Notícias

Afogados: Bairro Borges recebe apresentação artística do Projeto “A Dança Perto de Você”

Por André Luis

Promovido com incentivo da Lei Paulo Gustavo PE, ação é liderada pelo produtor cultural Kessio Berardinelly e leva dança e cultura para áreas periféricas de Afogados

Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h, tem espetáculo de dança gratuito na Rua Manoel Lopes da Silva (Próximo à capela do Borges): é a chegada do projeto “A Dança Perto de Você” à comunidade. Em parceria com a Xerém Produções, o projeto invade o Borges com a apresentação da história “Nós Somos Madeira de Lei Que o Cupim Não Rói”, que reflete sobre o artista idoso, memória e cultura popular. 

O espetáculo é encenado pelo Grupo Cultural Sanfonar, que rodou por Pernambuco com este espetáculo e recebeu diversas honrarias e elogios. 

“Através das memórias, o personagem principal, Fulano, vai relembrando sua trajetória na cultura popular, convidando o público a conhecer diversos folguedos de nossa cultura como  Maracatu, Cavalo Marinho e Caboclinhos”, descreve Kessio Berardinelly, produtor do projeto.

Já Lúciio Vinicius, da Xerém Produções, destaca a importância do Borges receber esse espetáculo: “Ao longo do tempo a gente vem trazendo diversas ações para este bairro, tanto formativas como culturais, então é natural que outros eventos que não são nossos também venham, e inclusive são muito bem vindos porque somam forças. Quem ganha é o público”, reflete.

O evento é gratuito, terão cadeiras para acomodar o público e intérprete de libras: 19h e livre para todos os públicos.

Outras Notícias

Tradicional Réveillon de São Vicente, em Itapetim, terá Mano Walter e Luka Bass

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou oficialmente as atrações do Réveillon do distrito de São Vicente. O evento, que acontece em dois dias de festa, comemora a chegada de 2025 com a participação de bandas de destaque nacional, regional e local. A programação começa no dia 31 de dezembro com […]

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou oficialmente as atrações do Réveillon do distrito de São Vicente. O evento, que acontece em dois dias de festa, comemora a chegada de 2025 com a participação de bandas de destaque nacional, regional e local.

A programação começa no dia 31 de dezembro com apresentação de Luka Bass, Forró Dú Momento e Renato & Felipe Lima. No dia 1º de janeiro, a festa continua com os shows de Mano Walter, Forró do Nosso Jeito e Wanessa Messias.

O evento, que já é tradição, reforça o compromisso do Governo Municipal com a cultura, a promoção do lazer e entretenimento para a população de todo o município, além do fortalecimento da economia local.

Moradores e visitantes estão convidados a participar dessa festa, que promete reunir pessoas de todas as idades e de toda região em um clima de muita alegria e boas vibrações para celebrar a chegada de 2025.

Secretária Executiva de Saúde faz visita técnica ao Hospital Regional Emília Câmara

Nesta segunda-feira (17), o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, recebeu a visita da Secretária Executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Bárbara Florêncio, da Diretora Geral de Gestão Estratégica, Ítala Gomes, além da sanitarista Mary Delanea, da X-GERES. Nesta quarta-feira (19), ao repórter Marcony Pereira falando para o programa A Tarde […]

Nesta segunda-feira (17), o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, recebeu a visita da Secretária Executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Bárbara Florêncio, da Diretora Geral de Gestão Estratégica, Ítala Gomes, além da sanitarista Mary Delanea, da X-GERES.

Nesta quarta-feira (19), ao repórter Marcony Pereira falando para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, o diretor do HREC, Sebastião Duque, detalhou o que se conversou durante a visita.

Segundo ele, tratou-se de uma visita técnica com o intuito de conhecer as dependências físicas e a capacidade técnica da unidade hospitalar.

“A visita também foi uma forma do Governo de Pernambuco dizer que está junto e a disposição. Aproveitamos para apresentar alguns projetos, como a questão da compra do tomógrafo, mostramos o terreno que foi doado pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira para a construção da unidade de diálise e aproveitamos para mostrar a importância, visto que temos quase 100 pacientes que são encaminhados para fazer o tratamento em Arcoverde”, destacou Duque.

Ainda segundo o diretor do HREC, também foi apresentado a necessidade de ampliação da emergência. “Apresentamos todas as nossas demandas e mostramos também as obras da UTI, almoxarifado e da farmácia, que estão em fase final”, disse.

Duque disse que a secretária-executiva, Bárbara Florêncio garantiu que as demandas seriam encaminhadas para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O diretor da unidade hospitalar aproveitou para lembrar que nesta quinta-feira (20), o hospital dará início as cirurgias por vídeo. Ainda sobre o aumento de pacientes na unidade, principalmente crianças, que estão dando entrada com síndrome gripal.

“Não dá para tomar uma decisão sem dialogar”, diz Carlos Veras

Em meio às divergências internas sobre a candidatura de Marília Arraes no Recife, o deputado federal Carlos Veras (PT) comentou sobre o assunto, em entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), nesta sexta-feira (31). “Eu não vejo um projeto da Marília. Não podemos ter um projeto individual, precisamos de um projeto partidário”, afirmou. Segundo o parlamentar, […]

Foto: Germano Rodrigues

Em meio às divergências internas sobre a candidatura de Marília Arraes no Recife, o deputado federal Carlos Veras (PT) comentou sobre o assunto, em entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), nesta sexta-feira (31). “Eu não vejo um projeto da Marília. Não podemos ter um projeto individual, precisamos de um projeto partidário”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a decisão deve respeitar as instâncias no Recife e no diretório estadual e deve ser feita depois de muito diálogo. Ele disse, no em tanto, que a exemplo de 2018, quando defendia a candidatura de Marília ao Governo do Estado e respeitou a decisão da executiva nacional, vai acatar o que foi decidido.

“Vou estar do lado do PT, do meu partido. Esse é um debate que vamos fazer nas instâncias: municipal, estadual e nacional para construir o que for melhor para o povo de Recife e de Pernambuco”, disse.

Na entrevista ele evitou dizer sua posição pessoal sobre a candidatura de Marília. “Nosso mandato é um mandato popular. A posição individual de Carlos Veras não pode se sobrepor”, ponderou.

Veras cobrou de seus colegas de partido que as discussões internas não sejam feitas por meio da imprensa, para preservar a unidade. “O PT sairá unido ou não na campanha de 2020? Esse é um debate que precisamos fazer internamente e falar menos na imprensa”, comentou.

Carlos Veras discorda do termo usado para definir a decisão do PT em 2018. “Marília não foi rifada, não aceitamos esse termo pejorativo. Houve uma decisão nacional sobre o que era o melhor caminho. Isso faz parte da construção partidária. Marília era vereadora, não foi candidata a governadora, mas saiu como a deputada mais votada do PT. Ela saiu grande desse processo”, avaliou, criticando a cobertura de setores da imprensa sobre a disputa no PT.

“Eu não aceito que fiquem me jogando contra a deputada Marília Arraes ou contra o senador Humberto Costa. Internamente vamos fazer esse debate para construir o melhor para o PT”, frisou.

“A gente tem que se preocupar mais com os direitos da classe trabalhadora que estão sendo atacados e destruídos. Somos o partido que mais faz esse debate interno. O que eu tenho pedido aos meus companheiros e companheiras do partido é que precisamos debater sobre as decisões tomadas. Não dá para tomar uma decisão sem dialogar”, concluiu.

Arcoverde: morre radialista Castro Martins

Tomei conhecimento há pouco do falecimento do radialista Castro Martins. Foi uma das mais belas vozes do rádio arcoverdense. Passou pelas rádios Cardeal AM, Itapuama FM e Aliança FM. Ainda passou por emissoras em Brasília. Castro era diabético e ainda assim  fumante.  Acabou sucumbindo a um infarto fulminante.  Deve ser sepultado neste 7 de setembro, […]

Tomei conhecimento há pouco do falecimento do radialista Castro Martins.

Foi uma das mais belas vozes do rádio arcoverdense. Passou pelas rádios Cardeal AM, Itapuama FM e Aliança FM. Ainda passou por emissoras em Brasília.

Castro era diabético e ainda assim  fumante.  Acabou sucumbindo a um infarto fulminante.  Deve ser sepultado neste 7 de setembro, no Cemitério de São Miguel.

Trabalhei com ele nos anos 90 na Cardeal Arcoverde, em um processo de reformulação da emissora. O projeto tinha nomes como Anchieta Santos,  Geneci Manguaça, Gilson Omena, Givanildo Maciel, Givanildo Silva, Lourinho e outros profissionais.

Com seu timbre grave e marcante,  era a voz padrão das chamadas da emissora. Aos familiares,  nossos sentimentos.

Serra Talhada celebra Dia Estadual dos Trabalhadores Rurais com evento diversificado

Nesta sexta-feira (19), Serra Talhada estará em festa para celebrar o Dia Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento, que inicialmente era uma Lei municipal em homenagem ao ex-deputado Manoel Santos, ganhou abrangência estadual graças a atuação do deputado estadual Doriel Barros. A comemoração será marcada por uma série de atividades que valorizam a […]

Nesta sexta-feira (19), Serra Talhada estará em festa para celebrar o Dia Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento, que inicialmente era uma Lei municipal em homenagem ao ex-deputado Manoel Santos, ganhou abrangência estadual graças a atuação do deputado estadual Doriel Barros. A comemoração será marcada por uma série de atividades que valorizam a cultura, a religiosidade e os serviços essenciais para a zona rural.

A programação teve início às 7 horas da manhã, na Concha Acústica, e contou com um momento religioso conduzido pelo Coral Aboios de Serrita, trazendo harmonia e reflexão para o evento. Além disso, diversas apresentações culturais destacaram a riqueza artística do Pajeú e homenageando a história e o trabalho árduo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Segundo a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, “o evento é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho fundamental dos trabalhadores rurais na construção e desenvolvimento do município”. 

Para Conrado, “os trabalhadores rurais são verdadeiros heróis, responsáveis por colocar alimentos em nossas mesas e por manter viva nossa cultura. Este evento é uma forma de expressar nossa gratidão e oferecer apoio e serviços que possam melhorar sua qualidade de vida”.

Além das atividades culturais e religiosas, o evento também contou com a prestação de serviços por parte da Prefeitura de Serra Talhada, através das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Saúde, visando oferecer suporte e atendimento às necessidades da população rural. Uma feira agroecológica e de artesanato complementou a programação, promovendo a economia local e destacando produtos típicos da região.