No Vianão, o Afogados Futebol Clube se recuperou na derrota da estreia da Série D e bateu o Icasa por 1 a 0, neste domingo (24), vencendo a sua primeira partida na competição.
O gol do jogo foi marcado pelo volante Paulista, que decidiu aos 35 do segundo tempo. O atleta foi eleito o craque do jogo pela Seleção do Povo, da Rádio Pajeú.
Com o resultado, o Afogados conquista os primeiros três pontos e ocupa a quarta posição do Grupo A3 da Série D. Já o Icasa, com a mesma pontuação, vem logo atrás da Coruja, na quinta colocação da chave.
O próximo compromisso do Afogados está marcado para o sábado (30), diante do América-RN, na Arena das Dunas. No mesmo dia, o Icasa enfrenta o Crato, no Mirandão. Os compromissos dos dois clubes, aliás, são de 15h.
A Rádio Pajeú transmitiu o jogo com Aldo Vidal, Augusto Martins, Júnior Cavalcanti, Marcony Pereira e Nill Júnior.
A partir desta terça-feira (20/08), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) será adotado em todas as onze zonas eleitorais da capital pernambucana. A medida cumpre a determinação contida na Portaria 344/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que torna obrigatória a utilização do sistema para proposição e tramitação de todos os processos desde a primeira instância. Até […]
A partir desta terça-feira (20/08), o Processo Judicial Eletrônico (PJe) será adotado em todas as onze zonas eleitorais da capital pernambucana. A medida cumpre a determinação contida na Portaria 344/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que torna obrigatória a utilização do sistema para proposição e tramitação de todos os processos desde a primeira instância. Até o final de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) implantará o PJe nas suas 122 zonas eleitorais.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tribunais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o PJe é uma ferramenta que busca facilitar a consulta e acompanhamento dos processos judiciais. Tudo é feito numa rede de computadores, via internet. Procedimentos que antes demoravam dias, via PJe são realizados com um simples clique. Assim, o sistema garante muito mais agilidade, tornando a Justiça mais célere.
A implementação do PJe nas zonas eleitorais de Pernambuco se dará em três etapas, tendo como critério a capacidade de conectividade com a internet nas localidades. De acordo com o cronograma, as zonas da Capital iniciam a utilização em 20 de agosto (terça-feira). Em 24 de setembro, será a vez das 83 localidades do interior do estado que também dispõem de uma boa capacidade de conexão. Já no dia 22 de outubro, o PJe será implementado nas 28 zonas restantes no estado.
De acordo com Breno Russell, presidente do grupo de trabalho de implantação do PJe nas zonas eleitorais (GT-Pje Zonas) do TRE-PE, o PJe, que foi implantado no segundo grau de jurisdição (o próprio Tribunal) desde as eleições passadas, trouxe diversas facilidades no manuseio dos processos que antes eram físicos. “O primeiro aspecto que se nota é a diminuição do quantitativo de papel, que representa no orçamento, ao fim do ano, uma economia significativa”, explica.
Por se tratar de um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, o PJe torna a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. Ao garantir uma maior celeridade no tempo do trabalho executado por servidores e magistrados, a utilização do PJe gera economia de energia elétrica, de pagamento de horas extras, e, sobretudo, de papel, além de garantir o amplo acesso aos documentos do processo. É um mecanismo que, em suma, gera transparência e beneficia a sociedade como um todo.
TREINAMENTO
A capacitação dos operadores do PJe nas zonas eleitorais também está sendo preparada de forma concomitante com a expansão do uso do sistema. Os operadores capacitados se tornarão multiplicadores de conhecimento e serão responsáveis pela disseminação do uso da ferramenta por todas as zonas eleitorais.
Em Pernambuco, os cursos presenciais estão sendo realizados desde o mês passado e serão concluídos na última semana de agosto. Até agora, 244 servidores dos cartórios eleitorais, divididos em 14 turmas, foram instruídos pelos servidores de cartório e da Secretaria Judiciária (SJ) deste Tribunal que já possuíam o domínio da ferramenta.
Na avaliação de Breno Russell, a novidade lançada pelo grupo foi completamente bem-sucedida: “foi uma experiência que deu certo, já que todas as avaliações feitas pelos servidores que participaram do curso, em relação aos seus instrutores, foram nota 10”. Ao final dos cursos, serão quase 300 servidores preparados para atuarem no PJe Zonas, entre servidores dos cartórios e sede do Regional.
Do blog de Jamildo A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 referendou, por unanimidade, na última terça-feira (8/05), a decisão do relator do agravo de instrumento interposto pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), desembargador federal convocado Leonardo Coutinho, que atribuiu efeito suspensivo ao recurso impetrado pela empresa de energia, que […]
A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 referendou, por unanimidade, na última terça-feira (8/05), a decisão do relator do agravo de instrumento interposto pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), desembargador federal convocado Leonardo Coutinho, que atribuiu efeito suspensivo ao recurso impetrado pela empresa de energia, que fica autorizada a reajustar a tarifa de energia em 8,41% para os consumidores residenciais, e 9,9% – em média – para as indústrias no Estado de Pernambuco.
“Uma vez reconhecida a probabilidade do provimento do recurso, não se pode deixar de considerar, também, estar patente o risco de dano grave ou de difícil reparação a atingir a ora agravante (a ter revisada/reajustada a tarifa em percentual menor do que o previsto no contrato), bem como a própria sociedade, na medida em que a real garantia de melhor funcionamento possível do sistema somente se dá quando as regras tarifárias são corretamente aplicadas”, justificou o relator, desembargador federal convocado Leonardo Coutinho.
Entenda o caso
O deputado federal Danilo Cabral ingressou, no dia 25/04/2018, com uma Ação Popular, com pedido de liminar, na 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, contra a Celpe e Aneel, requerendo a suspensão imediata do reajuste tarifário da energia elétrica, que passaria a vigorar no dia 29/04/2018. Entre as alegações do autor, a “crise econômica que implicou em um alto índice de endividamento das famílias, atingindo os maiores patamares nos últimos anos, bem como alarmantes níveis de desemprego, com quase 13 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE, e que o reajuste anual de 2018, como aquele proposto e aprovado em 20171, ocorre com índices acima da inflação”.
O Juízo da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco determinou a limitação do reajuste tarifário anual homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Resolução Homologatória nº 2.388/2018, de 24/04/2018, ao percentual da inflação de 2017, medida pelo índice oficial apresentada pelo IBGE (IPCA). O juiz federal Frederico Azevedo intimou a Celpe e Aneel a juntarem aos autos, em dez dias, documentação que demonstre as razões que levou a Aneel a autorizar a Celpe a promover um aumento de 8,41% para os consumidores residenciais e 9,90% (na média) para as indústrias no âmbito do Estado de Pernambuco.
A Celpe interpôs agravo de instrumento no TRF5 contra decisão do Juízo da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco.
O Vereador Severino Barbosa Farias Filho (PSB-Surubim), o “Biu Farias”, confirmou em nota o que já era esperado: que disputará a reeleição à presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) na eleição marcada para o próximo dia 27 na cidade de Triunfo (PE). Uma das principais bandeiras de Biu Farias para o próximo mandato […]
O Vereador Severino Barbosa Farias Filho (PSB-Surubim), o “Biu Farias”, confirmou em nota o que já era esperado: que disputará a reeleição à presidência da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) na eleição marcada para o próximo dia 27 na cidade de Triunfo (PE).
Uma das principais bandeiras de Biu Farias para o próximo mandato na UVP é realizar uma grande mobilização para interferir diretamente nos rumos da reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional, para que os vereadores não sejam prejudicados na eleição do próximo ano.
Biu Farias encabeça chapa que ainda conta com os vereadores Luciano Pacheco (Arcoverde), Marcelo Soares (Olinda), Augusto Martins (Afogados da Ingazeira), Ubirajara Araripe (Trindade), Marcos Eanes (Cabo de Santo Agostinho) André Valença (São Bento do Una), Narah Leandro (Santa Cruz do Capibaribe), Joel Gomes (Tuparetama), Murilo Alexandre (Floresta), Reinival Sampaio (Jaboatão dos Guararapes), Eduardo Gomes (Jatobá), João Vicente (Petrolândia), Djaci Marques (Triunfo), José Felix (Limoeiro) e Ibamar Ferreira (Petrolina).
O Presidente da UVP promete realizar uma mobilização para interferir na reforma política; Intensificar cursos de capacitações; Ampliar número de vagas de hospedagens na “Casa do Vereador”; Criar a Escola do Legislativo Municipal; Reformar o estatuto para permitir apenas uma reeleição; Fortalecer e apoiar as entidades regionais de vereadores; Disponibilizar mensalmente as contas da UVP na internet, além de divulgar ações dos vereadores e câmaras para conhecimento das boas práticas.
A Prefeitura de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, divulgou oficialmente a programação da festa de 53 anos de Emancipação Política do município, que acontecerá no próximo sábado, 11 de abril. A programação começa bem cedo, às 04h, com alvorada musical, Momento Saúde, o tradicional corte e distribuição do bolo gigante, almoço dos servidores e shows […]
A Prefeitura de Tuparetama, no Sertão do Pajeú, divulgou oficialmente a programação da festa de 53 anos de Emancipação Política do município, que acontecerá no próximo sábado, 11 de abril.
A programação começa bem cedo, às 04h, com alvorada musical, Momento Saúde, o tradicional corte e distribuição do bolo gigante, almoço dos servidores e shows musicais. Esse ano a festa será comandada por Jorge de Altinho, Forró dos Bossas e participação especial de Galego do Pajeú, a partir das 22h, no Pátio de Eventos.
No Momento Saúde, realizado pela Secretaria de Saúde e Diretoria de Esportes, serão realizadas atividades esportivas e de recreação, com destaque para a 3ª Volta Olímpica de Tuparetama, com concentração às 06h30 na Academia das Cidades. Haverá premiação em dinheiro do primeiro ao segundo lugar, e medalhas do primeiro ao terceiro lugar. A premiação será por categoria: idosos, adultos, jovens e crianças. Logo após haverá um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade e Vila Bom Jesus. Os ciclistas concorrerão a duas bicicletas. Premiação e sorteio previstos para às 08h30, no Pátio de Eventos.
Ainda na programação tem um encontro com o Grupo de Idosos do Distrito de Santa Rita e reunião de prefeitos do Cimpajeú com a representante da SEPLAG, Andreia Chaves, para discussão acerca do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM, que acontecerá às 10h, na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres.
O Prefeito Dêva Pessoa convida a todos para participar das comemorações. “Convidamos toda população para juntos prestigiarmos um dia de comemorações pelo aniversário de nossa Tuparetama, são 53 anos de glórias, histórias e conquistas advindas do povo que a ama, cuida e preserva”, disse.
Confira a programação :
04:00h – Alvorada Musical com a Banda Filarmônica Paulo Rocha – Bairro Bom Jesus e ruas da cidade
06:30h – Momento Saúde, com atividades de lazer, recreação, esportes e qualidade de vida -Academia das Cidades
09h – Corte do bolo – Pátio de Eventos
10h – Reunião do Cimpajeú – Escola de Referência Cônego Olímpio Torres
12h – Almoço dos servidores municipais – Escola de Referência Cônego Olímpio Torres
15h – Encontro com o Grupo de Idosos do Distrito de Santa Rita
21h – Entrega de veículos – Pátio de Eventos
22h – Shows musicais com Galego do Pajeú, Jorge de Altinho e Forró dos Bossas
Como está, Carnaval não vai rolar Há vários motivos que explicam porque, se tivessem que tomar a decisão hoje, Paulo Câmara, André Longo e cia estariam decididos a não realizar a festa de momo. O primeiro é sanitário e epidemiológico. Há um número importante de pessoas que não tomaram a segunda dose, praticamente 600 mil […]
Há vários motivos que explicam porque, se tivessem que tomar a decisão hoje, Paulo Câmara, André Longo e cia estariam decididos a não realizar a festa de momo.
O primeiro é sanitário e epidemiológico. Há um número importante de pessoas que não tomaram a segunda dose, praticamente 600 mil pessoas em Pernambuco, grande parte no público alvo que costuma participar da festa de momo.
Como um dos maiores polos de folia do mundo, Pernambuco costuma atrair milhares de turistas de outros estados e de fora, inclusive países europeus, alguns no foco da chamada quarta onda.
A notícia da chegada de uma nova variante africana, ainda mais transmissível, é o que se pode chamar de pá de cal no desejo e na esperança de quem vive ou participa de alguma forma da festa.
O que falta é uma declaração mais incisiva de Paulo Câmara, como já fizeram Rui Costa na Bahia e Camilo Santana, no Ceará. Aqui, pressionado pelo setor de eventos, o governador ainda não bateu o pé. Deveria.
Faltou só explicar o fator político, também presente na decisão: 2022 é ano eleitoral. O staff do governo avalia que não vale a pena correr o risco de, após a festa, administrar um novo surto em virtude das aglomerações e pagar um preço eleitoral em outubro.
Assim, salvo uma guinada improvável nesses fatores, vamos ter que guardar de novo a sombrinha, a fantasia, a máscara e os adereços: carnaval, só e talvez em 2023…
Pre$$ão
A coletiva de Rômulo Menezes para dar detalhes sobre o desfile do Galo da Madrugada em 2022 é pura pressão no governador Paulo Câmara. São milhões em jogo fruto dos mega patrocinadores e um ano no traço.
Por eles, também não
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde externou extrema apreensão com a variante Omicron somada à quarta onda na Europa. A depender deles, além do reforço das medidas de distanciamento, não deveria haver nem Reveillon. “Quem dirá carnaval”, diz um Secretário membro.
“Na base do só vou se você for”
Prefeitos das cidades sertanejas que tem polo carnavalesco estão aguardando posição do estado para seguí-lo integralmente. Cidades como Triunfo, Arcoverde, Pesqueira, Afogados, Salgueiro e Bezerros só autorizarão a festa se o estado disser sim.
Dêva pode não seguir G4
A Coluna quis saber de Dêva Pessoa como ele vê o movimento de setor da oposição que vai escolher um nome entre Danilo Augusto, Plécio Galvão, Priscila Filó e Moisés Freitas para disputar a prefeitura em 2024.
Sou ou não sou
“Isso é coisa pra se discutir mais a frente. Eu não sei se sou ou não candidato. Também não sei se apoio essa oposição como está posta. Também converso com Joel Gomes, Domênico, Sávio Pessoa, Romero. Temos um grupo e vamos dialogar”.
Quem espalhou a brasa?
Não há problema nenhum no diálogo republicano entre Sebastião Oliveira, Ronaldo de Dja e Romero do Carro de Som. O que gerou fusuê e especulação foi a falta de publicidade da agenda, que só foi descoberta porque vazou, e a tentativa de Romero de jogar com a informação para barganhar de Márcia Conrado.
Xerox
A perseguição da prefeita de Cedro, Marly de Neguinho, aos espaços do vice, Paulo Alves, foi comentada por aliados do vice de Arcoverde, Israel Rubis, por seu rompimento com o prefeito Wellington da LW. “Nunca vi uma história parecer tanto com a outra”, disse um aliado do vice arcoverdense.
Ganhou pra perder
João Dória venceu Eduardo Leite e Arthur Virgílio nas prévias do PSDB e é o nome da legenda para disputar a presidência. Para muitos, comemorou o direito de não ir a lugar nenhum.
Frase da semana:
“O Carnaval ainda está sendo avaliado”.
Do governador Paulo Câmara, adotando a política sobre o muro, diante de uma decisão praticamente tomada.
Você precisa fazer login para comentar.