúde, segundo informações de sua Assessoria. Também houve lançamento de uma música de campanha assinada pelo forrozeiro Petrúcio Amorim.

Outras Notícias

Desembargador declama música ‘Só de sacanagem’ em voto contrário à defesa de Lula

‘Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova?’, disse Leandro Paulsen, citando canção gravada por Ana Carolina Por Dimitrius Dantas e Gustavo Schmitt/O Globo SÃO PAULO – Ao dissertar sobre os males da corrupção, o desembargador Leandro Paulsen decidiu nesta quarta-feira deixar de lado o formalismo do julgamento sobre o […]

O desembargador Leandro Paulsen, do TRF-4 Foto: Divulgação

‘Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova?’, disse Leandro Paulsen, citando canção gravada por Ana Carolina

Por Dimitrius Dantas e Gustavo Schmitt/O Globo

SÃO PAULO – Ao dissertar sobre os males da corrupção, o desembargador Leandro Paulsen decidiu nesta quarta-feira deixar de lado o formalismo do julgamento sobre o caso do sítio de Atibaia, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e declarou trechos da música “Só de sacanagem”, famosa na voz da cantora Ana Carolina.

De forma inesperada, antes de decidir pela condenação do petista, o magistrado lembrou da canção que cita “malas e cuecas que voam entupidas de dinheiro”. Diante dos colegas desembargadores e dos advogados de defesa, Paulsen primeiro citou o seguinte trecho:

— Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais — narrou Paulsen.

Em seguida, entre elogios à força-tarefa da Lava Jato, o desembargador continuou os versos da canção:

— A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam. Não roubarás! Devolva o lápis do coleguinha! Esse apontador não é seu, minha filha!

Ao final, o magistrado seguiu lendo seu voto, seguiu o relator João Pedro Gebran Neto e se colocou contrário ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que delatores devem falar antes de réus delatados, o que justamente levou à anulação da sentença de Ademir Bendine, ex-presidente do banco do Brasil, e que a defesa de Lula tentava fazer valer na segunda instância.

Barroso intima diretor da PF após declaração sobre inquérito que investiga Temer

Do Congresso em Foco O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou a intimação do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, após a publicação de uma entrevista em que ele teria antecipado o resultado de um inquérito policial que investiga o presidente Michel Temer. Em despacho deste sábado (10), Barroso, que é relator […]

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Do Congresso em Foco

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou a intimação do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, após a publicação de uma entrevista em que ele teria antecipado o resultado de um inquérito policial que investiga o presidente Michel Temer. Em despacho deste sábado (10), Barroso, que é relator do caso no STF, afirma que quer ouvir Segóvia para que ele “confirme as declarações” publicadas e “se abstenha de novas manifestações a respeito”.

Em entrevista concedida ontem (9) à Agência Reuters e divulgada no portal da empresa, Segovia afirma que os “indícios são muito frágeis” e sugere que o inquérito “pode até concluir que não houve crime”. De acordo com Barroso, como a investigação não foi concluída e ainda há “diversas diligências pendentes”, o assunto não deveria ser “objeto de comentários públicos”.

Temer é investigado por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro por ter, supostamente, recebido vantagens indevidas de uma empresa para editar o chamado Decreto dos Portos. Além dele, são investigados o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que foi assessor especial de Temer, e mais dois empresários. Na entrevista, o diretor-geral da PF diz que o decreto editado “em tese não ajudou a empresa”. “Em tese, se houve corrupção ou ato de corrupção, não se tem notícia do benefício. O benefício não existiu”, afirmou o diretor, conforme reprodução da Agência Reuters.

“No final, a gente pode até concluir que não houve crime. Porque ali, em tese, o que a gente tem visto, nos depoimentos, as pessoas têm reiteradamente confirmado que não houve nenhum tipo de corrupção, não há indícios de, realmente, de qualquer tipo de recurso ou dinheiro envolvidos. Há muitas conversas e poucas afirmações que levem realmente a que haja um crime”, disse, ainda segundo a Reuters.

No despacho, Luís Roberto Barroso lembra que não recebeu o relatório final do delegado encarregado pelas investigações e pede que o Ministério Público tome as providências que entender cabíveis sobre o caso. O relator do processo questiona ainda a fala em que Segóvia teria ameaçado o delegado responsável, que “deve ter autonomia para desenvolver o seu trabalho com isenção e livre de pressões”.

“Tendo em vista que tal conduta, se confirmada, é manifestamente imprópria e pode, em tese, caracterizar infração administrativa e até mesmo penal, determino a intimação do senhor diretor da Polícia Federal, delegado Fernando Segóvia, para que confirme as declarações que foram publicadas, preste os esclarecimentos que lhe pareçam próprios e se abstenha de novas manifestações a respeito”, determinou Luís Roberto Barroso.

Triunfo divulga programação de Natal 2021

Por Juliana Lima A Prefeitura de Triunfo divulgou a programação detalhada do Natal Triunfo 2021, que acontecerá de 04 a 25 de dezembro, com Desfiles de Papai Noel, Cantata Natalina, Exposições, Documentários, Pastoril, Espetáculos Teatrais e Shows com artistas da região que integram a edição do evento, realizada pela Prefeitura de Triunfo e SESC PE. A […]

Por Juliana Lima

A Prefeitura de Triunfo divulgou a programação detalhada do Natal Triunfo 2021, que acontecerá de 04 a 25 de dezembro, com Desfiles de Papai Noel, Cantata Natalina, Exposições, Documentários, Pastoril, Espetáculos Teatrais e Shows com artistas da região que integram a edição do evento, realizada pela Prefeitura de Triunfo e SESC PE.

A abertura oficial do Natal será no sábado (04/12), às 18h, com Desfile de Papi Noel pelas principais ruas da cidade. Às 19h haverá a V Mostra SerTão Musical, com Rafael Tavares (Salgueiro) e Rai di Serra (Serra Talhada), no Theatro Cinema Guarany.  Às 21h haverá Cantata Natal Triunfo; às 21h30 Sagração ao Menino, com o Balé Popular de Triunfo; e às 22h apresentação de Alexandre Revoredo (Garanhuns), no palco em frente ao Theatro Cinema Guarany.

Além da programação oficial e da decoração natalina espalhada em diversos locais da cidade, Triunfo também festeja a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores, de 23 de dezembro a 1º de janeiro de 2022.

Mantendo-se dentro de uma média baixa com 23 novos casos positivos de Covid-19 registrados neste mês de novembro, Triunfo não sinaliza pelo cancelamento da programação de final de ano, a exemplo de outras cidades da região como Salgueiro. O risco é a cidade registrar aumento de casos e internamentos após as festividades de final de ano, que provavelmente reunirão centenas de pessoas.

PROGRAMAÇÃO

04.12 (Sábado) – Abertura Oficial Natal Triunfo
18h | Desfile de Papai Noel
Local: Nas ruas da cidade e bairros

19h | V Mostra SerTão Musical
Rafael Tavares Quarteto (Salgueiro)
Rai di Serra (Serra Talhada)
Local: Theatro Cinema Guarany

21h | Cantata Natal Triunfo
21h30 | Sagração ao Menino (Balé Popular de Triunfo)
22h00 | Show de Alexandre Revoredo (Garanhuns)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

10.12 (Sexta)
19h | Abertura da exposição: “Das grades à criação: memória e imaginário popular”
Local: Fábrica de Criação Popular

20h | Show de Zé Marques & Cidinha Guedes (Triunfo)
21h30 | Sagração ao Menino (Balé Popular de Triunfo)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

11.12 (Sábado)
18h | Desfile de Papai Noel
Local: Nas ruas da cidade e bairros

19h | Lançamento da série documental “Nos rastros da serpente: entre causas e causos triunfenses”, do Núcleo de Pesquisas e Experimentação em Literatura Maria Helena de Pádua
Local: Fábrica de Criação Popular

20h | Cantata Natal Triunfo
20h30 | Show Trio Só Triscando (Triunfo)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

17.12 (Sexta)
19h | Lançamento do documentário: “Das grades à criação: memória e imaginário social”
Local: Fábrica de Criação Popular

20h | Show LuAll (Triunfo)
21h30 | Sagração ao Menino (Balé Popular de Triunfo)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

18.12 (Sábado)
17h | “Tempo de Flor” (Grupo Teatral Pé de Vento – Arcoverde)
Local: Pátio de Eventos

18h | Desfile de Papai Noel
Local: Nas ruas da cidade e bairros

19h00 | Espetáculo “Mundo – Em busca do Coração da Terra” (Tropa do Balacobaco – Arcoverde)
Local: Theatro Cinema Guarany

20h | Cantata Natal Triunfo
20h30 | Show Forró com Agente (Triunfo)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

23.12 (Quinta)
19h | Show Renata Lima (Triunfo)
20h30 | Sagração ao Menino (Balé Popular de Triunfo)
21h | Show de Fabrício Ramos (Triunfo/Recife)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

24.12 (Sexta)
19h | Pastoril Infantil de Triunfo
20h | Show Ana Cristina Acústico (Triunfo)
21h30 | Sagração ao Menino (Balé Popular de Triunfo)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

25.12 (Sábado)
18h | Desfile de Papai Noel (Nas ruas da cidade e bairros)
19h | Cantata Natal Triunfo
Concerto de Natal
20h | Orquestra Metal Nobre (Arcoverde)
Local: Palco em frente ao Theatro Cinema Guarany

 

 

 

Pleno do Tribunal de Contas do Estado lamenta a morte do ex-deputado Antônio Mariano

O Tribunal de Contas de Pernambuco, em sua sessão do pleno desta quarta-feira (22), aprovou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Antonio Mariano de Brito ocorrida no Recife na última segunda-feira (20) num hospital privado da cidade. O autor da proposição foi o conselheiro Carlos Porto, com apoio dos colegas Ranilson Ramos e […]

Foto: TCE/Divulgação

O Tribunal de Contas de Pernambuco, em sua sessão do pleno desta quarta-feira (22), aprovou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Antonio Mariano de Brito ocorrida no Recife na última segunda-feira (20) num hospital privado da cidade. O autor da proposição foi o conselheiro Carlos Porto, com apoio dos colegas Ranilson Ramos e Teresa Duere. Os três foram contemporâneos do ex-deputado na Assembleia Legislativa.

Mariano era professor aposentado da rede estadual de ensino. Elegeu-se vereador em sua cidade, Afogados da Ingazeira, na década de setenta, e depois prefeito e deputado estadual, tendo sido 1º secretário da Casa de Joaquim Nabuco. Tinha 70 anos de idade e morreu de complicações cardíacas.

Aplausos – Também foram aprovados dois votos de aplausos sugeridos pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano. O primeiro pela nomeação de Hélio Lúcio Dantas da Silva, ex-servidor do TCE, para o cargo de procurador-geral da Assembleia Legislativa e o segundo pelos 28 anos de criação da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, um dos órgãos parceiros do Tribunal de Contas.

Equipes encontram corpos dos 54 ocupantes de avião indonésio

As equipes de resgate encontraram nesta terça-feira (18) os corpos dos 54 ocupantes do avião que caiu no domingo (16) em uma remota região montanhosa da parte indonésia da ilha Papua, em um acidente no qual não houve sobreviventes. Autoridades também informaram que já recuperaram as caixas-pretas da aeronave. “Retiramos 54 corpos (do local do […]

Vista aérea mostra abertura na mata com destroços identificados como do avião desaparecido da Trigana Air em Oksibil, na ilha de Papua, Indonésia. O avião de passageiros caiu no domingo (16) com 54 pessoas a bordo e foi localizado ainda com sinais de fogo (Foto: Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia / via AP Photo)
Vista aérea mostra abertura na mata com destroços identificados como do avião desaparecido da Trigana Air em Oksibil, na ilha de Papua, Indonésia. O avião de passageiros caiu no domingo (16) com 54 pessoas a bordo e foi localizado ainda com sinais de fogo (Foto: Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia / via AP Photo)

As equipes de resgate encontraram nesta terça-feira (18) os corpos dos 54 ocupantes do avião que caiu no domingo (16) em uma remota região montanhosa da parte indonésia da ilha Papua, em um acidente no qual não houve sobreviventes. Autoridades também informaram que já recuperaram as caixas-pretas da aeronave.

“Retiramos 54 corpos (do local do acidente). Com isto encontramos todos os passageiros e a tripulação”, anunciou Bambang Soelistyo, chefe da Basarnas, a agência nacional de resgates, segundo o portal “Detik”.

As autoridades acrescentaram que estão preparando o transporte dos corpos a Jayapura, capital da província indonésia de Papua, e local de onde decolou o avião antes de cair pouco depois de se aproximar de seu destino, Oksibil, no centro da ilha.

As equipes de resgate chegaram ao local às 9h30 (21h30 de segunda, 17, em Brasília), na província oriental de Papua, informou o diretor da agência nacional de buscas e resgates, Bambang Soelistyo. “O avião caiu e está completamente destruído. Restaram apenas fragmentos”, disse, descartando a possibilidade de haver sobreviventes.

O aparelho transportava 49 adultos, incluindo cinco integrantes da tripulação, e cinco crianças. (G1)