Afogados: bom público prestigiou homenagem ao Choro
Por Nill Júnior
Um dos mais belos e genuínos ritmos brasileiros, o choro, recebeu da Escola de música Bernardo Delvanir Ferreira reuniu músicos em praça pública para executar grandes sucessos do gênero.
A Prefeitura do município, mantenedora da escola, deu suporte ao evento. A Rádio Pajeú, por sua política cultural, reforçou a divulgação no Debate das Dez da última sexta.
Foi na noite deste domingo (23), na Praça Alfredo de Arruda Câmara, com um bom público. A data ficou marcada por ser aniversário do compositor Pixinguinha, um dos grandes mestres da nossa MPB, autor de sucessos inesquecíveis como “Carinhoso” e “Lamento”.
“A escola de música reuniu além do sexteto de sopro da própria escola, outros músicos de Afogados e os Chorões do Pajeú, de Carnaíba, para trazer ao público um pouco desse ritmo tão fascinante”, declarou o coordenador da escola de música, Edinho Oliveira.
O vice-prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, destacou a importância de ações municipais que valorizem a boa música.
“Temos que aproveitar os nossos talentos, temos que dar oportunidades a eles. Eventos como esse, valorizando a nossa boa música e os nossos músicos, só contribuem com a formação cultural do nosso povo. Vamos promover mais noites agradáveis como esta”, finalizou Alessandro.
Cerca de 700 mil pessoas se manifestaram, neste sábado, em várias cidades da França, em homenagem às 17 vítimas dos ataques jihadistas desta semana em Paris, anunciou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. As passeatas espontâneas foram celebradas às vésperas de uma grande “marcha republicana”, prevista para este domingo na capital francesa, que contará com […]
Cerca de 700 mil pessoas se manifestaram, neste sábado, em várias cidades da França, em homenagem às 17 vítimas dos ataques jihadistas desta semana em Paris, anunciou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.
As passeatas espontâneas foram celebradas às vésperas de uma grande “marcha republicana”, prevista para este domingo na capital francesa, que contará com a presença de vários chefes de Estado e de governo. Cazeneuve informou que foram mobilizados no total 2.200 efetivos da polícia, incluindo 150 vestidos à paisana para proteger as personalidades estrangeiras, escoltadas por 56 equipes de motociclistas da polícia.
Foi anunciada uma mobilização adicional de 500 militares, totalizando 2.300 em Paris e arredores no âmbito do plano antiterrorista Vigipirate. Segundo informações oficiais, mais de 5.500 membros de forças de segurança serão mobilizados este domingo, em Paris, para garantir a tranquilidade da passeata.
“Foram adotadas todas as medidas para que esta manifestação possa transcorrer em um clima de recolhimento, respeito e segurança. Todas as disposições estão adotadas para garantir a segurança” da grande marcha convocada após o massacre no jornal Charlie Hebdo, disse Cazeneuve.
Artista é principal atração da Festa de Janeiro hoje que ainda tem Magníficos Maciel Melo é a grande atração de hoje na reta final da Festa de Janeiro em Iguaracy, realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo de Pernambuco e Fundarpe. Embaixador cultural do município, o filho da terra retrata Iguaracy país afora em […]
Artista é principal atração da Festa de Janeiro hoje que ainda tem Magníficos
Maciel Melo é a grande atração de hoje na reta final da Festa de Janeiro em Iguaracy, realização da Prefeitura Municipal com apoio do Governo de Pernambuco e Fundarpe.
Embaixador cultural do município, o filho da terra retrata Iguaracy país afora em suas canções.
Tanto que um portal na entrada da cidade identifica o município como “Terra de Maciel Melo”. É autor do “Hino Popular”, e não oficial de Iguaracy, Um Veio D’água. “Tudo isso retrata Iguaraci/Numa cura fiel dos meus anseios/Matuto sem estilo eu sou um veio/D’água do Rio Pajeú”.
Maciel é a representação cultural da identidade iguaraciense e do Sertão do Pajeú, cantado em suas letras.
No show, novos e eternos sucessos. Não faltarão Caboclo Sonhador, Que nem Vem Vem, clássicos de Luiz Gonzaga e músicas que cantam suas raízes. Um show para ser abraçado por toda a região.
Ao final, a banda Magníficos de Monteiro, fecha a noite de hoje.
Colaborou Neto Tenório O município de Afogados da Ingazeira sediará, no próximo sábado, das 16h às 20h, a 6º etapa classificatória da VI Copa de Bandas e Fanfarras em comemoração aos 60 anos do Colégio Normal Estadual. A disputa acontecerá no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo estudantes das regiões do Sertão do […]
O município de Afogados da Ingazeira sediará, no próximo sábado, das 16h às 20h, a 6º etapa classificatória da VI Copa de Bandas e Fanfarras em comemoração aos 60 anos do Colégio Normal Estadual. A disputa acontecerá no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo estudantes das regiões do Sertão do Pajeú e Moxotó.
Durante todo o dia, os jurados irão avaliar seis categorias de bandas e fanfarras. São elas: percussão, marcial juvenil, musical juvenil, musical máster, fanfarra simples e marching band.
“O evento é mais do que uma competição, é um momento de inclusão entre todos os participantes. “Queremos fazer a inclusão social de crianças e jovens através da música, e dessa forma contribuir com o futuro profissional deles”, disse o coordenador de ações culturais da secretaria de educação, Waldenilson Cunha. Ele ainda acrescentou que houve um aumento de 108 para 204 bandas inscritas em 2014.
Na final, cinco selecionados irão concorrer ao grande prêmio de R$ 60 mil, que será distribuído entre os três primeiros finalistas de cada categoria.
Tribunal Regional Federal revogou nesta quarta (8) o habeas corpus que mantinha o ex-presidente e o coronel Lima soltos. G1 O ex-presidente Michel Temer (MDB), de 78 anos, deixou sua casa, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (9) para se apresentar à Justiça e cumprir prisão após revogação do habeas corpus. […]
Temer deixa sua casa em direção à Superintendência da PF em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Tribunal Regional Federal revogou nesta quarta (8) o habeas corpus que mantinha o ex-presidente e o coronel Lima soltos.
G1
O ex-presidente Michel Temer (MDB), de 78 anos, deixou sua casa, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (9) para se apresentar à Justiça e cumprir prisão após revogação do habeas corpus. O local estava cercado de jornalistas.
Temer disse que iria se apresentar “voluntariamente”, ao contrário do que ocorreu em 21 de março, quando foi abordado na rua e preso por policiais federais em um desdobramento da operação Lava Jato no Rio.
Na noite de quarta-feira (8), a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu, por 2 votos a 1, pela revogação do habeas corpus e o retorno à prisão de Temer e de João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo do ex-presidente. Eles estavam soltos desde o dia 25 de março após decisão liminar do desembargador Ivan Athié.
Por maioria, a Turma Especializada do TRF-2 entendeu que as prisões preventivas de Michel Temer e do coronel Lima eram necessárias. Athiê, que é relator do processo, foi quem se mostrou favorável à manutenção do habeas corpus de todos os acusados. “Todos os fatos imputados são contextualizados até o ano de 2015, não tendo sido reportados fatos novos que ensejaria necessidade de medida extrema de encarceramento do paciente”, disse.
Na sequência, o desembargador Abel Gomes acompanhou o relator para manutenção do habeas corpus para a maioria dos acusados, entre eles Moreira Franco, ex-governador do Rio. O magistrado, porém, foi favorável à prisão no caso de Temer e do coronel Lima.
“Tudo aqui, desde o início, tem rabo de jacaré, pele de jacaré e boca de jacaré –não pode ser um coelho branco”, disse, referindo-se ao ex-presidente e Lima. “O que se trata é de reiterada violação, lesão, abalo, dúvida, estímulo, mau exemplo”, acrescentou.
O voto de desempate veio do desembargador Paulo Espírito Santo, que defendeu a retomada da prisão de Temer e Lima. “Eu não tenho a menor dúvida que ele foi a base comportamental a partir de um determinado tempo para toda essa corrupção praticada, alegada corrupção, porque ele não é réu ainda, o ex-presidente. Ele merece respeito, gente bacana, bom, professor de direito constitucional. Eu tinha admiração por ele, continuo tendo, mas estou negando o habeas corpus. Mas, infelizmente como o voto vai desempatar, eu já votei no sentido de retomar a prisão dele. E esse coronel Lima a mesma coisa”, disse.
Quem esteve na celebração percebeu a ausência por um período dos familiares de Padre Gilvam Bezerra. Segundo ele ao abrir a fala de agradecimento, eles atrasaram pela péssima condição das estradas na região. “Vocês estão vendo essas cadeiras vazias e pode perguntar: o que é que houve? A equipe preparou para minha família. Mass como […]
Quem esteve na celebração percebeu a ausência por um período dos familiares de Padre Gilvam Bezerra. Segundo ele ao abrir a fala de agradecimento, eles atrasaram pela péssima condição das estradas na região.
“Vocês estão vendo essas cadeiras vazias e pode perguntar: o que é que houve? A equipe preparou para minha família. Mass como a gente saber da vergonha que estão as estradas no Pajeú, então não deu para chegarem na hora. A estrada de santa Terezinha para cá está horrível, com muitos buracos”.
De fato, as vias de acesso do Médio para o Alto da região estão em parte muito deterioradas, principalmente na PE 320. Há trechos entre Afogados e São José do Egito quase intransitáveis.
Na reta final da celebração, os familiares do sacerdote chegara, mas não acessaram a parte interior da Catedral. Preferiram aguardar do lado de fora para evitar entrar durante a celebração. Eles participaram do restante da programação, como o corte do bolo festivo.
Você precisa fazer login para comentar.